

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere as funções abaixo.
f(x) = -x2 - 2x + 6
g(x) = x2 + 4x - 21
Qual alternativa apresenta o valor de máximo e/ou de mínimo das funções f(x) e g(x), respectivamente?
5 e - 17.
6 e - 21.
5 e 17.
3 e - 7.
7 e - 25.
Dadas as equações:
C =4x² +8x -12 = 0; D= x² -8x +16 = 0 e E= 2x² -8x -10 = 0.
Assinale a alternativa CORRETA, após analisar cada um dos itens a seguir.
I. A equação D não pode ser considerada uma equação completa e a equação C não pode ser considerada uma equação incompleta.
II. Efetuando a divisão da raiz X1 pela raiz X2 da equação E obtemos um valor igual a -5, e a equação C possui duas raízes reais sendo que uma raiz possui um valor positivo e a outra raiz possui um valor negativo.
III. As raízes da equação E são, respectivamente, X1= 4, X2 = -2 e os coeficientes da equação D são, respectivamente, a =1, b= 8 e c= -16.
Somente o item I está correto.
Somente os itens I e II estão corretos.
Somente o item II está correto.
Somente os itens I e III estão corretos.
Nenhum item está correto.
Considerando as equações:
1 x A= 2x² - 6x -56 = 0; B= x² +3x -10 = 0 e C= x² -6x +5 = 0. 2 x
Analise os itens a seguir sobre essas equações e assinale a alternativa CORRETA.
I. A equação C pode ser considerada uma equação completa e as raízes da equação A são, respectivamente, X1=7,X2 = -4.
II. As raízes da equação C são, respectivamente, X1 = 5, X2 = 1 e os coeficientes da equação B são respectivamente a= 1, b= 3 e c= -10.
III. Efetuando a multiplicação da raiz X1 pela raiz X2 da equação B obtemos um valor igual a -14 e os coeficientes da equação C são, respectivamente, a = 1, b= 6 e c= 5.
Somente o item I está correto.
Somente os itens I e II estão corretos.
Somente o item II está correto.
Somente os itens I e III estão corretos.
Nenhum item está correto.
A função de 2º grau y = ƒ(x) = −4x2 + 28x tem _______________ no par ordenado ________ e corta o eixo x em _________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
máximo – (−27, 49) – 0 e 7
máximo – (27, 449) – 0 e -7
máximo – (27, 49) – 0 e 7
mínimo – (27, −49) – 0 e -7
mínimo – (27, 49) – 0 e 7
O trinômio – x² + (m – 1)x + (2m + 1) assume valores negativos para todo x pertencente aos reais. Logo, o produto dos possíveis valores inteiros de m é igual a:
6
12
–18
–24
O custo mensal em reais de uma empresa com a produção de um certo produto é dado pela equação c(t) = t2 – 50t + 1000, onde t representa o número de unidades do produto produzidas no mês.
Logo, o custo mínimo mensal da empresa com a produção desse produto é:
Os mínimos locais da função y = f(x) estão localizados nos pontos de abcissas x1 = -2 e x2 = 2, que também são pontos de mínimo absoluto; o ponto de abcissa x3 = 0 é de máximo local, mas não de máximo absoluto.
Certo
Errado
A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e destruindo as nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
A água é, provavelmente, o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade.
No Brasil, em lugares onde a quantidade de água é escassa, a população utiliza cisternas para captação e armazenamento da água da chuva.
No esvaziamento de uma determinada cisterna contendo água da chuva, a expressão
V(t)=−4501t2+2
representa o volume (em m3) de água presente no tanque no instante t (em minutos). Qual é o tempo necessário para que o tanque seja esvaziado?
10 minutos.
20 minutos.
30 minutos.
40 minutos.
Sobre a função f(x)=64-20x+x2 , assinale a alternativa CORRETA:
Possui como raízes os números 5 e 15.
Assume valores negativos entre 5 e 15.
Possui mais que um valor de f(x) para cada x.
Tem termo independente igual a -20.
Considere a função real de váriavel real cuja lei é definida por f(x)=−2x2+2 X +6
O gráfico dessa função contém o ponto (2,8), e isso pode ser verificado substituindo-se x, na função, por 2.
Quando há pontos no gráfico tais que o valor da abscissa é igual ao da ordenada, esses pontos são denominados pontos fixos.
A soma das abscissas de todos os pontos fixos da função f(x) descrita acima é
2+13
213
13
2
0
Dadas as funções abaixo, determine qual delas tem a maior taxa de variação média no intervalo de 2 a 10.
𝑓(𝑥) = 2𝑥 + 10
𝑓(𝑥) = 10𝑥 + 2
𝑓(𝑥) = 𝑥 ² − 12𝑥 + 20
𝑓(𝑥) = 6𝑥 + 6
𝑓(𝑥) = 2𝑥 ² − 24𝑥 + 40
A equação do segundo grau recebe esse nome pelo fato de o grau da função (expoente de maior valor) ser igual a dois. Considere a seguinte equação e o seu gráfico plotado:
y = x² - 6x + 10

Avalie agora as seguintes proposições:
I - A função apresenta duas raízes reais.
II - O ponto de mínimo da função é (3, 1).
III - A função não apresenta valores negativos (y < 0) para todo o domínio de x.
É/são CORRETA(S) somente a(s) proposição(ões):
I.
II.
III.
II e III.
I e II.
Considere as seguintes funções f(x)=-x2 +4x+5 e g(x)=|x-2|-1 que estão definidas para todo número real. Assim, o produto f.g também está definido para todos os números reais. Como o produto de números reais pode ser positivo, negativo ou zero, encontre o maior subconjunto dos números reais, tal que f(x).g(x)>0:
x>3.
-1<x<5.
x<1 ou x>1.
-1<x<1 ou 3<x<5.
Seja f a função quadrática definida por f (x)=2x2+ (log31k) x+2, com k ∈ I R e k>0.
O produto dos valores reais de k para os quais a função f (x) tem uma raiz dupla é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
O custo de produção diário de um determinado produto é dado por 𝐶(𝑥) = 18 + 3𝑥 + 0,1𝑥² , em que 𝑥 é a quantidade produzida diariamente. Sabendo-se que cada unidade do produto é vendida por R$ 5,70, os valores que 𝑥 pode variar a fim de que não haja prejuízo estão em:
8 ≤ 𝑥 ≤ 10.
10 ≤ 𝑥 ≤ 12.
12 ≤ 𝑥 ≤ 15.
16 ≤ 𝑥 ≤ 18.
19 ≤ 𝑥 ≤ 20.
O gráfico da figura é de uma função quadrática f(x)

Assim, f(0,5) é igual a
1,75.
1,5.
1,25.
1.
0,75.
As funções f(x) = 3x2 – 2x + 4 e g(x) = x + 4 interceptam-se nos pontos A(xA, yA) e B(xB, yB). A soma das coordenadas de A e B, ou seja, xA + yA + xB + yB, é:
8.
10.
12.
14.
Se a e b são as raízes da equação x² + 9x + 20 =0, sendo que b é a raiz de menor valor absoluto, a raiz quadrada de a² + b² - 2b será: