Questões de Concurso sobre Teorias sociológicas e Autores

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.198 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Bancada feminina do Senado brasileiro

conquista direito a banheiro feminino no Plenário


A conquista se deu graças à reivindicação das senadoras, que questionavam há anos o tratamento desigual. Até dezembro de 2015, o banheiro das parlamentares era o do restaurante anexo ao Plenário, disponível desde 1979, quando foi eleita a primeira senadora, Eunice Michilis.

Para a procuradora Vanessa Grazziotin, a construção do banheiro “muda a estrutura física da Casa para que receba melhor as mulheres”.

(www.senado.leg.br, 06.01.2016. Adaptado.)


A ausência do banheiro feminino no Senado até 2016 pode ser considerada um reflexo


A

da transformação sociocultural.


B

da prática de violência simbólica.


C

da mudança na composição do Poder Legislativo.


D

da contínua construção da cidadania.


E

da apatia política dos brasileiros.

A problematização de práticas sociais que afetam o meio ambiente constitui habilidade específica para as ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio.


C

Certo


E

Errado

“A nova divisão do trabalho a que se refere Durkheim diz respeito não apenas à especialização de funções econômicas, mas à segmentação da sociedade em diferentes esferas e ao surgimento de novas instituições, como o Estado, a escola, a prisão. Em decorrência dessa nova divisão, os indivíduos executam tarefas que, por serem especializadas, contribuem para o funcionamento do organismo social.”

(Medeiros, 2010.)


Durkheim concebe a sociedade como um corpo vivo, um organismo cujas partes – cada instituição e cada indivíduo – cumprem papéis determinados e existem em função do todo. Além dessas ideias, bastante cristalizadas na teoria desse autor, é possível deparar, também, com a teoria que:


A

Preconiza que o tipo de arranjo social, característico das sociedades pré-capitalistas, sofreu uma mudança radical paralelamente ao aumento populacional.


B

Valida, pela primeira vez na história do pensamento sociológico, a coesão e a intrinsecabilidade entre o mundo do trabalho e o surgimento das instituições sociais.


C

Corrobora com a crença de que os proletários se veem como portadores de características e personalidades; mas, ao mesmo tempo, como parte de uma solidariedade mecânica.


D

Refuta a ideia de que o incremento das comunicações e das trocas de mercadorias e de ideias entre as pessoas tenha sido fator determinante nessa mudança de relações sociais.

O conceito de Classe social se refere à divisão socioeconômica do mundo em um sistema capitalista. Diversos autores da sociologia, tais como Weber e Marx, dedicaram-se a investigar o fenômeno e as suas interações, chegando a algumas considerações, sendo elas:


I. Para Marx, as classes sociais surgem a partir da divisão social do trabalho.

II. Para Marx, em razão da divisão social do trabalho, a sociedade se divide em detentores e não detentores dos meios de produção.

III. Para Weber, há um status relacionado às classes sociais que não é medido somente pela divisão do trabalho, mas pelo tipo de trabalho.


Estão corretas as afirmativas


A

I, II e III.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.

A definição de fato social e o significado da expressão “os fatos sociais são coisas”, para Durkheim em sua obra As regras do método sociológico (1895), se estabelece a partir de três conceitos fundamentais. Assinale a alternativa que apresente corretamente estes conceitos.


A

Consciência coletiva, Interioridade e Inconsciente social


B

Generalidade, exterioridade e coercitividade


C

Liberdade, fraternidade e igualdade


D

Estrutura social, enraizamento e liberdade

“Por conta da dificuldade na questão da objetividade quando se trata das ciências sociais, há, ainda, um profundo debate sobre se essas ciências podem, de fato, ser consideradas ciências. A isso alia-se a dificuldade de controlar as variáveis em um ambiente social, por definição, repleto de interferências externas. O filósofo francês Auguste Comte deu uma grande contribuição nesse sentido; mas foi Wilhelm Dilthey, que defendeu que as ciências sociais tivessem autonomia metodológica a partir da diferenciação entre ‘explicar’ e ‘compreender’.”

(Métodos científicos específicos das ciências sociais | Livre

Pensamento.)


Considerando alguns teóricos clássicos e contemporâneos e suas correntes metodológicas relativas às ciências sociais, analise as premissas a seguir e assinale a INCORRETA.


A

O método tipológico empregado por Max Weber apresenta certas semelhanças com o método comparativo.


B

O método histórico de Franz Boas parte do princípio de que as atuais formas de vida social, as instituições e os costumes têm origem no passado.


C

O método estruturalista de Lévi-Strauss parte da investigação de um sujeito ideal que não existe na realidade; mas, serve de modelo para análise.


D

O método estatístico permite obter, de conjuntos complexos, representações simples e constatar se essas verificações simplificadas têm relações entre si.

O estudante do ensino médio deve desenvolver a habilidade de identificar dicotomias como cidade/campo, civilização/barbárie, razão/emoção, material/virtual, entre outras, sem, entretanto, criticá-las.


C

Certo


E

Errado

No contexto brasileiro, a questão racial é preterida em função da existência de outras tantas intolerâncias que foram e ainda são praticadas.


C

Certo


E

Errado

A construção de uma sociologia sistemática que envolve o esclarecimento dos conceitos, categorias, termos e definições com os quais lida a sociologia é uma das principais intenções da teoria metodológica weberiana. No primeiro capítulo de sua obra “Economia e Sociedade”, Weber procura delinear o objeto de estudo, os métodos e os procedimentos que deveriam orientar a ciência sociológica na busca da explicação (causal) e da compreensão (significativa) dos fenômenos sociais e culturais. Em relação a teoria weberiana da sociologia, analise as afirmativas abaixo:


I. A sociologia interpretativa considera o indivíduo e seu ato como a unidade básica, como seu ‘átomo’ – se nos permitirem pelo menos uma vez a comparação discutível. Nessa abordagem, o indivíduo é também o limite superior e o único portador de conduta significativa.

II. Quando um determinado agente social organiza a sua ação com base na expectativa de que os outros orientam a sua conduta pelo mesmo conteúdo de sentido temos o que Max Weber chama de relação social, que é o comportamento reciprocamente referido quanto a seu conteúdo de sentido por uma pluralidade de agentes e que se orienta por essa referência.

III. Max Weber apresentou a sua teoria no que diz respeito aos fatos sociais, preocupado com os seus sentidos ou motivos básicos e puros, identificando quatro possibilidades: tradicional; efetiva; referente a fins ou referente a valores.

IV. Os atores compartilham um sentido idêntico para suas ações. O que ocorre é que cada agente social orienta o sentido de sua conduta levando em consideração o sentido da ação de outros atores sociais. Estas relações sociais podem ser efêmeras e transitórias, mas também podem adquirir um aspecto regular e permanente.


Estão corretas as afirmativas:


A

I, II e IV apenas


B

I e III apenas


C

II e IV apenas


D

I, II, III e IV

Em uma das principais obras de Émile Durkheim, “Da divisão do trabalho social”, escrito no final do século XIX, ele analisa as relações de trabalho na sociedade moderna de uma forma distinta da que é feita por Karl Marx, pois procura demonstrar que a crescente especialização do trabalho promovida pela produção industrial moderna, trouxe uma forma superior de solidariedade, e não de conflito. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) No caso da solidariedade mecânica, o que une as pessoas em sociedade é o fato de um depender do trabalho da outra pessoa, não importando o conjunto de crenças, tradições e costumes comuns.

( ) Durkheim identificou dois tipos de solidariedade que funcionam como amálgama da sociedade: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.

( ) A solidariedade mecânica é mais comum nas sociedades menos complexas, nas quais cada um sabe fazer quase todas as coisas de que necessita para viver.

( ) O que une as pessoas em sociedade no caso da solidariedade orgânica é a existência de interdependência das funções sociais, ou seja, a necessidade que uma pessoa tem da outra, em virtude da divisão do trabalho social existente na sociedade.

( ) Para Durkheim, se a divisão do trabalho produz solidariedade, é porque as relações entre os diversos setores da sociedade não são regulamentadas pelas instituições existentes.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


A

F - V - V - F - V


B

V - V - V - F - V


C

F - V - F - V - F


D

F - V - V - V - F

Leia o texto a seguir.


Meios de comunicação de massa é um termo coletivo utilizado para indicar diversas tecnologias que se desenvolveram em formato institucional para a difusão, em vasta escala, da informação e da cultura nas sociedades modernas. Estas tecnologias são conhecidas por seus nomes tradicionais: imprensa, rádio, televisão, cinema, entre outros. Todavia, enquanto meios de comunicação de massa, estas tecnologias compartilham certas características e, em conjunto, integram uma instituição social que possui um status similar ao de instituições mais tradicionais. A aquisição de um status institucional implica um conjunto de atividades e de relações organizadas e inter-relacionadas, regulamentadas por finalidades, critérios, convenções e normas específicas.


Com base no texto, podemos afirmar que os meios de comunicação de massa adquiriram o status de instituição social uma vez que


A

alcançaram uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, a partir de um único emissor, ampliando o acesso livre da sociedade à informação.


B

separaram a indústria cultural, produtora de bens culturais para a elite, das massas sociais receptoras de bens culturais populares padronizados.


C

absorveram funções significativas de disciplina e integração social, antes desempenhadas por instituições como a igreja, a escola e a família.


D

desestruturam os veículos tradicionais de informação e cultura, substituindo-os por tecnologias móveis marcadas por uma interação autoral descentralizada.


E

assumiram um papel central no marketing, cujas campanhas e propaganda alimentam o desenvolvimento econômico da indústria de serviços culturais para as massas.

Ano: 2021
Prova: FURB - Prefeitura - Professor - Área: Psicopedagogo - 2021

Para a Sociologia a interação social é um conceito que determina as relações sociais desenvolvidas pelos indivíduos e grupos sociais. Trata-se de uma condição indispensável para o desenvolvimento e constituição das sociedades.


Considerando os pressupostos acima, marque V para a(s) afirmativa (s) verdadeira(s), e F para a(s) falsas.


