

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação da aprendizagem impede o professor de desenvolver uma reflexão sobre a sua prática profissional.
II. Não é direito dos pais ter ciência do processo pedagógico da escola dos seus filhos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A cultura escrita diz respeito às ações, valores, procedimentos e instrumentos que constituem o mundo letrado. Esse processo possibilita aos alunos compreenderem os usos sociais da escrita e, pedagogicamente, pode gerar práticas e necessidades de leitura e escrita que darão significado às aprendizagens escolares e aos momentos de sistematização propostos em sala de aula.
II. No Ensino Fundamental, o estabelecimento de condições adequadas para a interação entre os educandos deve estar pautado somente em questões cognitivas. Os aspectos emocionais e afetivos devem ser postos de lado, principalmente para os alunos prejudicados por fracassos escolares ou que não estejam interessados no que a escola pode oferecer. A afetividade, o grau de aceitação ou rejeição, a competitividade e o ritmo de produção estabelecidos em um grupo interferem diretamente na produção do trabalho. A participação de um aluno muitas vezes varia em função do grupo em que está inserido.
III. A avaliação é uma atividade de responsabilidade do professor e deve ser considerada função exclusiva dele. Delegá-la aos alunos, portanto, é sempre uma atitude prejudicial aos educandos, pois a autoavaliação é uma situação de aprendizagem em que o aluno é impedido de desenvolver estratégias de análise e interpretação de suas produções e dos diferentes procedimentos para se avaliar. É correto afirmar, ainda, que essa prática restringe o desenvolvimento da autonomia dos alunos, pois torna a avaliação excessivamente subjetiva e não considera os objetivos educacionais no processo avaliativo.
Marque a alternativa CORRETA:
A avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, é redimensionadora da ação pedagógica e deve:
Assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.
Assumir um caráter didático, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.
Assumir um caráter processual, informativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.
Nenhuma das alternativas.
Para a pergunta “avaliar para quê?”, podemos encontrar uma gama enorme de respostas. A resposta depende do sentido dado pela escola e pelo professor à avaliação. Esse sentido, por sua vez, está sempre relacionado à concepção de educação que se tem. Quando se compreende que o papel da escola é ajudar na formação do cidadão, a principal finalidade da avaliação no processo escolar é
ser um procedimento neutro por meio do qual se busca acompanhar o desenvolvimento dos educandos e ajudá-los em suas dificuldades.
verificar o desenvolvimento da aprendizagem, sem a atribuição de notas, mas a partir de uma pedagogia do esforço-recompensa.
preparar o aluno para a vida verificando se ele domina os conhecimentos que necessitará mobilizar no futuro.
superar a alienação da relação pedagógica por meio de um planejamento formal, como requer a pedagogia comportamentalista.
ajudar na formação integral do sujeito pela mediação da efetiva construção do conhecimento, a aprendizagem por parte de todos os alunos.
Segundo Celso Antunes, a avaliação NÃO deve valorizar:
A aferição de conceitos.
O saber aprender.
As relações grupais.
Os múltiplos meios.
As diferentes oportunidades.
Sobre a avaliação da educação e da aprendizagem, considere as seguintes afirmativas:
1. A avaliação demanda clareza quanto aos objetivos educacionais, que são o roteiro a ser considerado no processo avaliativo, especialmente no que tange à aprendizagem estudantil.
2. A avaliação deve ser contínua e processual, além de mensurar os resultados, a fim de diagnosticar aspectos que precisam ser aperfeiçoados, ampliando as chances de melhores resultados.
3. O ensino é organizado em função da avaliação, que finaliza o processo educativo, pois é para garantir bom desempenho que a prática pedagógica deve estar orientada.
4. A melhora nos resultados diante das exigências do Sistema de Avaliação da Educação Básica tem mostrado que os professores e os alunos compreenderam os objetivos propostos pela política avaliativa e estão dedicando mais esforço ao ensino e à aprendizagem.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A LDB limita a jornada escolar do Ensino Fundamental a, no máximo, três horas de trabalho efetivo em sala de aula.
II. Avaliar é um processo que deve estar limitado a realizar provas e testes para os alunos do Ensino Fundamental.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação não deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.
II. Nenhuma criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso à escola.
Marque a alternativa CORRETA:
No processo de avaliação é preciso considerar a mútua relação entre os aspectos:
formais e informais.
qualitativos e quantitativos.
institucionais e pessoais.
transicionais e factuais.
simples e complexos.
O processo de avaliação é fundamental para aferir os conhecimentos apreendidos pelo aluno e é uma forma de o professor poder escolher quais metodologias melhor se aplicam à turma e a cada aluno. Sabendo disso, de qual forma a avaliação do processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica deve ocorrer?
Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
Classificatória, como instrumento estático e frenador do processo de aprendizado.
Avaliação formal e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
Avaliação classificatória do desempenho do aluno, com prevalência somente dos aspectos quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
Avaliação classificatória do desempenho do aluno, com prevalência somente dos aspectos quantitativos e dos resultados a curto período sobre os de eventuais provas finais.
Segundo Libâneo (2013), a avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos. Associe as duas colunas, relacionando algumas das características da avaliação escolar aos termos apresentados.
1. Reflete a unidade objetivos-conteúdos-métodos.
2. Possibilita a revisão do plano de ensino.
3. Volta-se para a atividade dos alunos.
4. Ajuda a desenvolver capacidades e habilidades.
( ) A avaliação é parte integrada no processo de ensino. Os objetivos explicam conhecimentos, habilidades e atitudes. Um aspecto particularmente relevante é a clareza dos objetivos, pois os alunos precisam saber para que estão trabalhando e no que estão sendo avaliados.
( ) A avaliação do rendimento escolar deve centrar-se no entendimento de que as capacidades se expressam no processo da atividade do aluno em situações didáticas. É insuficiente restringir as verificações a provas no final de bimestres.
( ) Todas as atividades avaliativas concorrem para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos e visam diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo para isso. A avaliação deve ajudar os alunos a crescerem, pois estes não são iguais, nem no nível socioeconômico nem nas suas características individuais.
( ) O levantamento das condições prévias dos alunos para iniciar nova matérias são elementos que possibilitam a revisão do plano de ensino e o encaminhamento do trabalho docente para a direção correta.
A sequência CORRETA dessa associação é:
Para Libâneo (2013), a avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos e dificuldades e reorientar o trabalho para as correções necessárias. Analise as afirmativas que seguem e coloque V para verdadeira e F para falsa, considerando as tarefas da avaliação.
( ) Verificação: coleta de dados sobre o aproveitamento dos alunos, por meio de provas, exercícios e tarefas ou de meios auxiliares, como observação de desempenho, entrevistas etc.
( ) Qualificação: comprovação dos resultados alcançados em relação aos objetivos e, conforme o caso, atribuição de notas ou conceitos.
( ) Apreciação qualitativa: avaliação propriamente dita dos resultados, referindo-os a padrões de desempenho esperados.
( ) Apreciação quantitativa: avaliação que tem a função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos nas provas.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.
V, V, F, F.
F, V, V, V.
V, V, V, F.
F, V, F, F.
V, V, F, V.
Diferentes pesquisadores da avaliação escolar, consideram que a avaliação diagnóstica deve ser utilizada como um instrumento auxiliar da aprendizagem e não como um instrumento de aprovação e reprovação dos alunos.
Analise as assertivas abaixo e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F), considerando que a função da avaliação diagnóstica na escola é verificar
( ) a qualidade de ensino desenvolvido pelo professor.
( ) as possibilidades pedagógicas de alunos no contexto de sala de aula.
( ) o nível de conhecimento prévio dos alunos em conteúdos específicos.
( ) o nível de proficiência da leitura e da escrita em grupos populacionais.
( ) o nível dos alunos após a explicação e execução de atividades relacionadas ao conteúdo trabalhado.
Assinale a sequência correta.
(F); (V); (V); (F); (F).
(V); (F); (F); (V); (V).
(F); (F); (V); (V); (F).
(V); (V); (F); (F); (V).
A avaliação é uma ferramenta que o professor pode utilizar no processo de desenvolvimento de elaboração das aulas, auxiliando o aluno a perceber e encarar essa avaliação como um componente
passivo e construtivo para melhoria de sua aprendizagem e que tem como consequência o melhor desempenho.
passivo e formal para a melhoria de sua aprendizagem e que tem como consequência a melhoria no desempenho.
positivo e construtivo para a melhoria de sua aprendizagem e consequente desempenho.
neutro e formal para a melhoria de sua aprendizagem e que tem como consequência a melhoria no desempenho.
formal e sistemático para a melhoria de sua aprendizagem e que tem como consequência a melhoria no desempenho.
A elaboração de um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) é recomendada a todos os alunos portadores dos Transtornos Globais do Desenvolvimento. Deste plano devem constar: uma avaliação inicial, identificando as dificuldades e potencialidades do aluno; a realização de avaliações constantes; e a elaboração de relatórios sistemáticos, registrando o desenvolvimento e aprendizagem alcançada pelo aluno, que servirá de base para a continuidade do processo no ano subsequente. O PDI deve especificar, ainda, qual é a metodologia de trabalho realizada, quais profissionais da saúde (fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, médicos) atuam integrados no caso, e como está sendo realizado o trabalho junto com estes profissionais e a família.
No caso das avaliações, compreende-se que elas podem informar sobre:
o que o aluno aprendeu, se o material e as estratégias pedagógicas foram adequados.
o que o aluno não assimilou e apontar para a necessidade de repetir os exercícios e atividades.
a maneira como o aluno está se comportando tanto cognitivamente, quanto emocionalmente.
se há necessidade de mais exercícios psicomotores de coordenação e de fonoaudiologia.
a carência de maior apoio por parte dos profissionais da saúde que o acompanham.
A avaliação da aprendizagem é concebida de diferentes maneiras nas diversas concepções de ensino. Nesse sentido, analise as seguintes afirmações:
I. A autoavaliação é um dos momentos que favorece a construção da autonomia, pois leva o educando, sob acompanhamento do seu professor, a questionar e gestar suas ações, bem como controlar e reorientar sua aprendizagem.
II. O ensino se baseia na memorização. Nesse sentido, a forma de avaliar coerente com essa concepção de ensino se pauta no conceito de avaliação em que o educando deve reproduzir o conteúdo exposto pelo professor, que, por sua vez, deve atestar o desempenho do aluno em erros e acertos. Provas, exames, chamadas orais e exercícios são os instrumentos avaliativos utilizados, objetivando a reprodução exata das informações recebidas pelos alunos.
III. O foco não está nem no professor nem no aluno, mas nos conteúdos a serem ensinados. Entre os vários instrumentos destinados a medir o desempenho dos alunos, podemos citar testes, escalas de atitude, questionários, fichas de registro de comportamento e diversas maneiras de coletar informações sobre o desempenho dos alunos.
É CORRETO afirmar que
I apresenta um tipo de avaliação praticada na concepção Tecnicista.
I apresenta um tipo de avalição praticada nas concepções Humanista e Sociocultural.
II apresenta um tipo de avaliação praticada na concepção Tecnicista.
III apresenta um tipo de avaliação praticada nas concepções Humanista e Sociocultural.
I, II e III apresentam tipos de avaliação praticados exclusivamente nas concepções Humanista e Sociocultural.
Sanmartí (2009) pontua que a avaliação não pode ser considerada separadamente dos processos de ensino e aprendizagem. Com base nas ideias da autora, analise as seguintes afirmativas sobre a avaliação e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A regulação tanto do ensino quanto da aprendizagem é a finalidade principal da avaliação.
( ) A avaliação somativa é uma modalidade de avaliação que tem uma finalidade reguladora da aprendizagem e do ensino.
( ) Uma atividade de avaliação pode ser identificada como um processo com tais características: coleta e análise de informação, emissão de um juízo sobre ela e tomada de decisões, conforme o juízo emitido.
( ) Quando a finalidade da educação é formativa, deve-se propiciar informação que permita exclusivamente a identificação de dificuldades e erros.
Assinale a sequência CORRETA.
V F F V
F V F V
F V V F
V F V F