Questões de Concurso sobre Processo organizacional (PODC)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.864 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Segundo Maximiano (2008), a administração é uma arte que envolve a aplicação de habilidades. De acordo com o autor, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as principais funções ou processos da administração à sua respectiva definição.


Coluna 1

1. Planejamento.

2. Organização.

3. Liderança.

4. Controle.


Coluna 2

( ) Processo de definir objetivos, atividades e recursos.

( ) Processo de definir e dividir o trabalho e os recursos necessários para realizar os objetivos.

( ) Processo de trabalhar com pessoas para assegurar a realização dos objetivos.

( ) Processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

2 – 3 – 4 – 1.


B

2 – 1 – 4 – 3.


C

1 – 2 – 3 – 4.


D

4 – 2 – 1 – 3.


E

3 – 4 – 2 – 1.

O conjunto de atividades que vão desde o início do pedido até a entrega do produto e que, por meio de ações, permitem a agregação de valor a uma ou mais entradas, transformando-as em saídas que representem uma geração de resultados determinados, diz respeito a:

A
processos

B
análise de desempenho

C
atividades

D
assimetria de informações

Analise o enunciado seguinte.


“É o processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre objetivos e atividades que uma pessoa, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro”.


(MORAES, Anna Maris Pereira de. Iniciação ao Estudo da Administração. Editora MAKRON Books. São Paulo. p.62.)


O enunciado apresenta elementos que caracterizam:


A

Planejamento.


B

Instituição.


C

Organização.


D

Direção.


E

Execução.

A elaboração do planejamento estratégico auxilia a organização na busca de sinergia de esforços, para que as atividades Fim possuam o máximo de impacto esperado junto ao público alvo. Contribui também para se atingir os objetivos institucionais de forma mais eficiente e eficaz. Sobre o tema Planejamento Estratégico, é CORRETO o que se afirma nas alternativas a seguir, EXCETO:


A

As fases para implantação do planejamento estratégico são: diagnóstico estratégico; missão; instrumentos prescritivos e quantitativos; controle e avaliação.


B

O plano estratégico possui escopo amplo e visão de longo prazo.


C

O plano operacional foca a rotina diária de execução das atividades.


D

O plano tático faz a intermediação entre o que estabelece o planejamento estratégico e o que deve ser aplicado pelo planejamento tático.


E

A organização implementará o planejamento estratégico com o apoio ou não da alta administração, pois o plano é soberano e deve ser seguido.

Uma empresa está em franca expansão e, para dar suporte a essa expansão, ampliou suas instalações, quadro de pessoal, produção e vendas. Todo esse movimento é resultado de uma ampla ação de busca pela competitividade e eficiência.


Essa ação consistiu no ordenamento dos recursos e das funções a fim de facilitar o trabalho e criar uma nova estrutura para a empresa.


No processo administrativo, a ação se refere à função


A

Planejamento


B

Direção


C

Organização


D

Controle


E

Coordenação

A organização deve recorrer ao processo de recrutamento e seleção de funcionários sempre que houver escassez de RH, assim como, no caso de excesso de RH, deverá iniciar um processo de redução da força de trabalho.


O recrutamento, que nada mais é do que o processo de localização, identificação e atração de candidatos, pode ocorrer por meio de recrutamento interno ou externo.


A esse respeito, assinale a opção que indica algumas vantagens do recrutamento externo.


A

Aproveitar o investimento da organização em treinamento e desenvolvimento pessoal.


B

Limitar as escolhas aos trabalhadores atuais da organização.


C

Impactar a política de remunerações da organização.


D

Aproveitar as experiências e os conhecimentos adquiridos anteriormente pelos candidatos.


E

Reduzir a incerteza em relação ao potencial, ao desempenho e ao perfil do candidato.

Toda Instituição necessita possuir um sistema de controle eficiente e adequado; para isso, os controles:


A

Devem ser rígidos, sem o que eles perderiam a própria razão de ser.


B

Não necessitam ser econômicos, exceto nas pequenas instituições.


C

Não devem ser efetuados de forma objetiva, nem quantitativa nem qualitativamente.


D

Devem ser sempre indiretos, vez que permitem a imediata identificação dos desvios.

A função administrativa que é responsável pela verificação e comparação dos resultados obtidos com os previstos e planejados, como também, de restringir e regular os fatores administrativos de modo que os projetos sejam completados conforme previstos, é corretamente chamada de:


A

Controle.


B

Planejamento.


C

Direção.


D

Comando.


E

Coordenação.

Controlar consiste em acompanhar a execução de alguma ação e compará-la com a intenção, ou ação planejada. O processo de controle possui algumas finalidades. Leia as sentenças que falam sobre algumas finalidades do processo de controle, e assinale a alternativa correta:

I. Verificar se a ação planejada está efetivamente sendo executada e se os resultados dessa ação correspondem ao desempenho desejado.

II. Assegurar que os objetivos sejam alcançados. Verificar se há necessidade de modificações ou correções.

Estão corretas as afirmativas:


A

Apenas a afirmativa I está correta.


B

Apenas a afirmativa II está correta.


C

As afirmativas I e II estão corretas.


D

Nenhuma afirmativa está correta.

Assinale a alternativa que apresenta o que constitui o processo administrativo.


A

O planejamento, a organização, a direção e o controle.