(__) É a partir da interação social que os seres humanos desenvolvem a comunicação, estabelecendo o contato social e assim criam redes de relações, as quais resultam em determinados comportamentos sociais.

(__) Estudos apontam que o processo de socialização é desenvolvido em vários estágios: criança, adolescente, adultos.

(__) A interação social provoca uma modificação de comportamento importante nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles.

(__) Para que haja interação, os indivíduos se socializam através dos contatos e da interação social.

(__) A interação social traz muitos pontos positivos para a vida de uma criança, pois estar sempre em contato e brincando com os amiguinhos ajuda a lidar com emoções fortes e a prevenir problemas emocionais.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

F, V, V, V, F.


B

V, V, V, V, V.


C

V, V, F, V, F.


D

F, F, V, V, F.


E

F, V, V, V, V.

“A desvalorização do mundo humano cresce na razão direta da valorização do mundo das coisas. O trabalho não apenas produz mercadorias; produz, também, a si mesmo e ao operário como mercadoria, e justamente na proporção em que produz mercadorias em geral.”

(Quintanero et Al. Um toque de clássicos.)


A ideia explícita no enunciado, relacionada a uma análise da sociedade capitalista e de seus atores sociais, refere-se, especificamente, ao pensamento de:


A

Max Weber e as ações sociais.


B

Émile Durkheim e o fato social.


C

Auguste Comte e o Positivismo.


D

Karl Marx e suas teorias sociais.

“Um dos vários estudos e teorias de Karl Marx dizia respeito à questão da consciência. O estudo das ideias produzidas em uma sociedade aparece nos escritos de Marx como uma problematização da noção de consciência. Outros filósofos alemães do século XIX também discutiram essa questão. Eles explicavam o processo histórico como desenvolvimento de uma consciência coletiva, isto é, diziam que a realidade material refletia o constante aperfeiçoamento e evolução da consciência e da razão humana. (realidade imaterial).”


Ao analisar o pensamento Marxista em relação ao desenvolvimento da consciência, é correto afirmar que:


A

Marx, ao contrário de seus colegas alemães, considerava as representações e os conceitos da consciência humana como elementos inatos ao indivíduo.


B

Em sua teoria fica expressa a ideia de que o mundo precede a consciência, pois não é a consciência que determina a realidade, mas a realidade que determina a consciência.


C

Ele concordava com outros filósofos alemães, embora não visse uma relação intrínseca entre o contexto socioeconômico de uma sociedade e a construção da consciência.


D

O filósofo, assim como os seus conterrâneos debatem a irrelevância de se discutir uma teoria do conhecimento, em um mundo em que a realidade material absorve o homem.

Tanto Simmel quanto Weber procuraram compreender formas de diferenciação social mesmo em situações em que os indivíduos pertencem a uma mesma classe econômica.


C

Certo


E

Errado

Pierre Bourdieu buscou conciliar a teoria sociológica clássica (Marx, Weber, Simmel) ao propor uma forma de pensar a estratificação social baseada na posse individual de diferentes capitais em um jogo de disputas por posições de prestígio social.


C

Certo


E

Errado

Segundo Dias (2005, p. 185), “o método de pesquisa de Durkhein consiste em tomar todas as manifestações particulares do fenômeno sob investigação, compará-las e retirar as características comuns – comuns a todas. No início da pesquisa, parte-se das características aparentes, atingindo-se, sempre pela comparação, as características menos visíveis, mais profundas. Tomam-se primeiramente as características aparentes do fenômeno e, em seguida, as submete-se-as à comparação. Depois se busca as características que sejam comuns a todos os fenômenos.”

(Dias 2005. P. 185.)


Segundo essa concepção apresentada para o método de pesquisa sociológica em Durkheim, é correto afirmar que se produz a categoria geral por meio da:


A

Dialética.


B

Generalização.


C

Dedução simples.


D

Investigação empírico-analítica.

“O sociólogo brasileiro Jessé Souza, em seu livro a ‘Elite do Atraso’, propõe uma concepção de classe social na qual ele define que ‘as classes só podem ser adequadamente percebidas; portanto, como um fenômeno, antes de tudo, sociocultural e não apenas econômico’.”

(Souza. 2017. P. 88.)


Ao propor tal análise, o sociólogo, Jessé Souza, se contrapõe a qual autor clássico?


A

Karl Marx.


B

Max Weber.


C

Auguste Comte.


D

Émile Durkheim.

Assinale a alternativa correta acerca da desigualdade social no Brasil:


A

O fenômeno da desigualdade se manifesta no acesso aos direitos e no acesso a oportunidades, fruto da má distribuição de renda.


B

O fenômeno da desigualdade se manifesta no acesso aos direitos, mas não no acesso às oportunidades.


C

Foi erradicada pela garantia de acesso aos direitos e oportunidades, sendo o fenômeno superado no Brasil.


D

Foi erradicada pela distribuição de renda ocasionada pelo aumento do salário mínimo e cobertura do saneamento básico em 100% dos lares brasileiros.


E

O fenômeno da desigualdade se manifesta no acesso aos direitos e no acesso a oportunidades, mas não está vinculado à má distribuição de renda.

   
Gerar simulado