

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As ações de vigilância sanitária envolvem fiscalização, identificação de irregularidades e adoção de medidas administrativas voltadas à proteção da saúde pública. Considerando esses procedimentos, assinale a alternativa correta.
A lavratura do auto de infração depende de análise laboratorial prévia, mesmo quando a irregularidade é visível durante a inspeção.
A notificação sanitária tem caráter educativo e é utilizada para orientar correções quando o risco identificado não exige medida imediata mais rigorosa.
A caracterização de infrações sanitárias dispensa fundamentação normativa, pois se baseia apenas no julgamento técnico do agente fiscal.
O processo administrativo sanitário não prevê manifestação do responsável pelo estabelecimento, em razão do caráter preventivo das ações fiscalizatórias.
A União exerce funções estratégicas na coordenação, normatização e execução das ações de vigilância sanitária em âmbito nacional. Considerando tais responsabilidades, assinale a alternativa INCORRETA.
A formulação da política nacional de vigilância sanitária é realizada pelo Ministério da Saúde, que também monitora e avalia as diretrizes gerais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
A regulamentação e a fiscalização de produtos e serviços de interesse para a saúde são conduzidas pelos Estados, enquanto a União tem participação voltada a orientações gerais.
Compete à União acompanhar e coordenar as ações dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de oferecer cooperação técnica e financeira aos entes federados.
A vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras é desenvolvida pela União, podendo contar com atuação complementar dos demais entes.
Considerando a Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA, Nº 36, de 25 de julho de 2013, em relação ao Art. 3º, analise as assertivas que contém itens que estão definidos CORRETAMENTE:
I- Evento adverso: incidente que resulta em ocorrência desejável à saúde.
II- Cultura da segurança: conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde.
III- Dano: comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.
IV- Incidente: evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário à saúde.
V- Núcleo de Segurança do Paciente (NSP): instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente.
É CORRETO o que se afirma em:
II e III apenas.
I, III e IV apenas.
II, III, IV e V apenas.
I, II, III, IV e V.
I, II e IV apenas.
O processo de fiscalização sanitária visa garantir o cumprimento das normas de higiene e segurança em estabelecimentos e produtos, protegendo a saúde pública. É CORRETO afirmar que a notificação em processo de fiscalização sanitária tem como objetivo:
Substituir o auto de infração em casos de menor gravidade.
Informar o infrator sobre a irregularidade e dar oportunidade para defesa ou correção.
Comunicar o encerramento da fiscalização, sem previsão de sanção.
Exigir pagamento de multa imediata, sem recurso.
Sobre o processo de coleta, acondicionamento e envio de amostras para análise laboratorial pela vigilância sanitária, julgue as afirmativas abaixo:
I.Amostras de água devem ser transportadas em temperatura controlada e com isolamento térmico.
II.É necessário preencher formulário de rastreabilidade com dados da coleta, data e responsável.
III.Qualquer servidor público pode realizar a coleta, desde que autorizado pelo gestor da unidade.
IV.O envio das amostras deve ocorrer preferencialmente em até 24 horas após a coleta.
Qual alternativa está CORRETA?
Estão corretas somente as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas somente as afirmativas I, II e IV.
Estão corretas somente as afirmativas III e IV.
Estão corretas somente as afirmativas II e III.
A vigilância sanitária, enquanto órgão da Administração Pública, detém o poder de polícia administrativa, essencial para a proteção da saúde coletiva. Um dos atributos fundamentais desse poder é a autoexecutoriedade, que confere à Administração a capacidade de executar seus atos coercitivos diretamente, sem a necessidade de prévia autorização judicial, em situações específicas e nos limites da lei. Diante desse atributo, qual das alternativas a seguir representa a mais clara e direta manifestação da autoexecutoriedade no âmbito da atuação da Vigilância Sanitária?
A concessão de um registro de produto farmacêutico, atestando sua segurança e eficácia após rigorosa avaliação técnica e documental.
A notificação de um estabelecimento para que promova adequações estruturais em suas instalações, sob pena de sanções futuras, estabelecendo um prazo para cumprimento.
A apreensão imediata de um carregamento de alimentos perecíveis impróprios para o consumo humano, com destruição sumária, em face do risco sanitário iminente e comprovado.
A realização de inspeções rotineiras em indústrias de alimentos para verificar a conformidade com as boas práticas de fabricação, sem aplicação de penalidades no momento da visita.
A aplicação de uma penalidade de advertência a um profissional de saúde que cometeu uma infração leve, após a conclusão de um processo administrativo disciplinar.
As condições sanitárias de alimentos, equipamentos, instalações e ambientes são cruciais para a segurança alimentar, prevenindo a contaminação e a proliferação de microorganismos nocivos. Isso envolve a adoção de boas práticas de higiene, limpeza e sanitização, além da manutenção adequada de equipamentos e instalações. Em um açougue, o fiscal em vigilância sanitária observa que a serra de corte de carnes é higienizada apenas no final do dia. Sobre essa prática, é CORRETO afirmar:
É correta se os resíduos forem retirados manualmente.
É inadequada, pois deve-se higienizar a cada troca de produto ou pausa.
É aceitável quando o produto final for refrigerado.
Está correta se não houver mudança de tipo de carne cortada.
No que diz respeito à organização e à estrutura física dos serviços de saúde, conforme previsto na Resolução da Diretoria Colegiada nº 63/2011 da ANVISA, qual das alternativas abaixo representa uma exigência técnica obrigatória para garantir a segurança dos pacientes, profissionais e visitantes?
A existência de ambientes com barreira física e fluxo unidirecional entre áreas críticas, semicríticas e não críticas, a fim de evitar contaminação cruzada.
A utilização de ventiladores mecânicos em salas de procedimentos como solução de conforto térmico, desde que higienizados periodicamente.
A adoção de pisos de madeira tratada em ambientes de atenção à saúde, com acabamento impermeável, como medida de absorção de impacto e ruído.
A instalação de lavatórios de uso coletivo com torneiras de rosca manual, desde que dotados de sabão antisséptico e papel toalha.
O armazenamento de produtos saneantes e materiais de limpeza nos mesmos ambientes destinados ao estoque de medicamentos controlados, desde que acondicionados separadamente.
Considerando exclusivamente o disposto no artigo 8º e parágrafo 1º da Lei nº 9.782/1999, que trata das atribuições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), assinale a alternativa CORRETA:
A ANVISA pode regulamentar e fiscalizar apenas medicamentos e produtos hospitalares, excluindo alimentos e cosméticos.
A fiscalização de alimentos e bebidas é de competência exclusiva dos órgãos estaduais de vigilância sanitária.
Compete à ANVISA controlar medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes e outros produtos que envolvam risco à saúde pública.
Somente medicamentos e alimentos in natura estão sujeitos ao controle sanitário pela ANVISA.
O artigo “Indicadores para avaliação das ações de vigilância sanitária: uma revisão narrativa da literatura” (Martins et al., 2020) teve por objetivo identificar na literatura a existência de fontes de informações e indicadores voltados à mensuração da efetividade da ação da vigilância sanitária, tomando como referência a proposta teórico-metodológica para avaliação de suas ações. O estudo descritivo-exploratório, do tipo revisão narrativa da literatura, adotou como modelo teórico cinco componentes dos objetivos da vigilância sanitária e 29 possíveis indicadores de efetividade a partir de fontes de dados já existentes e do desenvolvimento de pesquisas relacionadas a esses componentes. Sobre o assunto, analise os indicadores abaixo:
Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o componente.
Regulação – Gestão – Controle do Risco Sanitário.
Gestão – Informação e Comunicação – Monitoramento do Risco Sanitário.
Gestão – Regulação – Monitoramento do Risco Sanitário.
Informação e Comunicação – Monitoramento do Risco Sanitário – Gestão.
Em uma vistoria realizada em um loteamento em expansão, o fiscal sanitário observa ausência de sistema adequado de drenagem pluvial, acúmulo de resíduos da construção civil e lançamento irregular de efluentes em área aberta. Moradores relatam episódios de mau cheiro, proliferação de insetos e aumento de queixas respiratórias. Considerando as responsabilidades da vigilância sanitária sobre saneamento e controle ambiental, qual medida deve ser priorizada pelo fiscal?
Orientar verbalmente os moradores a evitarem sair de casa nos horários de maior exposição aos odores.
Aguardar as próximas chuvas para avaliar se os problemas persistem antes de tomar qualquer medida.
Considerar que problemas de drenagem e resíduos são parte natural de obras e não necessitam de intervenção sanitária.
Notificar o responsável pelo loteamento para corrigir imediatamente as irregularidades, regularizar a drenagem, providenciar manejo adequado dos resíduos e cessar o lançamento de efluentes.
Durante uma auditoria interna, a coordenação da vigilância sanitária identifica que muitos fiscais não estão preenchendo corretamente os relatórios de inspeção, deixando de registrar evidências fotográficas, prazos para adequação e descrição objetiva das não conformidades. Em um caso recente, um estabelecimento recorreu administrativamente alegando falta de clareza no auto de infração devido à ausência de informações completas no relatório. Considerando as exigências do controle administrativo e a importância dos registros na atuação fiscalizatória, qual medida deve ser priorizada pelo fiscal sanitário?
Registrar apenas informações gerais, sem detalhamento, para agilizar o trabalho e evitar prolongar a inspeção.
Elaborar relatórios completos, objetivos e documentados, com registro de evidências, prazos e descrição clara das irregularidades encontradas.
Deixar de utilizar fotografias ou documentos complementares, pois não são necessários no processo administrativo.
Registrar somente irregularidades consideradas graves, omitindo aquelas avaliadas como de menor risco sanitário.
Durante fiscalização em um supermercado, o fiscal sanitário encontra carnes descongeladas sendo recongeladas para venda, produtos vencidos expostos em prateleiras e ausência de controle de temperatura nos balcões refrigerados. A gerência justifica que tais práticas ocorrem devido à alta demanda e redução de custos operacionais. Considerando os princípios de inspeção sanitária de alimentos e bebidas, qual medida deve ser priorizada pelo fiscal?
Autorizar a venda dos produtos descongelados, desde que sejam oferecidos com desconto ao consumidor.
Solicitar que o estabelecimento regularize as condições apenas em uma próxima visita, sem necessidade de medidas imediatas.
Determinar o imediato descarte dos produtos impróprios, orientar correções estruturais e lavrar auto de infração pelas não conformidades identificadas.
Permitir o recongelamento das carnes, pois isso não interfere na segurança alimentar.
A Lei nº 13.021/2014 redefine a farmácia como estabelecimento de prestação de serviços de saúde. Sobre essa norma, assinale a alternativa correta.
O farmacêutico deve limitar-se às atividades de dispensação, sendo vedada sua participação em ações de saúde pública.
A farmácia é um mero estabelecimento comercial destinado à venda de produtos e medicamentos, sem função assistencial.
A lei proíbe a oferta de serviços farmacêuticos clínicos dentro do estabelecimento.
A presença do farmacêutico é exigência administrativa, mas não implica responsabilidade técnica sobre os serviços prestados.
A lei reconhece a farmácia como estabelecimento de saúde, no qual o farmacêutico é responsável pela assistência, orientação terapêutica e promoção do uso racional de medicamentos.
Considere as afirmativas relacionadas à atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( )Produtos obtidos por engenharia genética são submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Agência.
( )É vedado aos dirigentes da Agência o exercício de qualquer outra atividade profissional, inclusive vínculo contratual com entidades particulares destinadas ao ensino e à pesquisa.
( )Empresas que realizam exportação devem obrigatoriamente pagar taxas para emissão de certidões, atestados e demais atos declaratórios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F − F − V
V − V − F
F − V − F
V − F − V
V − F − F
As infrações sanitárias classificam-se em leves, graves e gravíssimas, sendo estas últimas aquelas em que se verifique a existência de ________________ ou mais circunstâncias agravantes. Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
uma.
cinco.
duas.
quatro.
três.
A Vigilância Sanitária é responsável pela fiscalização e pela concessão de certificações a empresas que produzem ou manipulam alimentos, medicamentos e outros produtos de interesse à saúde. Para pequenas e microempresas, aplicam-se regras específicas. Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.Para microempresas, que têm mais unidades fabris, a taxa para concessão de Certificação de Boas Práticas de Fabricação e Controle é cobrada uma única vez.
II.Os estabelecimentos deve ser fiscalizados de forma a garantir que todas as unidades atendam aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pela Vigilância Sanitária.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
Ambas as asserções são falsas.
As asserções são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
Durante vistoria em um estabelecimento comercial no Estado de Santa Catarina, a autoridade de saúde encontra resistência por parte do proprietário, que se recusa a permitir a entrada dos fiscais, não autoriza a coleta de amostras e afirma que somente "empresas de saúde" estão sujeitas às normas sanitárias. Em reunião posterior, a equipe de vigilância discute quais são, de fato, os deveres das pessoas física e jurídica perante o Código Sanitário Estadual. De acordo com a Lei Estadual nº 6.320, de 20 de dezembro de 1983, indique, entre as alternativas apresentadas, a única que está correta.
A Lei nº 6.320/1983 estabelece que toda pessoa que tenha domicílio, residência ou realize atividades no Estado de Santa Catarina deve colaborar com a autoridade de saúde, acatar inspeções, permitir coleta de amostras, prestar informações verídicas e cumprir normas e instruções destinadas à proteção da saúde da população e do ambiente.
A Lei nº 6.320/1983 autoriza o proprietário a negar informações de interesse sanitário à autoridade de saúde, sob alegação genérica de sigilo comercial, sem necessidade de fundamentação.
A Lei nº 6.320/1983 prevê que a colaboração com a autoridade de saúde é facultativa, cabendo ao proprietário decidir se permite ou não inspeções, desde que assine termo de responsabilidade.
A Lei nº 6.320/1983 determina que apenas estabelecimentos de saúde, como hospitais e clínicas, estão sujeitos às inspeções e ordens da autoridade sanitária, excluindo comércios e demais atividades econômicas.
A Lei nº 6.320/1983 aplica-se apenas a pessoas físicas, não alcançando pessoas jurídicas de direito público ou privado, que se subordinam exclusivamente à legislação federal.
Durante inspeção em um estabelecimento de alimentos no Estado de Santa Catarina, a equipe de vigilância sanitária constata reincidência em irregularidades graves, como falta de higiene, alimentos vencidos e ausência de licença sanitária. Diante da situação, discute-se qual medida adotar, à luz do Decreto Estadual nº 23.663/1984, que regulamenta as infrações e penalidades previstas na Lei nº 6.320/1983. Alguns fiscais defendem apenas advertência verbal, enquanto outros sugerem interdição imediata e aplicação de multa. Com base no Decreto Estadual nº 23.663, de 16 de outubro de 1984, selecione, entre as alternativas abaixo, a única que corresponde ao conteúdo correto.
O Decreto nº 23.663/1984 determina que, qualquer que seja a infração sanitária, a autoridade deve aplicar exclusivamente multa, não sendo permitidas outras sanções como interdição ou apreensão de produtos.
O Decreto nº 23.663/1984 regulamenta as infrações sanitárias e as penalidades da Lei nº 6.320/1983, prevendo gradação das sanções conforme a gravidade da infração, o dano à saúde, a circunstância de reincidência e o histórico do infrator, podendo incluir advertência, multa, apreensão, interdição e cassação de licença, mediante processo administrativo.
O Decreto nº 23.663/1984 restringe a aplicação de suas penalidades apenas a estabelecimentos de saúde, como hospitais e clínicas, excluindo do seu alcance bares, restaurantes, indústrias e demais atividades econômicas.
O Decreto nº 23.663/1984 estabelece que a aplicação de penalidades sanitárias independe da instauração de processo administrativo, bastando a decisão verbal do fiscal no momento da inspeção.
O Decreto nº 23.663/1984 prevê que, em caso de reincidência, a autoridade sanitária está obrigada a aplicar somente advertência escrita, sendo vedada a interdição do estabelecimento ou a cassação de licença.
Durante um curso de atualização, a equipe de vigilância sanitária discute o conceito legal de vigilância sanitária previsto na Lei nº 9.782/1999. Alguns profissionais afirmam que a atuação se restringe à fiscalização de estabelecimentos de saúde, enquanto outros lembram que produtos, serviços e ambientes que possam representar risco à saúde também são objeto da vigilância. Com fundamento na Lei Federal nº 9.782/1999, que define o conceito e o âmbito de atuação da vigilância sanitária, identifique, entre as alternativas apresentadas, a única que está correta.
A Lei nº 9.782/1999 define vigilância sanitária como o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde, abrangendo produtos, serviços, processos e ambientes que possam causar risco à população.
A Lei nº 9.782/1999 define vigilância sanitária exclusivamente como a fiscalização de hospitais, clínicas e consultórios médicos, não incluindo produtos, ambientes e demais serviços.
A Lei nº 9.782/1999 limita o campo de atuação da vigilância sanitária à análise laboratorial de alimentos, sem prever ações sobre serviços de saúde, medicamentos, cosméticos ou saneantes.
A Lei nº 9.782/1999 restringe a vigilância sanitária aos produtos importados, não alcançando bens e serviços produzidos e comercializados dentro do território nacional.
A Lei nº 9.782/1999 considera vigilância sanitária apenas as ações de educação em saúde voltadas ao público, não incluindo inspeções, interdições, apreensões de produtos ou aplicação de sanções administrativas.