

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, tem por pressupostos os direitos à Saúde e à Alimentação e é orientada pelos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS) que são
universalidade, justiça, centralização, regionalização e hierarquização e participação popular.
universalidade, comunismo, centralização, regionalização e hierarquização e participação do governo.
universalidade, capitalismo, soberania, centralização, regionalização e hierarquização e participação popular.
universalidade, integralidade, equidade, descentralização, regionalização e hierarquização e participação popular.
universalidade, patriarcado, equidade, sustentabilidade, centralização e hierarquização e participação popular.
A promoção de práticas alimentares saudáveis está inserida no contexto da adoção de estilos de vida saudáveis, sendo importante para a promoção da saúde. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) integra a Política Nacional de Saúde no Brasil e tem como diretrizes, entre outras, a promoção de práticas alimentares saudáveis, a prevenção e o controle dos distúrbios nutricionais e das doenças associadas à alimentação e nutrição e o monitoramento da situação alimentar e nutricional (BRASIL, 2003). De acordo com o Ministério da Saúde (BRASIL, 2006), devem ser adotadas as seguintes recomendações no que diz respeito à promoção da alimentação saudável (marque a alternativa correta):
Quanto ao consumo de sal, restringir a 7g de cloreto de sódio ao dia, não importa se tempero normal ou industrializado.
Quanto ao açúcar, limitar a ingestão de amido, amiláceos e farináceos.
No caso de gorduras, reduzir o consumo de carnes gordurosas, embutidos, leite e derivados integrais, mas preferindo banha de porco aos óleos vegetais como soja, canola, girassol, oliva.
Sobre o consumo de fibras, deve ser adequado porque este grupo de nutrientes pode reduzir o risco de desenvolvimento de várias doenças, como diverticulite, câncer de cólon e hiperlipidemias.
A respeito dos Programas e ações da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), a estratégia Amamenta e Alimenta Brasil tem como objetivo geral:
Qualificar os processos de trabalho dos profissionais da atenção básica para o fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos no âmbito da Atenção Básica.
Contribuir para a diminuição da prevalência de crianças que recebem alimentos precocemente.
Contribuir para o aumento da prevalência de crianças que consomem frutas, verduras e legumes diariamente.
Cooperar para a melhora no perfil nutricional das crianças, com a diminuição de deficiências nutricionais, de baixo peso e de excesso de peso.
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) aprovada no ano de 1999 e atualizada pela Portaria nº 2.715, de 2011, tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira
PORQUE
II - busca promover as práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e à nutrição.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que
I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
I é verdadeira, e II é falsa.
I é falsa, e II é verdadeira.
No que diz respeito às responsabilidades institucionais do PNAN, correlacione a primeira coluna com a segunda.
1. Ministério da Saúde
2. Secretarias Estaduais de Saúde
3. Secretarias Municipais de Saúde
( ) Pactuar, monitorar e avaliar os indicadores de alimentação e nutrição e alimentar os sistemas de informação da saúde, de forma contínua, com dados produzidos no sistema local de saúde.
( ) Pactuar, na Comissão Inter gestores Tripartite, prioridades, objetivos, estratégias e metas para implementação de programas e ações de alimentação e nutrição na Rede de Atenção à Saúde.
( ) Pactuar na Comissão Inter gestores Bipartite e nas Comissões Inter gestores Regionais, prioridades, objetivos, estratégias e metas para implementação de programas e ações de alimentação e nutrição na Rede de Atenção à Saúde.
( ) Implementar a PNAN, no âmbito do seu território, respeitando suas diretrizes e promovendo as adequações necessárias, de acordo com o perfil epidemiológico e as especificidades locais, considerando critérios de risco e vulnerabilidade.
