

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Controle e regulação de alimentos é uma das nove diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Assinale a alternativa que aborda informações corretas acerca de ações referentes a essa diretriz.
As medidas sanitárias adotadas para alimentos se baseiam na análise da probabilidade de um efeito adverso à saúde, mas nem sempre é possível avaliar a relação com um perigo físico, químico ou biológico.
Utilizar as boas práticas agrícolas, boas práticas de fabricação, boas práticas nutricionais e o sistema análise de perigos e pontos críticos de controle na cadeia de produção potencializa e assegura ações de proteção à saúde do consumidor.
As estratégias de fortificação obrigatória de alimentos e de reformulação do perfil nutricional de alimentos processados não se mostram efetivas para a prevenção e controle de doenças relacionadas à má nutrição.
O monitoramento da publicidade e propaganda de alimentos deve buscar aperfeiçoar o direito à informação de forma clara e precisa, com intuito de proteger o consumidor, sendo responsabilidade exclusiva da sociedade civil.
A rotulagem nutricional dos alimentos constitui‐se em instrumento de aperfeiçoamento do direito à informação, mas como é pouco clara e precisa, não fortalece a capacidade de análise e decisão do consumidor.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) foi aprovada no ano de 1999 e atualizada em 2012 com o objetivo de tornar‐se um referencial para as ações de alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde brasileiro. Sobre a PNAN é correto afirmar que
sua atualização resultou no reconhecimento da alimentação como Direito Social Básico do ser humano através da publicação da Emenda Constitucional nº 64.
o conceito de intersetorialidade adotado por ela refere‐se às ações de promoção de alimentação saudável realizadas pelas equipes de saúde nas escolas.
a participação e o controle social compõem a diretriz relacionada à ampliação do diálogo entre população e governo em seus processos decisórios.
as ações desenvolvidas nos Centros Colaboradores de Alimentação e Nutrição destinam‐se à garantia da inocuidade e qualidade nutricional dos alimentos em toda a cadeia produtiva.
sua implantação e seu financiamento constituem responsabilidade exclusiva do gestor municipal, juntamente com a expansão das equipes de atenção básica.
A atenção nutricional estabelecida na PNAN tem como sujeito:
as crianças, os adultos e os idosos.
os indivíduos, a família e a comunidade.
os brancos, os negros e os indígenas.
as pessoas de todas as idades e raças.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. Considerando a PNAN avalie as seguintes afirmações:
I. A PNAN é orientada pelos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde.
II. Viabilizar o alcance do propósito da PNAN é responsabilidade do Governo Federal.
III. São oito as diretrizes que integram a PNAN indicam as linhas de ações para o alcance do seu propósito, capazes de modificar os determinantes de saúde e promover a saúde da população.
IV. A Soberania Alimentar se refere ao direito dos povos de decidir seu próprio sistema alimentar e de produzir alimentos saudáveis e culturalmente adequados, acessíveis, de forma sustentável e ecológica, colocando aqueles que produzem, distribuem e consomem alimentos no coração dos sistemas e políticas alimentares, acima das exigências de mercado.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, II e III.
I e IV.
II e III.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) está consubstanciada em diretrizes, que hoje servem de base conceitual para a elaboração e implantação dos programas e projetos em alimentação e nutrição do setor saúde.
São diretrizes da PNAN, exceto:
Desenvolvimento e capacitação de recursos humanos.
Estímulo às ações intersetoriais com vistas ao acesso universal aos alimentos.
Prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e de doenças associadas à alimentação e à nutrição.
Suplementação preventiva de micronutrientes como vitamina A, D, ácido fólico e ferro à população.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, com vistas à promoção e proteção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento de agravos.
Analise as afirmativas a seguir sobre os hábitos alimentares da população e assinale a alternativa incorreta.
A frequência de alimentos de baixa qualidade nutricional como doces, refrigerantes, pizzas e salgados fritos e assados tende a crescer com o aumento da renda das famílias.
A transição do aleitamento materno para os alimentos consumidos pela família é o período denominado como alimentação complementar, que deve ser iniciada aos 6 meses de idade e concluída aos 24 meses.
As crianças de 6 a 10 anos são o grupo com pior perfil da dieta, com as menores frequências de consumo de feijão, saladas e verduras em geral, apontando para um prognóstico de aumento do excesso de peso e doenças crônicas.
