

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As cores utilizadas em ambientes de produção de alimentos influenciam o índice de reflexão da luz, impactando diretamente a visibilidade, a higiene e a segurança operacional. Nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), recomenda-se que as paredes abaixo da altura dos olhos utilizem cores que favoreçam boa luminosidade e fácil higienização. De acordo com as boas práticas de projeto físico de UAN, o índice de reflexão recomendado para essa área deve estar entre
15% a 45%.
20% a 40%.
45% a 60%.
50% a 75%.
80% a 100%.
Na gestão de contratos terceirizados, os relatórios de fiscalização constituem instrumentos relevantes para o controle da execução contratual e a avaliação dos resultados obtidos. Qual a opção correta em relação aos relatórios de fiscalização?
Servem para acompanhar o desempenho do serviço contratado e verificar se a execução está de acordo com o que foi previsto em contrato.
Reúnem dados gerais do contrato para fins de acompanhamento administrativo, sendo utilizados como referência para registros internos.
Documentam a execução do serviço ao longo do contrato, possibilitando a avaliação dos resultados ao término da vigência contratual.
Permitem registrar a execução do serviço e reunir informações que subsidiam análises de desempenho em momentos específicos da gestão contratual.
Uma nutricionista responsável por uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) está revisando o controle de estoque e os gastos relacionados à produção das refeições. Durante a análise, observou despesas com aluguel do espaço, compra de matéria-prima para o cardápio, pagamento da internet e aquisição de gás utilizado no preparo das refeições. A profissional precisa classificar corretamente esses gastos para aprimorar a gestão financeira da unidade.
Considerando os conceitos de gestão de custos em UAN, é correto afirmar que, no caso apresentado,
o aluguel e a internet são custos diretos, enquanto a matéria-prima e o gás são custos indiretos.
a matéria-prima e o gás são custos diretos e variáveis, enquanto o aluguel e a internet são exemplos de custos indiretos e fixos.
o salário dos colaboradores é classificado como custo variável, pois depende do volume de produção.
os custos indiretos correspondem aos gastos administrativos, não estando relacionados ao processo produtivo.
o custo fixo altera-se diariamente conforme o número de refeições produzidas.
A gestão de pessoas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) objetiva a integração do colaborador na organização, o aumento e a qualidade da sua produtividade, por meio de ações específicas nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, capacitação, controle e avaliação de pessoal. Sobre a temática, julgue os itens a seguir e marque a opção CORRETA.
I- Os treinamentos e a capacitação de manipuladores e de todos os envolvidos no processo de produção alimentar contribuem para a melhoria da qualidade higiênico-sanitária das refeições produzidas.
II- A taxa de absenteísmo demonstra a relação entre o número de demissões em um período e o número médio de empregados que compõem o quadro de pessoal no mesmo período.
III- Os indicadores de avaliação de recursos humanos, que incluem a taxa de absenteísmo e a rotatividade de pessoal, permitem avaliar e melhorar a qualidade dos produtos e serviços na área de alimentação, levando em consideração a otimização da mão de obra.
IV- A capacitação dos colaboradores deve ser realizada periodicamente e de acordo com a legislação brasileira, deve abranger os seguintes temas: contaminação cruzada, doenças transmitidas por alimentos, técnicas de cocção e manipulação higiênica dos alimentos.
Os itens I, II, III e IV são corretos.
Apenas os itens I, II e III são corretos.
Apenas os itens I e III são corretos.
Apenas os itens I, III e IV são corretos.
Apenas os itens III e IV são corretos.
A gestão de recursos humanos utiliza indicadores para avaliar a regularidade das equipes. O índice percentual que mensura a soma das faltas e atrasos (ausências) dos colaboradores em relação à carga horária total de trabalho prevista para o período é tecnicamente definido como:
Turnover.
Headcount.
Absenteísmo.
Presenteísmo.
