

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Javier é brasileiro naturalizado e Antônio é brasileiro nato. Considerando os cargos de Ministro de Estado da Defesa, da carreira diplomática e de Presidente da Câmara dos Deputados, com base somente nas informações fornecidas, em conformidade com a Constituição Federal de 1988, Antônio
pode ocupar todos os cargos, enquanto Javier não pode ocupar nenhum dos três.
é o único que pode ocupar os cargos de Ministro de Estado da Defesa e da carreira diplomática, enquanto Javier pode ocupar apenas o cargo de Presidente da Câmara dos Deputados.
é o único que pode ocupar os cargos da carreira diplomática e de Presidente da Câmara dos Deputados, enquanto Javier pode ocupar apenas o cargo de Ministro de Estado da Defesa.
e Javier podem ocupar todos os cargos.
pode ocupar todos os cargos, enquanto Javier pode ocupar apenas o cargo da carreira diplomática.
Assinale a alternativa correta de acordo com a Constituição de 1988.
Brasileiro naturalizado pode ocupar o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
Há vedação de acesso ao cargo de Procurador Geral da República ao brasileiro naturalizado.
A vedação de acesso ao brasileiro naturalizado é restrita a cargos eletivos federais e carreira diplomática.
O nascido no estrangeiro, filho de pai brasileiro que vier a residir no Brasil e optar, depois de atingir a maioridade, pela nacionalidade brasileira, é considerado brasileiro naturalizado.
Brasileiro naturalizado pode ocupar o cargo de Ministro de Estado da Defesa.
O cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é privativo de brasileiro nato.
Certo
Errado
Angelita naturalizou-se brasileira há anos e aqui no Brasil, após a sua naturalização, formou-se em Direito e teve sua filha, Filomena que, seguindo os passos da mãe, também se formou em Direito. Advogada de notório saber jurídico, atualmente o desejo de Angelita é tornar-se Ministra do Supremo Tribunal Federal e o de Filomena é o de seguir a carreira diplomática. Com base apenas nas informações fornecidas, Angelita
não poderá ocupar o cargo que almeja, mas Filomena poderá seguir a carreira diplomática.
poderá exercer o cargo que almeja, mas Filomena não poderá ocupar cargo da carreira diplomática.
e Filomena poderão ocupar os cargos que almejam.
e Filomena não poderão ocupar nenhum dos cargos que almejam.
não poderá exercer o cargo que almeja, mas poderia exercer cargo da carreira diplomática, enquanto Filomena poderia exercer qualquer dos dois cargos.
Nacionalidade é um vínculo político-jurídico que liga um indivíduo a um determinado Estado, sendo privativo de brasileiros natos os seguintes cargos:
de vereador e de deputado federal
da carreira diplomática e de oficial das Forças Armadas
de auditor fiscal da Receita Federal e da carreira diplomática
de ministro do Supremo Tribunal Federal e de graduados das Forças Armadas
A Constituição Federal de 1988 dispõe que não deve haver distinção legal entre brasileiros natos e naturalizados, com exceção dos casos previstos no próprio texto constitucional. Conforme as disposições da Constituição Federal de 1988, são privativos de brasileiros natos os cargos de
ministro do Superior Tribunal de Justiça e oficial das Forças Armadas.
carreira diplomática e ministro da justiça.
presidente da República e presidente do Superior Tribunal de Justiça.
presidente do Senado Federal e vice-presidente da República.
ministro do Supremo Tribunal Federal e ministro da Casa Civil.
Considerando-se a Constituição Federal, analisar os itens abaixo:
I. A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nessa Constituição.
II. Os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República são privativos de brasileiro nato.
III. Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil, são brasileiros naturalizados.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item III.
Somente os itens I e II.
Somente os itens II e III.
Todos os itens.
A Constituição Federal prevê que são privativos de brasileiros natos os cargos
de carreira diplomática.
de Ministro dos Tribunais Superiores.
de Governador.
da mesa diretora da Câmara dos Deputados.
de Ministro de Estado.
A regra geral para se ocupar cargos públicos em nosso país é a de que a pessoa seja brasileira nata ou naturalizada. Contudo, alguns poucos cargos públicos são constitucionalmente reservados a brasileiros natos.
Segundo a Constituição Federal de 1988, assinale, entre os cargos listados abaixo, o único que é privativo de brasileiro nato.