O consumo médio de frutas e hortaliças ainda é a metade do valor recomendado pelo Guia Alimentar para a população brasileira, enquanto os alimentos ultraprocessados têm o seu consumo aumentado a cada ano.
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que as DCNT são responsáveis por 68% de um total de 38 milhões de mortes ocorridas no mundo em 2012 e por 68,3% do total de mortes no Brasil em 2011. A obesidade contribui como sendo um dos fatores de risco que responde pela grande maioria das mortes por DCNT e por fração substancial da carga de doenças devido a essas enfermidades. Dadas as afirmativas sobre a obesidade,
I. O Brasil adotou metas para reduzir a obesidade, como: deter o crescimento da obesidade na população adulta, por meio de políticas intersetoriais de saúde e
segurança alimentar e nutricional; reduzir o consumo de refrigerantes e sucos artificiais na população adulta; aumentar o consumo de frutas e hortaliças.
II. Os avanços tecnológicos e sofisticados dos procedimentos diagnósticos da obesidade descartam a importância dos elementos tradicionais de avaliação do paciente como história clínica, anamnese detalhada, exame físico completo e contextualização epidemiológica.
III. Consensos internacionais sobre obesidade vêm evidenciando que a história clínica da obesidade deve enfatizar estilo de vida, hábitos alimentares, atividade física e tratamentos anteriores em detrimento dos antecedentes familiares e aspectos psicológicos.
verifica-se que está(ão) correta(s)
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), além de se constituir como uma referência política e normativa para a realização dos direitos à alimentação e à saúde, representa uma estratégia que articula dois sistemas, quais sejam:
Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e Sistema de Vigilância Sanitária.
Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.
Sistema Único de Saúde e Sistema de Vigilância Sanitária.
Sistema Único de Saúde e Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.
Segundo a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, diante do atual quadro epidemiológico do país, qual das alternativas abaixo NÃO é prioritária para ações preventivas e de tratamento?
Anemia ferropriva.
Desnutrição proteico-calórica.
Hipovitaminose A.
Bulimia.
Doenças cardiovasculares.
A vigilância alimentar e nutricional é formada por uma descrição contínua e por prognóstico de tendências das condições de alimentação e nutrição da população e dos respectivos fatores determinantes.
Correlacione as definições instituídas pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição – PNAN e assinale a alternativa correta.
A – B – C – D.
B – D – A – C.
C – A – D – B.
B – C – D – A.
D – C – A – B.
Segundo a PNAN, é responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde:
Alimentar os sistemas de informação da saúde com dados produzidos no sistema local.
Garantir fontes de recursos federais para o financiamento de programas nutricionais.
Avaliar e monitorar as metas nacionais de nutrição para o setor saúde.
Prestar assessoria técnica na gestão dos programas de nutrição.
Apoiar a organização de uma rede de centros colaboradores em nutrição.
A PNAN e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS se convergem na finalidade de promover e proteger a saúde da população na perspectiva do direito humano à alimentação, por meio da normatização e do controle sanitário da produção, comercialização e distribuição de alimentos. Identifique uma ferramenta utilizada na cadeia de produção de alimentos para assegurar as ações de proteção à saúde do consumidor.
NRS 2002 – Nutritional Risk Screening 2002.
Iniciativa de Triagem Nutricional (NSI).
Sistema Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC.
Malnutrition Universal Screening (MUST).
Sobre as diretrizes da atual Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), assinale a alternativa correta.
A diretriz “Pesquisa, Inovação e Conhecimento em Alimentação e Nutrição” ressalta a importância dos sistemas de informação de saúde, como o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), e das pesquisas periódicas de base populacional para o conhecimento do perfil alimentar e nutricional da população.
A diretriz “Cooperação e articulação para a Segurança Alimentar e Nutricional” estabelece articulação entre o Sistema Único de Saúde e as indústrias para produção de alimentos ultraprocessados com teores reduzidos de açúcar, gordura trans e sódio, estimulando a produção de alimentos de qualidade, o que contribui para a segurança alimentar e nutricional.
A “Vigilância Alimentar e Nutricional” na Atenção Básica deve ser realizada, principalmente, pelos Conselhos de Saúde, pois estes são responsáveis pelo controle social e fiscalização no SUS.
A diretriz “Qualificação da força de trabalho” estabelece que capacitações voltadas para a vigilância e atenção nutricional devem ser realizadas anualmente.
A diretriz “Garantia da segurança e da qualidade dos alimentos e da prestação de serviços neste contexto” reforça que as ações de vigilância sanitária devem receber atenção especial na busca da garantia da segurança e da qualidade dos produtos.
Leia o texto a seguir.
A completar-se dez anos de publicação da PNAN, deuse início ao processo de atualização e aprimoramento das suas bases e diretrizes, de forma a consolidar-se como uma referência para os novos desafios a serem enfrentados no campo da Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde.
.BRASIL; MINISTÉRIO DA SAÚDE; SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE; DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/pnan.php. Acesso em: 05 dez. 2017.
Sobre a atualização da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), assinale a alternativa correta.
A nova edição da PNAN apresenta como propósito a garantia da qualidade dos alimentos colocados para consumo no País.
Mudanças no quadro social, epidemiológico e de perfil alimentar estão entre os fatores que impulsionaram a atualização da PNAN.
Dentre as cinco diretrizes inseridas na PNAN, pode-se destacar a “garantia da segurança e da qualidade dos alimentos e da prestação de serviços neste contexto”.
Devido aos novos princípios e diretrizes da PNAN, o nutricionista passou a compor a Equipe de Saúde da Família na Atenção Básica.
A nova PNAN abrange o escopo da atenção nutricional no Sistema Único de Saúde, contudo não considera a atuação do nutricionista na Rede Atenção à Saúde (RAS), pois a RAS foi instituída em 2013, após a atualização da PNAN.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) é constituída de princípios e diretrizes e tem como propósito
o respeito à diversidade e à cultura alimentar.
o fortalecimento da autonomia dos indivíduos.
a determinação social e a natureza interdisciplinar da alimentação e nutrição.
o controle e a regulação dos alimentos.
a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional e a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta uma diretriz da PNAN.
organização da atenção nutricional, que tem a rede de serviços de saúde terciária como coordenadora do cuidado à população
vigilância alimentar e nutricional, que deve ser executada exclusivamente pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN)
Gestão das ações de alimentação e nutrição, que deve ser executada dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), sem necessidade de intersetorialidade
qualificação da força de trabalho, que trata especificamente da importância da formação pré‐serviço do profissional nutricionista, uma vez que a formação em serviço é onerosa e não deve ser estimulada
controle e regulação dos alimentos, que incluem a discussão sobre os novos riscos à saúde, como, por exemplo, a presença de agrotóxicos, aditivos, contaminantes e organismos geneticamente modificados, e a inadequação do perfil nutricional dos alimentos
A atenção nutricional visa à realização de estratégias em diversos âmbitos, porém um deles não é a atenção básica.
Sobre a Politica Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), destaca-se que:
um ponto prioritário da questão alimentar e nutricional da PNAN está relacionado às deficiências de cálcio e flúor
tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira
uma de suas diretrizes indica o controle de vetores e pragas urbanas
preconiza a formação do manipulador de alimentos
A respeito das diretrizes “Organização da Atenção Nutricional” e “Vigilância Alimentar e Nutricional”, da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), assinale a alternativa correta.
A Atenção Nutricional compreende os cuidados relativos à alimentação e à nutrição voltados à prevenção, ou seja, à promoção e à proteção da saúde. Já o diagnóstico e o tratamento de agravos são os principais objetivos da Vigilância Alimentar e Nutricional.
A Atenção Nutricional tem como sujeitos crianças menores de dois anos, pois nessa fase da vida os indivíduos estão mais vulneráveis aos agravos relacionados à alimentação. Em contrapartida, a Vigilância Alimentar e Nutricional tem como foco a avaliação de adultos por apresentarem maior prevalência de obesidade na atualidade.
Para a prática da Atenção Nutricional na Atenção Básica, as equipes de referência devem ser apoiadas por equipes multiprofissionais, por meio do matriciamento e da clínica ampliada.
Para a organização da Vigilância Alimentar Nutricional, deve-se, primeiramente, conhecer o diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população. Tal diagnóstico é realizado pela Atenção Nutricional, utilizando os dados registrados no Sistema de Atenção Nutricional.
Para uma adequada organização da Atenção Nutricional, é fundamental que as ações sejam todas pactuadas e planejadas na esfera federal. As pactuações são posteriormente encaminhadas para os estados e os municípios, assim todos devem executar as mesmas ações em todos os territórios.