Questões de Concurso sobre Psicologia Organizacional

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
5.886 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Ao abordar aspectos teórico-metodológicos da Orientação Profissional, é correto afirmar que


A

os serviços e programas brasileiros de Orientação Profissional visam a auxiliar as pessoas a tomarem decisões acerca do estudo, da formação e do trabalho.


B

é a avaliação vocacional que proporciona aos psicólogos dados mais objetivos sobre a dinâmica dos clientes e seus problemas.


C

o primeiro serviço público estadual de Orientação Profissional foi criado em 1931 por Lourenço Filho, na cidade de São Paulo.


D

há a necessidade de ampliação da Orientação Profissional nas escolas, visando, além dos estudantes de Ensino Médio, aos demais níveis da educação, aos trabalhadores e aos desempregados.

A gestão de riscos psicossociais tem sido uma importante ferramenta para a atuação do profissional de Psicologia, tanto na interface saúde & trabalho, quanto na promoção da saúde e prevenção de agravos e doenças. Nesse sentido, assinale a alternativa que não esteja vinculada aos fatores psicossociais através de ações multidisciplinares.


A

Segurança do Trabalho


B

Setor Comercial


C

Saúde Ocupacional


D

Modelo de Gestão


E

Recursos Humanos

Faça a leitura do trecho abaixo:


“Limongi-França [...] conceitua Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) como a percepção do conjunto de escolhas de bem-estar relativas a hábitos saudáveis pessoais, familiares e organizacionais em ambiente ético e sustentável, que interferem nas condições da vida no trabalho.”


(Adaptado de SCHIRRMEISTER, Renata; LIMONGI-FRANCA, Ana Cristina. A qualidade de vida no trabalho: relações com o comprometimento organizacional nas equipes multicontratuais. Rev. Psicol., Organ. Trab., Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 283-298, dez. 2012.)


Com base na definição acima, assinale a alternativa que indique incorretamente um dos domínios que compõem a Qualidade de Vida no Trabalho em seu modelo.


A

Domínio Biológico


B

Domínio Psicológico


C

Domínio Social


D

Domínio Organizacional


E

Domínio Tecnológico

Em relação ao planejamento da força de trabalho, ou pessoal, assinale a alternativa verdadeira.


A

Não se trata de um processo para estimar a demanda da organização, além dos recursos necessários para atender a essa demanda.


B

Pode ser entendida como uma etapa única no tempo de alinhamento entre a força de trabalho com os objetivos e necessidades a ela relacionados.


C

Não está associada com os estados futuros da organização.


D

Está desconectada de considerações organizacionais mais amplas.


E

Seus métodos e modelos surgem de áreas como administração e psicologia organizacional, além de áreas como engenharia de produção e economia.

Com base na função do Psicólogo como um cargo estratégico para as organizações, procurando destacar suas maiores dificuldades e a importância deste profissional dentro das empresas atualmente, assinale a alternativa CORRETA.


A

O campo da Psicologia organizacional contém duas divisões principais: a industrial e a organizacional. Embora o conteúdo dessas duas divisões se sobreponha e não possa ser facilmente separado, tradicionalmente ela tem origens diferentes.


B

O objetivo fundamental da gestão de pessoas é tornar a relação entre as organizações e o trabalhador a mais produtiva e menos conflituosa possível.


C

O papel do Psicólogo dentro das organizações é atuar como facilitador e conscientizador do papel dos vários grupos que compõem a instituição, considerando a dinâmica da empresa, para aumentar a sua produtividade.


D

O que orienta a definição das atividades que o Psicólogo pode exercer em organizações é a seleção de pessoal ou o uso de instrumentos psicológicos para avaliar o ajuste do indivíduo ao cargo.


E

O Psicólogo como gestor de RH deve oferecer uma atenção maior a todos os setores da organização, ficando aquém de recrutamento e seleção.

Analise as afirmativas abaixo sobre o conceito de metacompetência.


