Questões de Concurso sobre Avaliação de desempenho

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
508 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Rotinas de gestão de desempenho em contextos organizacionais se fundamentam, via de regra, em programas de avaliação do desempenho humano no trabalho, nos quais as lideranças possuem papel decisivo.


Relativamente a essa temática, analise a afirmação a seguir:


“Torna-se extremamente importante transformar o ritual de avaliação numa ................................... entre avaliador e avaliado, com ..................................., objetividade e argumentos sólidos, em que o processo vise fundamentalmente analisar ................................... obtidos no período passado, com o intuito de repensar novos ................................... para um período futuro, de forma a beneficiar o avaliado e a ...................................”.


(Marras, 2000).


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.


A

tarefa • rotina • resultados • objetivos • chefia


B

rotina • transparência • escores • erros • chefia


C

rotina • assiduidade • erros • desafios • empresa


D

ação conjunta • transparência • resultados • objetivos • empresa


E

ação conjunta • rapidez • objetivos • desafios • pessoa

Não é recomendado o uso da teoria da medida conjunta na construção de escalas intervalares de mensuração de variáveis de cunho intrínseco.


C

Certo


E

Errado

A avaliação de desempenho é uma das fases e ferramentas da gestão de desempenho em uma organização.


Acerca das modalidades de avaliação de desempenho, avalie as afirmativas a seguir.


I. A avaliação 360 graus é aquela em que o colaborador recebe feedbacks verticais ascendentes de seu superior hierárquico.

II. Na avaliação por competências, o colaborador é avaliado com relação às habilidades, conhecimentos e comportamentos necessários para o desempenho de suas funções.

III. Na avaliação por objetivos, o gestor e o colaborador avaliam se foram alcançadas as metas claras e mensuráveis previamente acordadas.


Está correto o que se afirma em


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.


E

II, apenas.

Destacam-se como instrumentos de gestão do desempenho na administração pública a avaliação de estágio probatório, a avaliação permanente de desempenho e as avaliações de potencial.


C

Certo


E

Errado

Uma empresa decide adotar um sistema de avaliação de desempenho baseado na Teoria AMO (Ability, Motivation, Opportunity — habilidade, motivação, oportunidade), segundo a qual o desempenho dos colaboradores depende do desenvolvimento de suas competências, da sua motivação e das oportunidades oferecidas pela organização. Considerando essa teoria, espera-se que o colaborador


A

construa sua motivação a partir do alinhamento de suas competências às demandas externas, responsabilizando-se pelo próprio desenvolvimento, cabendo à organização validar os resultados obtidos, sem interferir diretamente em seu aprimoramento.


B

atue de forma predominantemente autônoma no aprimoramento de suas habilidades e na identificação de oportunidades internas, sendo o desempenho compreendido como resultado da capacidade individual de adaptação a contextos organizacionais.


C

engaje-se em processos contínuos de desenvolvimento de suas habilidades, estimulado por práticas organizacionais que promovam a aprendizagem, o reconhecimento e a criação de condições estruturais para a aplicação efetiva de suas competências.


D

baseie seu desempenho na confiança em seus traços pessoais de competência e resiliência, partindo da premissa de que seu valor individual será suficiente para suprir as demandas da organização na qual está inserido.


E

comprometa-se prioritariamente com o cumprimento das metas organizacionais, utilizando habilidades previamente adquiridas e motivação intrínseca, com a organização atuando principalmente no reconhecimento e valorização de seu desempenho.

A entrevista de desligamento deve apurar o nível de satisfação do colaborador com relação às políticas e práticas da empresa, ao ambiente de trabalho, ao relacionamento com os colegas e gestores, ajudando a controlar e medir os resultados das políticas de gestão de pessoas da organização.


C

Certo


E

Errado

A gestão do desempenho na administração pública requer que se entenda a abordagem do desempenho e dos resultados como um elemento de legitimação da instituição frente à sociedade.


C

Certo


E

Errado

Existem diversas formas de mensurar o desempenho das pessoas nas organizações. A seguir, foram destacados alguns exemplos. Assinale a alternativa que condiz com as seguintes especificidades: o avaliador necessariamente definirá os “melhores” e “piores”, uma vez que há uma “cota” para encaixar seus avaliados nas escalas.


A

Escalas gráficas


B

Escolha forçada


C

Comparação por pares


D

Avaliação por resultados


E

Incidentes críticos

Para o desenvolvimento de suas atividades profissionais, o policial deve apresentar um conjunto de características peculiares, que podem ser avaliadas por meio da aplicação do método denominado comportamento, habilidade e ação (CHA).


C

Certo


E

Errado

A realização de concursos públicos e alocação de pessoal prescindem da avaliação e do dimensionamento da força de trabalho.


C

Certo


E

Errado

A percepção de justiça na avaliação de desempenho não está associada ao comprometimento do funcionário com a organização onde ele trabalha.


C

Certo


E

Errado

O COPSOQ (Copenhagen Psychosocial Questionnaire) é considerado um instrumento padrão-ouro de avaliações psicossociais do trabalho, por integrar dois modelos teóricos e por ser adaptado para diversos países.


C

Certo


E

Errado

A gestão de desempenho é um processo ancorado, por um lado, na gestão estratégica organizacional, e, por outro, na gestão por competências.


C

Certo


E

Errado

A avaliação de desempenho (AD) é a etapa que formaliza periodicamente o diagnóstico do desempenho individual e da equipe. Desta forma, um dos processos mais significativos da AD envolve possibilitar que as pessoas entendam como se autocorrigir. Este processo está associado


A

ao planejamento da avaliação.


B

ao feedback.


C

ao inventário de pessoal.


D

à definição de metas.

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a sentença a seguir.


Quanto aos métodos de avaliação do desempenho, a avaliação 360º é uma avaliação que ____________ .


A

coleta feedback de diversas fontes, incluindo as de superiores, subordinados, colegas e do próprio avaliado.


B

avalia as competências e as habilidades específicas necessárias para o cargo.


C

utiliza escalas numéricas ou descritivas para avaliar o desempenho em várias áreas.


D

define metas específicas para cada colaborador e avalia seu desempenho em relação a esses objetivos.


E

realiza revisões regulares para ajustar objetivos, estratégias e abordagens conforme necessário.

Considere as afirmativas relacionadas à Abordagem do usuário de álcool e outras drogas, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)As Ações de Reparação são voltadas para identificar e desenvolver as qualidades e habilidades do usuário, enquanto as Ações de Emancipação abordam as demandas e carências do usuário.

(__)A Dimensão Instrumental refere-se à forma como o usuário utiliza instrumentos sociais, como a linguagem escrita, o dinheiro, o telefone ou o transporte público, para exercer autonomia no seu dia a dia.

(__)As Ações de Potenciação visam identificar e desenvolver as qualidades e habilidades do usuário do serviço, para que possam ser potencializadas.


Assinale a alternativa com a sequência, de cima para baixo, correta:


A

V − F − V.


B

F − V − F.


C

V − F − F.


D

F − V − V.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado