

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com Jeremy Rifkin, estamos numa nova fase da história caracterizada pelo declínio do emprego. O número de desempregados aumenta, na medida em que milhões de ingressantes se descobrem vítimas de uma revolução de alta tecnologia. Segundo o mesmo autor, o futuro do emprego está:
nos setores de mercado e no de público
nas pequenas unidades agrícolas
nas comunidades de interesses próprios
na produção e comercialização de massa
A Administração estratégica ou planejamento estratégico é uma atividade inerente ao administrador. Wright, Kroll e Parnell (2007) sustentam que a alta administração pode e deve formular a estratégia da empresa e que elas existem em três níveis: o nível empresarial, o nível da unidade de negócio e o nível funcional. Para os autores, alguns conceitos-chave fazem parte das estratégias de nível empresarial, quais sejam:
I. Aliança estratégica: estratégia de nível empresarial em que duas ou mais empresas formam parceria para realizar um projeto específico ou cooperar em uma área escolhida de negócio.
II. Crescimento interno: estratégia de redução de nível empresarial em que uma empresa vende uma ou mais de suas unidades de negócio.
III. Reviravolta (turnaround): estratégia de redução de nível empresarial que tem o intuito de tornar a empresa mais enxuta e eficaz reduzindo custos ou reconsiderando suas linhas de produto e mercados-alvo.
Quais estão corretos?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, que são, normalmente, menos numerosos.
No ambiente empresarial, o princípio de Pareto é também conhecido como a regra
20/70.
30/80.
80/20.
30/70.
70/30.
Muitas empresas já adotaram o Balanced Scorecard e suas primeiras experiências com o uso dessa ferramenta demonstraram que ela atende a várias necessidades gerenciais. A esse respeito, segundo a teoria de Kaplan e Norton, as perspectivas que envolvem essa ferramenta para a definição dos indicadores de desempenho são as seguintes:
perspectiva do cliente; financeira; do mercado; e, global.
perspectiva de recursos humanos; financeira; da concorrência; e, dos clientes.
perspectiva do cliente; financeira; de pessoas; e, do mercado.
perspectiva do cliente; financeira; perspectiva global; e, da inovação e aprendizado.
perspectiva do cliente; financeira; perspectiva interna da empresa; e, da inovação e aprendizado.
As três estratégias competitivas genéricas, decorrentes da interação entre os tipos básicos de vantagem competitiva e o escopo das atividades de uma empresa são: a liderança de custo, a diferenciação e o enfoque.
Assim, uma empresa com estratégia de
O modelo das necessidades manifestas de Murray define as necessidades como preocupações recorrentes com determinadas metas ou situações finais, não sendo organizadas de modo hierárquico e tendo, consequentemente, considerável flexibilidade. Entre as necessidades manifestas de Murray, estão as seguintes:
fisiológicas, de estima, sociais, de segurança e de realização
realização, deferência, domínio, mudança e agressão
desorganização, conflito, honras, mudança e paz
esporte, saúde, lazer, segurança e trabalho
Segundo Kepner e Tregoe (1976, p. 122), em seu livro O Administrador Racional, existem cinco tipos de ações ligadas às aplicações e métodos de análise de análise de problemas. São elas: ação provisória, ação adaptativa, ação corretiva, ação preventiva e ação contingente.
De acordo com cada tipo de decisão indicada na coluna da esquerda, faça a devida correspondência com a definição apresentada na coluna da direita.
Assinale a alternativa que corresponde à correlação correta.
1, 2, 3, 4, 5
1, 3, 5, 2, 4
2, 4, 1, 3, 5
5, 4, 3, 2, 1
1, 3, 2, 4, 5
O sistema administrativo de Likert em que se favorece a organização informal sadia e positiva, há ênfase nas recompensas materiais e simbólicas e as comunicações ocorrem nos sentidos vertical (descendente e ascendente) e horizontal, é o:
participativo
consultivo
autoritário-coercitivo
autoritário-benevolente
Considerando os tipos organizacionais propostos por Mintzberg, a Administração Pública é predominantemente configurada como organização:
Missionária – ideologia.
Máquina – tecnoestrutura.
Inovadora – assessoria de apoio.
Profissional – núcleo de operação.
Empreendedora – vértice estratégico.
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão que traduz a missão e a estratégia organizacional em um conjunto coerente de objetivos e medidas de desempenho. Em relação ao BSC, é correto afirmar que a perspectiva
econômica sintetiza os segmentos de usuários e mercados nos quais a organização atuará.
dos processos internos permite quantificar as consequências econômicas das ações realizadas.
do usuário permite aos gestores a identificação dos processos de trabalho internos que são críticos para a organização.
financeira deve ser considerada para acompanhar a eficácia da gestão no cumprimento de requisitos legais.
do aprendizado deve estabelecer critérios para mensurar somente os resultados relacionados às pessoas.