

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Podemos dizer que o Desenvolvimento Organizacional surgiu de uma série de processos a partir do ano de 1962 aqui no Brasil, e para facilitar todo este desenvolvimento, bem como os crescimentos de todas as organizações, sendo o DO uma estratégia educacional que visa promover determinadas mudanças. Que mudanças são estas?
De crenças, atitudes, valores e estrutura organizacional.
Dos processos de trabalho e do organograma da instituição.
Nos fluxogramas de processo de trabalho e cadeia de comando.
No perfil gerencial dos colaboradores.
Na cultura de liderança e nas alçadas decisórias.
Após definido o cenário de mudança organizacional, os gerentes devem implementar as transformações desejadas. Em relação aos mecanismos que podem ser usados para o sucesso na implementação da mudança, assinale a alternativa correta.
Adoção de um sentido de urgência. Crises organizacionais podem ajudar a convencer os colaboradores a investir tempo e esforço para adotar novas técnicas e procedimentos de trabalho.
Uso da força e coerção. O poder instituído ao gerente deve ser o principal mecanismo para transformações pouco urgentes do ambiente organizacional.
Estímulo à participação. Os esforços para promover a participação devem se concentrar no alto escalão da organização.
Comunicação aberta. Comunicar abertamente os propósitos e estágios da mudança facilita a criação de ruídos.
Promoção de equipes de mudança. A criação de uma força tarefa responsável pela implementação de mudanças é suficiente para neutralizar a resistência dos colaboradores mais afetados.

Considerando os tipos de resistência a mudança, assinale a alternativa que se relaciona com os aspectos psicológicos e emocionais dessa conduta.
As organizações mudam e inovam seus processos para poderem se adaptar e sobreviver em um ambiente instável. Uma mudança incremental significa uma série de progressões contínuas que mantêm o equilíbrio geral da organização e, muitas vezes, não afetam a sua totalidade. Nesse sentido, é correto afirmar que a mudança incremental:
promove uma ruptura profunda no padrão existente de gestão.
cria uma nova estrutura de gerenciamento e de processos.
rompe com a tecnologia atual.
foca no desenvolvimento de novos produtos e de novos mercados.
busca a implementação constante de pequenas ideias eficazes.
O estágio de desenvolvimento do grupo denominado de “tormenta” é caracterizado por grande incerteza quanto aos propósitos do grupo, à sua estrutura e liderança.
Certo
Errado
Um excelente gestor precisa desenvolver bem as habilidades conceituais, técnicas e humanas para conduzir as organizações para seus objetivos. Neste sentido, as habilidades humanas dizem respeito a:
I. Exercer o papel de chefe e dominar grupos e equipes de pessoas e os seus comportamentos.
II. Persuadir as pessoas e exercer sobre elas um controle efetivo.
III. Utilizar as pessoas para atender e satisfazer objetivos próprios, independentemente do que elas desejam alcançar.
Podemos afirmar corretamente que:
Assinale a alternativa correta com relação a desenvolvimento organizacional (DO) e organizações de aprendizagem.
Entre os vários modelos de DO, destacam-se os seguintes: modelo de Vroom; modelo de DO de Lawler; e modelo de liderança de Fiedler.
Uma organização de aprendizagem é aquela que busca o desenvolvimento por meio da elaboração de capacitações e seminários para clientes e organizações externas. Assim, esse tipo de organização oferece a oportunidade da aquisição de novos conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades conceituais e analíticas, sendo reconhecido pela excelência de seus cursos formais, seus seminários e sua consultoria.
O DO é a aplicação do conhecimento das ciências comportamentais em um esforço conjugado para melhorar a capacidade de uma organização de confrontar-se com o ambiente externo e incrementar sua capacidade de resolver problemas. O DO utiliza técnicas e modelos de mudança organizacional planejada.
O movimento de DO surgiu a partir dos trabalhos seminais de Von Neumann e Morgenstern, na década de 1940, e de Wald e Savage, na década de 1950, e explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
As características do DO são: caráter legal das normas e dos regulamentos; caráter formal das comunicações; caráter racional e divisão do trabalho; impessoalidade nas relações; e hierarquia de autoridade.
A resistência à mudança significa um comportamento contrário à sua efetivação. Geralmente, a resistência à mudança pode ser consequência de aspectos lógicos, caracterizados como:
Referem-se aos interesses de grupos e valores sociais envolvidos.
Consistem nas atitudes e sentimentos das pessoas a respeito da mudança.
Decorrentes do esforço e do tempo requeridos para a pessoa se ajustar à mudança.
As pessoas podem sentir medo do desconhecido ou duvidar da liderança do gerente.
Coalizões políticas ou valores de diferentes comunidades que podem afetar o comportamento das pessoas.
Dentre os principais modelos do Desenvolvimento Organizacional está a Teoria 3-D da Eficácia Gerencial de William J. Reddin. Esta teoria busca desenvolver três habilidades gerenciais básicas: Destreza de gerência situacional, Sensitividade situacional e _______________________.
Redução de custos
Natureza estrutural
Flexibilidade de estilo
Mudança organizacional
O processo de Desenvolvimento Organizacional é composto de etapas sucessivas, tendo início a partir da colheita e análise de dados, partindo para sua intepretação e diagnóstico, para se chegar à fase de intervenção, que corresponde à implementação. Nesta última etapa, os agentes de mudança possuem à sua disposição diversas técnicas, direcionadas para cada membro da organização, individualmente, para equipes ou grupos, para relações intergrupais e para a organização como um todo. Constitui exemplo de técnica apropriada para o desenvolvimento do indivíduo:
retroação de dados.
consultoria de procedimentos.
reuniões de confrontação.
treinamento da sensitividade.
desenvolvimento transacional.
O grande desafio das instituições, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, é atualizar suas políticas e práticas de forma tão rápida que consigam atender à sociedade atual, que está sofrendo profundas e rápidas transformações. Mudanças impactam diariamente em questões éticas e, consequentemente, nas legislações, normas e demandas e essas preocupações refletem nas empresas, que devem rever diversos aspectos.
A seguir, analise os aspectos que devem ser revistos pelas empresas:
I. Políticas internas; ações sociais; meios de comunicação.
II. Código de conduta empresarial.
III. Processos produtivos, certificações e formas de preservar o meio ambiente.
IV. Formas de avaliações profissionais.
V. Estratégia de marketing e a forma de se relacionar com a sociedade, inclusive interna.
VI. Relatórios e demonstrativos para divulgação das práticas éticas.
São aspectos que devem ser revistos pelas empresas o que se afirma em:
Em sentido amplo, o desenvolvimento de recursos humanos pode ser entendido como o esforço organizado de transformação de competências individuais para melhorar o desempenho coletivo e atingir os fins organizacionais. Isso inclui três níveis de ação: o desenvolvimento organizacional, o desenvolvimento pessoal e o treinamento. Sobre isso, é correto afirmar.
O treinamento é um processo educacional de curto prazo, mediante procedimentos organizados, que tem como objetivo dotar funcionários, exclusivamente novatos, de conhecimentos e competências para a execução imediata das diversas tarefas do cargo.
O desenvolvimento pessoal é o processo de aprendizagem de longo prazo, orientado para o desenvolvimento de competências que não estão diretamente relacionadas com as exigências concretas do cargo que ocupa.
O processo de desenvolvimento organizacional visa a melhorar o desenvolvimento pessoal decorrente da plena realização de suas potencialidades e assim atender às necessidades da organização.
O desenvolvimento organizacional é um esforço educacional complexo destinado a mudar atitudes, valores e personalidade dos membros da organização.