

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O índice resto-ingestão é uma das avaliações mais eficientes para se avaliar o desperdício, pois estabelece uma relação entre o alimento rejeitado pelo comensal, bem como a quantidade e a qualidade das preparações alimentares oferecidas, expressa em percentual como resultado da fórmula (peso do resto em kg / peso da refeição distribuída em kg) x 100.
A respeito da administração de UAN por autogestão e terceirização, identifique uma característica da autogestão.
Salários mais baixos.
Taxa de absenteísmo elevada.
Preocupação maior com a qualidade (cardápios, gêneros, per capta).
Custo final inferior em recursos humanos e materiais.
Em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) controlar o desperdício é um fator extremamente relevante, pois se trata de uma questão ética e econômica. Marque a alternativa INCORRETA.
O índice de resto-ingestão demostra a relação entre o resto devolvido nos pratos pelos comensais e a quantidade de alimentos fornecidos expressos em porcentual.
O controle do resto-ingestão visa avaliar a adequação das quantidades preparadas em relação às necessidades de consumo, o porcino. na distribuição e aceitação do cardo, sendo aceitável como percentual de resto-ingestão em coletivo sadios, taxas inferiores a 20%.
O resto-ingestão é um dos fatores que contribui para elevação dos custos e desperdícios em uma UAN, pois quanto maior o índice de rejeito, maior é a insatisfação da clientela.
O aumento do índice do resto alimentar está diretamente ligado ao planejamento inadequado do número de refeição frequência diária dos comensais, treinamento dos municípios de alimento quanto à produção e posicionamento, utensílios utilizados inadequadamente, entre outros.
Para evitar o desperdício em uma UAN deve-se realizar, constantemente, estudos de aceitação, de forma a tentar sempre melhorar o atendimento. Questões como o número de comensais, o cardápio do dia e até a estação climática devem ser consideradas antes de definir a quantidade de alimento a ser preparado, a fim de evitar sobras.
Os indicadores infalíveis devem ser factíveis e relevantes, de forma que permitam descrever a realidade do setor, além de estarem alinhados aos objetivos organizacionais. Correlacione os itens abaixo:
( 1 ) INDICADOR FINANCEIRO
( 2 ) INDICADOR DE PRODUÇÃO
( 3 ) INDICADOR DE QUALIDADE
( 4 ) INDICADOR DE RECURSOS HUMANOS
( 5 ) APLICADO A TODOS OS INDICADORES
( ) Medir é o primeiro passo, pois o que não é medido não é gerenciado. Indicadores devem subsidiar ações de melhoria.
( ) Comparação com outros serviços (mercado externo), permitindo que resultados de excelência sirvam de parâmetro para busca de melhorias (benchmarking).
( ) Deve ser analisado em conjunto, pois isoladamente não possibilita análise completa.
( ) Permite diagnosticar fatores que impactarão fortemente na eficiência da equipe, como a desmotivação.
( ) Mensurar a qualidade resultante dos processos, confirmando se os resultados esperados estão atendendo os requisitos técnicos e as necessidades dos clientes.
( ) O monitoramento da demanda e da produtividade são de extrema importância para o planejamento e organização das atividades desenvolvidas.
( ) Conhecer e controlar os gastos e despesas da unidade é fundamental para assegurar a sustentabilidade da organização.
Assinale a sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo, identificada a partir dos itens acima:
Segundo Fayol, “comandar é dirigir o pessoal”. Nesse sentido, compete ao gestor fazer com que as atribuições e os roteiros de trabalho sejam cumpridos e o seu desempenho supervisionado, sendo esta a mais antiga técnica de coordenação. Sobre a supervisão, é correto afirmar:
O sistema de supervisão deve ser direcionado à higiene do pessoal, dos utensílios, das áreas, aos hábitos de segurança do trabalho e às técnicas de manuseio dos alimentos.
Na supervisão, recomenda-se a implantação de um sistema de controle das condições de higiene dos equipamentos, utensílios, superfícies da cozinha e uniformes, entre outros, através da contagem das bactérias anaeróbicas coletadas.
A supervisão quanto ao porcionamento, apresentação das refeições, higiene dos funcionários e seu relacionamento com a clientela deve ocorrer após a distribuição dos alimentos.
A supervisão consiste em planejar o procedimento a ser adotado, as instruções e os princípios a serem cumpridos.
Tendo em vista as habilidade requeridas pela supervisão, requer-se do supervisor rigoroso controle de tempo e de treinamento.
