Questões de Concurso sobre Resoluções CONAMA

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.514 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Uma das ações de intervenção para reabilitação de área contaminada, que consiste em aplicação de técnicas, visando a remoção, contenção ou redução das concentrações de contaminantes, é denominada, de acordo com a Resolução Conama nº 420/2009:


A

Recuperação ambiental.


B

Remediação.


C

Reabilitação.


D

Investigação detalhada.


E

Autodepuração.

O Direito do ambiente pode ser entendido como o complexo de princípios e normas coercitivas reguladoras das atividades humanas que afetam a sanidade do ambiente em sua dimensão global, visando à sua sustentabilidade para as presentes e as futuras gerações. Seu status de direito fundamental é reconhecido no direito pátrio. Uma das formas de proteger as áreas ambientais ocorre por meio da criação das Áreas de Preservação Permanente (APP), cuja regulamentação encontra-se no Código Florestal, inclusive na nova legislação — Lei Federal nº 12.651/2012 e nas Resoluções nº 302/2002 e nº 369/2006 do CONAMA. Segundo a Resolução CONAMA nº 369/2006, a intervenção ou supressão de vegetação em APP para a regularização fundiária sustentável de área urbana poderá ser autorizada pelo órgão ambiental competente mediante observação de alguns requisitos e condições. Sobre estes requisitos e condições, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Ocupações localizadas em área urbana declarada como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) no Plano Diretor ou outra legislação municipal.

( ) Caracterização físico-ambiental, social, cultural, econômica e avaliação dos recursos e riscos ambientais, bem como da ocupação consolidada existente na área.

( ) A estimativa da produtividade anual da floresta manejada para o grupo de espécies comerciais, quando não houver estudos para a área, será de 0,86m³/ha/ano para PMFS com uso de máquinas para arraste de toras.


A

C - E - E.


B

C - C - E


C

E - C - C.


D

E - E - C.

De acordo com a Resolução CONAMA nº 357/2005, a desinfecção da água é um tratamento que visa remover ou inativar os organismos potencialmente patogênicos. Esse tratamento deve ser exigido para as águas doces destinadas ao abastecimento para consumo humano enquadradas como:


A

Classes 2, 3 e 4.


B

Classe especial e Classe 1.


C

Classe especial e Classes 1 e 2.


D

Classe especial e Classes 1, 2 e 3.


E

Classe especial e Classes 1, 2, 3 e 4.

A Resolução Conama nº 357, de 17 de março de 2005, dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como classifica a destinação da água e os métodos de tratamento necessários para possibilitar o abastecimento visando o consumo humano.


Considerando desinfecção como a remoção ou inativação de organismos potencialmente patogênicos; tratamento avançado como as técnicas de remoção e/ou inativação de constituintes refratários aos processos convencionais de tratamento, os quais podem conferir à água características como cor, odor, sabor, atividade tóxica ou patogênica; tratamento convencional como a clarificação com utilização de coagulação e floculação, seguida de desinfecção e correção de pH; e tratamento simplificado como a clarificação por meio de filtração, desinfecção e correção de pH, quando necessário, assinale a alternativa com os respectivos tratamentos, conforme a classificação das águas doces prevista na Resolução Conama nº 357/2005 para o consumo humano.


A

Classe especial: tratamento convencional ou avançado. Classe 1: tratamento convencional. Classe 2: tratamento simplificado. Classe 3: desinfecção.


B

Classe especial: tratamento avançado. Classe 1: tratamento convencional. Classe 2: tratamento simplificado. Classe 3: desinfecção.


C

Classe especial: tratamento simplificado. Classe 1: tratamento convencional. Classe 2: tratamento avançado. Classe 3: desinfecção.


D

Classe especial: tratamento simplificado. Classe 1: tratamento convencional. Classe 2: tratamento convencional. Classe 3: desinfecção ou tratamento avançado.


E

Classe especial: desinfecção. Classe 1: tratamento simplificado. Classe 2: tratamento convencional. Classe 3: tratamento convencional ou avançado.

