

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As limitações ao poder de tributar previstas na CF possuem como característica a possibilidade de serem
reguladas por medida provisória.
ampliadas por emenda constitucional.
exaustivas em seu rol.
mitigadas por emenda constitucional.
reguladas por lei ordinária.
No mês de janeiro, um prefeito decide aumentar um imposto e pretende fazê-lo a partir de agosto do mesmo ano. Para isso, envia um projeto de lei para a Câmara dos vereadores. Este aumento, caso aprovado,
poderá ser implementado em agosto, já que foi aprovado por lei.
não poderá ser implementado em agosto, já que a mudança só pode entrar em vigor no ano seguinte.
como já terão se passado 90 dias, poderá ser implementado já em agosto.
deve ser vetado pelo poder judiciário, já que viola o princípio do não confisco.
não deve ser implementado, já que viola o princípio da isonomia.
Dentre as limitações constitucionais ao poder de tributar existe a vedação à instituição de imposto sobre patrimônio, renda ou serviços das instituições de educação. Diante dessa previsão, é retirada a garantia da imunidade tributária do IPTU ao imóvel de propriedade da instituição de ensino que:
Seja não edificado.
Encontre-se ocioso.
Sirva de residência dos membros da entidade.
Seja alugado a terceiros e o valor dos aluguéis aplicado em atividade de qualquer natureza da instituição.
Sobre o efeito confiscatório na esfera tributária, assinalar a alternativa CORRETA:
Confiscar é tomar para o Fisco, desapossar alguém de seus bens em proveito do Estado. A Constituição Federal garante o direito de propriedade, mas permite o confisco, ao estabelecer a prévia e justa indenização nos casos em que se autoriza a desapropriação.
A regra constitucional permite a utilização do tributo com o efeito de confisco. Com o pretexto de cobrar tributo pode o Estado se apossar dos bens do indivíduo.
A Constituição Federal definiu expressamente o percentual a partir do qual o imposto passa a ser confiscatório.
Algumas situações são expressivas na caracterização de confisco. Por exemplo, imposto que absorvesse toda a renda do contribuinte sem dúvida seria confiscatório.
A Constituição Federal e o Código Tributário Nacional têm definições claras relativas à permissão de utilização do tributo com efeito de confisco.
Em relação às limitações ao poder de tributar, NÃO é correto afirmar que:
O promitente-comprador de imóvel residencial transcrito em nome de autarquia é contribuinte do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).
As sociedades de economia mista prestadoras de ações e serviços de saúde, cujo capital social seja majoritariamente estatal, gozam da imunidade tributária.
A imunidade em favor da produção musical brasileira não alcança a etapa de replicação industrial de mídias ópticas de leitura a laser.
A imunidade das entidades de assistência social não abrange o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), incidente sobre a comercialização de bens por elas produzidos.
Para serem imunes, os fonogramas e videofonogramas devem ser produzidos no Brasil.
Sobre o Sistema Tributário Nacional, de acordo com o texto constitucional, assinalar a alternativa CORRETA:
Os impostos sempre terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.
Compete aos Estados instituir impostos sobre a propriedade territorial rural.
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça.
Com relação ao Sistema Tributário Nacional e as limitações do Estado em relação ao poder de tributar, assinale a alternativa INCORRETA.
É vedado cobrar imposto sobre templos de qualquer culto.
É vedado cobrar imposto sobre o patrimônio, a renda ou serviços dos partidos políticos.
É permitido à União instituir tributo que não seja uniforme em todo o território nacional, conforme distinções regionais.
É permitido aos serviços próprios e os inerentes objetivos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios não terem cobrança de impostos sobre seus patrimônios, rendas ou serviços uns dos outros.
Analise as assertivas e responda:
I.União.
II.Estados e Distrito Federal.
III.Municípios.
Observado o que define as Normas Gerais de Direito Tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios, instituídos pela Lei nº 5.172 de 1966, é CORRETO afirmar que, das assertivas dispostas, será vedado estabelecer diferença tributária entre bens de qualquer natureza, em razão da sua procedência ou do seu destino, ao indicado na alternativa.
I e II.
I e III.
I, II e III.
II e III.
Assinale a alternativa que apresenta um imposto que, de acordo com a Constituição Federal, está sujeito ao princípio tributário da não-cumulatividade.
IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano.
ITR - Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural.
ICMS - Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.
ITCMD - Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação.
ITBI - Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Segundo a Constituição Federal de 1988, é vedado aos entes da federal instituir impostos sobre o patrimônio, a renda ou os serviço uns dos outros.
II. De acordo com a Magna Carta de 1988, é vedado aos entes da federação cobrar tributos de livros e jornais.
Qual (ais) afirmativas (s) está (ão) CORRETA (S)?
I e II.
I, apenas.
II, apenas.
Nenhuma.
Apenas a União poderá criar novos impostos, para além do rol constitucional que expressamente lhe compete.
Certo
Errado
Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I. Cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado.
II. Instituir impostos sobre templos de qualquer culto.
III. Não utilizar tributo com efeito de confisco.
Estão CORRETOS:
Somente os itens I e II.
Somente os itens I e III.
Somente os itens II e III.
Todos os itens.
