Questões de Concurso sobre Avaliação 360°

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
297 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Para Chiavenato (2006) em relação às competências duráveis, o SABER e o SABER FAZER representam respectivamente as competências de:


A

Conhecimento - Habilidade


B

Conhecimento - Atitude


C

Habilidade - Julgamento


D

Julgamento - Habilidade


E

Conhecimento - Julgamento

A metodologia de entrevista por competências propõe identificar comportamentos observáveis e evidências voltadas ao

A
futuro, para realizar um diagnóstico do desempenho.

B
passado, para realizar um diagnóstico do desempenho.

C
passado, para realizar um prognóstico do desempenho futuro.

D
futuro, para realizar um prognóstico do desempenho.

E
passado e ao futuro, para realizar um diagnóstico do desempenho.

Com relação à gestão por competências e à gestão do desempenho das pessoas na organização, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação 360º é um modelo que permite, por suas múltiplas fontes, maior fidedignidade e menor viés que as avaliações únicas.

II. A gestão por competências pode se beneficiar da avaliação 360ºque permite identificar necessidades de desenvolvimento.

III. A gestão por competências e a avaliação 360º permitem que os grupos se organizem em torno de necessidades especiais.

Assinale:


A
se somente a afirmativa I estiver correta.

B
se somente a afirmativa II estiver correta.

C
se somente a afirmativa III estiver correta.

D
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

E
se todas as afirmativas estiverem corretas.

A legislação (como o Decreto-Lei nº 5.707/06) salienta a necessidade de definição de competências relacionadas com os objetivos das organizações no âmbito do Plano Plurianual e que a Gestão por Competências deve utilizar diferentes tipos de metodologias de aprendizagem, tais como educação à distância, oficinas, intercâmbios e atividades de estágio, seminários e aconselhamento profissional. Analise os itens a seguir.


I. Na administração pública, a Gestão por Competências está sendo abordada como uma forma de reorientar e reforçar a formação e o desenvolvimento para valorizar o serviço público e para reduzir a cultura de desenvolvimento contínuo.

II. A abordagem baseada em competências é uma importante contribuição para modernizar a formação e o desenvolvimento dos recursos humanos nos diferentes organismos do setor público.

III. Uma das críticas à Gestão por Competências é que, dada a necessidade de reforçar as competências e alinhá-las com as necessidades atuais e futuras, não é um instrumento que ajuda ou visa melhorar a relação custo-benefício da formação do servidor.


Pode-se afirmar que:


A

todos os itens estão corretos.


B

apenas um item está correto.


C

apenas dois itens estão corretos, sendo um deles o item I.


D

apenas os itens II e III estão corretos.


E

nenhum item está correto.

Uma das abordagens para julgar o desempenho é a avaliação de 360 graus. Ela fornece um feedback acerca do desempenho por todos aqueles que formam o círculo de encontros diários do funcionário. Nesse modelo de avaliação, quem deve avaliar o desempenho do funcionário?


I. Colegas ou membros da equipe

II. Subordinados

III. Fornecedores

IV. Gerentes


Assinale a alternativa correta:


A

Somente as afirmativas I, II e III estão corretas


B

Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas


C

Somente as afirmativas II e IV estão corretas


D

Somente as afirmativas III e IV estão corretas


E

Todas as afirmativas estão corretas

“O mundo está ao contrário e ninguém reparou”.

(Nando Reis, na canção “Relicário”).

Ao refletir sobre seus conflitos recentes no trabalho, uma servidora percebeu que o verso da canção de Nando Reis não se aplicava na vida real. Quando ela brigava com todo mundo, a culpa não era de todo mundo. Ao refletir, perceber e procurar modificar sua conduta, essa servidora demonstrou ter


A

bom humor.


B

comunicação interpessoal.


C

inteligência intrapessoal.


D

capacidade de persuasão.


E

boa linguagem verbal.

A literatura científica apresenta uma diversidade de métodos de avaliação de desempenho de funcionários. Os principais métodos são: Escalas Gráficas, Incidentes Críticos, Comparativo, Escolha Forçada, 360 Graus. Assinale a alternativa cujo conceito e ou característica correspondem ao método apresentado:


A

360 Graus – consiste em avaliar o desempenho do funcionário mediante a escolha de frases que descrevem seu desempenho individual. O avaliador recebe formulários organizados em blocos de duas ou quatro frases, devendo escolher uma ou duas que melhor se aplicam ao desempenho do funcionário avaliado.


B

Comparativo - o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos extremos.


C

Incidentes críticos – é o método que se utiliza de análises comparativas entre um e outro funcionário.


D

Escolha Forçada – este método encontra atualmente grande receptividade nas organizações brasileiras por estar fortemente identificado com ambiente democráticos e participativos.


E

Escalas Gráficas – baseiam-se na avaliação de um grupo de fatores determinantes daquilo que a organização define como ‘desempenho’.

Em relação a avaliação 360 graus, pode-se afirmar que:


A

É aplicada exclusivamente em organizações privadas que possuem ambientes democráticos e participativos.


B

É aplicada exclusivamente para a área gerencial, onde cada gestor avalia o desempenho de seus pares.


C

É aplicada quando todos os que mantém alguma relação de trabalho com o avaliado são potenciais avaliadores.


D

É aplicada quando ocorre a autoavaliação e quando o chefe imediato avalia o desempenho do funcionário de forma presencial.


E

É aplicada quando o chefe imediato avalia o desempenho do funcionário considerando todas as dimensões de desempenho existentes no ambiente de trabalho.

Na gestão por competências, assume-se a perspectiva formal de aprendizagem que estabelece que os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que formam as competências individuais devem ser desenvolvidos em ações de treinamento e educação.

C
Certo

E
Errado

Uma gestora de um setor em uma universidade lida diariamente com situações variadas, conflitos e pessoas muito diferentes. Ela desempenha muito bem sua função graças à capacidade de relacionar-se com outras pessoas. Essa habilidade denomina-se


A

inteligência interpessoal.


B

capacidade intrapessoal.


C

imposição.


D

timidez.


E

comunicação não-verbal.

As competências gerenciais podem ser desenvolvidas por meio de experiência profissional, educação formal e informal e convivência familiar e social. Assinale a alternativa que apresenta quatro categorias de competências importantes para o desempenho de tarefas gerenciais.


A

Intelectuais, interpessoais, técnicas e intrapessoais.


B

Autoridade, poder, liderança e comando.


C

Dominação carismática, racional, tradicional e impositiva.


D

Governo, regência, direção e gestão.


E

Autodomínio, criatividade, iniciativa e agressividade.

Situação hipotética: Uma empresa utiliza os resultados do mapeamento de competências para desenvolver ações de treinamento e desenvolvimento, bem como para fins de gestão de carreiras e sucessão, sistema de remuneração, dimensionamento do quadro, recrutamento, seleção e avaliação. Assertiva: Nesse caso, existe, na empresa, um modelo integrado de gestão por competências.

C
Certo

E
Errado
Com a adoção da gestão por competências, torna-se desnecessária a reavaliação de processos e formas de administração do quadro de servidores.

C
Certo

E
Errado
A gestão por competências refere-se ao conjunto de mecanismos utilizados para gerir as competências dos servidores, ao passo que a gestão de competências refere-se à estruturação de atividades das áreas e das equipes da organização de acordo com os tipos de competências necessárias para realizá-las.

C
Certo

E
Errado

A Capacidade de realçar a posição de uma pessoa, de construir uma base de poder e de estabelecer as conexões certas, refere-se a:


A

Habilidade política.


B

Talento de liderança.


C

Habilidade emocional.


D

Estabilidade emocional.


E

Habilidade interpessoal.

Sobre a avaliação 360°, analise as assertivas abaixo.


I. É o tipo de avaliação com maior alcance, pois pode abranger todos os stakeholders associados ao avaliado.

II. É o tipo de avaliação em que o gestor avalia e é avaliado por todos os seus colaboradores.

III. Na avaliação 360°, é permitido aos funcionários que avaliem seus pares.

IV. É a avaliação em que a medição é realizada somente dentro da equipe do avaliado.


É correto o que se afirma em


A

I, II e IV, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, apenas.


E

I e IV, apenas.

A adoção da gestão por competências na administração pública resulta, entre outros aspectos, no aprimoramento dos processos seletivos para os diversos órgãos.


C

Certo


E

Errado

As competências individuais podem ser mensuradas quando o empregado entrega efetivamente à organização algo que tenha sido por ela solicitado.

C
Certo

E
Errado

Qual competência NÃO se apresenta como exigida para uma profissional de prestação de serviço?


A

Física.


B

Comportamental.


C

Comunicativa.


D

Social.


E

Intelectual/Técnica.

   
Gerar simulado