Retenção.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Nogerenciamento de recursos humanos , o nutricionista deve realizar o dimensionamento do quadro de pessoal, para garantir a continuidade operacional. Ao calcular o índice de segurança técnica (IST), o objetivo é prever uma margem de segurança no quantitativo de colaboradores que neutralize o impacto de variáveis que elevam o absenteísmo. Nesse contexto, o IST deve contemplar prioritariamente o(a):
produtividade individual medida em refeições por minuto de trabalho
custo fixo com encargos trabalhistas e gratificações por produtividade
cobertura de folgas regulamentares, férias, licenças e afastamentos imprevistos
rotatividade (turnover) gerada pela insatisfação com as características organolépticas das refeições dos funcionários
Na gestão de unidades de alimentação e nutrição, os registros realizados no recebimento e na movimentação de gêneros alimentícios são utilizados para o controle do fluxo de gêneros dentro da unidade. Considerando esse objetivo, assinale a alternativa que expressa corretamente a finalidade desses registros.
Definir o cardápio diário da unidade a partir da disponibilidade imediata de gêneros alimentícios registrados no estoque.
Garantir a manutenção das condições higiênico-sanitárias dos gêneros alimentícios durante as etapas de armazenamento na unidade.
Permitir o controle da entrada e saída dos gêneros alimentícios, assegurando a identificação dos produtos e o acompanhamento de seu uso na unidade.
Determinar o volume de compras a ser realizado em cada período, considerando os dados registrados no estoque e as rotinas de abastecimento da unidade.
No gerenciamento de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), o nutricionista gestor deve equilibrar a viabilidade financeira com a garantia da segurança alimentar. Com base nas diretrizes de administração de serviços de alimentação e na legislação sanitária vigente em 2026, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O Índice de Resto-Ingestão (RI) é um indicador de aceitabilidade da refeição e de desperdício; em coletividades sadias, valores superiores a 10% indicam a necessidade de revisão do planejamento de cardápios ou do porcionamento.
II. Na gestão de estoques, o método PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai) deve ser priorizado em detrimento do PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) para minimizar perdas por validade expirada, especialmente em produtos perecíveis.
III. Segundo a RDC 216/2004, o controle de temperatura de alimentos preparados mantidos sob exposição a quente deve garantir que o alimento atinja, no mínimo, 60ºC por no máximo 6 horas.
IV. O Fator de Correção (FC), obtido pela razão entre o Peso Bruto (PB) e o Peso Líquido (PL), é uma ferramenta exclusivamente utilizada para o cálculo do valor nutritivo da dieta, não interferindo na previsão de compras da unidade.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Em uma organização, o Nutricionista responsável técnico é chamado para avaliar a viabilidade de manter a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) sob autogestão ou migrar para um modelo terceirizado. O gestor deseja garantir qualidade nutricional, controle de custos, flexibilidade operacional e conformidade legal. Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir:
I. Na autogestão, a organização assume integralmente a responsabilidade técnica, operacional e financeira, O que pode favorecer maior controle sobre padrões nutricionais, mas exige investimento contínuo em infraestrutura, treinamento e gestão de pessoal.
II. A terceirização lícita permite à organização contratante transferir a execução do serviço de alimentação a uma concessionária especializada, desde que respeitados os direitos trabalhistas e sanitários, podendo otimizar custos e liberar foco para a atividade-fim da organização.
III. O modelo de refeição-convênio é indicado quando a empresa deseja fornecer alimentação diretamente no local, mantendo cozinha própria e distribuição interna, pois permite maior controle sobre o cardápio e a qualidade sensorial das preparações.
IV. A modalidade de refeições transportadas é adequada para empresas que não dispõem de espaço para produção, mas possuem local para distribuição, permitindo centralização da produção por parte da concessionária e redução de custos operacionais.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II apenas.
III e IV, apenas.
IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
A gestão de recursos humanos em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) é indispensável para garantir produtividade, qualidade dos serviços e segurança alimentar. O dimensionamento adequado das equipes considera índices técnicos que asseguram a continuidade das atividades. No dimensionamento de pessoal em UAN, considera-se substituto o funcionário destinado a cobrir:
Apenas os períodos de férias anuais dos funcionários efetivos, sem contemplar outros tipos de afastamentos.
Exclusivamente afastamentos previdenciários permanentes decorrentes de incapacidade laboral definitiva.
Férias, faltas, licenças, afastamentos temporários e demais ausências previsíveis da equipe.
Somente as atividades desenvolvidas durante plantões noturnos em unidades hospitalares.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Na gestão de unidades de alimentação e nutrição, a seleção de fornecedores de insumos deve basear-se em critérios específicos, distintos daqueles aplicados a prestadores de serviço. Considerando esses critérios, assinale a alternativa correta.
A seleção de fornecedores deve considerar a conformidade legal, as condições higiênicosanitárias e a capacidade de atender às especificações técnicas dos produtos.
A seleção do fornecedor deve contemplar a compatibilidade dos processos internos com a rotina da unidade e a participação em reuniões periódicas de alinhamento.
A definição do fornecedor pode apoiar-se na disponibilidade de equipe técnica para atendimento contínuo e na realização de ajustes operacionais conforme demanda.
A escolha do fornecedor pode ser orientada pela experiência prévia no atendimento à unidade e pela flexibilidade na negociação de prazos e volumes.
Na gestão de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) escolar, o nutricionista Responsável Técnico (RT) deve garantir o fluxo unidirecional na produção. O principal objetivo dessa estratégia de layout é:
Reduzir o tempo de deslocamento dos funcionários para aumentar a produtividade.
Facilitar a limpeza do piso através do uso de ralos sifonados.
Prevenir a contaminação cruzada entre as áreas de recepção/limpeza e a área de preparo final/distribuição.
Garantir que o estoque de produtos químicos fique visível para a fiscalização sanitária.
Permitir que o lixo seja retirado pela mesma porta de entrada dos alimentos.
Indicadores operacionais são ferramentas fundamentais para avaliar o desempenho técnico e gerencial de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), permitindo tomada de decisão baseada em evidências. Considerando os indicadores quantitativos mais utilizados na gestão de UAN, marque a alternativa CORRETA.
O índice de desperdício total abrange apenas as sobras de preparo e os alimentos descartados antes da cocção.
O índice de resto-ingestão é calculado dividindo-se o peso das sobras limpas pelo peso dos alimentos adquiridos.
Um índice de produtividade aceitável para cozinheiro é de até 10 refeições por dia.
O índice de resto-ingestão ideal é inferior a 5%, e valores acima disso podem indicar baixa aceitabilidade do cardápio.
A rotatividade de estoque é um indicador qualitativo que analisa a satisfação dos usuários com o serviço prestado.
A Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é um setor ou órgão de uma empresa responsável por atividades relacionadas à alimentação e nutrição. Embora possua uma estrutura administrativa simples, seu funcionamento é complexo, abrangendo diversas funções, incluindo técnicas, administrativas, comerciais, financeiras, contábeis e de segurança (Teixeira, 2010).
No que se refere ao Planejamento e Gestão das Unidades de Alimentação e Nutrição pelo nutricionista, analise as afirmativas a seguir.
I- Para assegurar o bom funcionamento de uma UAN, é fundamental obter retorno financeiro, garantindo a qualidade e a continuidade dos serviços prestados. Nesse contexto, a gestão financeira da UAN constitui uma importante responsabilidade do nutricionista dentro das empresas.
II- É a partir do cardápio que se inicia o processo produtivo, servindo este como instrumento gerencial para a administração de uma UAN.
III- Ao planejar o cardápio para uma refeição principal, como almoço ou jantar, em uma UAN, deve-se obedecer à ordem descrita a seguir. Entrada, prato principal, acompanhamento, prato base, sobremesa, complementos.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
Na gestão das UANs, o controle de temperaturas da geladeira ou do balcão de self-service é uma prioridade, pois, considerando os alimentos, são ideais para a proliferação dos micróbios (nutrientes, umidade e temperatura). Uma única bactéria pode se multiplicar em 130.000 em apenas 6 horas. Segundo a RDC 216-ANVISA, a zona de perigo é considerada quando os micróbios prejudiciais à saúde podem se multiplicar em temperaturas entre:
5 °C – 60 °C.
