

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A Lei Federal nº 9.605/1998 estabelece que a aplicação de penas por crimes ambientais deve considerar a gravidade do fato, os antecedentes do infrator em relação à legislação ambiental, e sua situação econômica, no caso de multas.
Certo
Errado
Analise as informações a seguir:
I. Constitui crime contra o meio ambiente matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, cujas penas são de detenção de seis meses a um ano, e multa.
II. Quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, estará sujeito à pena de detenção de 30 dias.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
As guardas municipais desempenham um papel fundamental na conscientização e educação ambiental da comunidade, conforme previsto no artigo 70-A da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998). Elas podem realizar ações de patrulhamento e vigilância em áreas naturais, promovendo a preservação dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento sustentável, contribuindo assim para a qualidade de vida dos cidadãos e para a conservação do meio ambiente para as futuras gerações.
Certo
Errado
Sobre a Lei de Crimes Ambientais, analise e julgue os dispositivos abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
I. A Lei prevê como crime ambiental a poluição que resulta ou possa resultar em danos à saúde humana.
II. É estabelecido que a responsabilidade ambiental é objetiva, ou seja, independe da comprovação de culpa.
III. A Lei contempla apenas sanções administrativas.
Somente I e II estão corretas.
Somente I e III estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente III está correta.
Somente II está correta.
De acordo com a Lei nº 9.605/1998, qual das seguintes alternativas representa uma possível pena restritiva de direitos aplicável em casos de crimes ambientais?
Prisão em regime semiaberto.
Prestação pecuniária.
Detenção em estabelecimento penal.
Proibição de frequentar determinados lugares.
Perda do cargo público.
Suponha que a Sra. Maria introduza uma espécime animal no País, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente. Nessa situação, Maria estará cometendo um crime contra
a fauna, podendo ser penalizada com detenção de um a três anos e multa.
a flora, podendo ser penalizada com detenção de um a três anos e multa.
a flora, podendo ser penalizada com detenção de três meses a um ano e multa.
a fauna, podendo ser penalizada com detenção de três meses a um ano e multa.
Na legislação de crimes ambientais, Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, as penas restritivas de direitos aplicáveis a pessoas jurídicas incluem a interdição temporária de direitos, como a proibição de contratar com o Poder Público e de receber incentivos fiscais.
Certo
Errado
Conforme a Lei n.º 9.605/1998, poderá ser aplicada à pessoa jurídica infratora a penalidade de prestação de serviços à comunidade, a exemplo da execução de obras de recuperação em áreas degradadas.
Certo
Errado
De acordo com a Lei nº 9.605/1998, qual conduta constitui crime contra a administração ambiental?
Realizar desmatamento em área autorizada pelo órgão ambiental competente.
Descumprir normas técnicas de preservação em propriedades particulares.
Ocultar informações em relatórios de impacto ambiental.
Utilizar recursos naturais de forma sustentável.
Realizar atividade pesqueira artesanal em conformidade com a legislação.
A Lei nº 9.605/98 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Os crimes ambientais abrangem sanções às ações contra a fauna, contra a flora, contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural, contra a administração ambiental, de poluição e outros crimes ambientais. Assim, é considerado crime ambiental:
desmatar área florestada mesmo quando necessária à subsistência pessoal do agente ou de sua família.
realizar guarda doméstica de espécie silvestre rara em extinção, domesticada pelo tutor.
abater animal para saciar a fome do agente ou de sua família.
grafitar bem privado com objetivo de valorizar o patrimônio com consentimento do proprietário.
A exploração de madeira de espécie nativa em área de preservação permanente com autorização do órgão competente atende à Lei n.º 9.605/1998.
Certo
Errado
Conforme a Lei n.º 9.605/1998, assinale a opção que apresenta pena restritiva de direito à pessoa jurídica.
prestação de serviços à comunidade
proibição de contratar com o poder público
detenção de seis meses a um ano
advertência
multa
A Lei nº 9605, de 12 de fevereiro de 1998, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. O Capítulo V apresenta os crimes contra o meio ambiente, e a seção II, os crimes contra a flora.
Em todos os crimes contra a flora, foi associada uma pena correta, EXCETO em:
Art. 38 – Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção – pena: detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Art. 39 – Cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente – pena: detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Art. 41 – Provocar incêndio em mata ou floresta – pena: reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Art. 42 – Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano – pena: detenção de quatro a seis anos, ou multa.
De acordo com a aplicação da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, segundo o Art. 14, quais são as circunstâncias que atenuam a pena?
Apenas o arrependimento do infrator.
Apenas a colaboração com os agentes encarregados da vigilância.
Apenas a comunicação prévia do perigo iminente.
Apenas a suspensão das atividades de forma espontânea.
Baixo grau de instrução do agente e arrependimento do infrator.
Analise as informações a seguir:
I. A proibição de contratar com o Poder Público e dele obter subsídios, subvenções ou doações não poderá exceder o prazo de cinco anos.
II. Nas infrações penais previstas na lei de crimes contra o meio ambiente, a ação penal é pública condicionada à representação.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
De acordo com o Art. 36 da Lei de Crimes Ambientais, o que é considerado pesca para os efeitos desta Lei:
Qualquer ato que retire, extraia, colete, apreenda ou capture espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios.
A caça de animais silvestres.
A captura de aves migratórias.
A coleta de frutas e vegetais silvestres.
A Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) prevê ser crime a conduta de introduzir espécime animal no País, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente. A pena do referido delito é de:
Detenção, de 04 meses a 01 ano, e multa.
Detenção, de 06 meses a 01 ano, e multa.
Detenção, de 03 meses a 01 ano, e multa.
Detenção, de 02 meses a 01 ano, e multa.
Detenção, de 08 meses a 01 ano, e multa.
De acordo com a Lei nº 9.605/98, são passíveis de punição as pessoas:
Jurídicas, mas não as físicas, por danos ao meio ambiente.
Físicas, mas apenas em casos de danos graves ao meio ambiente.
Físicas e jurídicas, ambas responsáveis por condutas lesivas ao meio ambiente.
Que agem em defesa do meio ambiente, mesmo que causem pequenos danos.
Que realizam qualquer tipo de obra, independentemente do impacto ambiental.
De acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, analise as assertivas a seguir:
I. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade. A responsabilidade das pessoas jurídicas exclui a das pessoas físicas, autoras, coautoras ou partícipes do mesmo fato. Poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente.
II. Quando a pena restritiva de direitos substituir a privativa de liberdade, terá a mesma duração da pena privativa de liberdade substituída.
III. A prestação pecuniária é uma das penas restritivas de direito.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Um dos crimes ambientais previstos na Lei 9.605/98 é o de poluição. Em consonância com a referida lei, é CORRETO afirmar ser um dos fatores que agrava a pena do crime de poluição, se o crime é cometido
no período noturno.
em área urbana ou rural.
por motivo de vingança.
em domingos ou feriados.
em período de seca ou enchente.