

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As transformações ocorridas no mundo no trabalho, decorrentes da reestruturação produtiva do capital, geraram diversas consequências, dentre as quais se incluem o aumento do desemprego estrutural, o crescimento do exército industrial de reserva e o aumento do setor informal da economia. Destaca-se, nesse movimento,
o processo de precarização das condições de trabalho e a própria falta do emprego, que se vincula à crescente degradação das condições de vida dos trabalhadores, acentuando o grau de desigualdade.
a ampliação do acesso a serviços públicos não mercantis e o alargamento da oferta de benefícios, dentre os quais se destacam os da assistência social e da saúde.
uma clivagem no atendimento das necessidades coletivas dos trabalhadores, em razão do avanço dos processos de institucionalização de movimentos sociais.
o atendimento aos interesses mediatos e imediatos dos trabalhadores, no que diz respeito aos mecanismos de proteção social, por meio da ampliação da oferta de serviços e benefícios.
o reconhecimento de direitos de cidadania política e social, cada vez mais amplos para a classe trabalhadora, sendo a luta em defesa da diminuição da jornada de trabalho uma forte expressão desse processo.
Guerra (in Mota e Amaral 2016), ao discutir as mudanças no mundo do trabalho resultantes da atual crise do capitalismo, que se aprofundou em 2008 e se manifesta nas diversas áreas da vida social, aponta algumas determinações históricas que compõem a cultura profissional do assistente social. Com base na obra da autora, é INCORRETO afirmar que:
o assistente social é visto na divisão do trabalho como profissional que "faz" e esse fazer deve portar uma resolutividade que permita a manutenção da ordem social, da reprodução do status quo.
no contexto de responder à funcionalidade posta pela ordem burguesa, que institui um espaço na divisão sociotécnica a ser ocupado por um peculiar trabalhador assalariado, a profissão desenvolve um conjunto de ações direcionadas à administração dos conflitos sociais.
trata-se de uma profissão que nutre um profundo intelectualismo: apreço pela formação teórico-metodológica rigorosa, como resultado da sua aproximação com a teoria marxista, em contraposição à ruptura com a formação doutrinária de influência católica que marca a génese da profissão.
a profissão se nutre de valores mais conservadores emanados da doutrina social da Igreja Católica, na sua vertente Tradição, Família e Propriedade, com grande simpatia da profissão pelos valores do neotomismo e incorporação do positivismo como modo de pensar e justificar o capitalismo.
a profissão, por vezes, é identificada com vocação, prática de ajuda e/ou militância, pautadas em valores anticapitalistas românticos e humanistas-cristãos, apoiados no eticismo, no "compromisso" e na boa vontade do profissional.
Considere as assertivas sobre a inserção do Serviço Social na Educação, segundo Melo (apud Silva (Org.), 2012):
I – Efetivar a ampliação e consolidação da cidadania.
II – Posicionamento em favor da equidade e justiça social.
III – Universalidade de acesso a bens e serviços relativos aos programas e políticas no geral.
IV – Gestão democrática.
Está CORRETO o que se afirma em:
III apenas.
I e IV apenas.
I e II apenas.
IV, I e II apenas.
I, III e IV apenas.
De acordo com Melo (apud Silva (Org.),2012), a reincidente demanda do fracasso escolar pode ser atribuída a diversas causas, como:
I – Deficiência de projetos políticos educacionais particulares.
II – Deficiência na formação de educadores (inadequação de metodologias e técnicas de avaliação).
III – Problemas de ordem afetiva/emocional.
IV – Problemas familiares e socioeconômicos.
V – Preconceito por conta das diferenças socioeconômicas e culturais.
Está CORRETO o que se afirma em:
IV somente.
II e V somente.
I, III e IV somente.
I, III, V e II.
II, III, IV e V.
De acordo com Martins (apud Silva (Org.), 2012), um dos maiores desafios para o Serviço Social está em “abrir as portas da escola”, inserindo-a no circuito da rede de atenção à criança, ao adolescente e à família, porém sem perder de vista a ________________ da escola, mas contribuindo para que a mesma possa efetivar sua principal função ___________, ou seja, a relação ______________ , que visa a socializar o acúmulo de conhecimentos teóricos produzidos pela sociedade ao longo dos tempos. Assinale a alternativa que completa o trecho, CORRETA e RESPECTIVAMENTE, na ordem das lacunas do texto:
especificidade – social – pedagógica.
pluralidade – pedagógica – social.
pluralidade – pública – social.
especificidade – social – pública.
especificidade – pedagógica – social.
No âmbito da Política de Educação, o conjunto das competências específicas dos/as assistentes sociais se expressam em ações que devem articular as diversas dimensões da atuação profissional.
A alternativa que CONTEMPLA todas as dimensões relacionadas pelo “Subsídios para atuação do Assistente Social” (CFESS, 2012) é:
Abordagens individuais e de execução direta de bens e serviços.
Abordagens individuais, investigativa, autoritária, inserção nos espaços democráticos, pedagógico-interpretativa e execução direta de bens e serviços.
Abordagens coletivas, conservadora, inserção nos espaços democráticos, pedagógico-interpretativa, planejamento e execução direta de bens e serviços.
Abordagens individuais, coletivas, investigativa, inserção nos espaços democráticos, pedagógico-interpretativa, de gerenciamento, planejamento e execução direta de bens e serviços.
Abordagens individuais, coletivas, investigativa, inserção nos espaços democráticos, de gerenciamento, planejamento e execução indireta de bens e serviços.
De acordo com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), as ações de assistência estudantil são iniciativas desenvolvidas em diversas áreas. Identifique essas áreas nas opções abaixo e assinale a alternativa correta.
Moradia estudantil; alimentação; transporte; assistência à saúde; inclusão digital; cultura; esporte; creche e apoio pedagógico.
Alimentação; transporte; apoio pedagógico; vestuário; material didático; inclusão social; atendimento psicológico; tratamento odontológico e lazer.
Inclusão digital; transporte; vestuário; material didático; moradia estudantil; atendimento psicológico; lazer; alimentação e apoio pedagógico.
Alimentação; inclusão social; transporte; vestuário; material didático; atendimento psicológico; assistência à saúde; lazer e esporte.
Assistência à saúde; apoio pedagógico; moradia estudantil; alimentação; material didático; inclusão social; atendimento psicológico; tratamento odontológico e lazer.
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi instituído, em âmbito federal, pela Portaria Normativa n.º 39, de 12 de dezembro de 2007, destinado aos estudantes matriculados em cursos de graduação presencial das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Sobre esse programa, é correto afirmar o que segue.
O PNAES é política inclusiva direcionada ao desenvolvimento de capacidades científicas e de qualificação profissional.
As IFES têm autonomia para executar as ações de assistência estudantil e gerir os recursos repassados, de acordo com as necessidades específicas.
O combate à repetência e à evasão escolar é o foco do PNAES, com ações direcionadas a impulsionar o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.
O combate à repetência e à evasão escolar é o foco do PNAES, com ações direcionadas a impulsionar o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.
Os recursos para execução das ações do PNAES são provenientes de dotação orçamentária do Ministério da Educação e doações empresariais.
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, promulgada em 2004, a proteção social básica tem como um dos objetivos:
contribuir com a inclusão e equidade dos usuários e grupos específicos.
assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garanta a convivência familiar e comunitária.
estimular a participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação da política de assistência social.
prevenir situações de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidade e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
implementar o Benefício de Prestação Continuada junto aos Estados e Municípios.
Um indivíduo assinou um contrato intermitente de trabalho, uma nova modalidade de contratação instituída pela lei n° 13.467, de 13 de julho de 2017. Nesta modalidade de contratação será observado que:
o empregador convocará, por qualquer meio de comunicação eficaz, para a prestação de serviços, informando qual será a jornada, com, pelo menos, cinco dias corridos de antecedência.
o empregado, mediante a convocação do empregador, terá o prazo de um dia útil para responder ao chamado, presumindo-se, no silêncio, a recusa.
ao final de cada período de prestação de serviço, o empregado receberá o pagamento dos serviços prestados após trinta dias.
a cada doze meses, o empregado adquire direito a usufruir, nos doze meses subsequentes, obrigatoriamente, quinze dias de férias.
o não cumprimento das normas contratuais impede que empregador contrate um novo trabalhador por um período de trinta dias.
De acordo com Guerra (2012), em decorrência das formas lógicas de reprodução da ordem burguesa e como modalidade sócio-históricas de tratamento da chamada questão social, o Estado passa a desenvolver um conjunto de medidas econômicas e sociais, demandando ramos de especialização e instituições que lhe sirvam de instrumento para o alcance dos fins econômicos e políticos que representa em conjunturas sócio-históricas diversas. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. A utilidade social de uma profissão advém das necessidades sociais. Numa ordem social constituída de duas classes fundamentais (que se dividem em camadas ou segmentos), tais necessidades, vinculadas ao capital e/ou ao trabalho, são não apenas diferentes, mas antagônicas.
II. A utilidade social da profissão está em responder às necessidades das classes sociais, que se transformam, por meio de muitas mediações, em demandas para a profissão.
III. Além de uma formação social especializada, devem ter seu significado social reconhecido pelas classes sociais fundamentais (capitalistas e trabalhadores).
IV. Considera-se que o espaço sócio-ocupacional de qualquer profissão, nesse caso, do Serviço Social, é criado pela existência de necessidades sociais e que historicamente a profissão adquire esse espaço quando o Estado passa a interferir sistematicamente nas refrações da questão social, institucionalmente transformada em questões sociais.
Estão CORRETAS
Em 12 de julho de 2017, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) lançou em seu site o “CFESS Manifesta Edição especial: A contrarreforma trabalhista”, tratando das Leis Trabalhistas, da classe trabalhadora e da categoria dos/as assistentes sociais. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
O núcleo central da contrarreforma trabalhista é a predominância do Negociado sobre o Legislado.
O Legislado refere-se essencialmente aos direitos do trabalho previstos na Constituição Federal de 1988 e na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). E o Negociado refere-se aos acordos e às convenções coletivas de trabalho que podem ser firmados entre os sindicatos de categorias de trabalhadores/as e empresas ou sindicatos de segmentos econômicos patronais/empresariais, para definir outras condições de trabalho que se aplicam de modo geral aos contratos.
A contrarreforma prevê possibilidades de livres acordos, entre outras liberdades, que ampliam a lucratividade dos/as empregadores/as, atendendo, no Brasil, aos interesses de várias frações da burguesia nacional e internacional.
A contrarreforma trabalhista altera de forma regressiva o ordenamento jurídico nacional em torno da relação capital X trabalho.
Com a informalidade do trabalho no Brasil e as diversas formas de precarização de contratos já existentes, cada vez mais o exército industrial de reserva deixa de ser um pressuposto fundante do capitalismo.
De acordo com o Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, são objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES:
I. Democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.
II. Maximizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior.
III. Reduzir as taxas de retenção e evasão. IV.Contribuir para a promoção da exclusão social pela educação.
Assinale a alternativa correta:
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão incorretas.
Conforme prevê a Lei do SINASE (Lei no 12.594/2012), o cumprimento das medidas socioeducativas, em regime de prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade ou internação, dependerá de Plano Individual de Atendimento (PIA), instrumento de previsão, registro e gestão das atividades a serem desenvolvidas com o adolescente. O PIA é elaborado sob a responsabilidade da equipe técnica do respectivo programa de atendimento, com a participação efetiva do adolescente e de sua família. De acordo com o art. 54 da referida Lei, constarão do plano individual, entre outros itens, os resultados da avaliação interdisciplinar, os objetivos declarados pelo adolescente e as atividades de integração e
amparo emocional.
solidariedade humana.
atenção especial.
apoio à família.
amplos cuidados.
Segundo Chauí (1999), houve uma “passagem da universidade da condição de instituição à de organização” social. Assim, de acordo com a autora,
a universidade operacional estava voltada para a formação rápida de profissionais requisitados como mão-de-obra altamente qualificada para o mercado de trabalho.
a nova universidade ou universidade operacional, por ser uma organização, está voltada para si mesma enquanto estrutura de gestão e de arbitragem de contratos.
a universidade funcional está estruturada por estratégias de eficácia organizacional e contratos de gestão, além de avaliada por índices de produtividade e calculada para ser flexível.
a universidade funcional opera e por isso mesmo deixa de agir; virada para seu próprio umbigo, mas sem, contudo, saber onde este se encontra.
a universidade, numa primeira fase, tornou-se universidade operacional; já numa segunda, a universidade tornou-se universidade funcional.
Os anos 1980 foram marcados por uma revolução tecnológica e organizacional na produção, tratada na literatura como
Proletarização do trabalho industrial.
Democracia participativa.
Homogeneização do trabalho.
Estado de bem estar social.
Reestruturação produtiva.
As grandes cidades brasileiras foram desordenadamente constituídas em face do histórico êxodo rural, na perspectiva da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho formal, porém, o que se configurou ao longo dos anos foi
a redução de postos de trabalho e a formação de um exército industrial de reserva, garantindo aos capitalistas as condições necessárias para uma maior exploração da classe trabalhadora e a submissão desta a seus ditames.
a supressão do conjunto de privilégios que garantia direitos e hierarquias sociais a uma pequena parcela da população, repercutindo de maneira veemente em políticas de combate às desigualdades sociais e concentração de renda.
uma significativa ampliação de políticas públicas criadas para atender às demandas que alicerçam as relações recíprocas e interdependentes entre os indivíduos e os diversos coletivos no seu cotidiano na sociedade.
a generalização das medidas de proteção social, como uma política social do Estado, a partir de novos compromissos por parte dos principais atores envolvidos na produção capitalista.
a elaboração de macropolíticas, planos e programas de combate à pobreza, tendo como foco a distribuição de renda e a eliminação das expressões da questão social.
Como criador de valores de uso, como trabalho útil, é o trabalho uma condição de existência do homem, independente de todas as formas de sociedade, eterna necessidade natural de mediação do metabolismo entre homem e natureza e, portanto, da vida humana. O trabalho é o fundamento da reprodução da vida social. Assinale a opção correta:
A/o profissional dispõe de todos os meios necessários à realização do seu trabalho. É chamada/o a participar de um processo combinado e cooperativo, o que exige uma visão de totalidade de sua contribuição dentro do trabalho coletivo.
Face a outros desafios postos pelas transformações do mundo do trabalho, notadamente na reestruturação produtiva, é irrelevante à/ao profissional o desvelamento do significado social de seu trabalho na reprodução das relações sociais.
Os espaços socioprofissionais são produtos anistóricos e são tensionados pela relação capital x trabalho. Apesar de refletirem a luta de classes, assistentes sociais e destinatários/as da ação profissional resultam das relações dos campos de trabalho institucional.
Um dos pressupostos para o Serviço Social é que ele se inscreve como especialização do trabalho coletivo, inserido na divisão social e técnica do trabalho. O fazer profissional não pode ser considerado isolado, em si mesmo, mas em seus condicionantes internos e externos.
O trabalho permite um movimento de atuação sobre a natureza e a humanidade, modificando-a e se modificando, o que reproduz a dimensão teleológica e dialética: tudo é dado, eterno, fixo e absoluto.
O programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior, foi denominado:
Programa de Assistência Estudantil.
Programa de Inclusão no Ensino Superior
Programa de Permanência nas Universidades.
Programa Universidade para Todos.
A assistência estudantil obteve um grande avanço sobretudo na última década, em função da instituição do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) pela Portaria Normativa n. 39/2007 e pelo Decreto n. 7.234/2010. Esse programa, que visa à permanência nas universidades de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial,
vincula-se ora à política de educação, ora à política de assistência social, dependendo das ações implementadas.
situa-se na interseção da política de assistência social com a política de educação.
estabelece-se de maneira autônoma, não vinculando-se à nenhuma política de maneira orgânica.
incorpora-se à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.