A sequência CORRETA é:
3, 3, 1 e 2
1, 1, 2 e 3
3, 1, 2 e 3
3, 1, 2 e 2
2, 2, 1 e 3
Em observância aos princípios do SUS, os gestores de saúde, de forma articulada e dando cumprimento às suas atribuições comuns e específicas, atuarão no sentido de viabilizar o alcance dos objetivos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). São os gestores de saúde responsáveis pela viabilização do PNAN:
I. Ministério da Saúde.
II. Secretarias Estaduais de Saúde e do Distrito Federal.
III. Secretarias Municipais de Saúde e do Distrito Federal.
Quais estão corretos?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) integra os esforços do Estado Brasileiro que, por meio de um conjunto de políticas públicas, propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação, com destaque em suas diretrizes. Assim, leia as opções a seguir e marque a INCORRETA.
As nove diretrizes descritas na PNAN elencam as inúmeras ações para o alcance dos objetivos, os quais são capazes de alterar os determinantes de saúde e promover a saúde da população brasileira.
A participação social, segundo a sexta diretriz, tem de estar presente nos processos cotidianos do SUS, pois deve ser reconhecido e apoiado o protagonismo da população na luta pelos direitos à saúde e alimentação.
Organização da Atenção Nutricional; Promoção da Alimentação Adequada e Saudável; Vigilância Alimentar e Nutricional e Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição são exemplos das quatro primeiras diretrizes.
A ênfase ao desenvolvimento do conhecimento e apoio à pesquisa, inovação e tecnologia, no campo da alimentação e nutrição em saúde coletiva está presente na oitava diretriz, possibilitando a geração de evidências e instrumentos necessários para implementação da PNAN.
O planejamento das ações que garantam a inocuidade e a qualidade nutricional dos alimentos, controlando e prevenindo riscos à saúde, se faz presente na agenda da promoção da alimentação adequada e saudável e da proteção à saúde e consta na sétima diretriz da PNAN.
A PNAN apresenta apenas três ações estratégicas: vigilância alimentar e nutricional; promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável; prevenção e controle de agravos nutricionais.
Certo
Errado
O Programa Saúde na Escola é um programa intersetorial que contribui para a implementação da diretriz de cooperação e articulação para a segurança alimentar e nutricional da PNAN.
Certo
Errado
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira e é orientada por princípios e diretrizes que indicam as linhas de ações para o alcance desse propósito. Considerando-se os princípios e diretrizes da PNAN, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
-
(1) Princípio.
(2) Diretriz.
-
(_) Organização da atenção nutricional.
(_) Respeito à diversidade e à cultura alimentar.
(_) Fortalecimento da autonomia dos indivíduos.
(_) Participação e Controle Social.
1 - 2 - 1 - 2.
1 - 1 - 2 - 1.
2 - 2 - 1 - 1.
2 - 1 - 1 - 2.
Considerando-se a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
A PNAN tem como propósito a ________ das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a ________ de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a ________ alimentar e nutricional, a ________ e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.
melhoria | promoção | liberdade | privação
manutenção | remoção | liberdade | prevenção
manutenção | remoção | vigilância | privação
melhoria | promoção | vigilância | prevenção
De acordo com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), a diretriz “Promoção da Alimentação Adequada e Saudável" é entendida como
um enfoque ampliado que incorpore a vigilância nos serviços de saúde e a integração de informações derivadas de sistemas de informação em saúde, dos inquéritos populacionais, das chamadas nutricionais e da produção científica.
um conjunto de estratégias que proporcione aos indivíduos e às coletividades a realização de práticas alimentares apropriadas aos seus aspectos biológicos e socioculturais, bem como ao uso sustentável do meio ambiente.
cuidados relativos à alimentação e à nutrição e voltados à promoção e à proteção da saúde, à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento dos agravos, para indivíduos, famílias e comunidades em uma rede integrada, resolutiva e humanizada de cuidados.
a promoção da implementação da PNAN com responsabilidades tripartites, com viabilização de parcerias e articulação interinstitucional, visando ao fortalecimento e à convergência desta com os planos de saúde e de segurança alimentar e nutricional.
