Questões de Concurso sobre Psicologia Organizacional

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
5.891 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com relação a Saúde do trabalhador, no âmbito da saúde pública, um grande desafio que se apresenta ao psicólogo nesse campo consiste no estabelecimento da relação entre os transtornos mentais e os aspectos da organização do trabalho que, no âmbito jurídico e previdenciário, costuma ser denominado de


A

estresse ocupacional.


B

síndrome de Burnout.


C

psicopatologia do trabalho.


D

nexo causal.


E

psicologia do trabalho.

Não retrata as características da ideologia defensiva de Dejours, EXCETO:


A

Deve obter a participação de todos os interessados.


B

Mascarar, conter e ocultar uma ansiedade particularmente grave.


C

Mecanismo de defesa elaborado por um grupo social particular.


D

Nem sempre tem caráter vital, importando somente a minimização do sofrimento.

Ainda em consonância com a obra “Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática” (BAREMBLITT, 2002), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os conceitos de Instituição e Organização com as descrições.


Coluna 1

1. Instituição.

2. Organização.


Coluna 2

( ) “(...) não necessita de tal formalização por escrito: as sociedades ágrafas também têm códigos, só que eles são transmitidos verbal ou praticamente, não figurando em nenhum documento”. (p. 25).

( ) “(...) são grandes ou pequenos conjuntos de formas materiais que concretizam as opções que as instituições distribuem e enunciam” (p. 27).

( ) “(...) são árvores de composições lógicas que, segundo a forma e o grau de formalização que adotem, podem ser leis, podem ser normas e, quando não estão enunciadas de maneira manifesta, podem ser hábitos ou regularidades de comportamentos”. (p. 25).

( ) “(...) formas materiais muito variadas que compreendem desde um grande complexo organizacional, tal como um Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Ministério da Fazenda etc. – até um pequeno estabelecimento” (p. 27).


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 1 – 1 – 1.


B

1 – 2 – 2 – 1.


C

1 – 2 – 1 – 2.


D

2 – 1 – 1 – 2.


E

2 – 2 – 2 – 2.

Em um processo de recrutamento, para decidir se este será realizado internamente, externamente ou de ambas maneiras, é recomendado ao psicólogo:


A

examinar se há na empresa profissionais com as características descritas na análise de cargo.


B

examinar se o processo seletivo está estruturado ao ponto de ampliar e apontar eventuais sentimentos de injustiça entre os profissionais.


C

havendo na empresa profissional compatível com as características descritas na análise do cargo, indicar o trânsito, mesmo que o profissional não tenha interesse na vaga.


D

verificar as propensões para adoecimento pessoal dos funcionários da empresa que possuem as características descritas na análise de cargo.


E

remanejar funcionário compatível para a vaga em aberto, mesmo se a organização indicar inicialmente inviabilidade para tanto.

De acordo com Hirigoyen (1998), a “conduta abusiva que se manifesta notadamente por comportamentos, palavras, atos, gestos, que podem causar danos a ̀personalidade, a ̀dignidade ou a ̀ integridade física ou psíquica de uma pessoa, colocando em risco o emprego desta ou degradando o clima de trabalho” chama-se:


A

assédio moral


B

violação verbal


C

abuso trabalhista


D

violação de conduta

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a gestão de pessoas.


( ) A cultura de trabalho de dada sociedade, sua legislação trabalhista, bem como o papel conferido ao Estado e aos demais agentes atuantes nas relações de trabalho são considerados fatores internos ao contexto organizacional que influenciam seu modo de gestão.

( ) A maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho, modulando inclusive os estilos de atuação dos gestores em sua relação com a equipe, pode ser entendida como modelo de gestão.

( ) O uso da expressão “gestão de pessoas”, para além da tentativa de substituir a noção de administração de recursos humanos, procura ressaltar o caráter da ação, que é a própria gestão, e também seu foco principal de atenção, que são as pessoas.

( ) A gestão de pessoas com base no comportamento humano dos trabalhadores é um modelo que passou a ser adotado quando se percebeu a necessidade de estabelecimento de vínculos cada vez mais estreitos entre o desempenho humano no trabalho e os negócios da empresa.

( ) Políticas e processos são elementos componentes do modelo de gestão de pessoas. Enquanto as políticas se definem como ferramentas de gestão pressupondo procedimentos específicos, os processos dizem respeito a diretrizes de atuação organizacional de médio e longo prazos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

V • F • V • F • V


B

V • F • F • V • F


C

F • V • V • F • F


D

F • V • F • V • F


E

F • V • F • F • V

No contexto de um mundo globalizado, exigiu-se uma mudança de comportamento das organizações, implicando, entre outros fatores, uma gestão estratégica de pessoas com foco em resultados.


Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) As organizações são sistemas abertos que precisam ser cuidadosamente administrados para satisfazer o equilíbrio das necessidades internas e se adaptar às circunstâncias ambientais.

( ) Os profissionais de Recursos Humanos devem orientar os indivíduos a adotarem os comportamentos esperados pela organização, utilizando, para esse propósito, mecanismos de controle e coerção.

( ) A gestão de pessoas deve ser compreendida como um conjunto de princípios, práticas, políticas e processos por meio dos quais competências e recursos organizacionais são desenvolvidos, entre eles o capital humano, o capital social e os sistemas de gestão.

( ) Entre os objetivos de uma moderna gestão de pessoas estão captar e reter talentos, suprir a organização de profissionais bem treinados e motivados e aumentar a satisfação no trabalho.


Assinale a sequência correta.


A

F V V F


B

V F F V


C

F V F F


D

V F V V

“A insatisfação do trabalho não corresponde só ao conteúdo significativo do trabalho nem ao seu conteúdo simbólico, mas que existe, paralelamente na profissão, uma satisfação em relação com o exercício do corpo, no sentido físico e nervoso.”


O autor que proferiu esta afirmação foi:


A

Albert Thomas.


B

Christophe Dejous.


C

Frederick Taylor.


D

Le Guilland.

De acordo com os conceitos e informações sobre diagnóstico organizacional utilizados por Silva (2019), qual das seguintes alternativas NÃO é um dos conjuntos de variáveis do modelo do quadro dos 7S?


A

Estrutura.


B

Estratégia.


C

Sororidade.


D

Habilidades.


E

Estilo.

Sobre as vantagens do recrutamento inteligente para uma empresa, analise as afirmativas a seguir.

-

I. O RH inteligente assegura tomadas de decisões mais seguras e estratégicas; e, ainda, a vantagem de conseguir analisar a organização de forma mais macro a partir dessas informações e, assim, ser mais preditiva em suas ações.

II. Com o RH inteligente não há tempo para se dedicar ao que é mais importante: agir de forma estratégica e avaliar, com base em dados reais e sólidos, quais profissionais são os mais adequados e alinhados para a organização.

III. Embora a transformação digital tenha chegado ao recrutamento e seleção visando gerar eficiência e mais produtividade para as organizações, a inteligência artificial tem se demonstrado uma inimiga do processo por desumanizá-lo.

IV. Em 2018, o Linkedin divulgou o resultado do estudo Tendências Globais de Recrutamento, o qual revelou que 69% dos 9 mil recrutadores participantes consideram as entrevistas tradicionais falhas ao avaliar as habilidades comportamentais e as soft skills dos candidatos.

-

Está correto o que se afirma apenas em


A

I e II.


B

I e IV.


C

II e III.


D

II e IV.

Soball (2017) afirma que o assédio moral é uma situação cotidiana no mundo do trabalho desde os primórdios da sociedade. Por vezes, esse conceito pode ser conhecido como mobbing e bullying.


Analise as seguintes afirmativas:


I. O mobbing é utilizado para indicar agressões de um grupo contra pessoas ou uma única pessoa, Já o bullying são relações agressivas repetitivas e regulares, tipicamente entre pessoas com clara desigualdade de poder.

II. O bullying é identificado a partir da avaliação do comportamento do agressor. Já o mobbing é caracterizado pela avaliação da vítima.

III. O ponto intrínseco entre os conceitos de mobbing e bullying se refere apenas ao comportamento agressivo, independentemente de sua durabilidade e repetição.

IV. De forma geral, mobbing e bullying centralizam sua importância nos efeitos negativos da violência física para quem a vivencia.

V. Nos casos de agressões direcionadas para um grande número de pessoas, todas podem ser consideradas vítimas de bullying.


São VERDADEIRAS apenas as afirmativas:


A

I e II.


B

I, II e IV.


C

II, III e IV.


D

IV e V.

Ao ingressar em uma organização, as pessoas trazem consigo suas características biográficas, valores, atitudes, personalidades e emoções, bem como as habilidades já adquiridas.


Essas características são variáveis independentes do comportamento das pessoas na organização, em função de


A

concorrerem satisfatoriamente para um bom desempenho no trabalho.


B

contribuírem para uma gestão eficiente e eficaz com foco em resultados.


C

poderem influir positiva ou negativamente no desempenho das pessoas na organização.


D

serem controladas, afetando positivamente o absenteísmo e a rotatividade no trabalho.

Quanto à gestão de pessoas nas organizações, assinale a alternativa correta.