Governador de Estado.
Vice-Presidente da Mesa do Congresso Nacional.
Ministro de Estado da Defesa.
Ministro do Superior Tribunal Militar.
Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública.
Considerando o disposto na Constituição Federal, é privativo de brasileiro nato o cargo de:
Vice-Presidente da República.
Vice-Presidente do Senado Federal.
Vice-Presidente da Câmara dos Deputados.
Oficial da Polícia Militar.
Desembargador Federal.
É privativo de brasileiro nato, dentre outros cargos previstos na CF/88, o de
Diretor de Agência Reguladora .
Presidente da Petrobras.
Ministro da Economia.
carreira diplomática.
Ministro da Casa Civil.
Os cargos de vice-presidente e de presidente da República são privativos de brasileiros natos, mas o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal pode ser exercido por brasileiro naturalizado.
Certo
Errado
Maria, de nacionalidade portuguesa, tem residência permanente no Brasil há pouco mais de duas décadas. Como pretende concorrer a um cargo eletivo, procurou um(a) advogado(a) e solicitou informações a respeito dessa possibilidade.
O(A) advogado(a) respondeu corretamente que Maria, à luz da ordem constitucional, com observância das condicionantes que sejam estabelecidas em tratado internacional,
pode se alistar como eleitora, mas não concorrer a cargo eletivo.
pode concorrer a qualquer cargo eletivo, em igualdade de condições com o brasileiro nato.
pode concorrer a cargo eletivo se requerer sua naturalização de modo concomitante com o alistamento eleitoral.
não pode concorrer a cargo eletivo, pois é, peremptoriamente, vedado a qualquer estrangeiro o registro de candidatura.
pode concorrer a cargo eletivo, salvo nos casos previstos na Constituição de 1988, se houver reciprocidade em favor de brasileiros.
Assinale a alternativa correta, considerando as disposições do texto constitucional.
É privativo de brasileiro nato o cargo de Senador Federal.
O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os maiores de sessenta e cinco anos.
Os partidos políticos, após adquirirem personalidade jurídica, registrarão os seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral e no Tribunal de Contas da União.
Todo brasileiro em situação de vulnerabilidade social terá direito a uma renda básica familiar, garantida por meio de programa permanente de transferência de renda, na forma da lei.
Nas empresas com mais de cem empregados é assegurada a eleição de um representante, com o propósito exclusivo de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores.
A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição Federal (CF). A CF prevê cargos privativos de brasileiro nato. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresente um cargo que não seja privativo de brasileiro nato.
Ministro de Estado da Defesa
Ministro do Supremo Tribunal Federal
Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública
Cargo de carreira diplomática
Oficial das Forças Armadas
Segundo a Constituição Federal, da República Federativa do Brasil, São privativos de brasileiro nato os cargos:
I. Presidente da Câmara dos Deputados.
II. De oficial das Forças Armadas.
III. De Ministro do Supremo Tribunal Federal.
IV. De Ministro de Estado.
Assinale a alternativa correta:
Estão corretas as alternativas I, II, III e IV.
Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
Somente as alternativas II e III estão corretas.
Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
Somente as alternativas I e II estão corretas.
No que se refere às disposições constitucionais acerca da nacionalidade, assinale a alternativa que não apresenta um cargo privativo de brasileiro nato.
Governador de Estado
Cargos da carreira diplomática
Ministro de Estado da Defesa
Oficial das Forças Armadas
A Constituição Federal brasileira proíbe distinção entre brasileiros natos e naturalizados, mas prevê taxativamente em seu texto algumas exceções.
Diante do aludido, é possível afirmar que são privativos de brasileiro nato, dentre outros, os cargos de:
Senador e Deputado Federal.
Ministro do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Senado Federal.
Prefeito e Governador de Estado.
Ministro das Relações Exteriores e Ministro da Justiça.
Desembargadores e juízes federais.
Nos termos da Constituição Federal, indique a alternativa que apresenta um cargo privativo de brasileiro nato.
Senador
Deputado Federal
Ministro de Estado da Justiça
Ministro de Estado da Defesa
São privativos de brasileiro nato os cargos, marque a alternativa INCORRETA:
de Presidente e Vice-Presidente da República.
de Presidente da Câmara dos Deputados.
de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
da carreira diplomática.