

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A construção da cidadania passa pela postura ética do professor. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A participação na construção do projeto pedagógico é uma postura ética do professor que se envolve com a realidade da escola, estabelecendo relações de aprendizagem entre os pares e a comunidade.
A imposição dos valores morais e pessoais do professor ajuda os alunos na construção da autonomia de pensamento, tornando-os cidadãos responsáveis.
A formação ética dos alunos é estimulada pela leitura de textos clássicos e independe dos exemplos e das vivências compartilhadas no ambiente escolar.
A forma de gerir a escola não interfere na formação ética dos estudantes, logo uma gestão democrática e participativa não contribui para a sólida formação de valores.
Para que haja uma formação ética sólida, é necessário que as regras de conduta da escola sejam abolidas e todas as regras passem a ser criadas na coletividade.
Uma professora percebeu que sua aluna de oito anos de idade vinha apresentando comportamento estranho. No horário do intervalo, solicitou à menina que ficasse na sala de aula enquanto seus amigos saíam para o recreio. Ao conversar com a criança, constatou que ela estava sendo espancada pelo padrasto e tinha medo de falar com a mãe, pois, em outra ocasião, havia feito isso e a mãe, além de não ter acreditado, também bateu na criança.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a postura ética a ser tomada pela professora.
Levar o caso à direção da escola, registrar em ata e comunicar ao conselho tutelar.
Ir até a casa da criança e falar com o padrasto, ameaçando levar o caso à polícia.
Chamar a mãe da criança à escola e ter uma conversa séria com ela.
Consolar a criança, dando muito afeto, mas não interferir, pois o caso está fora do alcance da escola.
Chamar a ronda escolar e registrar um boletim de ocorrência, passando o caso para a polícia.
Com relação à ética profissional, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Relacionada aos padrões aceitáveis de comportamento pessoal e institucional.
( ) Não é de responsabilidade dos empregados denunciar aos superiores condutas antiéticas dos colegas de trabalho.
( ) Os códigos de ética são estabelecidos principalmente para oferecer um ambiente de trabalho seguro e agradável.
As afirmativas são, respectivamente,
V, F e V.
V, V e V.
F, V e F.
F, F e V.
V, V e F.
No que se refere às questões éticas, aos valores e atitudes dos profissionais da escola, Libâneo afirma que:
Todas as pessoas que trabalham numa escola participam de tarefas educativas, pois passam valores, atitudes, modos de agir, influenciando as aprendizagens de professores e alunos.
Nem todas as pessoas que trabalham numa escola participam de tarefas educativas, pois cada um tem sua função específica: a merendeira faz a merenda, o porteiro cuida da entrada e saída de pessoas, os professores educam, etc.
A escola deve ser organizada para funcionar cada um por si, estimulando o isolamento, a solidão e a falta de comunicação, para não incentivar fofocas e intrigas entre os seus profissionais.
Os valores, as atitudes e os modos de agir dos profissionais da escola não são fatores de sucesso ou fracasso escolar, pois não influenciam nas aprendizagens de professores e alunos.
Assinale a opção que melhor caracteriza as questões que envolvem o debate sobre deveres e dilemas éticos da profissão docente.
Cada vez mais não se pode negar a dimensão educativa do trabalho docente. Neste sentido, faz-se necessário identificar e refletir sobre as virtudes e valores propagados e ensinados pela sociedade moderna. Pois não é razoável pensar o trabalho docente isolado da sociedade.
Ser ético é uma escolha individual de cada professor(a). No Brasil, os princípios éticos não se constituíram em eixo norteador para a formação do Pedagogo.
A ética na docência é algo impensável e debate ultrapassado diante do fracasso da sociedade moderna em ensinar algo para si mesma.
É de responsabilidade exclusiva da escola e do professor ensinar a todos e todas os valores éticos que a sociedade precisa para superar seus problemas e dilemas.
São valores e traços fundantes de um(a) professor(a) que exerce seu oficio com ética profissional. Marque a opção correta.
Os objetivos individuais e pessoais se constituem em eixos norteadores de sua prática, se sobrepondo cotidianamente os interesses e objetivos do coletivo
Ficar omisso quando o debate for em torno dos interesses coletivos.
Cumprir com rigor as atividades que lhe compete e que são da sua responsabilidade, procurando zelar pelo eu profissional e o eu pessoal.
Não medir esforços e estratégias para alcançar dentro da escola objetivos pessoais e individuais.
A escola assemelha-se, em muitos aspectos, a uma empresa de franchise, diferenciando-se desta quanto à relação com o cliente. O trabalhador de instituição escolar expõe constantemente o seu trabalho a críticas diretas dos clientes, por períodos cada vez mais longos, dada, por exemplo, a proposta da educação integral, cuja jornada compreende até sete horas diárias, o que pode incorrer em dilemas éticos para o profissional de educação, por gerar uma confusão entre a sua vida privada e a sua vida profissional.
O entendimento de que não se pode formar um indivíduo sem o estabelecimento de um prévio conceito ideal opõe-se radicalmente à busca por uma educação transformadora da realidade.
Em sua obra, o educador Paulo Freire afirma: “Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas, culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam”.
Respaldado nos ensinamentos do autor, cuja pedagogia é pautada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando e associando-a à sua prática docente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) A conduta ética do professor exige que ele faça uma reflexão crítica sobre o que é discutido em sala de aula, e por ser lícita a transmissão de sua ideologia, ele se considera o detentor do conhecimento.
( ) É importante que o professor tenha uma consciência crítica de si mesmo, para compreender o que está nas entrelinhas de seu discurso, de forma a não contribuir para a perpetuação de um poder dominante, que leva a diferenças sociais, discriminação e comodismo.
( ) Na contemporaneidade, a existência não é mais possível sem que se assuma o direito e o dever de optar, de decidir, de lutar, de fazer política, atitudes que conduzirão o professor à imperiosidade da prática formadora, de natureza eminentemente ética.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
V V V
V F F
F V F
F V V
F F V
A escola inclusiva baseia-se na defesa de princípios e valores éticos, nos ideais de cidadania, justiça e igualdade para todos. Para que se torne realidade, a escola precisa responder às necessidades dos alunos. Nesse sentido, é fundamental
uma transformação e democratização da educação que envolva o compromisso de pais, professores, especialistas, agentes do poder público e de outros atores sociais.
que a escola seja um espaço que receba todas as crianças indistintamente e possa se adaptar de tal forma que não precise de aparelhamento específico, professores especializados e nem reformas do espaço físico.
evitar discussões na sala de aula que possam evidenciar posicionamentos diferenciados, pois cada grupo deve garantir sua identidade podendo se defender da perda de suas características, mantendo-as intactas.
um currículo diferenciado para cada segmento da sociedade, adaptando os conteúdos escolares às especificidades dos alunos, sejam elas de fundo social, econômico, cultural, étnico, religioso, político, físico ou intelectual.
Com relação a um dos pilares da educação para o século XXI, intitulado do “Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros”, leia atentamente o que se enuncia.
“[,,,] Sem dúvida, esta aprendizagem representa, hoje em dia, um dos maiores desafios da educação. O mundo atual é, muitas vezes, um mundo de violência que se opõe à esperança posta por alguns no progresso da humanidade. A história humana sempre foi conflituosa, mas há elementos novos que acentuam o problema e, especialmente, o extraordinário potencial de autodestruição criado pela humanidade no decorrer do século XX. A opinião pública, através dos meios de comunicação social, torna-se observadora impotente e até refém dos que criam ou mantém conflitos. Até agora, a educação não pôde fazer grande coisa para modificar esta situação real. Poderemos conceber uma educação capaz de evitar os conflitos, ou de resolvê-los de maneira pacífica, desenvolvendo o conhecimento dos outros, das suas culturas, da sua espiritualidade?”
DELORS, Jacques. Os Quatro Pilares da Educação.
Analise as proposições com V (Verdadeiro) ou F (Falso). Após análise direcionada para o entendimento da importância sobre a capacidade de compreensão do outro – base da ética da autonomia e da solidariedade, marque a série correta.
( ) A moral, como forma de comportamento humano, possui também um caráter social, pois é característica de um ser que, inclusive no comportamento individual, comporta-se como um ser social.
( ) A educação, no que diz respeito à ética, toma aspecto prioritário por ter, em seu meio, ações geradoras de conhecimento que norteiam inúmeras questões e por ter papel de formar, ao lado da família e da sociedade, cidadãos éticos.
( ) Dentre as formas de abordar o mundo, a dimensão acerca dos valores destaca a ética, a estética e a política, caracterizando-as como reflexões que buscam o entendimento do mundo além das aparências.
( ) Os fins da educação contemporânea não priorizam os aspectos relativos à conduta ética e moral uma vez que a sociedade atual encontra-se equilibrada e sem maiores problemas de cunho social e ambiental.
V; V; V; V.
V; F; V; V.
V; V; V; F.
V; F; V; F.
V; F; F; V.
“O educador ético deve visar diretamente à qualidade, à profundidade e ao alcance da liberdade com que o sujeito age, à qualidade e à intensidade de sua autodeterminação, exercida nas circunstâncias concretas em que age.” (Francisco Catão) Dentro desta perspectiva, a primeira preocupação do educador ético deve ser
verificar se a ação do sujeito brota realmente dele, de forma autêntica e livre.
verificar o que o educando faz e se faz de acordo com a lei.
vigiar diariamente as ações do educando para que não haja nenhum deslize.
verificar se o educando cumpre aquilo que sua família e religião esperam dele.
acompanhar diretamente todas as ações do educando dentro e fora da instituição escolar.
Uma diretora de escola na rede pública de ensino e, em sua prática, considera fundamental a dimensão ética da Educação. Neste sentido, a função da escola é realizar o desenvolvimento sistemático da cultura, em dimensões variadas, como a política e a técnica, mediadas pela ética. Sobre esta dimensão ética, assinale a alternativa correta.
A ética não busca o fundamento do valor que norteia o comportamento humano.
A criança possui moral autônoma, ou seja, procura o sentido intrínseco das regras.
A tendência moralista da Educação evidencia e impõe valores aos alunos, como uma espécie de doutrinação.
A tendência filosófica está relacionada à imposição do pensamento ético.
As dimensões éticas são consideradas como importantes no sistema educativo brasileiro e estão presentes nas normativas legais, quer no que diz respeito à formação dos alunos, quer no que se refere à formação dos professores, tornando-se a ética um dos princípios fundantes para o exercício profissional. Nessa perspectiva, compreende-se que
a formação do sujeito ético se faz em grande parte fora do âmbito educativo formal, com vistas a uma formação mais ampla, sistemática e mais estruturada, pois esta é uma responsabilidade de toda a sociedade e não de suas instituições.
a formação ética profissional é um prolongamento da ética pessoal e integra um todo, mas se diferencia segundo os papéis desempenhados pelos sujeitos nas instituições educacionais, em conformidade com o cargo administrativo que exercem.
a formação de professores como educadores morais devia ocupar os currículos, e a regulação ética da profissão não poderia ocupar esses programas, pois a complexidade do processo de formação exige uma abordagem técnico-intelectual e instrumental.
a formação ética favorece a dialógica criativa, reflexiva e autorreguladora entre o universal e o singular; em vez da simples normatização, discute as relações com outras pessoas, as responsabilidades de cada um, os princípios e valores que dão sentido à vida.
É recomendável que o professor utilize os mecanismos da burocracia e da meritocracia para consolidar a legitimidade do seu saber.
O professor deve posicionar-se contra a tradição da neutralidade dos conteúdos e da prática docente.
O profissional deve ser um consumidor de teorias e investigações produzidas fora do cotidiano da escola, sendo desnecessária uma avaliação crítica sobre seus conteúdos ou procedimentos.
O professor deve preocupar-se em apreender as contradições existentes na convivência em sala de aula.
A inclusão social para detentos e egressos do sistema penitenciário coloca, em evidência, as questões da educação e do trabalho, em nossa sociedade. Seja qual for a origem do crime cometido, os apenados, ao cumprirem a pena instituída, têm na educação um papel fundamental do processo de inclusão, uma vez que a Constituição assegura esse direito, assistido a todos, como uma obrigação do Estado, direito este que não pode ser tomado como um privilégio ou benefício, mas como um dever a ser cumprido, seja qual for a condição humana. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está intimamente ligada à educação prisional, para promover um atendimento eficiente do sistema público, no que se refere às questões de acesso e permanência nas escolas. Ao trabalhar com a docência nesse cenário, é importante que o docente atente para a afirmação de Freire (1996), que aponta que o professor que desrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto estético, a sua inquietude, a sua linguagem, mais precisamente, a sua sintaxe e a sua prosódia; o professor que ironiza o aluno, que o minimiza, que manda que “ele se ponha em seu lugar” ao mais tênue sinal de sua rebeldia legítima, tanto quanto o professor que se exime do cumprimento de seu dever de propor limites à liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, de estar respeitosamente presente à experiência formadora do educando, transgride
os fundamentos pedagógicos da educação confessional.
as diretrizes morais, traçadas para a escola privada.
os princípios fundamentalmente éticos de nossa existência.
as prescrições do sistema jurídico nacional.
os valores e princípios que regem a sociedade minoritárias.