Questões de Concurso sobre Relatórios

 
 
Disciplina 1
Assunto 3
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
107 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As demonstrações e relatórios contábeis retratam a situação do ente público e, tendo em vista a importância dessas informações, que englobam todos os atos e fatos contábeis que interessam à administração, possibilita que os seus usuários tenham plena capacidade para gerir a máquina pública. Neste contexto, sob a luz da Lei 4.320/64, assinale a alternativa CORRETA:


A

O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e a despesas orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.


B

O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis, cuja realização dependa de autorização orçamentária e os valores numerários.


C

O Balanço Patrimonial evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.


D

O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras pagamento independa de autorização orçamentária.


E

A Demonstração das Variações Patrimoniais demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

Ao analisar documentos e arquivos que compunham a prestação de contas de um ente municipal referente a um determinado exercício, um analista de controle verificou que o ente havia ultrapassado o limite da despesa total com pessoal no último quadrimestre do referido exercício.

Porém, o analista não localizou nos arquivos enviados informações relativas à indicação das medidas corretivas adotadas pelo ente para recondução da despesa ao limite, que deveriam constar especificamente no:


A

anexo de riscos fiscais;


B

demonstrativo da execução das despesas por categoria econômica;


C

relatório de gestão fiscal;


D

relatório resumido da execução orçamentária;


E

rol de notas explicativas ao balanço orçamentário.

A Lei 4.320/1964, estabelece que anualmente o Poder Executivo prestará contas ao Poder Legislativo, no prazo estabelecido nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios. Com base nesta afirmação, assinale a opção correta:


A

As contas do Poder Executivo serão submetidas ao Poder Legislativo, com Parecer prévio do Tribunal de Contas ou órgão equivalente.


B

Quando, no Município não houver Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a Câmara de Vereadores não poderá designar peritos contadores para verificarem as contas do prefeito e sobre elas emitirem parecer.


C

A verificação da legalidade dos atos de execução orçamentária não poderá ser prévia, mas deverá ser concomitante e subsequente.


D

O controle da execução orçamentária, pelo Poder Legislativo, terá por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego dos dinheiros públicos, cabendo exclusivamente o cumprimento da Lei de Orçamento ao Poder Executivo.


E

Se não receber a proposta orçamentária no prazo fixado nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios, o Poder Legislativo não considerará como proposta a Lei de Orçamento vigente.

No âmbito do controle e da fiscalização, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, os planos, orçamentos e as leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos, são classificados como


A

relatórios estratificados do sistema de monitoramento e controle interno.


B

prestação de contas da controladoria geral.


C

procedimentos e programas de trabalho da auditoria geral.


D

ferramentas de gestão e controles.


E

instrumentos de transparência da gestão fiscal.

Tem a função de acompanhar tanto das receitas como despesas, fornecendo subsídios ao gestor através de relatórios das eventuais distorções, da possível utilização despropositada dos recursos e de qualquer eventualidade de danos ao erário público. Estamos tratando da:


A

Execução Tributaria.


B

Execução Orçamentária.


C

Execução Pecuniária.


D

Execução Primaria.


E

Execução Ordinária.

Nos moldes da Lei Complementar nº 101/2000, são instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, em versões simplificadas, inclusive em meios eletrônicos de acesso público, entre outros, os Relatórios:


A

Resumido da Execução Orçamentária e o de Gestão Fiscal


B

Resumido das Metas Fiscais e de Gestão de Empenho


C

Avaliativo da Situação Financeira e Atuarial e da Evolução do Patrimônio Líquido


D

Demonstrativo da Estimativa e Compensação da Renúncia de Receita e da Margem de Redução das Despesas Variáveis

(CONCURSO CRATO/2021) Será emitido por seus titulares dos Poderes e órgãos ao final de cada quadrimestre, auxiliando-os no cumprimento dos limites estabelecidos na LRF, possibilitando realizar o devido controle na gestão fiscal, fazendo com que a aplicação dos recursos seja feita de forma responsável e observando as determinações legais. O texto faz menção ao:


A

Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO).


B

Relatório de Gestão Fiscal (RGF).


C

Balanço Orçamentário.


D

Balanço Financeiro.


E

Demonstração das Variações Patrimoniais.

Assinale a única alternativa que não contempla instrumentos governamentais de transparência da gestão fiscal.


A

os planos, orçamentos e as leis de diretrizes orçamentárias


B

as prestações de contas e o respectivo parecer prévio


C

os orçamentos e as leis de diretrizes orçamentárias


D

o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal


E

o Relatório de Combate à Sonegação Fiscal e o Anexo de Estabilidade Orçamentária do Plano Plurianual

Os planos, orçamentos, leis de diretrizes orçamentárias, as prestações de contas e o respectivo parecer prévio, o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal, são exemplos de


A

instrumentos de transparência da gestão fiscal.


B

demonstrações contábeis.


C

relatórios orçamentários.


D

relatórios financeiros.

Considere as afirmativas sobre o Relatório Resumido da Execução Orçamentária.


I. As normas para elaboração e publicação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária são estabelecidas na Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964.

II. O Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas compõe o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e deve ser elaborado e publicado até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência, durante o exercício.

III. O Relatório Resumido da Execução Orçamentária será elaborado pelo Poder Legislativo da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)


A

I, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

II, apenas.

Analise as afirmativas a seguir relativas às normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, tomando como base a Lei Federal Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000.


I. A publicação ou ampla divulgação do relatório de gestão fiscal pode ser feita por meio da disponibilização das informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais conforme periodicidade, formato e sistema estabelecidos.

II. O relatório de gestão fiscal também abrange os consórcios públicos, visto que eles integram a administração indireta de todos os entes da Federação consorciados.

III. Também conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), essa Lei Federal estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dispõe que, ao final de cada trimestre, os titulares de Poderes e órgãos emitam relatório de gestão fiscal.


Estão corretas as afirmativas



A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

A informação sobre as despesas não inscritas em Restos a Pagar em 31/12/2018 por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados deve constar no


A

Relatório Resumido de Execução Orçamentária referente ao último bimestre de 2018.


B

Relatório Resumido de Execução Orçamentária referente ao primeiro bimestre de 2019.


C

Relatório de Gestão Fiscal referente ao último quadrimestre de 2018.


D

Relatório de Gestão Fiscal referente ao primeiro quadrimestre de 2019.


E

Anexo de Riscos Fiscais referente ao último quadrimestre de 2018.

Segundo a Lei de Responsabilidade fiscal, o Relatório de Gestão Fiscal conterá


A

demonstrativos no último trimestre do montante das disponibilidades de caixa em trinta e um de dezembro e da inscrição em Restos a Pagar.


B

comparativo com os limites do montante relativo a operações de crédito, exceto por antecipação de receita.


C

comparativo com os limites do montante relativo à despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas.


D

demonstrativos, no último bimestre das despesas inscritas em restos a pagar.

Acerca do Relatório de Gestão Fiscal e do Relatório Resumido de Execução Orçamentária, assinale a afirmativa incorreta.


A

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal são instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público.


B

Os montantes de operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, constarão do Relatório de Gestão Fiscal.


C

Os demonstrativos relativos aos resultados nominal e primário e à evolução da receita corrente líquida acompanharão o Relatório Resumido da Execução Orçamentária.


D

O Relatório de Gestão Fiscal deverá ser emitido pelo chefe do Poder Executivo ao final de cada semestre orçamentário.

A Prefeitura Municipal de Betim (MG) deverá publicar, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, o/a


A

Relatório de Gestão Fiscal (RGF).


B

Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO).


C

Declaração das Contas Anuais (DCA).


D

Cadastro de Dívida Pública (CDP).


E

Declaração de Competência Tributária.

Assinale a alternativa que contém informação que pode ser verificada no Relatório de Gestão Fiscal.


A

Análise do valor adicionado gerado pelo Poder ou Ente público na localidade.


B

Análise qualitativa de uma política pública de modo que promova a decisão por seu encerramento ou continuidade.


C

Limites de despesa com pessoal (alerta, prudencial ou total) do Poder ou do Ente que está sujeito a restrições e deve adotar medidas de responsabilidade fiscal.


D

Projeção dos fluxos de caixas operacionais do ente público de modo a verificar sua capacidade de honrar dívidas de longo prazo.


E

Receitas arrecadadas e das despesas empenhadas, obtendo o resultado primário e a obediência à regra de ouro.

De acordo com as determinações do Manual de Demonstrativos Fiscais, o valor da despesa total com pessoal referente ao mês de fevereiro de 2018 de um Poder Executivo de um Município com população superior a 50.000 habitantes deve estar evidenciado no Demonstrativo da Despesa com Pessoal que é parte integrante do Relatório

A
de Gestão Fiscal, que teve que ser disponibilizado ao acesso público, inclusive em meios eletrônicos, até 30/03/2018.

B
Resumido de Execução Orçamentária, que teve que ser disponibilizado ao acesso público, inclusive em meios eletrônicos, até 30/04/2018.

C
Resumido de Execução Orçamentária, que teve que ser disponibilizado ao acesso público, inclusive em meios eletrônicos, até 30/06/2018.

D
de Gestão Fiscal, que teve que ser disponibilizado ao acesso público, inclusive em meios eletrônicos, até 30/05/2018.

E
de Gestão Fiscal, que teve que ser disponibilizado ao acesso público, inclusive em meios eletrônicos, até 28/02/2018.
   
Gerar simulado