Questões de Concurso sobre Da Saúde (arts. 196 a 200 da CF/88)

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.577 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Os ajustes ficais deflagrados pelo Estado brasileiro a partir da década de 1990, intensificado com a aprovação da Emenda Constitucional nº 95/2016, impacta na Seguridade Social e na particularidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribui para


A

a cidadania regulada.


B

a equidade.


C

a mobilização social.


D

o subfinanciamento.

Avalie se os itens abaixo estão certos (C) ou errados (E) quanto a Constituição Federal, no que se refere à Saúde:


I direitos de todos e dever do Estado.

II políticas sociais e econômicas que visem o aumento do risco de doenças.

III acesso universal e igualitário.

IV ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.


Os itens acima mencionados são, respectivamente:


A

C, C, E, C.


B

C, E, C, C.


C

C, E, E, C.


D

E, C, C, C.


E

E, C, E, C.

Com relação às normas constitucionais relativas à ordem social e ao direito à saúde, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

( ) A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e por contribuições de melhoria.

( ) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

( ) As instituições privadas poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.


Assinale a sequência correta.


A

F V F V


B

V F V V


C

V F V F


D

F V F F

Assinale a alternativa que descreve o Art. 205 da Constituição Federal que em sua Seção I trata sobre a Saúde.


A

As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


B

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.


C

O ensino é livre à iniciativa privada.


D

Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.


E

A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.

João, pessoa hipossuficiente, necessitava de uma intervenção cirúrgica para restabelecer o alinhamento de sua coluna e evitar a compressão setorial de alguns nervos, o que vinha lhe causando dores insuportáveis. Após uma exaustiva procura de vaga para a operação em diversos hospitais públicos, obtendo sempre respostas negativas, João decidiu ingressar com uma ação judicial em face do ente competente, visando a compeli-lo a realizar a cirurgia, que se afigurava urgente.


À luz da sistemática constitucional, a ação deve ser ajuizada em face


A

da União, considerando a sua posição de mantenedora do sistema brasileiro de saúde.


B

do Município no qual João reside, considerando a predominância do interesse local.


C

do Estado no qual João reside, considerando a sua obrigação primária de atender aos casos mais complexos.


D

do Município no qual João reside, do Estado no qual João reside ou da União, em conjunto ou isoladamente.


E

do ente federativo cuja legislação contemple a obrigação de ser realizada a cirurgia de João em seu sistema de saúde.

De acordo com a Constituição Federal do Brasil, são competências do Sistema Único de Saúde, EXCETO:


A

Participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico.


B

Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, exceto as que envolvem a saúde do trabalhador.


C

Fiscalizar e inspecionar bebidas e águas para consumo humano.


D

Participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.

Segundo a Constituição Federal, os gestores locais do Sistema Único de Saúde poderão admitir __________________ e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.


A

anestesistas


B

auxiliares de enfermagem


C

enfermeiros


D

médicos


E

agentes comunitários de saúde

De acordo com as disposições da Constituição Federal sobre saúde, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


(_) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

(_) As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

(_) O Estado deve fomentar a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

V - V - V


B

V - F - V


C

F - F - V


D

V - V - F

Segundo a Constituição Federal, os gestores locais do Sistema Único de Saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de _____________, de acordo com a natureza e a complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.


A

licitação


B

processo seletivo público


C

concurso público


D

chamamento público


E

tomada de preços

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. O Art. 198º da Constituição Federal apresenta as diretrizes do sistema único de saúde, sendo elas:


A

equidade, igualdade e integralidade.


B

regionalização, equidade e integralidade.


C

descentralização, hierarquização e participação da comunidade.


D

descentralização, atendimento integral e participação da comunidade.

O Art. 196 da Constituição Federal atual estabelece que o acesso aos serviços de saúde no país tem caráter:


A

seletivo, isto é, disponível para a maioria.


B

universal, a que todos têm direito.


C

civil, em que a responsabilidade estatal é restrita.


D

filantrópico, mediado pela solidariedade.


E

público, organizado segundo os níveis sociais.

De acordo a Constituição da República Federativa do Brasil. Marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.


() O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias não será inferior a 3 (três) salários minimos, repassados pela União aos Municípios, aos Estados e ao Distrito Federal.

() Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias não terão a aposentadoria especial, apenas receberá adicional de insalubridade.

() O vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União, e cabe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer, além de outros consectários e vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações, a fim de valorizar o trabalho desses profissionais


A

FVF


B

VFF


C

VFV


D

FFF


E

FFV

Em seu artigo 200, a Constituição Federal de 1988 enumera as competências do Sistema Único de Saúde - SUS. Analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:


A

É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


B

O SUS deve executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.


C

O SUS não deve controlar e fiscalizar a produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.


D

O SUS não deve ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição da República Federativa do Brasil (1988), obedecendo a alguns princípios. Entre eles, é CORRETO afirmar que:


A

A universalidade de acesso aos serviços de saúde, em todos os níveis de assistência, não é obrigatoriedade do SUS.


B

A integralidade de assistência é entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema.


C

O SUS objetiva a preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade unicamente física.


D

A igualdade da assistência à saúde é uma prioridade, sem preconceitos, mas com privilégios de alguma espécie.


E

O direito à informação limitada às pessoas assistidas sobre sua saúde é direito dos usuários.

Considere as afirmativas relacionadas a Constituição Federal de 1988, em relação a ordem social. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça sociais.

(__)As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, integrando o orçamento da União.

(__)São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.


A

F, F, V.


B

V, F, V.


C

F, V, F.


D

V, V, V.


E

V, V, F.

Analise as afirmativas a seguir:


I - A rede que compõe o SUS engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.

II - Conforme a Constituição Federal de 1988 (CF-88), a “Saúde é direito de todos e dever do Estado”. No período anterior à CF-88, o sistema público de saúde prestava assistência apenas aos trabalhadores vinculados à Previdência Social.

III - Um dos princípios organizativos do SUS é a Participação Popular, no qual a sociedade deve participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Todas as afirmativas estão corretas.


B

Nenhuma afirmativa está correta.


C

Apenas uma afirmativa está correta.


D

Apenas duas afirmativas estão corretas.

Considerando o art. 196 da Constituição Federal de 1988, é correto dizer que a saúde é um direito de todos e dever:


A

Da família


B

Do Estado


C

Dos pais


D

Do próprio indivíduo


E

Das empresas de economia mista

Segundo a Constituição Federal/1988, cabe ao Poder Público dispor no que se refere às ações e serviços de saúde, a sua


A

regulamentação, fiscalização e controle.


B

fiscalização, organização e orçamento.


C

regulamentação, práticas e conselho.


D

organização, conselho e controle.


E

levantamentos, encaminhamentos e regimentos.

A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Nesse contexto, à luz da Constituição Federal, é correto afirmar que, anualmente, da receita corrente líquida do respectivo exercício financeiro, a União deve aplicar em ações e serviços públicos de saúde o mínimo de


A

5% (cinco por cento).


B

10% (dez por cento).


C

15% (quinze por cento).


D

20% (vinte por cento).


E

25% (vinte e cinco por cento).

Com base na Constituição Federal (Art. 200), ao Sistema Único de Saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da Lei:


A

Participação da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico.


B

Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.


C

Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.


D

Execução das ações de vigilância sanitária e epidemiológica, tirante as de saúde do trabalhado.

   
Gerar simulado