A finalidade da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) é “a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira”. Essa política é composta por nove diretrizes, sendo que a central é a
Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição.
Vigilância Alimentar e Nutricional.
Promoção da Alimentação Adequada e Saudável.
Organização da Atenção Nutricional.
A PNAN é considerada desatualizada, por não incorporar os conceitos de ambiente e sistema alimentar.
Certo
Errado
A PNAN tem por pressupostos os direitos à Saúde e à Alimentação e suas diretrizes indicam as linhas de ações para o alcance dos seus propósitos. Das opções abaixo, indique aquela que NÃO corresponde às diretrizes da PNAN:
Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição.
Pesquisa, Inovação e Conhecimento em Saúde Pública.
Qualificação da Força de Trabalho.
Controle e Regulação dos Alimentos.
Organização da Atenção Nutricional.
Sobre a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), considere as diretrizes abaixo:
I. Organização da atenção nutricional.
II. Controle e regulação de alimentos.
III. Pesquisa, inovação e conhecimento em alimentação e nutrição.
IV. Qualificação da força de trabalho.
Estão CORRETAS as diretrizes:
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
É diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição:
alimentação como elemento de humanização das práticas de saúde.
respeito à diversidade e à cultura alimentar: a alimentação brasileira.
qualificação da força de trabalho.
a segurança alimentar e nutricional com soberania.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como eixo fundamental:
Melhoria das condições nutricionais dos trabalhadores de baixa renda, de forma a promover sua saúde e a diminuir o número de casos de doenças relacionadas à alimentação e à nutrição.
Contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis dos estudantes.
A promoção da realização do direito humano à alimentação, a segurança alimentar e nutricional e a nutrição de toda a população brasileira.
Fornecer subsídios para o planejamento, monitoramento e o gerenciamento da atenção à saúde e de programas associados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional da população.
Considerando a Portaria Interministerial nº 1.010/2006, acerca das diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas, assinale a alternativa correta.
Destinam-se exclusivamente às crianças do ensino fundamental, uma vez que é nessa fase que se definem os hábitos alimentares.
Direcionam-se exclusivamente às crianças do ensino fundamental e da educação infantil, já que nessas fases que se definem os hábitos alimentares e, por isso, esse conteúdo tem função pedagógica, devendo estar inserido no contexto curricular.
Destinam-se às crianças do ensino fundamental e da educação infantil, por considerar a dificuldade e a inviabilidade de incorporar o tema da alimentação e nutrição no contexto e no currículo escolar.
Englobam estratégias para a promoção restrita de estudantes da rede pública, da educação infantil ao nível médio, em âmbito nacional, favorecendo o desenvolvimento de ações que promovam e garantam a adoção de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar.
Contemplam estudantes da educação infantil ao nível médio das redes pública e privada, em âmbito nacional, favorecendo o desenvolvimento de ações que promovam e garantam a adoção de práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar.
Na Política Nacional de Alimentação e Nutrição, é responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde:
garantir fontes de recursos federais para compor o financiamento de programas e ações de alimentação e nutrição na Rede de Atenção à Saúde.
apoiar a articulação de capacitação e a educação permanente dos profissionais de saúde para a gestão, planejamento, execução, monitoramento e avaliação de programas e ações de alimentação e nutrição no SUS.
viabilizar e estabelecer parcerias com organismos internacionais, organizações governamentais e não governamentais e com o setor privado, pautadas pelas necessidades da população da região e pelo interesse público, avaliando os riscos para o bem comum, com autonomia e respeito aos preceitos éticos, para a garantia dos direitos à saúde e à alimentação, com vistas à segurança alimentar e nutricional.
pactuar, monitorar e avaliar os indicadores de alimentação e nutrição e alimentar os sistemas de informação da saúde, de forma contínua, com dados produzidos no sistema local de saúde.