As concentrações de poluentes atmosféricos definem os padrões de qualidade do ar e podem afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.


O anexo III da Resolução Conama nº 491/2018 versa sobre os Níveis de Atenção, Alerta e Emergência para Poluentes e suas Concentrações. Assinale os respectivos níveis de atenção, alerta e emergência para os poluentes SO2 (μg/m3, média de 24h) e CO (ppm, média móvel de 8 horas).


A

SO2 (μg/m3, média de 24h) Atenção: 450, Alerta: 1500 e Emergência: 2000; e CO (ppm, média móvel de 8 horas) Atenção:200, Alerta: 400 e Emergência: 800.


B

SO2 (μg/m3, média de 24h) Atenção: 800, Alerta: 1600 e Emergência: 2100; e CO (ppm, média móvel de 8 horas) Atenção:125, Alerta: 210 e Emergência: 250.


C

SO2 (μg/m3, média de 24h) Atenção: 100, Alerta: 1200 e Emergência: 2000; e CO (ppm, média móvel de 8 horas) Atenção:205, Alerta: 300 e Emergência: 350.


D

SO2 (μg/m3, média de 24h) Atenção: 450, Alerta: 1000 e Emergência: 2500; e CO (ppm, média móvel de 8 horas) Atenção:150, Alerta: 200 e Emergência: 500.


E

SO2 (μg/m3, média de 24h) Atenção: 1000, Alerta: 1500 e Emergência: 2000; e CO (ppm, média móvel de 8 horas) Atenção:200, Alerta: 300 e Emergência: 350.

A Resolução Conama nº 357, de 17 de março de 2005, dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, estabelece que “as águas doces, salobras e salinas do Território Nacional são classificadas, segundo a qualidade requerida para os seus usos preponderantes, em treze classes de qualidade” e que “as águas de melhor qualidade podem ser aproveitadas em uso menos exigente, desde que este não prejudique a qualidade da água, atendidos outros requisitos pertinentes.”


Considerando o parâmetro de densidade de cianobactérias, o valor máximo permitido para as águas doces da classe 1, conforme a Resolução Conama nº 357/2005, é


A

10.000 cel/ml ou 10 mm3/l.


B

15.000 cel/ml ou 1,5 mm3/l.


C

100 cel/ml ou 0,1 mm3/l.


D

20.000 cel/ml ou 2 mm3/l.


E

1.000 cel/ml ou 1 mm3/l.

A Resolução CONAMA n.º 307/2002 estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Desse modo, indique a alternativa que apresenta a descrição dos resíduos classificados como Classe C:


A

Engloba os resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como: tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros.


B

Abrange os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, relacionados como de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem.


C

Compreende os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras e outros.


D

Trata-se dos resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, provenientes do processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios etc.) produzidas nos canteiros de obras.


E

Trata-se dos resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis, que permitam a sua reciclagem/recuperação, tais como os produtos oriundos do gesso.

De acordo com a Resolução nº 237/1997 do CONAMA, a Licença ___________ autoriza a localização e concepção do empreendimento, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.


A

Ambiental Genérica


B

Prévia


C

de Instalação


D

de Operação


E

Final

Ano: 2023
Prova: Instituto Verbena - Prefeitura - Fiscal Ambiental - 2023

No Gerenciamento de Áreas Contaminadas, a avaliação de risco é o processo pelo qual são identificados, avaliados e quantificados os riscos à saúde humana ou a bem de relevante interesse ambiental a ser protegido. Este procedimento será realizado após a etapa de


A

identificação das áreas.


B

investigação confirmatória.


C

investigação detalhada.


D

avaliação preliminar.

Analise as afirmativas:


I. A resolução CONAMA n° 001, de 08.03.1990, dispõe que a emissão de ruídos, em decorrência de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política, obedecerá, no interesse da saúde, do sossego público, aos padrões, critérios e diretrizes estabelecidos na resolução.

II. Resolução CONAMA n° 002, de 08.03.1990, instituiu o Programa Nacional de Educação e Controle de Poluição Sonora – “Silêncio”, sendo os estados e municípios responsáveis em estabelecer e implementar os programas locais de educação e controle da poluição sonora, em conformidade com o Programa Silêncio.

III. Tem-se que as normas NBR 10.151 e NBR 10.152, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, tratam, respectivamente, sobre avaliação do ruído em áreas habitadas visando o conforto da comunidade e sobre níveis de ruído para conforto acústico.


Com relação à legislação nacional básica aplicável à emissão de ruídos e poluição sonora, está(ão) CORRETA(AS):


A

somente a afirmativa I


B

somente a afirmativa II.


C

somente a afirmativa III.


D

apenas as afirmativas I e III.


E

todas as afirmativas.

A Resolução nº 357 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) dispôs sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes.

Julgue os itens a seguir a respeito das definições estabelecidas na resolução citada acima e assinale a alternativa correta.


A

Ambiente lêntico: ambiente que se refere às águas continentais moventes;


B

Ambiente lótico: ambiente relativo à água parada, com movimento lento ou estagnado;


C

Aqüicultura é o cultivo ou a criação de organismos cujo ciclo de vida, em condições naturais, ocorre somente forma parcial em meio aquático;


D

Efeito tóxico agudo é o efeito deletério aos organismos vivos causado por agentes físicos ou químicos, usualmente letalidade ou alguma outra manifestação que a antecede, em um curto período de exposição;


E

Ensaios toxicológicos são ensaios realizados para determinar o efeito deletério de agentes físicos ou químicos a diversos organismos, porém sem avaliar o potencial de risco à saúde humana.

Em conformidade com a Resolução CONAMA 1/1986 – EIA/RIMA, em relação à realização do Estudo de Impacto Ambiental, é CORRETO afirmar que:


A

Todas as despesas e custos referentes à realização do estudo de impacto ambiental serão repartidas igualmente entre o proponente do projeto e o órgão licenciador.


B

Correrão por conta do órgão licenciador, as despesas e custos referentes à realização do estudo de impacto ambiental, ressalvadas as relacionadas à elaboração do relatório de impacto ambiental.


C

Correrão por conta do proponente do projeto, as despesas e custos referentes à realização do estudo de impacto ambiental, ressalvadas as relacionadas à elaboração do relatório de impacto ambiental.


D

Correrão por conta do órgão licenciador, todas as despesas e custos referentes à realização do estudo de impacto ambiental.


E

Correrão por conta do proponente do projeto, todas as despesas e custos referentes à realização do estudo de impacto ambiental.

A Resolução CONAMA nº 01/1986, que dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental, estabelece que o estudo de impacto ambiental analisará os impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, discriminando:

I. Os impactos positivos e negativos, diretos e indiretos, imediatos e a médio e longo prazos, temporários e permanentes.

II. O grau de reversibilidade dos impactos, suas propriedades cumulativas e sinérgicas.

III. A distribuição dos ônus e benefícios sociais.

IV. As medidas mitigadoras dos impactos positivos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficiência de cada uma delas.

Quais estão INCORRETAS?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas IV.


E

Apenas III e IV.

A Resolução CONAMA N° 357 em seu capítulo IV, referente das condições e padrões de lançamento de efluentes, segundo o Art. 24°: Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados, direta ou indiretamente, nos corpos de água, após o devido tratamento e desde que obedeçam às condições, padrões e exigências dispostos nesta Resolução e em outras normas aplicáveis. Parágrafo único.


O órgão ambiental competente poderá, excepcionalmente, autorizar o lançamento de efluente acima das condições e padrões estabelecidos no art. 34, desta Resolução, desde que observados os seguintes requisitos:


I. comprovação de relevante interesse público, devidamente motivado.

II. atendimento ao enquadramento e às metas intermediárias e finais, progressivas e obrigatórias.

III. realização de Estudo de Impacto Ambiental-EIA, às expensas do empreendedor responsável pelo lançamento.

IV. estabelecimento de tratamento e exigências para este lançamento.

V. fixação de prazo máximo para o lançamento excepcional.


Estão corretas as afirmativas:


A

I, II e III apenas


B

I, II, III, IV e V


C

II, III, IV e V apenas


D

III, IV e V apenas


E

I, III e IV apenas

Sobre a Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) n° 401, de 4 de novembro de 2008, publicada no DOU nº 215, de 5 de novembro de 2008, é correto afirmar que esta resolução:


A

estabelece os limites máximos de césio, cobalto e rádio para pilhas e baterias comercializadas no território nacional e os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado, e dá outras providências


B

estabelece os limites máximos de tungstênio, bario, e ródio para pilhas e baterias comercializadas no território nacional e os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado, e dá outras providências


C

estabelece os limites máximos de bromo, alumínio e titânio a para pilhas e baterias comercializadas no território nacional e os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado, e dá outras providências


D

estabelece os limites máximos de chumbo, cádmio e mercúrio para pilhas e baterias comercializadas no território nacional e os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado, e dá outras providências


E

estabelece os limites máximos de crômio, cobre e zircônio para pilhas e baterias comercializadas no território nacional e os critérios e padrões para o seu gerenciamento ambientalmente adequado, e dá outras providências

Em conformidade com a Resolução CONAMA 237/1997 - Licenciamento Ambiental, sobre os prazos de validade das licenças ambientais, a renovação da Licença de Operação de uma atividade ou empreendimento deverá ser requerida com antecedência mínima de:


A

30 dias.


B

60 dias.


C

90 dias.


D

120 dias.

De acordo com a Resolução CONAMA n.º 463/2014, em se tratando de bioestimuladores não compostos por espécies exóticas,


A

é exigido registro para comercialização, mas dispensada prévia autorização para uso.


B

são exigidos registro para comercialização e prévia autorização para uso.


C

é dispensado registro para comercialização, mas exigida prévia autorização para uso.


D

são dispensados registro para comercialização e prévia autorização para uso.

A média mensal de concentração média de óleos e graxas no descarte de água produzida em plataformas marítimas de petróleo e gás natural deverá ser determinada a partir de amostras


A

anuais.


B

diárias.


C

semestrais.


D

mensais.

Conforme a Resolução Conama n.o 267/2000, assinale a alternativa que apresenta a formulação química correta do CFC-213.


A

C3F2 Cl6


B

C3F3 Cl5


C

C3F4 Cl4


D

C3F5 Cl3


E

C3F6 Cl2

Araripe, Lopes e Bastos dissertam que o diagnóstico ambiental tem como finalidade determinar a qualidade ambiental da área de influência antes da implantação do empreendimento. Nos estudos ambientais analisados, ele é, sem dúvida, o componente mais volumoso em quantidade de informações, pois serve de referencial para as etapas posteriores do estudo ambiental, ou seja, para a avaliação de impactos, a apresentação de medidas mitigadoras e os programas de monitoramento e controle.


Internet: <http://www.scielo.br> (com adaptações).


Na elaboração do EIA/RIMA, conforme estabelece a Resolução Conama n.o 1/1986, o diagnóstico ambiental da área de influência de um projeto deve considerar alguns aspectos. Com relação a eles, julgue os itens a seguir.


I O meio físico corresponde ao subsolo, às águas, ao ar e ao clima, destacando-se os recursos minerais, a topografia, os tipos e as aptidões do solo, os corpos d'água, o regime hidrológico, as correntes marinhas e as correntes atmosféricas.

II O meio biológico e os ecossistemas naturais consistem na fauna e na flora, destacando-se as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor científico e econômico, raras e ameaçadas de extinção e as áreas de preservação permanente.

III O meio socioeconômico refere-se ao uso e à ocupação do solo, aos usos da água e à socioeconomia, destacando os sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local e os recursos ambientais e a utilização futura desses recursos.


Assinale a alternativa correta.


A

Apenas o item I está certo.


B

Apenas o item II está certo.


C

Apenas o item III está certo.


D

Apenas os itens I e II estão certos.


E

Todos os itens estão certos.

   
Gerar simulado