10 °C – 75 °C.
20 °C – 80 °C.
2 °C – 75 °C.
5 °C – 100 °C.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Durante a auditoria interna de uma UAN, a nutricionista responsável, Dra. Helena, revisa o almoxarifado para otimizar o uso dos recursos financeiros. Ao aplicar a Curva ABC para classificar os itens do estoque, ela identifica que alguns produtos representam grande impacto no orçamento, apesar de não estarem presentes em grande quantidade. Considerando esse método de gestão, os itens classificados como A geralmente:
possuem baixo valor de consumo e baixa criticidade
são adquiridos esporadicamente e sem planejamento
representam menor custo, mas maior quantidade em estoque
exigem controle rigoroso por serem responsáveis pela maior parte do valor financeiro total
A segurança do trabalho é fundamental para proteger os trabalhadores prevenindo acidentes e consequentemente manter a qualidade e a segurança dos alimentos produzidos pela indústria. A Norma Regulamentadora 05 trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio – CIPA, sendo aplicada para as organizações e os órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como os órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, e a Norma Regulamentadora 06 trata sobre os Equipamentos de Proteção Individual – EPI. Essas normas atendem ao Ministério do Trabalho e Emprego. Sobre essas normas, analise as seguintes informações.
I. É dever da empresa fornecer os equipamentos de proteção individual aos funcionários, com boa qualidade e em perfeito estado de conservação e funcionamento.
II. É atribuição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA acompanhar o processo de identificação de perigos e avaliação de riscos, bem como a adoção de medidas de prevenção implementadas pela organização.
III. Para toda empresa, independentemente do número de funcionários, é obrigatório constituir e manter a CIPA.
IV. O EPI, de fabricação nacional ou importado, só pode ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações corretas.
I, II, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
III e IV.
Sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a gestão de resíduos alimentares, escolha a alternativa que melhor reflete os avanços técnicos e regulatórios na área:
A segregação de resíduos alimentares na fonte é uma prática indispensável para a implementação de soluções como compostagem e geração de biogás, promovendo a economia circular.
A logística reversa é obrigatória para grandes geradores de resíduos, mas pequenas e médias empresas estão isentas dessa exigência, desde que realizem práticas voluntárias de reaproveitamento.
A PNRS prioriza a destinação de resíduos alimentares para aterros sanitários, como medida de segurança ambiental e sanitária em locais de baixa capacidade de reciclagem.
A reutilização de resíduos alimentares na indústria é tecnicamente inviável, devido às rigorosas exigências sanitárias e à alta probabilidade de contaminação cruzada.
O reaproveitamento de resíduos alimentares orgânicos para alimentação animal é permitido sem restrições, desde que os resíduos sejam oriundos de indústrias certificadas.
De acordo com as práticas mais utilizadas na gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), descritas na literatura técnica, quando a unidade opera com diferentes fornecedores (carnes, hortifrutigranjeiros, estocáveis, descartáveis), a forma correta de estruturar o levantamento dos quantitativos é:
Consolidar todos os itens em um único quadro geral, de modo a facilitar a conferência do estoque físico.
Organizar os quantitativos em quadros separados por fornecedor, permitindo alinhamento direto entre gêneros e grupos de insumos.
Priorizar o critério de perecibilidade, agrupando os alimentos por tempo de validade para simplificar o controle de estocagem.
Basear a divisão nos custos de transporte e logística, independentemente do tipo de gênero adquirido.
Centralizar todos os pedidos apenas no fornecedor de maior porte, independentemente da categoria de insumos.
Com relação a importância do planejamento estratégico na gestão de compras em unidades de alimentação e nutrição (UAN), analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.As listas de compras devem ser feitas considerando os cardápios previamente planejados.
PORQUE
II.Isso evita compras desnecessárias e garante que todos os ingredientes estejam disponíveis para atender às refeições previstas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.