Questões de Concurso sobre Do Relatório de Gestão Fiscal - RGF

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
304 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Os Tribunais de Justiça devem elaborar e publicar a cada quadrimestre o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), com informações definidas na Lei Complementar nº 101/2000.


A publicação do RGF de um Tribunal de Justiça relativo ao último quadrimestre do exercício financeiro deve apresentar informações sobre:


A

despesas com pessoal e execução de despesas por função;


B

despesas com pessoal e dívida consolidada;


C

disponibilidade de caixa e execução de despesas por função;


D

disponibilidade de caixa e restos a pagar;


E

receitas com alienação de ativos e restos a pagar.

Assinale a alternativa correta com relação ao Relatório da Gestão Fiscal (RGF) segundo o Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF) 12ª. Edição.


A

O RGF será emitido ao final de cada bimestre por todos os poderes e pelo Ministério Público.


B

O RGF conterá o relatório das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos.


C

O RGF conterá os relatórios das dívidas consolidada e mobiliária e da concessão de garantias.


D

O relatório será publicado até noventa dias após o encerramento do período a que corresponder, com amplo acesso ao público, inclusive por meio eletrônico.


E

Os demonstrativos a serem preenchidos são o da despesa com saúde e educação, da disponibilidade de caixa e dos restos a pagar e o simplificado do relatório de gestão fiscal, conforme modelo apresentado no Manual, não preenchendo, entretanto, os campos relativos aos limites.

O comparativo entre os limites de gasto com pessoal e endividamento previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e os percentuais da Receita Corrente Líquida efetivados pelo Ente serão apresentados no Relatório:


A

De Gestão Fiscal.


B

Bimestral de Resultados.


C

Financeiro e Patrimonial.


D

Consolidado Simplificado.


E

Do Resultado Operacional.

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, o Relatório


A

de Gestão Fiscal referente ao último quadrimestre de 2021 contém demonstrativo da receita de alienação de ativos e aplicação dos recursos.


B

Resumido da Execução Orçamentária referente ao último quadrimestre de 2021 contém demonstrativo da disponibilidade de caixa e dos restos a pagar em 31/12/2021.


C

Resumido da Execução Orçamentária contém demonstrativo da dívida consolidada e da despesa total com pessoal por poder e órgão.


D

Resumido da Execução Orçamentária contém demonstrativo dos resultados primário e nominal, cujas metas de resultados foram estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.


E

de Gestão Fiscal contém demonstrativo da execução das despesas correntes e de capital, discriminando a dotação inicial e as despesas empenhadas e liquidadas no bimestre e no exercício.

A Lei de Responsabilidade Fiscal introduziu o chamado Relatório de Gestão Fiscal que, entre outros conteúdos,


A

contém a despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas.


B

contêm os demonstrativos da execução das receitas, por categoria econômica e fonte.


C

contém a despesa total com pessoal, excluindo-se inativos e pensionistas.


D

contém o demonstrativo agregado da execução da receita, sem distinção de sua categoria econômica ou fonte.


E

contém o anexo de Metas Fiscais, em valores correntes e constantes.

O relatório de gestão fiscal é facultativo para as entidades de fiscalização do exercício profissional, e sua elaboração atenderá o modelo que cada entidade considerar mais apropriado para suas características.


C

Certo


E

Errado

A Lei de Responsabilidade Fiscal dispõe que, ao final de cada quadrimestre, os titulares de Poderes e órgãos emitirão Relatório de Gestão Fiscal (RGF). No caso dos Ministérios Públicos Estaduais, o Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF) define a configuração dos demonstrativos anexos que devem compor o RGF em cada quadrimestre.


Tal configuração estabelece que o demonstrativo:


A

da despesa com pessoal poderá ser publicado apenas no último quadrimestre se o limite prudencial não tiver sido ultrapassado;


B

da execução dos restos a pagar deverá ser publicado em referência a todos os quadrimestres;


C

das garantias e contragarantias é exigido se o órgão tiver concedido ou obtido tais benefícios;


D

das operações de crédito deverá ser publicado se o órgão tiver realizado operações de crédito no exercício;


E

simplificado do RGF é exigido apenas em referência ao último quadrimestre.

Analise as afirmativas a seguir sobre os Demonstrativos Fiscais, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) O Relatório Resumido da Execução Orçamentária deverá ser publicado pelo Poder Executivo até 60 dias após o encerramento de cada bimestre.

( ) O Anexo de Riscos Fiscais contém a avaliação dos passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

( ) O Relatório de Gestão Fiscal conterá demonstrativos sobre: a) despesa total com pessoal; b) dívida consolidada líquida; c) concessão de garantias e contragarantias; e d) operações de crédito.

( ) No Anexo de Metas Fiscais serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas, entre outras, ao resultado nominal e primário e montante da dívida pública.


Assinale a sequência correta.


A

V F V V


B

F V V V


C

F V F F


D

V F F F

A Lei de Responsabilidade Fiscal criou normas para o controle de despesas e da dívida pública, além de instituir instrumentos de transparência da gestão, entre os quais se inclui o Relatório de Gestão Fiscal, de elaboração quadrimestral.


C

Certo


E

Errado

Com relação aos demonstrativos fiscais, assinale a alternativa incorreta.


A

No Anexo de Riscos Fiscais serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas.


B

No Anexo de Metas Fiscais serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário.


C

No Relatório de Gestão Fiscal constarão metas anuais referentes à despesa com saúde para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.


