Questões de Concursos Prefeitura de Lages - SC

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Questão de Concurso - 99564

Concurso Educador Infantil 2003

Questão 1

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

A Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), no seu artigo 18, estabelece que os sistemas municipais de ensino compreendem:

I. As instituições de ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público Municipal;
II. As instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada;
III. Os órgãos municipais de educação.

Assinale a alternativa adequada:
  • A.

    Estão corretos os itens I, II e III.

  • B.

    Está correto apenas o item I.

  • C.

    Está correto apenas o item III.

  • D.

    Estão corretos apenas os itens I e II.

Questão de Concurso - 345277

Concurso Professor de 5ª a 8ª Série - Área: Ciências 2003

Questão 1

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

A Lei nº 9394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional), no seu artigo 5º, parágrafo 1º, sobre o acesso ao ensino fundamental, determina que compete aos Estados e Municípios, em regime de colaboração com a assistência da União:

I. Recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso.

II. Fazer-lhes a chamada pública.

III. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência à escola.

Está(ao) correto(s):

  • A.

    Apenas o item III.

  • B.

    Os itens I, II e III.

  • C.

    Apenas o item I.

  • D.

    Apenas os itens I e II.

Questão de Concurso - 99572

Concurso Educador Infantil 2003

Questão 2

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

A Lei nº 170/98 (Lei do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina), no seu artigo 35, estabelece que o ensino fundamental com duração mínima de 8 (oito) anos, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

I. O desenvolvimento da capacidade de aprender e de socializar o que aprendeu, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II. A compreensão do ambiente natural e social, dos sistemas políticos e da auto determinação dos povos, dos valores em que se fundamenta a sociedade, da tecnologia e das artes.
III. A formação de consciência crítica e a aquisição da capacidade de organização para a transformação social.
IV. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

Estão corretos:
  • A.

    Apenas os itens II e III.

  • B.

    Apenas os itens I e III.

  • C.

    Apenas os itens I e IV.

  • D.

    Os itens I, II, III e IV.

Questão de Concurso - 102930

Concurso Professor - Área: História 2003

Questão 2

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

Segundo a Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), no artigo 27, os conteúdos curriculares da educação básica observarão os seguintes princípios:

I. A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, respeito ao bem comum e à ordem democrática.
II. Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.
III. Orientação para a vida.
IV. Promoção ao desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.

Estão corretos:
  • A.

    Apenas os itens I e II.

  • B.

    Apenas os itens I e III.

  • C.

    Apenas os itens III e IV.

  • D.

    Os itens I, II e IV.

Questão de Concurso - 103462

Concurso Professor - Área: Inglês 2003

Questão 2

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

Segundo a Lei nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), no artigo 27, os conteúdos curriculares da educação básica observarão os seguintes princípios:

Estão corretos:

  • A.

    Os itens I, II e IV.

  • B.

    Apenas os itens III e IV.

  • C.

    Apenas os itens I e III.

  • D.

    Apenas os itens I e II.

Questão de Concurso - 99585

Concurso Educador Infantil 2003

Questão 3

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

Assinale a alternatica correta:

A Lei nº 9394/96, (Diretrizes e Bases da Educação Nacional), no seu capítulo 1º, artigo 21, que dispõe sobre  composição dos níveis escolares, estabelece que a educação escolar compõe-se de:

  • A.

    Educação profissional, educação especial e educação superior.

  • B.

    Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e educação superior.

  • C.

    Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens adultos.

  • D.

    Educação básica, formada pela educação infantil, educação de jovens adultos e educação superior.

Questão de Concurso - 102258

Concurso Professor - Área: Educação Artística 2003

Questão 3

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

Podemos citar três componentes práticos interdependentes no ensino inclusivo. São eles:

  • A.

    Programas adequados; trabalho em equipe; aceitação da comunidade.

  • B.

    Limitações funcionais; rotulação; aprendizagem cooperativa.

  • C.

    Redes de apoio; consulta cooperativa e trabalho em equipe; aprendizagem cooperativa.

  • D.

    Trabalho em equipe; apoio institucional; orientação adequada.

Questão de Concurso - 99596

Concurso Educador Infantil 2003

Questão 4

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

A Educação Infantil desenvolve suas atividades num espaço de vivências de direitos de meninos e meninas de 0 a 6 anos, na Instituição Educativa. Para organizar esse espaço, é preciso que o Projeto Político Pedagógico sirva de base para o eixo de trabalho: o educar e o cuidar. As finalidades do Projeto Político Pedagógico, são:

I. Resgatar a intencionalidade da ação, possibilitando a (re)significação do trabalho e visando à transformação da realidade.
II. Sustentar o referencial de trabalho coletivo, aglutinando pessoas em torno de uma causa comum.
III. Propiciar a racionalização dos esforços e recursos utilizados para atingir fins essenciais do processo educativo.
IV. Ser um instrumento de participação efetiva, superando práticas autoritárias e/ou individuais.
V. Fortalecer o grupo para competição entre os educadores, possibilitando a realização de diversos projetos junto às crianças.

As finalidades do Projeto Político Pedagógico estão contidas nas assertivas:

  • A.

    II, III e V.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    I, III, IV e V.

  • D.

    I, II, IIIe IV.

Questão de Concurso - 345305

Concurso Professor de 5ª a 8ª Série - Área: Ciências 2003

Questão 4

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

Segundo a Lei nº 170/98 (Lei do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina), no seu artigo 11, o sistema de educação compreende:

I. As instituições de educação, de todos os níveis e modalidades, criadas e mantidas pelo Poder Público Estadual.

II. As instituições de educação superior, criadas e mantidas pelo Poder Público Municipal.

III. As instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.

IV. A Secretaria de Estado responsável pela educação, órgão central do sistema, e demais órgãos e entidades de educação integrantes da estrutura organizacional do Poder Executivo.

Assinale a alternativa adequada:

  • A.

    Apenas os itens II e III estão corretos.

  • B.

    Apenas os itens III e IV estão corretos.

  • C.

    Apenas os itens I e II estão corretos.

  • D.

    Os itens I, II, III e IV estão corretos.

Questão de Concurso - 99621

Concurso Educador Infantil 2003

Questão 5

Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível Superior

Vasconcellos (2002) define uma estrutura para o Projeto Político Pedagógico, composta de três grandes elementos, a saber:

  • A.

    Marco referencial, diagnóstico e programação.

  • B.

    Marco referencial, análise da realidade e tarefas.

  • C.

    Marco documental, diagnóstico e programação.

  • D.

    Marco referencial, marco documental e diagnóstico.