

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com relação às etapas do processo de treinamento, de acordo com Chiavenato (2015), assinale a alternativa incorreta.
Na avaliação dos resultados, é feita a verificação ou medição.
No levantamento de necessidades, é elaborado o diagnóstico da situação.
Na etapa de execução, é tomada a decisão quanto à estratégia do treinamento.
Na etapa de programação, são definidos a quem treinar e como treinar.
Chiavenato (2014) define competência como a somatória dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos indivíduos que fazem com que possuam uma performance elevada no desempenho de seu trabalho. Pedro Silva iniciou suas tarefas recentemente em uma empresa que atua na área de investimentos financeiros. Ao conversar com o coordenador de Gestão de Pessoas foi instruído a desenvolver habilidades, pois era um dos elementos da competência. Sendo assim, o coordenador, percebendo o talento natural para negócios do novo funcionário, foi enfático ao dizer que as habilidades operacionais são relevantes, no entanto, as habilidades de entender a organização como um todo são cruciais para quem pensa em se tornar gestor, diretor ou presidente de uma empresa, pois essas habilidades fazem toda a diferença em termos estratégicos, mercadológicos e de longo-prazo de uma instituição. Tendo em vista o conselho dado pelo coordenador de Gestão de Pessoas, ele instruiu o recém-contratado a desenvolver com mais ênfase quais tipos de habilidades?
Humanas.
Técnicas.
Gerenciais.
Conceituais.
Metodológicas.
A abordagem comportamental da administração, além de assumir o lado humano da liderança, cunhou também novas expressões a esse respeito. A proposição de BURNS (1978), que envolve líderes extremamente eficientes em dar às pessoas algo em troca de seu apoio ou trabalho, inspirando e fazendo com que seus seguidores sejam valorizados, apreciados e recompensados, está relacionada com a liderança denominada:
transformacional
transacional
participativa
laissez-faire
liberal
Na teoria X, a ação constrangedora do administrador provoca reação acomodativa nas pessoas.
Certo
Errado
Ao nos relacionarmos, a redução das incertezas e dos riscos faz menção à Confiança. Dentre os modos de produção de confiança, Tutzauer assevera que essa confiança, também, pode existir:
( ) No Processo;
( ) Na Personalidade;
( ) No ambiente institucional.
Marque a opção CORRETA:
V, V e F.
F, F e F.
V, F e F.
V, V e V.
F, V e V.
O planejamento conservador volta‑se para a estabilidade e para a manutenção da situação existente.
Certo
Errado
De acordo com Chiavenato (2014), as organizações apresentam conflitos em níveis diferentes de gravidade. O conflito que provoca sentimentos de hostilidade, medo, descrédito e raiva entre uma parte e outra e se apresenta de forma velada, oculta, sem se manifestar externamente de forma clara, é denominado:
puro
expresso
percebido
manifestado
experienciado
Direção significa a garantia de que o planejamento seja bem executado e de que os objetivos estabelecidos sejam alcançados.
Certo
Errado
Considere que no diagnóstico estratégico da empresa, em sua análise externa, foi constatada a falência de concorrentes e taxa de juros alta que em uma análise SWOT se constitui, respectivamente, em:
oportunidade e ameaça.
ameaça e oportunidade.
ponto fraco e ponto forte.
ponto forte e ponto fraco.
ponto fraco e oportunidade.
No que se refere aos níveis organizacionais e às habilidades do desempenho administrativo, é INCORRETO afirmar que o nível organizacional
institucional é composto pela alta direção, denominado nível estratégico, pois é o responsável pela definição dos principais objetivos e das estratégias organizacionais. Está relacionado às habilidades conceituais que consistem na capacidade de utilizar ideias, conceitos, teorias e abstrações como guias orientadores da ação administrativa.
intermediário é composto pela gerência que trata do detalhamento dos problemas, da captação dos recursos necessários para alocá-los dentro das diversas partes da organização e da distribuição e colocação dos produtos e serviços da organização. Está relacionado às habilidades humanas que consistem na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e aplicar liderança eficaz.
operacional é composto pelos supervisores, é o nível em que as tarefas são executadas e os programas são desenvolvidos. Está relacionado às habilidades técnicas que consistem em saber utilizar métodos, técnicas e equipamentos necessários para realizar tarefas específicas relacionadas com a execução do trabalho.
institucional é o nível administrativo mais elevado e aberto da organização pelo fato de interagir com o ambiente externo. Criatividade, planejamento e entendimento do contexto são manifestações das habilidades conceituais que envolvem a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e usar o intelecto para formular estratégias.
intermediário é composto pelos supervisores que tratam do detalhamento dos problemas, da captação dos recursos necessários para alocá-los dentro das diversas partes da organização e da distribuição e colocação dos produtos e serviços da organização. Está relacionado às habilidades técnicas que consistem em saber utilizar métodos, técnicas e equipamentos necessários para realizar tarefas específicas do trabalho.
A cultura é um termo avaliativo que se refere a uma percepção comum dos membros da organização em relação a esta.
Certo
Errado
O Processo Administrativo é composto por quatro funções básicas: planejar, organizar, dirigir e controlar. Relacione cada função do processo administrativo com suas finalidades.
(1) Controlar
(2) Dirigir
(3) Organizar
(4) Planejar
(___) Designar pessoas para dirigir seus esforços, motivá-las, liderá-las e comunicar.
(___) Formular objetivos e meios para alcançá-los.
(___) Modelar o trabalho, alocar recursos e coordenar atividades.
(___) Monitorar as atividades e corrigir desvios.
A sequência correta, de cima para baixo, é
1 – 3 – 2 – 4.
2 – 4 – 3 – 1.
3 – 1 – 4 – 2.
4 – 2 – 1 – 3.
Observe a figura a seguir:

Esse tipo de organograma se denomina
vertical.
radial.
funcional.
matricial.
Conforme Chiavenato (2014), a combinação de pares da matriz SWOT define as estratégias que a organização deve adotar em consequência da existência da possibilidade de alavancagem, limitações, vulnerabilidades e problemas. A organização, diante de um caso de alavancagem – que significa que a empresa é detentora de forças para aproveitar oportunidades – deve usar uma estratégia de:
Fortalecimento.
Internalização.
Crescimento.
Desenvolvimento.
Sobrevivência.
De acordo com Chiavenato (2014), o planejamento estratégico é um processo amplo que abrange toda a empresa e busca proteger a organização das mudanças nos seus ambientes interno e externo, ao mesmo tempo em que permite que a empresa esteja preparada para aproveitar eventuais oportunidades. Planejar estrategicamente é, em essência, decidir os rumos da empresa no futuro, escolha essa que passa por uma série de análises críticas e considerações. Normalmente, o planejamento estratégico apresenta alguns elementos ligados tanto a cultura organizacional quanto aos aspectos de estratégia e gestão da empresa. O BRDE apresenta no seu campo institucional a seguinte premissa: “Promover e liderar ações de fomento ao desenvolvimento econômico e social de toda a região de atuação, apoiando as iniciativas governamentais e privadas, através do planejamento e do apoio técnico, institucional e creditício de longo prazo”. A descrição apresentada se refere:
À Missão.
À Visão de Futuro.
A um dos valores da organização.
Ao objetivo de longo-prazo.
Ao Princípio Organizacional.
Para Maximiano (2017), Administração significa, em primeiro lugar, ação. Segundo o autor, a Administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações que compreende cinco processos principais interligados. NÃO é um desses processos:
Planejamento.
Liderança.
Execução.
Processamento.
Controle.
Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª no que diz respeito à relação entre as diferentes teorias administrativas e suas respectivas ênfases.
1. Teoria da Administração Científica
2. Teoria Clássica
3. Teoria das Relações Humanas
4. Teoria Estruturalista
5. Novas Abordagens na Administração
( ) Ênfase na organização formal.
( ) Ênfase no ambiente.
( ) Ênfase na competitividade
( ) Ênfase nas tarefas.
( ) Ênfase nas pessoas.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
4, 3, 1, 2, 5.
3, 5, 1, 4, 2.
1, 3, 5, 4, 2.
2, 4, 5, 1, 3.
5, 3, 2, 1, 4.
O relatório de gestão pode ser definido como o conjunto de documentos, de informações e de demonstrativos de natureza econômica que permite a visão macro da entidade e da conformidade do orçamento durante o quadriênio do plano plurianual.
Certo
Errado
A Direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos gestores com seus subordinados e, por tratar das relações humanas, configura-se na mais complexa das funções administrativas uma vez que envolve processos pelos quais os gestores influenciam as pessoas para que se comportem conforme as expectativas e consigam alcançar os objetivos organizacionais. A Direção está intimamente relacionada com o poder e autoridade. Ambos são meios de influência, ou seja, se referem ao comportamento de uma pessoa capaz de alterar o comportamento, atitudes e sentimentos de outras pessoas. Ao definir a questão da Autoridade em uma organização, faz-se necessário, EXCETO:
Definir o poder institucionalizado, inerente ao papel de uma posição na organização.
Delegar a autoridade por intermédio de descrição de cargos, títulos organizacionais, políticas e procedimentos da empresa.
Definir o poder legal ou o direito de comandar ou agir designado a uma pessoa como condição básica para que a autoridade possa existir e se impor.
Promover o desequilíbrio das relações de poder para incentivar e impulsionar as pessoas.
Estabelecer a autoridade como o poder legal e socialmente aceito.
Drucker (2016) considera que as inovações baseadas em conhecimento têm a capacidade de provocar mudanças, não somente em produtos e serviços, mas na maneira como vemos o mundo, nosso lugar nele e, eventualmente, a nós mesmos. Avalie as afirmações a seguir sobre as características desse tipo de inovação.
I – Inovações baseadas em conhecimento possuem o mais longo tempo de espera, pois, além do longo espaço de tempo entre o aparecimento do novo conhecimento e ele se tornar aplicável à tecnologia, existe um outro longo espaço de tempo antes que a nova tecnologia se transforme em produtos, processos e serviços no mercado.
II – Inovações baseadas em conhecimento requerem uma análise meticulosa dos fatores sociais, econômicos ou perceptuais para se identificar quais os fatores ainda não estão disponíveis e, desses, quais podem ser produzidos com o conhecimento que já se tem.
III – Inovações baseadas em conhecimento possuem um curto período de gestação quando se baseiam em conhecimento não científico e não tecnológico.
IV – Inovações baseadas em conhecimento se baseiam na convergência de vários tipos de conhecimentos, sendo que nem todos são científicos ou tecnológicos.
V – Inovações baseadas em conhecimento dispensam um enfoque claro na posição estratégica, até porque não há riscos de os inovadores serem ultrapassados pelos concorrentes.
Está correto apenas o que se afirma em
I e III.
I e V.
I, II e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.