Os estoques de gêneros devem ser planejados de modo que tenham alta rotatividade. A tendência é trabalhar com estoques médios ou máximos para garantir insumos até o próximo período de reposição.
A UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição) também tem função administrativa durante a produção. Sendo assim, marque a alternativa CORRETA.
Registro semanal do número de refeições.
Supervisão durante a distribuição quanto a apresentação, higiene do funcionário e seu relacionamento com a clientela.
Implantação do sistema de qualidade sem avaliação microbiológica.
Fazer com que as atribuições e os roteiros de trabalho sejam cumpridos, mas sem supervisionar o desempenho.
Indicar o uso de uniforme com botas, gorros, aventais, máscaras, luvas, etc.
A Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é um conjunto de sistema operacional, com procedimentos padronizados, onde todos os envolvidos consigam executá-los com presteza. A presença do Nutricionista nas Unidades de Alimentação deve ser imprescindível e efetiva.
De acordo com as competências atribuídas ao nutricionista em uma UAN, analise as assertivas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Planejar atividades, organizar e acompanhar controlar execução dos funcionários.
( ) Recrutar, selecionar e treinar e controlar funcionários da unidade.
( ) Planejar, implantar o sistema de controle e avaliar a qualidade de desempenho da mão de obra.
( ) Planejar cardápios, elaborar lista de comprar e executar higienização de alimentos e instrumentos da unidade.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
V – F – V – F.
F – V – F – V.
F – F – F – V.
F – V – F – F.
V – V – V – F.
Para a implantação de supervisão, sugere-se a aplicação periódica de formulários, que fornecerão subsídios para avaliar o desempenho dos funcionários e a qualidade das preparações oferecidas. Com relação ao assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Deve ser instituído um sistema de controle do número de refeições não consumidas.
O registro diário do número de refeições, por tipo e/ou padrão de refeições, servirá para a mensuração final do percentual da clientela atendida em relação à estimativa.
A avaliação mensal das sobras é medida padrão a ser utilizada no controle, devendo estar relacionada ao número de refeições servidas e à margem de segurança que foi definida na fase de planejamento.
A frequência ao refeitório pode ser considerada um dos indicadores do funcionamento da Unidade de Alimentação e Nutrição. Quando se apresenta maior ou menor que a esperada, indica a necessidade de uma reavaliação das metas e da política de atendimento da Unidade de Alimentação e Nutrição.
O controle através das sobras pode denotar falhas tanto no planejamento quanto no porcionamento das refeições.
A adoção do modelo de Gestão por Competência deve estar alinhada à estratégia organizacional de uma unidade produtora de refeições. O modelo de Gestão por Competência:
1. visa avaliar, reformular e acompanhar processos de trabalho.
2. dar o suporte necessário para a condução da estratégia organizacional.
3. favorecer práticas participativas.
4. detectar as competências necessárias para obtenção dos resultados esperados:
Está/Estão correto(s) o(s) item(ns):
4 apenas.
1 e 4 apenas.
2 e 3 apenas.
1, 2 e 3 apenas.
1, 2, 3 e 4.
É correto afirmar que, nessa UAN, o indicador de rendimento de mão de obra (IRd) é igual a 9,6 minutos por refeição.
Um eficiente sistema de análise e de informação de custos é de suma importância para a sobrevivência e decisões gerenciais dentro de uma empresa. Ademais, a mensuração dos custos possui grande importância, pois contribui para determinação e melhoria dos processos. Diante do exposto e considerando a análise e informação de custos no contexto de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), é INCORRETO afirmar que
despesas como aluguel, luz e telefone são custos que incidem diretamente e agregam valor às refeições.
a tomada de decisões em uma UAN é uma das razões de se contabilizarem custos, pois envolve a produção (o que, quanto, como e quando produzir); e a formação de preços direcionados aos clientes.
os custos podem ser classificados, em termos contábeis, como diretos ou indiretos.
produtos alimentícios, de limpeza e descartáveis, bem como mão-de-obra são exemplos que compõem os custos diretos de uma UAN.
A classificação das hortaliças nos grupos A, B e C, segundo a concentração em glicídios, permite uma flexibilidade maior nos cardápios, substituindo-se as hortaliças do mesmo grupo uma pelas outras, sem modificar o valor calórico da dieta. Em função de dificuldades no abastecimento de hortifruti, a nutricionista de um hospital precisou substituir a guarnição repolho refogado por um dos itens disponíveis em estoque. Considerando sua classificação no grupo A, entre as opções de vegetais disponíveis na câmara de hortifruti, a opção que melhor substitui o repolho é o(a):
chuchu
berinjela
batata-doce
repolho de bruxelas
A curva ABC é uma ferramenta gerencial que tem sido bastante utilizada para a administração de estoques em restaurantes.
O índice de rotatividade é o número de vezes, por período de distribuição, que um mesmo assento no salão de refeições é utilizado por consumidores diferentes. Sabendo-se que uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) tem sua maior produção no almoço, com 1.800 refeições/dia, período de distribuição das 11h às 14h e com tempo médio para consumo da refeição de 30 minutos, o índice de rotatividade é
600.
60.
6,6.
6.
60,6.
Um técnico de nutrição em parceria com o nutricionista está planejando um curso de capacitação para os manipuladores de alimentos. A fim de atender as normas da RDC 216/2004 da ANVISA, o curso de capacitação, deve abordar, no mínimo, os temas:
higiene pessoal, contaminantes alimentares, análise de perigos e pontos críticos de controle.
higiene pessoal, manipulação higiênica dos alimentos e doenças transmitidas por alimentos.
manipulação higiênica dos alimentos, análise de perigos e pontos críticos de controle, boas práticas.
doenças transmitidas por alimentos, contaminantes alimentares e boas práticas.
Dentro de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) existem funções administrativas básicas desempenhadas pelo Nutricionista, que são: direção, planejamento, organização, coordenação, controle, gestão de recursos humanos e elaboração de orçamentos. No que concerne à organização, esta inclui as atividades imprescindíveis ao desenvolvimento da estrutura formal de autoridade, na qual o trabalho é subdividido, definido e coordenado para se atingir os objetivos da organização. São etapas básicas para o desenvolvimento do modelo de uma estrutura organizacional:
Estabelecer planos estratégicos; estabelecer planos intermediários; estabelecer atividade de implantação de cargos e salários; acompanhar e controlar os planos de atividades; estabelecer o inter-relacionamento entre as diversas partes de um processo a fim de uniformizar o trabalho.
Definir os objetivos; estabelecer planos estratégicos; estabelecer e especificar o relacionamento entre os colaboradores e a administração; e acompanhar e controlar os planos de atividades.
Analisar e classificar o trabalho a ser realizado; estabelecer planos estratégicos; estabelecer planos intermediários; definir os objetivos; estabelecer atividade de implantação de cargos e salários; e estabelecer e especificar o relacionamento entre os colaboradores e a administração.
Analisar e classificar o trabalho a ser realizado; descrever minuciosamente o trabalho a ser executado; e estabelecer e especificar o relacionamento entre os colaboradores e a administração.
Definir os objetivos; estabelecer planos estratégicos; estabelecer planos intermediários; e estabelecer o interrelacionamento entre as diversas partes de um processo a fim de uniformizar o trabalho.
A tarefa de administrar relaciona-se com alguns princípios gerais que se aplicam a qualquer tipo ou tamanho de organização. Considerando os princípios da administração, correlacione a 2a coluna com a 1a.
Coluna I
1. Agrupar atividades para consecução de objetivos
2. Definir competência.
3. Avaliar produtividade.
4. Deliberar, comandar.
5. Estabelecer metas.
Coluna II
( ) direção
( ) controle
( ) planejamento
( ) coordenação
( ) organização
A ordem correta é:
3, 1, 4, 2, 5.
4, 3, 5, 2, 1.
1, 2, 3, 4, 5.
5, 4, 1, 2, 3.
2, 4, 3, 5, 1.
Dentro de um serviço de alimentação, o nutricionista assume também papéis de administrador, cujas funções principais são planejar, controlar, dirigir e avaliar. Sendo assim, na etapa de planejamento, é correto afirmar que:
Um nutricionista não participa das etapas de planejamento dentro de um Serviço de Alimentação, sendo responsável apenas por controlar, dirigir e avaliar;
O planejamento ocorre em quatro níveis quanto à sua abrangência: estratégico; tático; operacional e resolutivo;
O planejamento não é tão importante quando o controle é eficiente;
O planejamento tem características próprias e é constituído de três fases sequenciais: o estabelecimento de objetivos a alcançar, a tomada de decisões a respeito das ações futuras e a determinação dos planos.