

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O PNE não inclui entre as suas diretrizes a formação do educando para o trabalho e para a cidadania.
II. Avaliar é um processo que deve estar limitado a realizar provas e testes para os alunos do Ensino Fundamental.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Melhorar a qualidade da educação no Brasil é uma das diretrizes do PNE.
II. Para Luckesi, o sentido da avaliação da aprendizagem é impedir a busca por melhores resultados no processo de aprendizagem dos educandos.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Considerando os resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB em relação às metas do Plano Nacional de Educação – PNE (vide tabela a seguir), é correto afirmar que:

todos os estados da região norte atingiram as metas nos anos iniciais.
nenhum estado da região norte atingiu as metas nos anos finais.
Rondônia atingiu as metas nos anos iniciais e nos anos finais.
Amazonas atingiu as metas nos anos iniciais e nos anos finais.
Amapá atingiu as metas nos anos iniciais e não atingiu as metas nos anos finais.
Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/SECADI), a determinação que preconiza que “os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino” é reforçada na(o):
Declaração de Salamanca.
Estatuto da Criança e do Adolescente.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Política Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência.
Congresso Intercontinental do Menor Adolescente.
De acordo com essa política, a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à
criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.
instituição de centros de apoio pedagógico e centros educacionais especiais.
necessidade de fundar grupos ou associações de pessoas com deficiência.
constituição de associações de pais e centros de referência nas áreas de deficiência.
oferta de salas de recursos multifuncionais e centros de apoio educacional especializados.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva está fundamentada no paradigma da educação inclusiva, que tem por base o direito dos alunos, conjugando igualdade e diferença. Nesse sentido, deve garantir:
Salas de aula exclusivas para os alunos surdos de modo a desenvolver suas habilidades.
Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
Um currículo escolar diferenciado para os estudantes com transtorno do espectro autista.
Ambientes escolares que valorizem a homogeneidade.
Práticas de ensino que valorizem apenas atividades artísticas, principalmente artes plásticas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O PNE determina que a promoção cultural é a única diretriz que orienta as metas da Educação Básica brasileira.
II. São fontes de energia renováveis a água, o vento, o sol, o petróleo e a biomassa, que a natureza renova em permanência.
III. O trabalho de orientação sexual constitui um processo informal e não sistematizado que acontece dentro da instituição escolar. Esse processo dispensa planejamento e evita qualquer intervenção por parte dos profissionais da educação.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Está correta a afirmativa I, apenas.
Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
O sistema educacional brasileiro é o resultado das mudanças que ocorreram e ocorrem ao longo da história da educação no país, com o seu início lá no período da colonização do Brasil. O sistema e a legislação educacional são influenciados pelo contexto político, econômico e social de cada período histórico. A compreensão do sistema educacional brasileiro exige que não se perca de vista a totalidade social da qual o sistema educativo faz parte.
(Saviani, 1987.)
Relacione adequadamente as informações a seguir.
1. Plano Nacional de Educação.
2. Parâmetros Curriculares Nacionais.
3. Estatuto da Criança e do Adolescente.
4. Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
(_) Determina que os casos de maus-tratos envolvendo os alunos; a reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; e os elevados níveis de repetência deverão ser comunicados ao Conselho Tutelar.
(_) Disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
(_) Algumas de suas diretrizes são: erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país.
(_) Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros.
A sequência está correta em
3, 4, 1, 2
2, 1, 3, 4
3, 4, 2, 1
4, 1, 3, 2
O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014, estabelece metas e estratégias que devem ser cumpridas nos 10 (dez) anos de sua vigência. A Meta 7 do referido plano, diz respeito ao fomento da qualidade da educação básica em todas as suas etapas e modalidades, estabelecendo para tanto:
A oferta de educação em tempo integral.
O aumento do número de matrículas.
A melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, elevando os índices de desenvolvimento.
A criação de projetos de intervenção na aprendizagem.
Práticas de inclusão social, através das cotas.
O Plano Nacional de Educação foi aprovado em 2014 com vigência de:
7 anos.
8 anos.
9 anos.
10 anos.
12 anos.
Dentre as metas de valorização do profissional de educação, está de acordo com a Lei n° 13.005/14, do Plano Nacional de Educação:
Valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência do PNE.
Efetivar a gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de eleições internas nos sistemas de ensino, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto.
Eliminar a existência de planos de Carreira para os (as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal.
Remover a exigência de pós-graduação para professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e assim como facultar a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. A execução do Plano Nacional de Educação, e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:
I - Ministério da Educação - MEC.
II - Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
III - Conselho Nacional de Educação - CNE.
IV - Fórum Nacional de Educação.
Apenas as afirmativas I, II e III.
Apenas as afirmativas II e III.
Apenas as afirmativas I, III e IV.
Apenas a afirmativa IV.
I, II, III e IV.
As dez diretrizes do Plano Nacional de Educação são transversais e referenciam todas as metas, buscando sintetizar consensos sobre os grandes desafios educacionais do País. Elas podem ser categorizadas em cinco grandes grupos, EXCETO:
Diretrizes para formação de profissionais para as escolas.
Diretrizes para a superação das desigualdades educacionais.
Diretrizes para a promoção da qualidade educacional.
Diretrizes para a promoção da democracia e dos direitos humanos.
Diretrizes para o financiamento da educação.
Consta no artigo 4o do Plano Nacional de Educação (PNE), que as metas previstas deverão ter como referência a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados, disponíveis na data da publicação desta Lei.
Assinale a alternativa que completa corretamente o parágrafo único abaixo.
O poder público buscará ampliar o escopo das pesquisas com fins estatísticos de forma a incluir informação detalhada sobre o perfil das populações de:
4 a 12 anos com deficiência.
4 a 17 anos sem deficiência.
4 a 17 anos com deficiência.
6 a 14 anos com deficiência.
6 a 17 anos sem deficiência.
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
Para Paulo Freire, a educação não abrange os processos formativos que se desenvolvem na convivência humana.
Caberá ao gestor da instituição de ensino municipal a coordenação da política nacional de educação.
Para Vygotsky, a educação não abrange os processos formativos que se desenvolvem nos movimentos sociais.
Os estabelecimentos de ensino são impedidos de prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
Superar as desigualdades educacionais é uma das diretrizes do PNE.
De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), a meta 3 tem como base:
Universalizar, até 2019, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 90% (noventa por cento).
Universalizar, até 2018, o atendimento escolar para parte da população de 14 (quatorze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 80% (oitenta por cento).
Universalizar, até 2017, o atendimento escolar para toda a população de 16 (dezesseis) a 18 (dezoito) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).
Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento).
Universalizar, até 2015, o atendimento escolar para parte da população de 15 (quinze) a 18 (dezoito) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 90% (noventa por cento).
Faz parte das estratégias da meta I, do Plano Nacional de Educação (PNE), implantar, até o segundo ano de vigência do PNE, avaliação da Educação Infantil, a ser realizada a cada:
01 (um) ano.
02 (dois) anos.
03 (três) anos.
04 (quatro) anos.
O Plano Nacional de Educação - PNE vigente estabeleceu como estratégia o seguinte item:
Estimular a participação e a consulta de profissionais da educação, alunos (as) e seus familiares na formulação dos projetos político-pedagógicos, currículos escolares, planos de gestão escolar e regimentos escolares, assegurando a participação dos pais na avaliação de docentes e gestores escolares.
A partir da estratégia acima descrita, espera-se contribuir para que a seguinte meta definida pelo PNE seja alcançada:
Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.
Universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.
Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
Assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto.
São metas do PNE 2014-2024:
I- Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.
II- Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
III- Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.
IV- Instituir instrumentos de avaliação nacional periódicos e específicos para aferir a alfabetização das crianças, aplicados a cada ano, bem como estimular os sistemas de ensino e as escolas a criarem os respectivos instrumentos de avaliação e monitoramento, implementando medidas pedagógicas para alfabetizar todos os alunos e alunas até o final do terceiro ano do ensino fundamental.
V- Oferecer, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
I, II e III.
II e III.
II, III e IV.
I e IV.
I, IV e V.
São estratégias que os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de Educação:
I. Assegurar a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as culturais.
II. Garantir o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades.
III. Promover a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.