Acerca do regime constitucional tributário, é INCORRETO afirmar:
à União, Estados, Distrito Federal e Municípios é vedado instituir imposto sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros.
à União, Estados, Distrito Federal e Municípios é vedado instituir imposto sobre templos de qualquer culto, no que atine ao patrimônio, à renda e aos serviços relacionados com as finalidades essenciais destas entidades.
à União, Estados, Distrito Federal e Municípios é vedado instituir imposto sobre o patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, e de pessoas jurídicas integrantes da Administração Pública Indireta que explorem atividade econômica.
à União, Estados, Distrito Federal e Municípios é vedado instituir imposto sobre livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.
à União, Estados, Distrito Federal e Municípios é vedado instituir imposto sobre patrimônio, renda ou serviços vinculados às finalidades essenciais ou às delas decorrentes de autarquias e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
No que diz respeito às limitações ao poder de tributar, é CORRETO afirmar que:
por força do princípio da legalidade, consideram-se inconstitucionais leis que, ao instituírem taxa e contribuição profissional, o fazem mediante indicação de valores máximos, deixando a cargo do sujeito ativo a fixação do valor exato.
não se aplicam a anterioridade de exercício e a nonagesimal ao Imposto sobre produtos industrializados.
a identificação do efeito confiscatório não deve ser feita em função da totalidade da carga tributária e sim em face de cada tributo considerado isoladamente, sob pena de desvirtuar-se o instituto.
a redução ou revogação de benefício fiscal não precisam respeitar as anterioridades, uma vez que o aumento ou a instituição do tributo, nesses casos, é indireto ou reflexo.
a Constituição Federal não estabelece nenhuma exceção à irretroatividade tributária.
No que se refere à limitação do Poder de Tributar, é possível afirmar que o aumento da alíquota do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana publicado em 10/09/2022, somente pode ter a cobrança iniciada em:
10/12/2022.
01/01/2023.
10/09/2023.
01/01/2024.
Acerca das taxas, impostos e limitações ao poder de tributar, com base na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça – STJ, e do Supremo Tribunal Federal – STF, analise as afirmativas a seguir.
I. É possível a utilização da metragem do imóvel como base de cálculo da cobrança da taxa de coleta de lixo.
II. O fato gerador do Imposto sobre a Transmissão de BensImóveis – ITBI, é a transmissão do domínio do bem, não incidindo o tributo sobre a promessa de compra e venda na medida em que se trata de contrato preliminar, que poderá ou não se concretizar em contrato definitivo, este, sim, ensejador da cobrança do aludido tributo.
III. Se o imóvel pertencente a um partido político for alugado a terceiros, não incide mais a imunidade tributária do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU, em relação ao imóvel, uma vez que se trata de limitação ao poder de tributar de caráter subjetivo.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Entre as limitações constitucionais ao poder de tributar existe a que estabelece a vedação à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios de cobrarem impostos sobre o patrimônio, a renda ou os serviços, uns dos outros. Esta imunidade compreende:
Obrigações acessórias instituídas por meio de atos infralegais.
Autarquias que prestam serviço público remunerado por meio de tarifas.
Empresas concessionárias de serviço público em regime de livre concorrência.
Empresas públicas e sociedades de economia mista que distribuem lucros a acionistas privados.
No que se refere as limitações ao poder de tributar, é CORRETO afirmar que:
A legalidade tributária, em regra, exige que os tributos sejam instituídos pela própria lei, porém, poderá delegar ao Executivo excepcionalmente a competência para instituir ou majorar tributos.
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído, contudo, sendo permitido nas situações em que houver aumentado, razão pela qual neste caso não se aplica a irretroatividade.
A anterioridade e a anterioridade nonagesimal são a garantia de conhecimento antecipado de lei tributária mais gravosa ao contribuinte, isto é, visa assegurar os impactos de uma eventual instituição ou majoração de tributos, aplicando-se a todas as espécies tributárias.
Identifica-se o confisco como uma tributação excessivamente onerosa e que o contribuinte não suporte, contudo, desde que esteja devidamente previsto em lei e havendo a necessidade de arrecadação em caráter de urgência, é possível que o legislador majore ou institua tributo em excesso.
Sobre as Limitações do Poder de Tributar, é correto afirmar que
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir e cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir e cobrar impostos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
É permitido à União instituir por lei tributo não uniforme pelo território nacional, considerando-se as desigualdades econômicas regionais, desde que o Congresso Nacional aprove por maioria absoluta e motivação específica.
É permitido à União instituir isenção de tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com propósito de aumentar o comércio exterior.
É permitida à União a cobrança do Empréstimo Compulsório, do Imposto de Importação, do Imposto de Exportação, do Imposto sobre Produtos Industrializados e do Imposto Extraordinário de Guerra no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
Analise as afirmativas abaixo sobre as limitações ao poder de tributar previstas na CRFB/1988.
1. É vedado aos Municípios instituir impostos sobre o patrimônio, renda e serviços vinculados às finalidades essenciais das autarquias federais.
2. É vedado à União cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado.
3. Os Estados não poderão instituir impostos sobre o patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, atendidos os requisitos da lei.
4. Os Municípios não poderão instituir impostos sobre o patrimônio, renda ou serviços das empresas públicas estaduais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.