Questões de Concurso sobre Novo Guia Alimentar para a População Brasileira

 
 
Disciplina 1
Assunto 2
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
731 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) segundo o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos publicado pelo Ministério da Saúde em 2021.


(_) Devem ser oferecidos alimentos in natura ou minimamente processados, além do leite materno, a partir dos seis meses de idade.

(_) É aconselhável alimentar a criança enquanto ela brinca ou caminha, principalmente aquelas com baixa aceitação dos alimentos.

(_) Entre os seis meses e dois anos de vida, o leite materno não é mais necessário. Nesse período a criança precisa aprender a ingerir outros alimentos, a fim de garantir desenvolvimento e crescimento plenos.

(_) No início da introdução da alimentação complementar, a criança deve receber os alimentos amassados com o garfo, evoluindo para picados em pedaços pequenos, raspados ou desfiados, favorecendo assim a aprendizagem da mastigação.

(_) A partir dos seis meses de idade, com o objetivo de propiciar o desenvolvimento da mastigação, da face e dos ossos da cabeça, a consistência adequada é aquela que não escorre da colher.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

V • V • V • F • V


B

V • V • V • V • F


C

V • F • F • V • V


D

F • V • F • V • F


E

F • F • F • V • F

De acordo com o Ministério da Saúde (2021) – Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na Orientação Alimentar: Bases teóricas e Metodológicas e Protocolo para a População Adulta – a nova forma de classificação dos alimentos apresenta quatro grupos, dentre eles,


A

ingredientes culinários processados.


B

alimentos minimamente modificados.


C

ingredientes minimamente processados.


D

ingredientes medianamente processados.


E

alimentos semiprocessados.

As papinhas industrializadas não devem ser oferecidas para crianças, porque têm textura que não favorece o desenvolvimento da mastigação e são compostas por diferentes alimentos misturados no mesmo potinho, o que dificulta a percepção dos diferentes sabores.


C

Certo


E

Errado

A versão diet e light dos produtos ultraprocessados é uma estratégia da indústria de reduzir o impacto negativo de seus produtos na saúde do consumidor e, portanto, podem ser indicados como opções de substituição aos minimamente processados.


C

Certo


E

Errado

Relativamente à classificação dos alimentos segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. In natura ou minimamente processados.

2. Processados.

3. Ultraprocessados.


Coluna 2

( ) Queijo tipo Petit Suisse.

( ) Suco natural de maçã.

( ) Amendoim.

( ) Pizza pré-preparada.

( ) Pão integral.

( ) Fruta cristalizada.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

2 – 1 – 2 – 3 – 3 – 1.


B

1 – 2 – 3 – 1 – 2 – 3.


C

3 – 1 – 1 – 3 – 2 – 2.


D

2 – 3 – 1 – 2 – 3 – 3.


E

3 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1.

Recomendações sobre a alimentação devem levar em conta o impacto das formas de produção e distribuição dos alimentos sobre a justiça social e a integridade do ambiente.


C

Certo


E

Errado

O Guia Alimentar da População Brasileira fala que uma alimentação saudável é também uma alimentação socialmente e ambientalmente sustentável.

Marque a alternativa que prejudica a Sustentabilidade Alimentar:


A

Proteção dos recursos naturais.


B

Incentivar a agricultura familiar.


C

Preferir alimentos com agrotóxicos.


D

Valorizar as técnicas tradicionais de cultivo.


E

Comprar com pequenos comerciantes.

O Guia Alimentar para a População Brasileira tem o objetivo de gerar autonomia nas escolhas alimentares diárias. Segundo as classificações contidas nele, os alimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura para torná-los ___________ e mais agradáveis ao__________. São produtos derivados diretamente de alimentos e são reconhecidos como versões dos alimentos originais. São ________________ consumidos como parte ou acompanhamento de preparações culinárias feitas com base em alimentos minimamente processados.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

palatáveis – olfato – raramente


B

duráveis – paladar – usualmente


C

suportáveis – visual – raramente


D

aceitáveis – olfato – usualmente


E

estáveis – paladar - excepcionalmente

O Protocolo de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na Orientação Alimentar da Pessoa Idosa (Ministério da Saúde, 2021) recomenda para idosos consumo


A

de feijão diariamente.


B

de legumes e verduras de 3 a 4 vezes por semana.


C

de frutas, preferencialmente, na forma de suco, diariamente.


D

de alimentos ultraprocessados, no máximo, 2 vezes ao dia.


E

de alimentos pré-prontos ou preferencialmente processados.

O Guia Alimentar para a População Brasileira se constitui como instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito _______________, bem como para subsidiar políticas, programas e ações que visem a incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população. Esta segunda edição (2014) do guia alimentar reconhece e considera os princípios e diretrizes de dois marcos de referência:___________________________________, configurando-se em um instrumento para apoiar ações de educação alimentar e nutricional no setor saúde e também em outros setores.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

escolar – Marco de Saúde Mental e Marco de Referência de Educação Escolar


B

infantil – Marco de Referência da Educação Infantil e Marco de Educação Alimentar


C

da saúde pública – Marco de Referência da Educação Popular e Marco de Referência em Saúde Pública


D

individual e coletivo – Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional e Marco de Referência da Educação Popular


E

da educação pré-escolar – Marco de Referência de Educação Escolar e Marco de Educação em Saúde

O Guia Alimentar para a População Brasileira constitui uma das estratégias para implementação da diretriz de promoção da alimentação adequada e saudável que integra a Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Com base nesse instrumento, escolha a alternativa correta.


A

Refeições feitas em horários semelhantes todos os dias e consumidas com atenção e sem pressa evitam que se coma mais do que o necessário.


B

A publicação de guias alimentares permite a ampliação da autonomia das pessoas, já que escolhas mais saudáveis dependem do próprio sujeito.


C

Locais limpos, tranquilos e confortáveis, sem a presença de outras pessoas, ajudam a concentração no ato de comer e convidam a que se coma devagar.


D

Óleos, gorduras, sal e açúcar podem ser utilizados com moderação em preparações culinárias, porém deixam a alimentação nutricionalmente desbalanceada.

A necessidade de água da criança é atendida exclusivamente pelo leite materno quando ela está em amamentação exclusiva. A criança que recebe somente fórmula infantil, desde que preparada de forma adequada, também não precisa receber água.


C

Certo


E

Errado

O quarto capítulo do Guia Alimentar para a População Brasileira aborda as dimensões envolvidas no ato de comer e sua relação com a promoção da alimentação adequada e saudável. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:


I- Deve-se orientar a população a comer com regularidade e atenção.


PORQUE


II- A alimentação também está atrelada às dimensões sociais e culturais, sendo importante apoiar a socialização.


Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar que:


A

As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


B

As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.


C

A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.


D

A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.

O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de 2 anos orienta sobre a retirada do leite materno e a forma de armazenamento para ser ofertado à criança enquanto a mãe estiver fora. Após cuidados de higiene na hora de retirada do leite e com os utensílios, por quanto tempo, no máximo, esse leite poderá ser armazenado no congelador ou freezer?


A

3 dias.


B

5 dias.


C

7 dias.


D

9 dias.


E

15 dias.

A nutricionista explica que uma maneira de se conservar frutas e verduras é utilizá-las na forma de conservas em salmouras ou ainda na forma de geleias e que, nesse caso, esses alimentos entram na classificação de minimamente processados.


C

Certo


E

Errado

Considerando a nova classificação de alimentos proposta no Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), os alimentos abaixo considerados in natura ou minimamente processados são:


A

Frutas, macarrão, ervilhas em conserva, castanha, farinha de trigo.


B

Atum enlatado, feijão, carne, leite, legumes.


C

Café, macarrão, feijão, farinha de mandioca, legumes.


D

Pão de forma, arroz, lentilha, castanha, frutas.


E

Compotas de frutas, grão-de-bico, farinha de trigo, carne, biscoito.

Nas Unidades de Alimentação e Nutrição, o consumo da refeição é realizado junto a outros indivíduos e representa o “comer em companhia”. Segundo o Guia Alimentar para População Brasileira (2014), é correto afirmar que comer em companhia


A

favorece o consumo de alimentos ultraprocessados.


B

ajuda a aumentar a concentração no ato de comer.


C

evita o hábito de “beliscar” nos intervalos entre as refeições.


D

aumenta o senso de pertencimento e contribui para o bom desempenho de tarefas do trabalho ou da escola.


E

contribui para educação alimentar e nutricional.

Legumes e verduras são excelentes fontes de vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e possuem uma quantidade baixa de calorias. De acordo com o “Guia Alimentar para a População Brasileira”, na orientação à pessoa idosa, ao fazer a recomendação de ingestão destes alimentos, é necessário verificar:


A

As condições odontológicas do usuário.


B

A quantidade de carboidratos por porção.


C

A quantidade de proteína por porção.


D

A carga glicêmica.

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, deve-se evitar ao máximo o consumo de alimentos ultraprocessados, devido à sua alta densidade calórica e por reduzir o consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Além disso, tendem a impactar negativamente ________________, a vida social, _______________ e também, indiretamente, ____________ e o bem-estar das pessoas.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

a cultura – o ambiente – a saúde


B

a soberania alimentar – a cadeia de produção – a vida


C

as escolhas alimentares – a autonomia alimentar – o peso


D

o peso corporal – a indústria – o consumo


E

o crescimento populacional – o desenvolvimento regional – a cadeia produtiva

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado