Questões de Concurso sobre Processo de Comunicação

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
297 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No que se refere ao processo de comunicação, julgue os itens que se seguem.


I Os ruídos que adulteram a comunicação podem surgir em qualquer altura do processo e tornam-se barreiras para uma comunicação eficaz.

II Código é o conteúdo da comunicação, correspondendo ao seu significado; contém as ideias, os sentimentos e o conjunto de símbolos emitidos pelo emissor.

III Mensagem é o conjunto de sinais e regras que permite transformar o pensamento em informação que possa ser entendida, na sua globalidade, pelo receptor.


Assinale a alternativa correta.


A

Apenas o item I está certo.


B

Apenas o item II está certo.


C

Apenas os itens I e III estão certos.


D

Apenas os itens II e III estão certos.


E

Todos os itens estão certos.

Um canal rico é aquele que permite oferecer uma grande diversidade de sinais de informação, a exemplo de


A

diálogos presenciais.


B

boletins informativos.


C

relatórios gerenciais.


D

cartas em formato físico.


E

panfletos publicitários.

Analise as duas definições a seguir:


I - Representa o conjunto de processos envolvidos na transmissão e recepção de informações dentro do ambiente de trabalho.

II – Correspondem aos meios pelos quais a comunicação efetivamente ocorre em uma organização.


Os termos que preenchem de forma RESPECTIVA E CORRETA a definição I e II são:


A

Comunicação Interna e Canais de Comunicação.


B

Comunicação Externa e Barreiras de Comunicação.


C

Comunicação Externa e Canais de Comunicação.


D

Comunicação Interna e Barreiras de Comunicação.


E

Comunicação Interna e Comunicação Externa.

A partir da confiabilidade que o emissor tem com o receptor, este deve, no momento adequado, expor de forma clara as suas ideias, com o uso de vocabulários simples. A mensagem é clara e objetiva, o significado é consonante, o destinatário compreende a mensagem, o destinatário fornece retroação ao emissor, indicando que compreendeu perfeitamente a mensagem enviada. Podemos denominar esse conceito como:


A

Telefonema.


B

SMS.


C

Comunicação.


D

Agilidade.


E

Mensagem eficaz.

Sobre o processo de comunicação, elemento fundamental para a concretização dos objetivos organizacionais, é correto afirmar que as perturbações indesejáveis que tendem a prejudicar a compreensão das mensagens enviadas, a exemplo de uma música alta ao lado de uma sala onde está ocorrendo uma reunião, são conhecidas por:


A

Receptores.


B

Sinapses.


C

Canais.


D

Ruídos.


E

Meios.

Na teoria da comunicação, quando uma pessoa não entende o que a outra está dizendo, pode-se dizer que existe nessa interlocução uma barreira


A

de defesa.


B

semântica.


C

de sobrecarga de informações.


D

emocional.


E

de filtragem.

Para se conhecer uns aos outros e a si mesmo, no ambiente de trabalho, é necessário, portanto, que as pessoas troquem informações sobre si e sobre suas funções na empresa. As informações precisam ser transmitidas de forma clara, com o mínimo de distorção possível, o que pode ser garantido com um bom nível de comunicação. Sobre o esquema de comunicação, analise:


(__) - O emissor é aquele que envia a mensagem, sendo a fonte da comunicação;

(__) - O receptor é aquele que recebe a informação transmitida;

(__) - O canal é o conjunto de sinais ou signos com os quais, segundo certas regras, se transmite mensagens e deve, necessariamente, ser o mesmo para os envolvidos na comunicação;

(__) - O código é a parte física da comunicação, o meio (ar – no caso da comunicação verbal, papel, ondas de rádio) pelo qual circula a mensagem e que permite o contato entre os participantes.


Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, respectivamente:


A

V-F-F-V.


B

V-F-V-F


C

V-V-F-F.


D

F-V-F-V


E

F-F-V-V.

A comunicação somente será efetivada se o receptor decodificar a mensagem transmitida pelo emissor. Quando a mensagem não é decodificada de forma correta; em função, por exemplo, do desconhecimento do código utilizado pelo e emissor, barulho do local ou voz baixa, pode-se afirma que houve:


A

ruído na comunicação.


B

erro no uso do canal de comunicação.


C

inadequação de mensagem.


D

confusão entre emissor e receptor.


E

dúvida entre emissor e receptor.

A comunicação está associada à linguagem e à interação, de forma que representa a transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor. Obrigatoriamente, um administrador tem de se comunicar para conseguir realizar o seu trabalho e, por consequência, atingir seus objetivos. Grande parte do tempo do administrador resume-se à comunicação, orientando e liderando equipes, analisando relatórios e redigindo e-mails e outras correspondências. É certo que a comunicação só ocorre quando o entendimento da mensagem é comum entre as partes envolvidas. O elemento de comunicação que assegura que houve efetividade no processo de comunicação é o(a)


A

emissor ou fonte.


B

receptor ou destino.


C

código utilizado na mensagem.


D

canal ou meio de comunicação.


E

retroalimentação ou realimentação ou retroação.

A comunicação é comumente conhecida como o resultado da seguinte equação:


Emissor

+

Mensagem

+

Receptor

+

Feedback

=

Comunicação

Fonte: Menan (2009)


A partir da equação apresentada, é correto afirmar que:


A

O emissor sempre é o gestor da organização


B

O receptor é somente o funcionário que recebe ordens.


C

A mensagem na equação de comunicação deve ser encaminhada sempre por e-mail.


D

O emissor é o ator emite uma mensagem ao receptor.

A comunicação se refere somente à linguagem falada, aos sons e aos barulhos que as pessoas utilizam para se comunicar.


C

Certo


E

Errado

Para Chiavenato (2020), a comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. Segundo o referido autor, a comunicação constitui um processo composto de cinco elementos. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os elementos aos respectivos itens de um sistema de comunicação telefônico.


Coluna 1

1. Fonte.

2. Transmissor.

3. Canal.

4. Receptor.

5. Destino.


Coluna 2

(_) Aparelho telefônico.

(_) Rede de fios condutores que ligam um aparelho a outro.

(_) Outro aparelho telefônico.

(_) Ouvido humano.

(_) Voz humana.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

4 – 3 – 2 – 5 – 1.


B

3 – 2 – 5 – 1 – 4.


C

3 – 5 – 1 – 4 – 2.


D

2 – 3 – 4 – 5 – 1.


E

2 – 1 – 5 – 3 – 4.

Dentre os inúmeros processos que compõem a área de gestão de pessoas, o desenvolvimento é fundamental, pois atua diretamente no bem de maior valor nas organizações – o capital humano. As organizações estão percebendo como é estratégico o investimento aplicado, para que as pessoas adquiram novos conhecimentos e habilidades, tornando-se, assim, mais eficientes naquilo que fazem. O desenvolvimento de pessoas propicia o aprendizado de novas atitudes, soluções, ideias e conceitos que possam aprimorar os seus hábitos e comportamentos no ambiente organizacional. São consideradas como técnicas indispensáveis empregadas pelas organizações para o desenvolvimento de pessoas:


A

Rotação de cargos; aprendizagem prática; estudo de caso; jogos de empresa.


B

Autoavaliação; avaliação 360 graus; escala gráfica; avaliação por competências.


C

Escuta ativa; Rapport; parafraseamento; brainstorming; sessões individuais.


D

Entrevistas; testes de conhecimento e personalidade; análise de currículo; questionários.

Um servidor está passando informações a um contribuinte sobre como efetuar o pagamento de uma taxa. O momento em que o contribuinte escuta e interpreta a mensagem, é chamado de


A

emissão.


B

canalização.


C

referenciação.


D

decodificação.


E

contextualização.

Comunicações que percorram a organização verticalmente, entre chefes e subordinados em seus respectivos níveis hierárquicos, são denominadas


A

descendentes.


B

transversais.


C

ascendentes.


D

lateralizadas.


E

horizontalizadas.

O feedback é uma técnica na qual os gestores podem auxiliar os funcionários a tornarem-se conscientes de seus próprios desempenhos, sejam eles negativos ou positivos. A relação entre avaliador e avaliado depende da qualidade das reuniões de feedback. Por este motivo, O gestor, antes de qualquer reunião, deve ter em mente alguns cuidados. São eles:


I- ser cordial, identificando pontos que podem ser melhorados e soluções para superá-los;

II- manter contato visual durante a conversa é imprescindível;

III- reconhecer que alguns colaboradores não precisam de mais feedback que os demais;

IV- realizar feedback apenas nos períodos estabelecidos no calendário da organização.


Estão corretos apenas os itens:


A

I e II.


B

I e III.


C

I, II e III.


D

I, II e IV.

Após uma reunião com a diretoria da organização, Maria Isabel decide acessar seu computador com o objetivo de enviar um email para a sua equipe, informando-a sobre as novas coordenadas do projeto. Considerando as diferentes nacionalidades dos membros de sua equipe, ela escreve a mensagem em inglês e utiliza gírias para conferir um aspecto informal à mensagem.


Com base nos diferentes tipos de elementos presentes no processo de comunicação, é correto afirmar que:


A

Maria Isabel é a emissora;


B

o destinatário da mensagem é a diretoria;


C

o computador é um exemplo de ruído;


D

os códigos são os membros da equipe;


E

o feedback é evidenciado pelas gírias utilizadas.

A percepção seletiva corresponde a uma barreira na comunicação que não possui relação com o emissor, mas que interfere sensivelmente na decodificação da mensagem pelo receptor.


C

Certo


E

Errado

A comunicação envolve a interação entre as pessoas e, enquanto processo, requer alguns elementos básicos para que possa se concretizar efetivamente. Com relação ao processo de comunicação, assinale a alternativa incorreta.


A

A comunicação eficaz é um processo de mão dupla que não envolve a retroação ou o feedback, o qual confirma o sucesso na transmissão da mensagem.


B

No processo de comunicação, o ruído é uma interferência indesejável, capaz de distorcer a mensagem transmitida.


C

Para que haja êxito na transmissão da mensagem, ela precisa ser codificada de modo que possa ser transmitida adequadamente por meio do canal escolhido.


D

A capacidade de emitir e de receber mensagens é influenciada pelas atitudes, pelo histórico cultural e pelo conhecimento do indivíduo.


E

A decodificação é um dos elementos que compõem o processo de comunicação e corresponde ao processo por meio do qual a mensagem é traduzida na mente do receptor.

. É também chamado de referente, trata-se da situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e receptor.


A

Canal de Comunicação.


B

Código.


C

Mensagem.


D

Contexto.

   
Gerar simulado