Questões de Concurso sobre Motivação

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.144 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Para __________________ a motivação para produzir determina o nível de produtividade individual e depende de três forças básicas que atuam dentro de cada pessoa. São elas: expectativas; recompensas; relações entre expectativas e recompensas.

A
Herzberg

B
Malow

C
Lawler

D
Vroom

E
Lewin
Construída por pressão ambiental, uma organização com tipologia mecânica NÃO apresenta:

A
Regras, regulamentos e procedimentos bem definidos e escritos.

B
Falta de critérios de desempenho, tais como eficácia e segurança.

C
Tarefas com baixo nível de interdependência.

D
Simetria e uniformidade em seu organograma.

E
Autoridade centralizada.

A motivação, segundo a teoria da equidade, ocorre quando as pessoas buscam corrigir as situações em que exista injustiça ou desigualdade por acreditarem nos valores pessoais de justiça nas relações sociais no trabalho.


C

Certo


E

Errado

Quanto à administração de recursos humanos ou gestão de pessoas, assinale a alternativa correta.


A

A abordagem sobre motivação conhecida como necessidades socialmente adquiridas, de David C. McClelland, reduz a hierarquia de necessidades de Maslow a três categorias, quais sejam: necessidades de existência ou motivações de existência; necessidades de relacionamento ou motivações de relações; e, necessidades de crescimento ou motivações de crescimento.


B

Douglas McGregor, ao se referir à teoria Y, enfatizou, entre outras pressuposições, que as pessoas podem aprender a aceitar e assumir responsabilidades e que o controle externo e as ameaças de punição não são os únicos meios de estimular e dirigir esforços.


C

O desenvolvimento de equipes multifuncionais e a unidade de comando são características da liderança situacional.


D

No Grid Gerencial, de William Blake e Jane Mouton, o Grid 1.9 – denominado coutry-club – evidencia situação na qual não há preocupação do líder com os liderados e nem com as tarefas.


E

Na concepção de Idalberto Chiavenato, aplicar pessoas é um dos processos da gestão de pessoas, no qual as principais funções são: recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas.

Nos primórdios da Administração, 3 teorias são consideradas pioneiras: administração científica, teoria clássica e teoria das relações humanas. Analise as afirmativas relacionadas a essas teorias.

I. A administração científica objetivava o aumento da eficiência da indústria através da racionalização do trabalho dos operários.

II. A teoria clássica da administração enfatizava a estrutura através da análise da organização.

III. O estudo da motivação humana, a liderança e a comunicação são decorrências da teoria das relações humanas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)


A
I, II e III.

B
I, apenas.

C
I e II, apenas.

D
II e III, apenas.
As reações estabelecidas pelos indivíduos com relação à motivação determina o termo chamado:

A
Reengenharia Emocional.

B
Criatividade empresarial.

C
Clima Organizacional.

D
Parâmetro geral de produtividade.

E
Valoração Pessoal.
Instrumentalidade e valência são conceitos ligados a qual teoria de motivação?

A
Aprendizagem Social de Bandura.

B
Hierarquia de Necessidades de Malow.

C
Bifatorial de Herzberg.

D
Estabelecimento de metas de Locke e Lathan.

E
Expectativas de Vroom.

De acordo com a teoria da fixação de objetivos, a motivação para o trabalho ocorre quando objetivos e metas são previamente estabelecidos e as respectivas recompensas são definidas pela organização com ou sem a participação das pessoas envolvidas.


C

Certo


E

Errado

As pessoas tendem a desenvolver certas forças motrizes da motivação como resultado do ambiente cultural no qual vivem, e essas forças afetam a forma como elas vêem seus empregos e compreendem suas vidas. A seguir são apresentadas as três forças motrizes enfocadas por David McClelland, numeradas de 1 a 3 e as características de pessoas relacionadas a cada força motriz. Relacione as forças motrizes com as características pessoais e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


1. Motivação para a realização.

2. Motivação para a afiliação.

3. Motivação para o poder.

( ) Assumem a responsabilidade por suas ações e resultados.

( ) Tendem a selecionar colegas e a se cercarem de pessoas amigáveis.

( ) Querem criar um impacto sobre suas organizações.

( ) Podem tornar-se excelentes gerentes.

( ) Controlam seu destino.

( ) Trabalham melhor quando são elogiadas por suas atitudes favoráveis e por sua cooperação.


A

1 – 2 – 3 – 3 – 1 – 2.


B

1 – 2 – 2 – 1 – 3 – 3.


C

3 – 3 – 1 – 2 – 2 – 1.


D

2 – 2 – 3 – 3 – 1 – 1.


E

2 – 1 – 3 – 1 – 3 – 2.

O modelo de competências de liderança constitui uma abordagem que monitora como se desenvolvem os líderes, indo além da busca de descrição de suas características.

C
Certo

E
Errado

Determinada organização tem demonstrado evolução no seu índice de turnover, causado por falta de motivação no trabalho, e seus gestores planejam implementar as seguintes ações:


I. Fornecer mais responsabilidades e maior autonomia para as pessoas no trabalho.

II. Desenvolver um Plano de Carreira com oportunidades para todas as áreas.

III. Aumentar a periodicidade de confraternizações na empresa.

IV. Melhorar os móveis e a decoração do ambiente de trabalho.


Segundo a Teoria de Herzberg, são considerados fatores motivacionais o que consta em


A

I e II, apenas.


