

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O orientador pedagógico, no exercício de suas atribuições, deverá contribuir para o êxito do Plano Nacional de Educação (PNE), no intuito de atender as diretrizes estabelecidas e auxiliar na implementação das estratégias definidas para a política educacional. De acordo com o artigo 5º da PNE, sua execução e o cumprimento de suas metas são objeto de monitoramento contínuo e avaliações periódicas, realizados por diversas instâncias, como a destacada em qual alternativa?
Secretarias Estaduais de Educação
Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal
Fórum Nacional de Monitoramento
Conselho Municipal de Educação
Assembleia Nacional de Educação
"Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o Plano Nacional de Educação, (...) com vigência por 10 (dez) anos, a contar da aprovação desta Lei."
Qual é a legislação mencionada no trecho acima?
Lei Federal nº 9.394/1996
Lei Federal nº 13.005/2014
Lei Federal nº 8.069/1990
Resolução CNE/CEB nº 4/10
Portaria nº 826/2017
Sobre as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pela Lei nº 13.005/2014, assinale a alternativa correta:
I. O PNE busca a erradicação do analfabetismo no Brasil.
II. A promoção da cidadania e a superação das desigualdades educacionais são diretrizes fundamentais do PNE.
III. O PNE destina-se exclusivamente ao ensino superior, visando ampliar o acesso às universidades federais.
IV. A gestão democrática e participativa da educação pública é um dos princípios promovidos pelo PNE.
A alternativa correta é:
Apenas a assertiva IV está correta.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
De acordo com a Lei Federal nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação. Analise os itens a seguir.
I – As conferências nacionais de educação realizar-se-ão com intervalo de até 2 (dois) anos entre elas, com o objetivo de avaliar a execução deste PNE e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.
II - Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 2 (dois) anos.
III - Até o final do primeiro semestre do nono ano de vigência deste PNE, o Poder Executivo encaminhará ao Congresso Nacional, sem prejuízo das prerrogativas deste Poder, o projeto de lei referente ao Plano Nacional de Educação a vigorar no período subsequente, que incluirá diagnóstico, diretrizes, metas e estratégias para o próximo decênio.
Está(ão) incorreta(s) a(s) assertiva(s):
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
III apenas
I, II e III.
Segundo o Plano Nacional de Educação - PNE, a sua execução e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas. Qual das instâncias citadas a seguir NÃO está entre as incumbidas pelo PNE de realizar tais ações?
Conselho Nacional de Educação - CNE.
Ministério do Desenvolvimento e Ação Social.
Fórum Nacional de Educação.
Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
O PNE (Lei nº 13.005/14) prevê a ampliação do investimento público em educação, com metas específicas relacionadas ao percentual do PIB destinado ao setor. Qual das alternativas a seguir expressa corretamente essa previsão e suas implicações?
O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que o investimento público em educação deve ser ampliado progressivamente, de modo a atingir, no mínimo, 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país até o quinto ano de vigência da Lei, e, no mínimo, 10% do PIB ao final do decênio.
O PNE prevê a ampliação gradual do investimento público em educação até atingir 7% do PIB no primeiro ano de vigência, com a manutenção desse percentual até 2024.
O PNE estabelece o investimento de 8% do PIB em educação, com foco principal na expansão da rede privada de ensino, visando a diminuição das disparidades regionais.
O PNE define que 6% do PIB deve ser investido em educação, com incremento de 1% ao ano até alcançar 12%, sendo metade deste valor destinado à educação infantil.
A Lei N° 13.005/2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. O PNE determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional. De acordo com o referido plano, a meta 19 é 'assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto.” Dentre outras, são estratégias para assegurar o cumprimento da meta 19 do PNE:
I- Priorizar o repasse de transferências voluntárias da União na área da educação para os entes federados que tenham aprovado legislação específica que regulamente a matéria na área de sua abrangência, respeitando-se a legislação nacional, e que considere, conjuntamente, para a nomeação dos diretores e diretoras de escola, critérios técnicos de mérito e desempenho, bem como a participação da comunidade escolar.
II- Incentivar os Estados, o Distrito Federal e os Municípios a constituírem Fóruns Permanentes de Educação, com o intuito de coordenar as conferências municipais, estaduais e distrital bem como efetuar o acompanhamento da execução deste PNE e dos seus planos de educação.
III- Estimular, em todas as redes de educação básica, a constituição e o fortalecimento de grêmios estudantis e associações de pais, assegurando-se-lhes, inclusive, espaços adequados e condições de funcionamento nas escolas e fomentando a sua articulação orgânica com os conselhos escolares, por meio das respectivas representações.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
III apenas.
I e III apenas.
I apenas.
I, II e III.
II e III apenas.
O mais recente PNE foi instituído pela Lei 13.005/2014, com vigência de 2014 a 2024. Uma de suas importantes diretrizes é a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação com a promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
Certo
Errado
O Plano Nacional da Educação (PNE) foi aprovado pela Lei:
8096/96
13005/14
9394/96
8080/90
11494/07
A melhoria da qualidade da educação é um princípio basilar contido no PNE, nos termos da Lei Nº 13.005/2004.
Certo
Errado
De acordo com o que dispõe a Meta 20, do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005/2014), o que o poder público pretende fazer, ao final do decênio (2024) deste PNE, é ampliar o investimento público em educação pública de forma a atingir, no mínimo, o equivalente a 10%:
Da receita de todo o montante do salário-educação e de outras contribuições sociais.
Da receita de todos os incentivos fiscais.
Da receita de todas as transferências constitucionais.
Do Produto Interno Bruto – PIB do País.
Da receita de todos os impostos recolhidos pela União, estados, DF e municípios.
Com vistas ao cumprimento das disposições constitucionais, a Lei no 13.005/2014 instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE) com vigência de dez anos. Conforme determina a referida lei, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, atuarão em regime de colaboração, visando ao alcance das metas e à implantação das estratégias, objeto desse Plano. Ainda, conforme artigo 8o , tais entes federados deverão elaborar seus Planos de Educação ou adequar os planos já aprovados em lei, no prazo contado, da publicação desta lei, de
1 ano.
2 anos.
3 anos.
4 anos.
5 anos.
Considerando o disposto na Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE, assinale a alternativa correta.
As conferências nacionais de educação realizar-se-ão com intervalo de até 4 (quatro) anos entre elas.
A execução do Plano Nacional de Educação – PNE – e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo, sendo dispensadas as avaliações periódicas.
A meta progressiva do investimento público em educação não poderá ser avaliada no quarto ano de vigência do Plano Nacional de Educação – PNE.
A União promoverá a realização de, no máximo, 1 (uma) conferência nacional de educação até o final do decênio.
O fortalecimento do regime de colaboração entre os Estados e respectivos Municípios não incluirá a instituição de instâncias permanentes de negociação em cada Estado.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Nº 13.005/2004), a educação escolar pública é efetivada com a Educação Infantil gratuita às crianças até cinco anos, além de outras hipóteses previstas na referida lei.
Certo
Errado
A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências:
(https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011 -2014/2014/lei/l13005.htm)
O Art. 8º é formado pelo caput e por dois parágrafos, sendo o § 1º formado por quatro incisos. Analise os dados que compõem o Art. 8º e marque a alternativa com o inciso incorreto.
Art. 8º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.
§ 1º Os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de educação estratégias que:
IV.Promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais.
II.Considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural.
III.Garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades.
I.Criem, alterem e sustentem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as culturais.
A Lei nº 13.005/14 institui o Plano Nacional de Educação (PNE) com metas e estratégias para o período de uma década. Dentre as opções a seguir, indique a alternativa que NÃO condiz com as disposições da referida Lei:
A implementação das metas e estratégias do PNE se dará por meio de uma colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Os Estados, Distrito Federal e Municípios têm o prazo de um ano após a publicação desta Lei para elaborar ou adaptar seus planos de educação em alinhamento com as diretrizes e metas do PNE.
Visa como meta prioritária a erradicação do analfabetismo.
O PNE será acompanhado pelo fórum nacional de educação no tocante à sua execução e ao cumprimento das metas estabelecidas.
Segundo a Lei n° 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação − PNE, em seu Artigo 4ª, Parágrafo único, dispõe que: "O poder público buscará ampliar o escopo das pesquisas com fins estatísticos de forma a incluir informação detalhada sobre o perfil das populações __________ com deficiência."
Fonte: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/ 543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014
Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima:
De 4 (quatro) a 18 (dezoito) anos
De 6 (seis) a 17 (dezessete) anos
De 4 (quatro) a 15 (quinze) anos
De 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos
Art. 214. A lei estabelecerá o ........................, de duração decenal, com o objetivo de articular o Sistema Nacional de Educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)
I - erradicação do analfabetismo;
II - universalização do atendimento escolar;
III - melhoria da qualidade do ensino;
IV - formação para o trabalho;
V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.
VI - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)
O Artigo acima e seus parágrafos consequentes, dão sustentação a uma pactuação de metas conhecida como
PNE
DCN
BNCC
LDBN
Sobre a Lei n° 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE), dadas as afirmativas,
I. A União promoverá a realização de pelo menos 2 (duas) conferências nacionais de educação até o fim do decênio, precedidas de conferências distrital, municipais e estaduais, articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação, instituído nessa Lei, no âmbito do Ministério da Educação.
II. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas nesse PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação dessa Lei.
III. O Ministério da Educação – MEC, o Conselho Nacional de Educação – CNE e o Fórum Nacional de Educação fazem parte das instâncias responsáveis por monitorar e avaliar, de forma contínua, a execução do PNE e o cumprimento de suas metas.
IV. É de responsabilidade da CAPES o cálculo e a divulgação de resultados do IDEB dos Estados, bem como os dados de avaliação institucional e de rendimento escolar que demonstrem o desempenho dos estudantes em avaliações nacionais.
V. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, será a fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica.
verifica-se que estão corretas apenas
II e IV.
III e V.
I, IV e V.
I, II, III e IV.
I, II, III e V.
De acordo com o Art. 5, da Lei nº 13.005/2014, a execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objetos de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:
I - Ministério da Educação - MEC; II - Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal; III - Conselho Municipal de Educação - CNE; IV – Fórum Municipal de Educação.
I - Ministério da Educação - MEC; II - Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal; III - Conselho Nacional de Educação - CNE; IV – Secretarias Estaduais de Educação.
I - Ministério da Educação - MEC; II – Comissão dos parlamentares; III - Conselho Nacional de Educação - CNE; IV - Fórum Internacional de Educação.
I – Secretarias de Educação dos Estados; II - Comissão de Educação da Cultura e Esporte do Senado Federal; III - Conselho Estadual de Educação - CNE; IV - Fórum Estadual de Educação.
I - Ministério da Educação - MEC; II - Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal; III - Conselho Nacional de Educação - CNE; IV - Fórum Nacional de Educação.