

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa correta conforme as disposições da Lei federal n° 10.406, de 10/01/2002, que instituiu o código civil brasileiro sobre como são chamados os bens que, embora reunidos, se consideram de per si, independentemente dos demais.
Bens singulares.
Universalidade de fato
Bens fungíveis
Universalidade de direito.
No ano de 1963, o Supremo Tribunal Federal adotou, em sua Súmula, o seguinte enunciado, sob o no 340: Desde a vigência do Código Civil, os bens dominicais, como os demais bens públicos, não podem ser adquiridos por usucapião.
Independentemente de eventual opinião doutrinária minoritária em sentido contrário, tal conclusão, atualmente,
mostra-se superada, eis que a Constituição Federal prevê a não sujeição à usucapião dos bens públicos imóveis, mas o Código Civil admite tal sujeição em relação aos bens públicos dominicais móveis ou semoventes.
mostra-se superada, eis que vigora novo Código Civil.
resta compatível com o direito vigente, eis que a Constituição Federal prevê a não sujeição à usucapião dos bens públicos imóveis, e o Código Civil prevê a mesma não sujeição quanto aos bens públicos em geral, sem excepcionar os dominicais.
mostra-se superada, eis que a Constituição Federal excepciona os bens dominicais da não sujeição à usucapião.
resta compatível com o direito vigente, eis que a Constituição Federal prevê a não sujeição à usucapião dos bens públicos em geral, superando, nesse ponto, disposição do Código Civil em sentido contrário.
Quanto aos bens públicos, é correto afirmar que:
são alienáveis os dominicais
são inalienáveis os desafetados
são alienáveis os de uso especial
são alienáveis os do uso comum do povo
Pelo Código Civil, NÃO são considerados como bens móveis:
as energias que tenham valor econômico
os direitos pessoais de caráter patrimonial e as respectivas ações
os direitos reais sobre objetos móveis e as ações correspondentes
os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem
Sobre os Bens Públicos, marque a alternativa correta:
Não dispondo a lei em contrário, consideram-se dominicais os bens pertencentes às pessoas jurídicas de direito público a que se tenha dado estrutura de direito privado.
Os bens públicos dominicais não podem ser alienados.
Os bens públicos estão sujeitos a usucapião.
O uso comum dos bens públicos não pode ser retribuído.
Assinale a alternativa correta.
Os rios, mares, estradas, ruas e praças não são bens públicos.
São bens públicos os dominicais, que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.
Os bens públicos podem ser alienados, penhorados e onerados.
A continuidade do serviço público não é um princípio que rege o serviço público.
Não existem serviços públicos comerciais ou industriais, sendo estes próprios da iniciativa privada.
Analise as alternativas abaixo considerando o que estabelece o código civil brasileiro e assinale a alternativa correta sobre o que deve ser considerada de forma expressa uma universalidade de fato.
Os bens que se podem fracionar sem alteração na sua substância, diminuição considerável de valor, ou prejuízo do uso a que se destinam.
O complexo de relações jurídicas, de uma pessoa, dotadas de valor econômico.
Os móveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
Todos os bens que se encontrem no mesmo lugar.
A pluralidade de bens singulares que, pertinentes à mesma pessoa, tenham destinação unitária.
Nos termos do Código Civil, é consequência do caráter de “uso comum do povo” de um bem público, por contraste com os bens dominicais, a
possibilidade de integrar o patrimônio de pessoas jurídicas de direito público a que se tenha dado estrutura de direito privado.
necessária gratuidade do uso.
impossibilidade de alienação.
insuscetibilidade à usucapião.
possibilidade de integrar o patrimônio de pessoas jurídicas da Administração Direta.
Acerca dos bens, assinale a alternativa correta, em conformidade com o disposto no Código Civil:
Consideram-se imóveis para os efeitos legais os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações.
São fungíveis os bens móveis cujo uso importa destruição imediata da própria substância, sendo também considerados tais os destinados à alienação.
Constitui universalidade de fato a pluralidade de bens singulares que, pertinentes à mesma pessoa, tenham destinação unitária.
Os bens naturalmente divisíveis podem tornar-se indivisíveis somente por determinação da lei.
Um prédio onde funciona o arquivo público municipal e uma quadra poliesportiva de uso comunitário são exemplos, respectivamente, de bens:
de uso especial e de uso comum;
de uso especial e de uso especial;
de uso comum e de uso especial;
dominicais e de uso especial;
dominicais e de uso comum.
A indivisibilidade de um bem naturalmente divisível pode ser estabelecida por meio de negócio jurídico.
Certo
Errado
De acordo com as disposições do Código Civil de 2002, assinale a alternativa correta acerca dos bens públicos, bem como o instituto da usucapião.
Apenas os bens de uso especial estão sujeitos à usucapião.
Apenas os bens dominicais estão sujeitos à usucapião.
Todos os bens públicos estão sujeitos à usucapião.
Apenas os bens de uso comum estão sujeitos à usucapião.
Nenhum bem público está sujeito à usucapião.
Quanto aos bens, assinale a afirmativa correta.
Não perdem o caráter de imóveis as edificações que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, foram removidas para outro local.
O princípio de que o acessório segue o principal aplica-se, como regra geral, às pertenças.
Consideram-se benfeitorias os melhoramentos e acréscimos sobrevindos ao bem, sem a intervenção do proprietário, possuidor ou detentor.
A res derelicta é coisa sem dono, porque nunca foi apropriada, como a caça solta ou o pescado, mas pode sê-lo, pois se acha à disposição de quem a encontrar ou coletar, embora essa apropriação possa sofrer restrições de natureza ambiental.
É considerado bem móvel o direito à sucessão aberta na hipótese do acervo patrimonial deixado pelo de cujus ser constituído apenas de bens móveis.
Assinale a alternativa CORRETA, segundo a regra do Código Civil:
São fungíveis os bens móveis ou imóveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
São consumíveis os bens móveis cujo uso importa destruição imediata da própria substância, sendo também considerados tais os destinados à alienação.
Os bens naturalmente divisíveis somente podem tornar-se indivisíveis por determinação da lei.
Os bens públicos dominicais não podem ser alienados.
O uso comum de quaisquer bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela União.
O fornecimento de energia elétrica é classificado quanto à maneira como satisfaz o interesse geral e/ou quanto aos usuários como serviço público
uti universi.
direto.
uti singuli.
próprio.
essencial.
Em conformidade com a previsão legal acerca das benfeitorias, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
São __________________ as de mero deleite ou recreio, que não aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais agradável ou sejam de elevado valor.
São __________________ as que têm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore.
São __________________ as que aumentam ou facilitam o uso do bem.
voluptuárias; necessárias; Úteis
úteis; voluptuárias; necessárias
necessárias; voluptuárias; Úteis
voluptuárias; Úteis; necessárias
Úteis; necessárias; voluptuárias
Não é súmula do Superior Tribunal de Justiça:
A hipoteca firmada entre a construtora e o agente financeiro, anterior ou posterior à celebração da promessa de compra e venda, não tem eficácia perante os adquirentes do imóvel;
O direito à adjudicação compulsória não se condiciona ao registro do compromisso de compra e venda no cartório de imóveis;
Caracteriza dano moral a apresentação antecipada de cheque pré-datado;
O conceito de impenhorabilidade do bem de família abrange também o imóvel pertencente a pessoas solteiras, separadas e viúvas;
A vaga de garagem que possui matrícula própria no registro de imóveis constitui bem de família para efeito de penhora;