B

I, II e III, apenas.


C

III e IV, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II, III e IV.

Com relação à motivação nas empresas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Objetivos mais difíceis conduzem a um melhor desempenho.

( ) O comprometimento com os objetivos não motiva as pessoas a um melhor desempenho, mesmo quando eles são aceitos.

( ) O dinheiro não deve ser o único motivador, mas aplicado junto com o estabelecimento de objetivos, na tomada de decisões e no redesenho de cargos.

As afirmativas são, respectivamente,


A

V, V e F.


B

F, F e V.


C

V, F e V.


D

F, V e V.


E

V, F e F.

No âmbito organizacional, motivação pode ser definida como a predisposição individual para exercer esforços para alcançar as metas organizacionais.


Com relação às teorias de processo da motivação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Teoria da Expectativa – o esforço de trabalho de uma pessoa, para alcançar determinado nível de desempenho, depende do valor da recompensa pelo esforço alocado.

( ) Teoria da Equidade – um fator a ser considerado na motivação é a percepção dos funcionários acerca da justiça – equidade – da recompensa recebida pelos resultados alcançados, sem comparação com seus colegas.

( ) Teoria do Estabelecimento de Objetivos – teoria cognitiva que se baseia no pressuposto de que os indivíduos são seres pensantes que lutam para atingir seus objetivos.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V, F e V.


B

V, F e F.


C

V, V e V.


D

F, V e V.


E

F, F e F.

De acordo com os objetivos da gestão de pessoas nas organizações,são funções da moderna gestão de pessoas, EXCETO:


A

Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho.


B

Identificar, desenvolver e alocar pessoas por seus talentos.


C

Manter políticas que estabeleçam padrões éticos de comportamento.


D

Motivar as pessoas por meio de políticas estritamente remuneratórias.


E

Estimular a criatividade e a flexibilidade das pessoas para enfrentar novos desafios

Herzberg propôs a Teoria dos Dois Fatores como uma forma de explicar como o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. Uma importante aplicação da Teoria dos Dois Fatores é a técnica de enriquecimento do trabalho também proposta por Herzberg. Avalie as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. O enriquecimento de tarefas consiste em uma constante substituição de tarefas mais simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas.

II. Uma das possibilidades do enriquecimento de tarefas é o acompanhamento do crescimento individual de cada empregado.

III. O enriquecimento das tarefas reduz o absenteísmo e aumenta a rotatividade de pessoal.


A
Somente II está correta.

B
Somente I e II estão corretas.

C
Somente I e III estão corretas.

D
Somente II e III estão corretas.

E
I, II e III estão corretas.
De acordo com a hierarquia de necessidades proposta por Maslow, uma pessoa que trabalha com empenho para conseguir de seu chefe imediato reconhecimento e autonomia é motivada por necessidades

A
fisiológicas.

B
de realização.

C
de segurança.

D
sociais.

E
de autoestima.

No início da década de 1940, Abraham Maslow desenvolveu sua teoria sobre a hierarquia das necessidades.


As opções a seguir apresentam nomenclaturas dessas necessidades, à exceção de uma. Assinale-a.


A

Necessidades fisiológicas


B

Necessidades de segurança


C

Necessidades sociais


D

Necessidades morais


E

Necessidades de autorrealização.

Entre os vários estudos da Teoria da Motivação, pode-se citar o de Abrahan H. Maslow, que trabalha com as ideias das necessidades humanas, incluindo sua hierarquização. O estudioso considera basicamente que há uma sequência lógica das necessidades humanas e que tais necessidades somente alteram de um nível para outro na medida em que o ser humano alcança satisfação do nível imediatamente inferior ao almejado. Essa hierarquização das necessidades pode ser representada por uma figura conhecida como Pirâmide de Maslow.


Considere a seguinte pirâmide e seus cinco diferentes níveis, sendo que cada um deles representa hipoteticamente uma necessidade humana.

Imagem associada para resolução da questão


Sobre ela é correto afirmar que:


A

o principal nível é o 1, pois, além de ele estar na base da pirâmide, é maior quantitativamente do que os outros quatro.


B

o principal nível é o 5, pois ele é que está em posição hierárquica superior a todos, muito embora seja o menor quantitativamente falando, quando comparado aos outros quatro.


C

considerando o desenho e seus níveis, temos (segundo Maslow) nível 1 - necessidades fisiológicas; 2 - necessidades de segurança; 3 - necessidades de autoestima; 4 - necessidades sociais; 5 - necessidades de autorrealização.


D

considerando o desenho e seus níveis, temos (segundo Maslow) nível 1 - necessidades fisiológicas; 2 - necessidades de segurança; 3 -necessidades sociais; 4 - necessidades de autoestima; 5 - necessidades de autorrealização.


E

considerando o desenho e seus níveis, temos (segundo Maslow) nível 1 - necessidades fisiológicas; 2 - necessidades de segurança; 3 - necessidades de autorrealização; 4 - necessidades sociais; 5 necessidades de autoestima.

Confraternizações com colegas de trabalho, recompensas justas de desempenho e oportunidades de trabalhar em projetos que articulem as habilidades e os interesses dos funcionários exemplificam ações convergentes com as necessidades de ordem superior prescritas na teoria de motivação de Maslow.

C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado