

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No ambiente educacional, a colaboração entre os membros da equipe pedagógica é um dos pilares para o sucesso das práticas educacionais. Essa interação não só potencializa as competências de cada profissional como também cria um ambiente de aprendizado mais rico e integrado para as crianças. O trabalho colaborativo envolve comunicação eficiente, divisão de responsabilidades e um compromisso conjunto com os objetivos educacionais. Com base nisso, identifique a alternativa correta sobre a importância do trabalho em equipe na Educação Infantil:
O trabalho colaborativo entre professores e auxiliares de ensino contribui para a construção de um ambiente de aprendizado mais dinâmico e adaptado às necessidades individuais das crianças, promovendo um suporte integral e ajustado aos desafios diários.
A comunicação entre os membros da equipe pedagógica deve ocorrer apenas em reuniões formais, para evitar interferências nas rotinas de sala de aula e manter a autonomia de cada profissional.
O trabalho em equipe é uma prática secundária, pois o sucesso das atividades pedagógicas depende exclusivamente da habilidade individual do professor principal em conduzir a turma.
A divisão de responsabilidades entre os membros da equipe pedagógica deve ser rígida e delimitada, evitando qualquer sobreposição de funções para manter a ordem e a disciplina no ambiente escolar.
Na organização das salas de Educação Infantil, o docente deve:
circunscrever um espaço que coloque o professor no centro das atenções, com as crianças em volta dele na maior parte do tempo.
organizar o espaço de acordo com suas ideias sobre desenvolvimento infantil e de acordo com os objetivos que estabelecer.
preferir uma sala com poucos móveis, objetos e equipamentos, o conhecido “arranjo espacial aberto”.
oferecer proteção e privacidade para as crianças, de modo que elas fiquem mais atentas na atividade e nas ações dos colegas.
optar por um projeto de arquitetura educativa que siga um modelo-padrão adotado por outros municípios brasileiros.
Tanto a estruturação do tempo quanto a organização do espaço devem ser centrados na atuação pedagógica dos educadores.
Certo
Errado
Analise as seguintes asserções, concebidas a partir de Horn (2017), e a relação proposta entre elas:
I. O espaço é um importante cenário na e da Educação Infantil.
PORQUE
II. O espaço revela concepções da infância, da criança, da educação, do ensino e da aprendizagem que se traduzem no modo como se organizam os móveis, os brinquedos e os materiais com os quais os pequenos interagem.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Os ciclos como opção de sistema de ensino, bem aplicados, eles podem evitar a distorção e melhorar a aprendizagem. Os ciclos organizam o tempo escolar de acordo com as fases de crescimento do ser humano. Eles podem ser divididos em etapas referentes. Marque a alternativa CORRETA da divisão etária desses ciclos:
Primeira infância (1 a 6 anos), à infância (7 a 10 anos), à pré-adolescência (11 e 12 anos) e à adolescência (13 a 17anos).
Primeira infância (4 a 5 anos), à infância (6 a 8 anos), à pré-adolescência (9 e 10 anos) e à adolescência (12 a 17 anos).
Primeira infância (3 a 6 anos), à infância (7 a 10 anos), à pré-adolescência (11 e 12 anos) e à adolescência (12 a 18 anos).
Primeira infância (3 a 6 anos), à infância (7 a 9 anos), à pré-adolescência (10 e 11 anos) e à adolescência (12 a 14 anos).
Em relação à organização do espaço, do tempo e dos materiais, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A organização dos espaços não é simples “pano de fundo” das práticas cotidianas, mas, sim, parte das propostas pedagógicas das instituições, transversal a todas as demais.
( ) Os espaços devem garantir a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado separadamente do processo educativo.
( ) A organização dos espaços deve assegurar a divisibilidade das dimensões expressivo, motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.
( ) A organização do espaço deve colaborar para o protagonismo das crianças, disponibilizando materiais e objetos em um espaço adequado e qualificado, como mote para suas ações autônomas.
C - C - E - E.
E - E - C - C.
C - E - E - C.
E - C - C - E.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendações cruciais para creches e escolas da educação básica durante a pandemia da Covid-19, visando a proteger a saúde de crianças, professores e funcionários. Isso inclui medidas como
uso de máscaras; promoção de higiene das mãos, (água sabão e/ou álcool); distanciamento físico; limpeza regular das instalações, utensílios; e identificação rápida de casos suspeitos.
limpeza da área comum; os objetos compartilhados devem ser pulverizados com álcool para evitar a proliferação do vírus; crianças com sintomas devem ser medicadas, para tratar sintomas.
uso exclusivo de máscaras descartáveis, trocadas a cada duas horas; evitar contato físico; manter a limpeza das mesas, assim que identificar que a criança apresenta sintomas gripais.
higienização de todos os brinquedos compartilhados; atividades em grupos devem ser realizadas com até três crianças; ao identificar sinais semelhantes a gripe, comunicar a secretária da saúde.
Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais incluem comportamentos, habilidades, conhecimentos e vivências que promovem o aprendizado e o desenvolvimento em diversos campos de experiências, com interações e brincadeiras como elementos centrais. Essas aprendizagens são definidas como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os objetivos são organizados em grupos de faixas etárias, que correspondem às possibilidades de aprendizagem e características de desenvolvimento das crianças, embora devam ser consideradas as diferenças individuais de ritmo de aprendizado e desenvolvimento.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a divisão desses grupos:
CRECHE: Crianças de zero a 1 ano e 11 meses / Crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses
PRÉ-ESCOLA: Crianças de 4 anos a 5 anos e 6 meses
CRECHE: Crianças de zero a 1 ano e 6 meses / Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses
PRÉ-ESCOLA: Crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses
CRECHE: Crianças de zero a 1 ano e 6 meses / Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses
PRÉ-ESCOLA: Crianças de 4 anos a 5 anos e 6 meses
CRECHE: Crianças de zero a 1 ano e 11 meses / Crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses
PRÉ-ESCOLA: Crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses
Na organização pedagógica do trabalho do professor de educação infantil, as atividades de alimentação e a higiene das crianças
podem ser desconsideradas pelos professores, pois não tem relação com as atividades educacionais.
devem ser acompanhadas por auxiliares, porque são necessários ao rendimento das crianças nas atividades.
devem ser acompanhadas pelo professor, tanto pelos aspectos educacionais quanto pelos cuidados que elas envolvem.
são mais importantes do que as atividades de sala de aula, porque, na idade pré-escolar, as crianças precisam de mais cuidados do que de educação.
O projeto Pé na Cidade proporcionou registros e reflexões sobre o tempo e o espaço na Educação Infantil:
A aposta no encontro como potência da educação e campo de possíveis composições que ampliam nossas capacidades de pensar e de agir problematiza as relações de poder e a obstinação pelo controle de vários elementos, como o uso do tempo, do espaço, entre outros. Pode ser um convite, por exemplo, à desaceleração temporal e flexibilização das rotinas como aquelas que não supõem a ocupação total e pragmática do tempo cronológico, mas que experimentam o vazio, os intervalos, as possibilidades, explorando intensivamente outras temporalidades. Uma convocação explícita por tornar os ambientes das Unidades de Ensino mais verdes, considerando o uso de gramas naturais, espaços de terra ou areias e o contato cotidiano com a água, o sol, a sombra, o vento no rosto.
Diretrizes Curriculares da Educação Infantil de Vitória/ES. Prefeitura Municipal de Vitória. __ Vitória: Secretaria de Educação de Vitória (SEME), 2020. p. 25
Levando em consideração o fragmento exposto, avalie se as práticas pedagógicas a seguir se beneficiam com a desaceleração temporal e a flexibilização da rotina.
I. Acessar o direito de explorar áreas verdes.
II. Desfrutar sem pressa de uma história contada.
III. Proporcionar brincadeiras com bolha de sabão.
Está correto o que está descrito em
I, II e III.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
Oliveira (2002) escreve que o ambiente físico e os arranjos espaciais, existentes nas creches e pré-escolas, são apontados como setores que requerem especial atenção e planejamento. De acordo com a autora, a respeito do ambiente físico nas instituições de educação infantil, é correto afirmar que
a qualidade do ambiente nas creches ou pré-escolas dizem respeito, exclusivamente, às suas características psicofísicas e/ou higiênicas como limpeza, iluminação, arejamento e equipamentos.
os espaços dos ambientes educativos são neutros em relação ao impacto que geram no comportamento das crianças, assim, é incorreto crer que a concepção educacional adotada pela escola está expressa na organização do ambiente.
a sala deve ser organizada em “cantinhos”, com mobiliário que permita a contenção das crianças, promovendo, desse modo, uma pedagogia centrada na instrução do professor e na segurança e aprendizagem de meninos e meninas.
para melhorar a qualidade da pré-escola e a concentração das crianças, é preciso reduzir o número de alunos por turma e incluir cadeiras e mesas enfileiradas nas salas, para todos os estudantes, evitando, assim, conversas e distrações na aula.
as salas devem ser estruturadas de modo que facilitem a orientação das crianças sobre a rotina cotidiana, e os armários precisam estar dispostos em locais acessíveis às crianças, permitindo-lhes buscar e guardar materiais.
Os documentos nacionais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a BNCC endossam um conceito de qualidade na Educação Infantil baseado em premissas comuns. Em relação a esse conceito, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A qualidade na educação infantil depende de várias instâncias responsáveis, desde os governos federal, estadual, municipal, passando pela gestão das unidades escolares e se estendendo aos profissionais que nela atuam.
( ) A qualidade diz respeito a práticas pedagógicas consistentes e competentes e não a bens materiais, nem a prédios e construções físicas que abrigam as escolas infantis.
( ) A qualidade passa pela garantia dos direitos de todas as crianças, de forma equânime, ao desenvolvimento integral e às aprendizagens significativas e contextualizadas ao longo da primeira infância.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – F – V.
F – V – F.
V – F – V.
V – V – V.
V – V – F.
Com base na Resolução CNE/CP nº 2/17, e nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pela BNCC no âmbito da Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
A criança é vista como um sujeito passivo, cuja principal função é receber conhecimentos transmitidos pelo professor.
A exploração de movimentos, sons, cores e elementos naturais permite a ampliação dos saberes culturais, artísticos e científicos.
O convívio em pequenos e grandes grupos visa apenas a socialização básica, sem a necessidade de respeito às diferenças culturais.
O brincar na Educação Infantil é uma atividade secundária, restrita aos momentos livres, sem relação direta com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais.
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os campos etários aos seus respectivos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Coluna 1
1. Bebês.
2. Crianças bem pequenas.
3. Crianças pequenas.
Coluna 2
( ) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
( ) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
( ) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens, em diferentes suportes.
( ) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3 – 1 – 2 – 2.
1 – 2 – 3 – 3.
2 – 3 – 1 – 2.
2 – 3 – 2 – 1.
3 – 1 – 3 – 2.
No berçário, algumas medidas de controle e higiene corroboram para diminuir ou mitigar a proliferação de agentes patógenos, tornando mais seguro esse ambiente. Dentre as atividades corriqueiras, a troca de fraldas requer alguns cuidados, descritos a seguir, exceto:
Uma das práticas comuns adotadas é a realização da primeira troca de fraldas pelos próprios pais ou responsáveis.
As trocas de fraldas podem ser feitas com ou sem o uso de luvas descartáveis.
O uso correto das luvas descartáveis não descarta a necessidade da lavagem das mãos após a troca das fraldas.
É aconselhável que seja feita a pré-lavagem das fraldas de pano pelos educadores, a fim de evitar a contaminação do ambiente.
A segunda troca de fraldas, geralmente, acontece no meio da manhã.
Pesquisadores indicam que a Pedagogia da Infância busca orientar a ação pedagógica por olhares que contemplem sujeitos múltiplos e diversos, reconhecendo sobretudo a infância como:
Momento frágil do desenvolvimento humano.
Momento linear do ciclo biológico.
Momento voltado ao desenvolvimento biológico da criança que percorre etapas etariamente definidas.
Tempo de direitos.
Tempo de imaturidade e dependência total dos adultos.
De acordo com Barbosa, em Por amor e por força: rotinas na educação infantil (2006), a rotina está presente nos horários, nas organizações do trabalho, nas escolhas de materiais, nas ações "reguladas por costumes e desenvolvidas em um espaço e tempo social definidos e próximos, como a casa, a comunidade ou o local de trabalho". Nesse sentido, é correto afirmar que:
A acolhida e a despedida devem seguir uma rotina automática para facilitar a organização do espaço e garantir que todas as crianças sejam recebidas e despedidas da mesma maneira.
O planejamento do cotidiano da Educação Infantil deve focar principalmente em automatizar as atividades, de modo a reduzir a imprevisibilidade e evitar o envolvimento excessivo dos adultos com as crianças.
O tempo do descanso deve ser planejado para ocorrer em um único horário definido para todo o grupo, garantindo que todas as crianças sigam a mesma rotina diária de descanso.
O tempo da alimentação deve ser padronizado para todas as crianças, sem levar em conta suas preferências e individualidades, para otimizar a organização da rotina e economizar tempo.
A organização do tempo e do espaço na Educação Infantil deve respeitar as singularidades de cada criança, proporcionando momentos que evitam a repetição mecânica e promovem o inesperado e o extraordinário, de forma a garantir vivências significativas.
Sobre a organização dos espaços e a rotina na educação infantil, como o auxiliar pode contribuir para um ambiente inclusivo?
Organizando o ambiente para promover interação e facilitar a circulação de todos.
Designando áreas exclusivas para cada aluno, reduzindo a necessidade de contato.
Limitando a circulação das crianças a ambientes definidos e individuais.
Mantendo o espaço rígido para evitar qualquer mudança durante as atividades.
No planejamento das atividades diárias na creche, é importante:
I - Diversificar diariamente os horários para alimentação.
II - Maximizar o tempo dedicado a atividades formais.
III - Manter uma rotina rígida e inflexível para garantir disciplina.
IV - Considerar as diferentes idades e níveis de desenvolvimento.
V - Incorporar atividades que estimulem os sentidos.
Está correto o que se afirma em:
I, II e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
II e III, apenas.
IV e V, apenas.
As Políticas Nacionais para a Educação Infantil são diretrizes que contemplam, EXCETO:
A ampliação do direito de acesso a todas as crianças de zero a cinco anos na educação infantil.
O estabelecimento de padrões de qualidade e formação qualificada aos profissionais.
O atendimento um grupo específico de crianças em detrimento ao princípio da equidade.
A valorização da parceria entre a escola e a família, reconhecendo o papel fundamental dos pais.