D

No Anexo de Riscos Fiscais serão informadas as providências a serem tomadas, caso riscos capazes de afetar as contas públicas se realizem.

O Relatório de Gestão Fiscal conterá demonstrativos comparativos com os limites de que trata a LRF, dos seguintes montantes, EXCETO:


A

Dívida consolidada líquida.


B

Concessão de garantias e contragarantias.


C

Despesa total com pessoal, evidenciado as despesas com ativos, inativos e pensionistas.


D

Operações de créditos.


E

Receitas e despesas intraorçamentárias.

O relatório de gestão fiscal deverá demonstrar, no último quadrimestre, a inscrição em restos a pagar, entre outras, das despesas empenhadas e liquidadas, não pagas por falta de disponibilidade de caixa.


C

Certo


E

Errado

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal, sobre o relatório da gestão fiscal, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


O relatório será publicado até _______ dias após o encerramento do período a que corresponder, com amplo acesso ao público, inclusive por meio eletrônico.


A

15


B

30


C

60


D

90

Considerando as particularidades que caracterizam o setor público brasileiro, julgue asafirmativas que seguem:


I.Em relação à receita pública, quando a prefeitura de um município emite os carnês de IPTU em nome dos contribuintes, ocorre o lançamento. Em relação à despesa pública, quando há o empenho para a contratação de empresa de prestação de serviços de limpeza durante o período de 12 meses, com pagamentos em valores fixos mensalmente, este empenho deverá ser do tipo global.

II.Com base nos dados do último censo demográfico (2010), tem-se: Castelo/ES, população total de 34.747 pessoas; Linhares/ES, população total de 141.306 pessoas; e Serra/ES, população total de 409.267 pessoas. Considerando que os números apresentados estão corretos, o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) previsto na Lei Complementar Federal nº 101/2000 deverá ser elaborado quadrimestralmente por Linhares/ES e Serra/ES, enquanto Castelo/ES deveráprovidenciar a elaboração do RGF semestralmente.

III.Questões como alterações no organograma de um determinado órgão público federal, não podem ser tratadas na Lei Orçamentária Anual (LOA). Ocorre que a Constituição Federal de 1988 prevê o princípio orçamentário da universalidade, isto é, a LOA não poderá conter dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo nessa proibição a autorização para abertura de créditos adicionais suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.


Está(ão) CORRETA(S):


A

I apenas.


B

II apenas.


C

III apenas.


D

I e II apenas.


E

I, II e III.

Os chamados relatórios fiscais foram concebidos para prover informações relativas a diversos aspectos do acompanhamento da execução orçamentária e da gestão fiscal, por parte dos gestores, órgãos de controle e sociedade. Uma das informações contidas nos relatórios se refere aos limites relativos à aplicação de recursos.

Na análise do conteúdo do Relatório de Gestão Fiscal (RGF), um dos limites que pode ser verificado refere-se a:


A

aplicação em ações e serviços públicos de saúde;


B

aplicação de receitas de operações de crédito em despesas de capital;


C

apuração dos resultados primário e nominal;


D

contratação de operação de crédito em cada exercício financeiro;


E

despesas decorrentes de contratos de parcerias público privadas.

O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) foi previsto na LRF como um mecanismo para auxiliar no acompanhamento da gestão fiscal pelos poderes e órgãos da administração pública.


Em relação à elaboração e publicação desse relatório, os tribunais de contas:


A

devem publicar apenas a versão simplificada do RGF ao final do exercício;


B

devem publicar o anexo relativo ao Demonstrativo da Despesa com Pessoal;


C

estão dispensados de publicar tal relatório, uma vez que não têm autonomia orçamentária;


D

devem elaborar o Demonstrativo da Dívida Consolidada, caso tenham contratado empréstimos para investimentos;


E

são considerados no RGF Consolidado elaborado pelo Poder Executivo.

O Relatório de Gestão Fiscal de um Poder Executivo, de acordo com a Lei Complementar no 101/2000, contém


A

demonstrativo publicado bimestralmente que informa o montante das disponibilidades de caixa do referido poder.


B

demonstrativo publicado quadrimestralmente que informa a execução das despesas por função e subfunção.


C

balanço orçamentário publicado bimestralmente que informa as receitas correntes e as de capital realizadas e a realizar.


D

demonstrativo que abrange as operações de crédito internas e externas, inclusive por antecipação da receita.


E

demonstrativo relativo aos resultados nominal e primário, cujas metas de resultados foram estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

O comparativo da despesa total com pessoal com os limites de que trata a alínea “a”, do Inciso I, do artigo 55 da Lei Complementar Federal nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) deve ser parte integrante do seguinte relatório:


A

Relatório Resumido da Execução Orçamentária.


B

Relatório de Gestão Fiscal.


C

Relatório das Despesas Primárias Correntes.


D

Relatório das Despesas Correntes.


E

Relatório Resumido da Execução Primária.

Ao final do primeiro quadrimestre de um dado exercício, a Receita Corrente Líquida (RCL) de um ente estadual totalizou R$ 10 bilhões.

-

O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do Poder Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas, deve indicar, no anexo relativo à despesa com pessoal, que:


A

naquele quadrimestre o limite máximo da despesa é de R$ 75 milhões;


B

nos últimos doze meses o limite máximo de referência equivale a R$ 300 milhões;


C

o limite de alerta equivale a R$ 225 milhões no referido período;


D

o limite prudencial será apurado somente no último quadrimestre do exercício;


E

tais gastos podem atingir até R$ 600 milhões sem comprometer os limites fiscais.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado