Questões de Concurso sobre Organização do tempo e do espaço na educação infantil

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
778 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No ambiente educacional, a colaboração entre os membros da equipe pedagógica é um dos pilares para o sucesso das práticas educacionais. Essa interação não só potencializa as competências de cada profissional como também cria um ambiente de aprendizado mais rico e integrado para as crianças. O trabalho colaborativo envolve comunicação eficiente, divisão de responsabilidades e um compromisso conjunto com os objetivos educacionais. Com base nisso, identifique a alternativa correta sobre a importância do trabalho em equipe na Educação Infantil:


A

O trabalho colaborativo entre professores e auxiliares de ensino contribui para a construção de um ambiente de aprendizado mais dinâmico e adaptado às necessidades individuais das crianças, promovendo um suporte integral e ajustado aos desafios diários.


B

A comunicação entre os membros da equipe pedagógica deve ocorrer apenas em reuniões formais, para evitar interferências nas rotinas de sala de aula e manter a autonomia de cada profissional.


C

O trabalho em equipe é uma prática secundária, pois o sucesso das atividades pedagógicas depende exclusivamente da habilidade individual do professor principal em conduzir a turma.


D

A divisão de responsabilidades entre os membros da equipe pedagógica deve ser rígida e delimitada, evitando qualquer sobreposição de funções para manter a ordem e a disciplina no ambiente escolar.

Na organização das salas de Educação Infantil, o docente deve:


A

circunscrever um espaço que coloque o professor no centro das atenções, com as crianças em volta dele na maior parte do tempo.


B

organizar o espaço de acordo com suas ideias sobre desenvolvimento infantil e de acordo com os objetivos que estabelecer.


C

preferir uma sala com poucos móveis, objetos e equipamentos, o conhecido “arranjo espacial aberto”.


D

oferecer proteção e privacidade para as crianças, de modo que elas fiquem mais atentas na atividade e nas ações dos colegas.


E

optar por um projeto de arquitetura educativa que siga um modelo-padrão adotado por outros municípios brasileiros.

Analise as seguintes asserções, concebidas a partir de Horn (2017), e a relação proposta entre elas:

I. O espaço é um importante cenário na e da Educação Infantil.

PORQUE

II. O espaço revela concepções da infância, da criança, da educação, do ensino e da aprendizagem que se traduzem no modo como se organizam os móveis, os brinquedos e os materiais com os quais os pequenos interagem.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.


A

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


C

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


D

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


E

As asserções I e II são proposições falsas.

Os ciclos como opção de sistema de ensino, bem aplicados, eles podem evitar a distorção e melhorar a aprendizagem. Os ciclos organizam o tempo escolar de acordo com as fases de crescimento do ser humano. Eles podem ser divididos em etapas referentes. Marque a alternativa CORRETA da divisão etária desses ciclos:


A

Primeira infância (1 a 6 anos), à infância (7 a 10 anos), à pré-adolescência (11 e 12 anos) e à adolescência (13 a 17anos).


B

Primeira infância (4 a 5 anos), à infância (6 a 8 anos), à pré-adolescência (9 e 10 anos) e à adolescência (12 a 17 anos).


C

Primeira infância (3 a 6 anos), à infância (7 a 10 anos), à pré-adolescência (11 e 12 anos) e à adolescência (12 a 18 anos).


D

Primeira infância (3 a 6 anos), à infância (7 a 9 anos), à pré-adolescência (10 e 11 anos) e à adolescência (12 a 14 anos).

Em relação à organização do espaço, do tempo e dos materiais, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) A organização dos espaços não é simples “pano de fundo” das práticas cotidianas, mas, sim, parte das propostas pedagógicas das instituições, transversal a todas as demais.

( ) Os espaços devem garantir a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado separadamente do processo educativo.

( ) A organização dos espaços deve assegurar a divisibilidade das dimensões expressivo, motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.

( ) A organização do espaço deve colaborar para o protagonismo das crianças, disponibilizando materiais e objetos em um espaço adequado e qualificado, como mote para suas ações autônomas.


A

C - C - E - E.


B

E - E - C - C.


C

C - E - E - C.


D

E - C - C - E.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendações cruciais para creches e escolas da educação básica durante a pandemia da Covid-19, visando a proteger a saúde de crianças, professores e funcionários. Isso inclui medidas como


A

uso de máscaras; promoção de higiene das mãos, (água sabão e/ou álcool); distanciamento físico; limpeza regular das instalações, utensílios; e identificação rápida de casos suspeitos.


B

limpeza da área comum; os objetos compartilhados devem ser pulverizados com álcool para evitar a proliferação do vírus; crianças com sintomas devem ser medicadas, para tratar sintomas.


C

uso exclusivo de máscaras descartáveis, trocadas a cada duas horas; evitar contato físico; manter a limpeza das mesas, assim que identificar que a criança apresenta sintomas gripais.


D

higienização de todos os brinquedos compartilhados; atividades em grupos devem ser realizadas com até três crianças; ao identificar sinais semelhantes a gripe, comunicar a secretária da saúde.

Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais incluem comportamentos, habilidades, conhecimentos e vivências que promovem o aprendizado e o desenvolvimento em diversos campos de experiências, com interações e brincadeiras como elementos centrais. Essas aprendizagens são definidas como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os objetivos são organizados em grupos de faixas etárias, que correspondem às possibilidades de aprendizagem e características de desenvolvimento das crianças, embora devam ser consideradas as diferenças individuais de ritmo de aprendizado e desenvolvimento.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente a divisão desses grupos:


A

CRECHE: Crianças de zero a 1 ano e 11 meses / Crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses

PRÉ-ESCOLA: Crianças de 4 anos a 5 anos e 6 meses


B

CRECHE: Crianças de zero a 1 ano e 6 meses / Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

PRÉ-ESCOLA: Crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses


C

CRECHE: Crianças de zero a 1 ano e 6 meses / Crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

PRÉ-ESCOLA: Crianças de 4 anos a 5 anos e 6 meses


D

CRECHE: Crianças de zero a 1 ano e 11 meses / Crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses

PRÉ-ESCOLA: Crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses

Na organização pedagógica do trabalho do professor de educação infantil, as atividades de alimentação e a higiene das crianças


A

podem ser desconsideradas pelos professores, pois não tem relação com as atividades educacionais.


B

devem ser acompanhadas por auxiliares, porque são necessários ao rendimento das crianças nas atividades.


C

devem ser acompanhadas pelo professor, tanto pelos aspectos educacionais quanto pelos cuidados que elas envolvem.


D

são mais importantes do que as atividades de sala de aula, porque, na idade pré-escolar, as crianças precisam de mais cuidados do que de educação.

O projeto Pé na Cidade proporcionou registros e reflexões sobre o tempo e o espaço na Educação Infantil:


A aposta no encontro como potência da educação e campo de possíveis composições que ampliam nossas capacidades de pensar e de agir problematiza as relações de poder e a obstinação pelo controle de vários elementos, como o uso do tempo, do espaço, entre outros. Pode ser um convite, por exemplo, à desaceleração temporal e flexibilização das rotinas como aquelas que não supõem a ocupação total e pragmática do tempo cronológico, mas que experimentam o vazio, os intervalos, as possibilidades, explorando intensivamente outras temporalidades. Uma convocação explícita por tornar os ambientes das Unidades de Ensino mais verdes, considerando o uso de gramas naturais, espaços de terra ou areias e o contato cotidiano com a água, o sol, a sombra, o vento no rosto.


Diretrizes Curriculares da Educação Infantil de Vitória/ES. Prefeitura Municipal de Vitória. __ Vitória: Secretaria de Educação de Vitória (SEME), 2020. p. 25


Levando em consideração o fragmento exposto, avalie se as práticas pedagógicas a seguir se beneficiam com a desaceleração temporal e a flexibilização da rotina.


I. Acessar o direito de explorar áreas verdes.

II. Desfrutar sem pressa de uma história contada.

III. Proporcionar brincadeiras com bolha de sabão.


Está correto o que está descrito em


A

I, II e III.


B

II e III, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I e III, apenas.


E

I, apenas.

Oliveira (2002) escreve que o ambiente físico e os arranjos espaciais, existentes nas creches e pré-escolas, são apontados como setores que requerem especial atenção e planejamento. De acordo com a autora, a respeito do ambiente físico nas instituições de educação infantil, é correto afirmar que


A

a qualidade do ambiente nas creches ou pré-escolas dizem respeito, exclusivamente, às suas características psicofísicas e/ou higiênicas como limpeza, iluminação, arejamento e equipamentos.


B

os espaços dos ambientes educativos são neutros em relação ao impacto que geram no comportamento das crianças, assim, é incorreto crer que a concepção educacional adotada pela escola está expressa na organização do ambiente.


C

a sala deve ser organizada em “cantinhos”, com mobiliário que permita a contenção das crianças, promovendo, desse modo, uma pedagogia centrada na instrução do professor e na segurança e aprendizagem de meninos e meninas.


D

para melhorar a qualidade da pré-escola e a concentração das crianças, é preciso reduzir o número de alunos por turma e incluir cadeiras e mesas enfileiradas nas salas, para todos os estudantes, evitando, assim, conversas e distrações na aula.


E

as salas devem ser estruturadas de modo que facilitem a orientação das crianças sobre a rotina cotidiana, e os armários precisam estar dispostos em locais acessíveis às crianças, permitindo-lhes buscar e guardar materiais.

Os documentos nacionais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a BNCC endossam um conceito de qualidade na Educação Infantil baseado em premissas comuns. Em relação a esse conceito, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A qualidade na educação infantil depende de várias instâncias responsáveis, desde os governos federal, estadual, municipal, passando pela gestão das unidades escolares e se estendendo aos profissionais que nela atuam.

( ) A qualidade diz respeito a práticas pedagógicas consistentes e competentes e não a bens materiais, nem a prédios e construções físicas que abrigam as escolas infantis.

( ) A qualidade passa pela garantia dos direitos de todas as crianças, de forma equânime, ao desenvolvimento integral e às aprendizagens significativas e contextualizadas ao longo da primeira infância.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – F – V.


B

F – V – F.


C

V – F – V.


D

V – V – V.


E

V – V – F.

Com base na Resolução CNE/CP nº 2/17, e nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pela BNCC no âmbito da Educação Infantil, assinale a alternativa correta.


A

A criança é vista como um sujeito passivo, cuja principal função é receber conhecimentos transmitidos pelo professor.


B

A exploração de movimentos, sons, cores e elementos naturais permite a ampliação dos saberes culturais, artísticos e científicos.


C

O convívio em pequenos e grandes grupos visa apenas a socialização básica, sem a necessidade de respeito às diferenças culturais.


D

O brincar na Educação Infantil é uma atividade secundária, restrita aos momentos livres, sem relação direta com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os campos etários aos seus respectivos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.


Coluna 1

1. Bebês.

2. Crianças bem pequenas.

3. Crianças pequenas.


Coluna 2

( ) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

( ) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

( ) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens, em diferentes suportes.

( ) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

3 – 1 – 2 – 2.


B

1 – 2 – 3 – 3.


C

2 – 3 – 1 – 2.


D

2 – 3 – 2 – 1.


E

3 – 1 – 3 – 2.

No berçário, algumas medidas de controle e higiene corroboram para diminuir ou mitigar a proliferação de agentes patógenos, tornando mais seguro esse ambiente. Dentre as atividades corriqueiras, a troca de fraldas requer alguns cuidados, descritos a seguir, exceto:


A

Uma das práticas comuns adotadas é a realização da primeira troca de fraldas pelos próprios pais ou responsáveis.


B

As trocas de fraldas podem ser feitas com ou sem o uso de luvas descartáveis.


C

O uso correto das luvas descartáveis não descarta a necessidade da lavagem das mãos após a troca das fraldas.


D

É aconselhável que seja feita a pré-lavagem das fraldas de pano pelos educadores, a fim de evitar a contaminação do ambiente.


E

A segunda troca de fraldas, geralmente, acontece no meio da manhã.

Pesquisadores indicam que a Pedagogia da Infância busca orientar a ação pedagógica por olhares que contemplem sujeitos múltiplos e diversos, reconhecendo sobretudo a infância como:


A

Momento frágil do desenvolvimento humano.


B

Momento linear do ciclo biológico.


C

Momento voltado ao desenvolvimento biológico da criança que percorre etapas etariamente definidas.


D

Tempo de direitos.


E

Tempo de imaturidade e dependência total dos adultos.

De acordo com Barbosa, em Por amor e por força: rotinas na educação infantil (2006), a rotina está presente nos horários, nas organizações do trabalho, nas escolhas de materiais, nas ações "reguladas por costumes e desenvolvidas em um espaço e tempo social definidos e próximos, como a casa, a comunidade ou o local de trabalho". Nesse sentido, é correto afirmar que:


A

A acolhida e a despedida devem seguir uma rotina automática para facilitar a organização do espaço e garantir que todas as crianças sejam recebidas e despedidas da mesma maneira.


B

O planejamento do cotidiano da Educação Infantil deve focar principalmente em automatizar as atividades, de modo a reduzir a imprevisibilidade e evitar o envolvimento excessivo dos adultos com as crianças.


C

O tempo do descanso deve ser planejado para ocorrer em um único horário definido para todo o grupo, garantindo que todas as crianças sigam a mesma rotina diária de descanso.


D

O tempo da alimentação deve ser padronizado para todas as crianças, sem levar em conta suas preferências e individualidades, para otimizar a organização da rotina e economizar tempo.


E

A organização do tempo e do espaço na Educação Infantil deve respeitar as singularidades de cada criança, proporcionando momentos que evitam a repetição mecânica e promovem o inesperado e o extraordinário, de forma a garantir vivências significativas.

Sobre a organização dos espaços e a rotina na educação infantil, como o auxiliar pode contribuir para um ambiente inclusivo?


A

Organizando o ambiente para promover interação e facilitar a circulação de todos.


B

Designando áreas exclusivas para cada aluno, reduzindo a necessidade de contato.


C

Limitando a circulação das crianças a ambientes definidos e individuais.


D

Mantendo o espaço rígido para evitar qualquer mudança durante as atividades.

No planejamento das atividades diárias na creche, é importante:


I - Diversificar diariamente os horários para alimentação.

II - Maximizar o tempo dedicado a atividades formais.

III - Manter uma rotina rígida e inflexível para garantir disciplina.

IV - Considerar as diferentes idades e níveis de desenvolvimento.

V - Incorporar atividades que estimulem os sentidos.


Está correto o que se afirma em:


A

I, II e V, apenas.


B

III, IV e V, apenas.


C

II e III, apenas.


D

IV e V, apenas.

As Políticas Nacionais para a Educação Infantil são diretrizes que contemplam, EXCETO:


A

A ampliação do direito de acesso a todas as crianças de zero a cinco anos na educação infantil.


B

O estabelecimento de padrões de qualidade e formação qualificada aos profissionais.


C

O atendimento um grupo específico de crianças em detrimento ao princípio da equidade.


D

A valorização da parceria entre a escola e a família, reconhecendo o papel fundamental dos pais.

   
Gerar simulado