

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma das fases básicas do programa de gestão de documentos é a emulação dos documentos.
A gestão de documentos não se aplica a documentos eletrônicos.
As operações técnicas da gestão de documentos são realizadas nas fases corrente, intermediária e permanente. Os documentos correntes são aqueles em tramitação; os intermediários são aqueles que, mesmo sem movimentação, ainda são consultados com frequência, por razões administrativas; e os permanentes são aqueles com uso pouco frequente, de caráter histórico e cultural.
A gestão de documentos contribui para as funções arquivísticas, de modo que
sejam eliminados documentos em todo o ciclo de vida documental.
apenas os documentos com valor administrativo sejam organizados.
uma parcela dos documentos que constituem o patrimônio arquivístico do país seja descartada.
os documentos sejam avaliados como de guarda permanente.
as políticas e atividades dos governos sejam documentadas adequadamente.
Arquivos centralizados são aqueles que reúnem em um só local físico da empresa todos os documentos produzidos e recebidos. São vantagens da centralização de arquivos, EXCETO:
O cuidado e a proteção aos documentos melhora muito.
Proporciona padronização ao sistema e métodos de arquivamento.
Gera economia de tempo, de pessoal, do gasto com arquivamento, dentre outros.
As consultas são feitas em um único local, no caso, onde estiverem localizados os arquivos.
A existência de um especialista em arquivística melhora a eficiência e a rapidez do trabalho em todas as suas etapas.
A gestão de documentos refere-se a uma área da administração geral relacionada com a busca de economia e eficácia na produção, manutenção, uso e destinação final de documentos.
Os programas de gestão de documentos, assim como a política arquivística institucional, devem fazer parte do Sistema de Gestão de Documentos.
A gestão de documentos abrange a fase corrente e a intermediária dos arquivos.
Certo
Errado

eliminação
transferência
custódia
conservação
conservação
O estabelecimento de um sistema arquivístico institucional prescinde de uma unidade político-administrativa com responsabilidade pela gestão dos documentos e dos arquivos.
Em uma organização, o programa de gestão de documentos substitui o sistema de arquivos.
A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos que visa ao melhoramento dos processos de produção, controle, uso, avaliação e arquivamento, a fim de garantir a correta eliminação ou preservação de documentos e a disponibilização de informação arquivística para a administração.
A realização de estudos analíticos sobre a estrutura e o funcionamento do órgão, bem como sobre cada tipo de documento resultante dos procedimentos administrativos, deve preceder a implantação da gestão documental.
Após a implementação do programa de gestão de documentos, deve-se realizar o diagnóstico da situação arquivística da organização, a fim de avaliar a efetividade das medidas adotadas, mediante a aplicação do Modelo Geral Internacional de Diagnóstico (MGID).
Conjunto de documentos resultante do exercício de uma mesma competência, função ou atividade, documentos estes que têm idêntico modo de produção, tramitação e resolução. O conceito apresentado refere-se à
espécie documental.
tipologia documental.
série documental.
fundo.
unidade documental.
A ausência de funções de gestão de documentos nas organizações públicas brasileiras, principalmente aquelas relacionadas à classificação, avaliação e descrição, coloca-se como um entrave para o pleno acesso à informação no país.
O nível máximo de aplicação do programa de gestão de documentos estabelece que o governo deve contar, ao menos, com programas de retenção e eliminação de documentos e procedimentos para recolhimento ao arquivo nacional daqueles documentos de valor permanente.
O elemento que indica que um documento de arquivo foi classificado é o seu número de protocolo.
Certo
Errado
De acordo com a Lei de Arquivos (Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991), gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente, bem como:
intermediária, visando a sua eliminação ou transferência para guarda permanente
intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente
intermediária e permanente, visando racionalizar a sua utilização pelos diferentes usuários
intermediária e permanente, visando ao recolhimento dos documentos públicos federais para guarda histórica