A

Considerando a existência de procedimentos voltados à construção de relações organizacionais mais colaborativas, na negociação dialógica, o psicólogo deve abster-se dos conflitos.


B

Com vista ao desenvolvimento de tecnologias de intervenção e de gestão, o psicólogo pode utilizar como ferramentas a informatização e a multidisciplinaridade.


C

Cabe ao psicólogo atuar de maneira estratégica na assessoria a outras instâncias da organização, como chefias e diretorias, por exemplo, intervindo sobretudo acerca dos lucros financeiros da empresa.


D

Para a compreensão do fenômeno da liderança, faz-se necessário levar em conta a competência, o discernimento e a energia do profissional, desconsiderando seus valores pessoais.


E

Cabe ao psicólogo o gerenciamento de pluralidades na empresa, padronizando as percepções de todos os colaboradores, visando à manutenção do clima e da cultura organizacional.

A inteligência artificial vem sendo consolidada como um importante meio e/ou fonte de ferramentas importantes aos processos de recrutamento e seleção de pessoas, ocasionando, inclusive, a denominação por recrutamento inteligente mediante o momento em que os algoritmos desempenham um papel essencial, trazendo vantagens competitivas para empresas e profissionais. Sobre o recrutamento inteligente, assinale a afirmativa correta.


A

Trata-se de um software que usa a tecnologia como principal aliada para otimizar os processos, reduzindo o tempo de contratação, com atividades mais efetivas e estratégicas.


B

Refere-se ao uso, por parte do profissional de gestão de pessoas, de instrumentos de tomadas de dados e de plataformas digitais para abordagem de candidatos a uma vaga.


C

Refere-se ao novo perfil do profissional de RH, que exige domínio e conhecimento de tecnologias digitais para caracterização de comportamentos de pessoas candidatas a um cargo.


D

Trata-se da completa automatização e digitalização de todas as tarefas do RH com o objetivo de selecionar, de forma exploratória e/ou preditiva, o profissional mais adequado para um cargo.

Há um fenômeno que passou a ser estudado com mais afinco no campo do comportamento organizacional a partir da década de 1980, que se caracteriza pela manifestação de comportamentos benéficos voluntários que transcendem as obrigações formais e possíveis garantias de recompensas contratuais. Os estudos buscam conhecer as razões pelas quais alguns trabalhadores realizam atividades além daquelas descritas pelos seus cargos, enquanto outros se limitam a realizar somente as prescritas nos contratos formais de trabalho. Esse fenômeno é chamado de


A

capital psicológico no trabalho.


B

florescimento no trabalho.


C

cidadania organizacional.


D

engajamento no trabalho.

Representa uma fonte de violência no trabalho:


A

Clima promotor da ameaça de desemprego.


B

Desestabilização das estratégias de defesa.


C

Promoção de um tipo de sofrimento ético.


D

Servidão voluntária de modo constante.

A fim de compreender o caso de Josias, é imprescindível considerar os múltiplos fatores associados ao quadro atual e aos comportamentos disfuncionais no âmbito laboral.


C

Certo


E

Errado

O gerenciamento da pluralidade e diversidade nas organizações tem crescido em termos de importância nos espaços organizacionais e acadêmicos das áreas de administração e de psicologia organizacional e do trabalho com vistas a se repensar estereótipos e preconceitos quanto à etnia, sexualidade, corpo, deficiências, dentre outras dimensões sobre o tema. Em relação à diversidade sexual no espaço organizacional, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.


I. “O uso da temática da pluralidade/diversidade busca legitimar uma atuação politicamente correta das organizações, assim como alavancar seu potencial produtivo.”


PORÉM


II. “O discurso de apoio à diversidade se mostra, muitas vezes, descolado de uma real prática de inserção do diferente, pois os valores que norteiam essa inserção são os mesmos da sociedade de mercado.”


Assinale a alternativa correta


A

A afirmativa I é falsa sobre tema diversidade/pluralidade, mas a II é verdadeira quanto ao contexto em que se manifesta.


B

As afirmativas I e II são falsas e ambas se referem, respectivamente, à diversidade/pluralidade e a como o mercado capitalista a vende.


C

As afirmativas I e II são verdadeiras; a I se refere ao tema da diversidade/pluralidade e a II adverte quanto aos riscos de uma gestão não se implicar com esse tema.


D

A afirmativa I é verdadeira em relação ao que deve ser contemplado pelo tema da diversidade/pluralidade; a II é falsa em relação às implicações reais da temática.


E

As afirmativas I e II são verdadeiras; a I se refere a abordagem do tema da diversidade/pluralidade nas organizações e a II adverte quanto ao que é vivenciado empiricamente sobre o tema.

   
Gerar simulado