1. Trata-se de uma possibilidade única de transpor e ir além da simples competência e da produtividade, com maior capacidade de criar, inovar e associar ações às mudanças exigidas.

2. É um conceito associado, atualmente, a uma nova forma de trabalhar diretamente com a percepção, com a escuta e com a empatia do ser humano.

3. É um conceito derivado da ideia de inteligência emocional, aplicado a situações de liderança que exigem alto grau de desempenho e, simultaneamente, suporte psicológico para o enfrentamento de pressões.

4. Trata-se de um conceito pertencente ao modelo estratégico de gestão, no qual o gestor indica aos trabalhadores quais as competências a serem desenvolvidas, como parâmetros para a remuneração e a avaliação do desempenho no trabalho.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


B

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.


C

São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.


E

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

Levando em conta os conceitos e informações sobre o framework multinível denominado 4I para o estudo da aprendizagem organizacional (LOIOLA; NERIS; LEOPOLDINO In: BENDASSOLI; BORGES-ANDRADE, 2019), assinale a alternativa que NÃO contém um dos quatros processo inter-relacionados do 4I.


A

Intuição.


B

Interpretação.


C

Imitação.


D

Integração.


E

Institucionalização.

O método de avaliação de desempenho que se baseia na avaliação de um grupo de fatores determinantes daquilo que a organização define como “desempenho”, no seu contexto, é denominado de:


A

360 graus.


B

Comparativo.


C

Escalas Gráficas.


D

Escolha Forçada.


E

Incidentes Críticos.

A Psicologia tem oferecido uma relevante contribuição para a compreensão da subjetividade do trabalhador, sobretudo no que concerne às vivências de sofrimento no trabalho e às patologias dele decorrentes. Aspectos da organização do trabalho merecem atenção, pois podem gerar efeitos deletérios sobre a saúde mental dos trabalhadores e repercutir na qualidade da vida familiar e social do trabalhador.


Dentre esses aspectos que podem contribuir para doenças laborais, NÃO se enquadra(m):


A

a sobrecarga de trabalho;


B

o excesso de horas extras;


C

as práticas de assédio moral;


D

a pressão por resultados;


E

o absenteísmo injustificado.

A gestão baseada em competências – ou simplesmente gestão de competências – tem sido apontada como uma tecnologia alternativa dos modelos tradicionalmente utilizados pelas organizações (Brandão e Guimarães, 2001; Santos, 2001). Baseando-se no pressuposto de que o domínio de certos recursos é determinante do desempenho superior de uma organização, a gestão de competências propõe-se a integrar e orientar esforços, sobretudo os relacionados à gestão de pessoas, visando a desenvolver e sustentar competências consideradas fundamentais à consecução de objetivos organizacionais (Prahalad e Hamel, 1990; Durand, 1998). A frequente utilização do termo competência no campo da gestão organizacional fez com que ele adquirisse variadas conotações, sendo, não raras vezes, utilizado de diferentes maneiras, conforme relatam Mclagan (1997), Brandão e Guimarães (2001) e Ruas (2001). Sob esta perspectiva, que parece ter aceitação mais ampla tanto no meio acadêmico quanto no ambiente empresarial, competências representam combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, dentro de determinado contexto organizacional (DURAND, 2000; NISEMBAUM, 2000).


(Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/ vScX3kvk4YtKQTC3ccT4PRg/?lang=pt#. Adaptado.)


Considerando as competências necessárias para o êxito de uma organização, o fato de que os servidores devem conhecer, saber fazer e ter iniciativa para fazer refere-se a “conhecimentos” a seguinte ação:


A

Preservar o patrimônio da organização.


B

Ser capaz de se adaptar a situações novas.


C

Agir com ética na relação com pessoas no trabalho.


D

Ser capaz de orientar os prestadores de serviços de forma clara e objetiva.


E

Identificar os recursos disponíveis nos equipamentos no trabalho, tais como, smartphones, computadores, datashow etc.