B

A tecnologia, os recursos e as competências.


C

O ambiente, as pessoas, a estrutura e a estratégia.


D

A eficácia, a eficiência, a efetividade e a produtividade.


E

O objetivo, a meta, a remuneração e a produção.

Na estrutura por processos, a organização se estrutura em unidades ao longo da sequência de execução de seus principais processos. A organização se amolda ao processo organizacional que deve completar.


Assinale a opção que apresenta as vantagens da estrutura baseada em processos.


A

Isolamento das unidades, cadeia de valor e fragmentação.


B

Fragmentação, cadeia de valor e focalização no processo.


C

Especialização, cadeia de valor e isolamento das unidades.


D

Focalização no processo, cadeia de valor e custos operacionais.


E

Isolamento das unidades, focalização no processo e especialização.

Sobre as funções da administração, assinale a alternativa CORRETA.


A

Direção, Gerência, Condução, Treinamento e Delegação.


B

Finanças, Marketing, Contabilidade e Recursos Humanos.


C

Produção, Vendas, Serviços, Transporte e Armazenamento.


D

Previsão, Organização, Comando, Coordenação e Controle.

Um auxiliar administrativo precisa desenvolver um gráfico que represente a estrutura organizacional de uma empresa, utilizando, para tanto, blocos indicativos dos órgãos e linhas verticais ou horizontais, interligando-os hierarquicamente.


Nesse caso, o auxiliar desenvolverá um(a)


A

organograma


B

plano operacional


C

manual de controle


D

planejamento estratégico


E

descrição do cargo

O processo organizacional compreende quatro aspectos: o planejamento, a organização, a direção e o controle. Quanto ao controle da ação empresarial, assinale a alternativa correta.

A
Para que uma organização realize o controle organizacional, não é necessária a existência de objetivos e planos previamente delimitados, já que seu foco de análise se restringe aos resultados alcançados pela empresa.

B
Para o nível institucional da organização, o tipo de controle a ser empregado é o controle tático.

C
O controle organizacional não serve, em nenhuma hipótese, para controlar e limitar a autoridade exercida dentro da organização, já que seu foco é na padronização da qualidade dos produtos e serviços, e não nas pessoas.

D
O controle permite que haja a mensuração e a avaliação dos resultados gerados por planejamento, organização e direção.

E
Como o nível operacional trabalha no curto prazo, nele a ação corretiva não é uma fase do controle, sendo realizada apenas no nível institucional e intermediário.

Processo Administrativo, também chamado de funções administrativas ou gerenciais, é o processo de tomada de decisão sobre a utilização dos recursos para realizar seus objetivos. NÃO é considerado(a) uma função administrativa:


A

Direção (Execução)


B

Planejamento


C

Organização


D

Controle


E

Influência

Quanto à função de organização, analise as atividades.

I. Estabelecimento de planos financeiros.

II. Alocação dos recursos organizacionais.

III. Coordenação de atividades e tarefas.

IV. Ordenação dos trabalhos internos.

V. Estabelecimento de metas e objetivos.

Segundo Chiavenato, integram o processo de organização apenas as alternativas


A
I e II.

B
II e IV.

C
I, III e V.

D
I, IV e V.

E
II, III e IV.
Dentre as áreas ou funções organizacionais, Marketing é uma das mais importantes, pois é a responsável por identificar, estudar e atender o mercado. Segundo a AMA (American Marketing Association, 2004), “Marketing é uma função organizacional e uma série de processos para criação, comunicação e entrega de valor para clientes, e gerenciamento do relacionamento com os clientes de forma a beneficiar a organização e seus públicos de interesse, ou stakeholders”. A respeito dos fundamentos do marketing, marque a afirmativa correta.

A
A Pesquisa de Marketing, caracterizada como Exploratória, é do tipo conclusiva e procura, por exemplo, medir a relação entre renda e compras em lojas multimarcas.

B
O consumidor em seu Comportamento de Compra é influenciado por fatores sociais, psicológicos, mercadológicos e situacionais.

C
A Segmentação de Mercado tem como bases a Geográfica, a Psicográfica, a Sociográfica e a Comportamental.

D
O Plano de Marketing abrange diversas etapas e a primeira delas é a definição dos objetivos, a segunda, a elaboração das estratégias e a terceira, o diagnóstico da situação atual do marketing.

Entre as principais características da organização formal moderna constam:


  1. Divisão do Trabalho e especialização.
  2. Hierarquia.
  3. Distribuição da autoridade e da responsabilidade.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

É correta apenas a afirmativa 1.


B

É correta apenas a afirmativa 3.


C

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.


D

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


E

São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Para estimular a motivação no participante, todo programa de desenvolvimento de pessoal deve conter, entre outros, os seguintes pontos:


I. Qualificação e experiência do corpo docente.

II. Vantagens efetivas oferecidas pelo programa.

III. Competição entre os colaboradores para o melhor cargo.

IV. Equipamentos, instalações e recursos didáticos adequados.


A

Apenas os enunciados I e II estão corretos.


B

Apenas os enunciados I, II e III estão corretos.


C

Apenas os enunciados I, II e IV estão corretos.


D

Apenas os enunciados III e IV estão corretos.


E

Apenas os enunciados II e III estão corretos.

   
Gerar simulado