A cultura organizacional é um fator importante a ser considerado pelos gestores, tanto nas organizações privadas, quanto nas públicas. Uma cultura forte proporciona estabilidade para uma organização. De acordo com Robbins (2010), a respeito desse tema, assinale a opção correta.


A

A cultura organizacional se refere ao modo como cada colaborador se relaciona com a organização, demonstrando se gosta ou não dela.


B

A agressividade constitui uma das características básicas que captura a essência da cultura de uma organização.


C

A cultura organizacional representa a maneira como cada individuo percebe a organização. Assim, espera-se que individuas com diferentes históricos e em níveis diversos dentro da organização descrevam a cultura organizacional de maneira diferente.


D

Uma cultura forte aumenta o índice de rotatividade de seus membros, pois demonstra que o individuo precisará se adaptar àquele ambiente organizacional.


E

Quando as organizações não possuem uma cultura dominante, sendo compostas somente por diversas subculturas, o valor da cultura organizacional como variável independente é sensivelmente aumentado.

No Brasil, as três abordagens mais conhecidas que tratam da saúde mental e trabalho são:


A

psicodinâmica do trabalho, teorias do sofrimento psíquico e abordagem psicobiológica.


B

teorias do estresse, psicodinâmica do trabalho e Gestalt-terapia.


C

estratégias organizacionais, abordagem epidemiológica e teorias da subjetividade no trabalho.


D

psicopatologia/psicodinâmica do trabalho, abordagens behavioristas e teorias do estresse.


E

teorias do estresse, psicopatologia/psicodinâmica do trabalho e abordagem epidemiológica.

Para um melhor desempenho, as organizações precisam de equipes que atinjam bons resultados. Assim, devem formar equipes eficientes e eficazes, otimizando os talentos de seus funcionários.


Nesse sentido, é necessário, para que uma equipe seja eficiente e eficaz, exceto:


A

Estruturar-se para a solução de problemas, com habilidades complementares e um desempenho coletivo.


B

Promover a geração de uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado e uma boa liderança.


C

Organizar-se com habilidades aleatórias, para que seu desempenho seja a somatória das contribuições individuais.


D

Gerar o potencial para uma organização melhorar seu desempenho e aumentar resultados sem aumentar investimentos.

A memória de trabalho ou memória operacional é como um bloco de notas mental onde guardamos informações por um curto período para usá-las em tarefas como aprender algo novo ou resolver problemas.

Com relação ao tema, avalie se os itens a seguir são exemplos de informações armazenadas como memória de trabalho:

I. Saber tocar um instrumento musical e a proficiência fluente em um segundo idioma.

II. Instruções recebidas para chegar a um local e os nomes das pessoas que se acabou de conhecer.

III. As etapas de um cálculo que se faz mentalmente e os argumentos planejados para uma discussão.

Assinale a opção que relaciona os itens que são de fato exemplos de informações armazenadas como memória de trabalho.


A

I, II e III.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

III, apenas.

A competência interpessoal tem sido compreendida como inerente ao processo de transformação que vem ocorrendo no mundo do trabalho. A respeito da competência interpessoal, assinale a afirmativa correta.


A

A habilidade de lidar eficazmente e de forma adequada com relações interpessoais e com as exigências de uma situação descreve competência interpessoal.


B

A competência interpessoal decorre das exigências e demandas de trabalho para o estabelecimento de interações hierárquicas satisfatórias para otimizar as tarefas e os resultados.


C

A habilidade de lidar com demandas e exigências do contexto de trabalho visando extinguir autopercepção de cada integrante da organização para favorecer a percepção coletiva.


D

A competência interpessoal é a interpretação de conteúdo cognitivo e da relação afetiva em qualquer situação interpessoal no trabalho visando resultados, sobretudo solução de conflitos.

Assinale a alternativa correta sobre a seleção de pessoal e suas técnicas.


A

Anúncios de vagas, afixados em locais visíveis da empresa ou em locais especificamente destinados a essa finalidade, e consulta ao cadastro de candidatos existente na própria empresa são, ambos, técnicas de seleção de pessoal.


B

Técnicas vivenciais são aquelas destinadas a avaliar o grau de cultura de um candidato, ou ainda, os conhecimentos profissionais que esse possui e que sejam imprescindíveis para o bom desempenho do cargo objeto da seleção.


C

O processo seletivo em uma empresa é, por definição, de responsabilidade do órgão de Recursos Humanos e, como tal, prescinde de contato e/ou de busca de informações junto ao setor requisitante da vaga.


D

As técnicas seletivas trabalham com a ideia de predição, e a utilização de diversas técnicas de seleção complementares entre si pode diminuir a possibilidade de erro na escolha de um determinado candidato.


E

Conceitualmente, seleção de pessoal refere-se ao processo de procurar trabalhadores que se encontrem disponíveis no mercado de trabalho, e de incentivá-los a se candidatarem a uma vaga.

Quando se tem em pauta a discussão sobre a saúde do trabalhador e seus desdobramentos na organização, com foco em sua saúde mental, a Teoria da Subjetividade é a mais recente. Sua centralidade está, como o nome indica, na subjetividade do trabalhador. O trabalho, para ela, é o eixo norteador de aspectos sociais, culturais e subjetivos. Assim, interessa saber:


A

Pela fala do trabalhador, sobre a percepção de clientes e fornecedores acerca de sua área de atuação e ambiente externo.


B

Pela fala do trabalhador, sobre as vivências de sofrimento, as relações, as atividades e o ambiente de trabalho.


C

Por meio de um questionário específico, com foco na produtividade, nos resultados numéricos de uma área.


D

Por via remota e particular, as críticas e análises de um gerente sobre uma atividade ocupacional.

Assinale a alternativa correta sobre as organizações.


A

Elevada centralização de poder decisório, alta formalização e rotinização do trabalho subdividido em tarefas e responsabilidades caracterizam organizações pós-burocráticas.


B

São características de uma organização burocrática a padronização, o uso intensivo de regras e regulamentos, a departamentalização e a hierarquia.


C

A disciplina como valor central, incluindo obediência à chefia e respeito ao previsto em normas e regulamentos caracteriza as organizações em rede.


D

Segundo a abordagem contingencial explicativa das estruturas organizacionais, são os atores humanos que as criam, e o fazem por meio de escolhas.


E

Dinamismo e complexidade são duas dimensões apontadas pela literatura para análise dos aspectos relativos à saúde mental e trabalho nas organizações.

Considerando os ditames do Decreto nº 7.602, de 7 de novembro de 2011, que dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST, e ainda o foco de se promover uma cultura de prevenção em matéria de segurança e saúde no trabalho de forma contínua, foi planejado, por uma organização, um processo de mudança de cultura, com redução de riscos de acidentes de trabalho.


Para isso, um processo de mudança de cultura dessa organização é necessário. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.


I. Desenvolver um diagnóstico organizacional, mapeando as forças, potencialidades e as fraquezas para se estabelecer um plano de ação que identifique forças impulsoras para a mudança.

II. Descongelar crenças e comportamentos anteriormente praticados e propiciar novas práticas de recursos humanos que reforcem os valores e as crenças a serem compartilhados.

III. Compreender, por meio dos artefatos visíveis, dos ritos e rituais e dos pressupostos inconscientes o que determinam e / ou influenciam o comportamento dos indivíduos na organização.

IV. Estabelecer normas e valores, a partir do comportamento da liderança, que sejam difundidas de forma a reduzir riscos e aumentar a participação e corresponsabilização dos empregados em suas ações.


Estão corretas as afirmativas


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e IV apenas.


D

I, II, III e IV.

Um ambiente organizacional que possibilite ou viabilize a comunicação espontânea de Josias ou mesmo a manifestação de suas insatisfações pode ser fundamental para sua saúde mental.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado