

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As pesquisas comportamentais difundem conhecimentos sobre personalidade e atitudes positivas nos grupos. Sobre o assunto, é correto afirmar:
Traços como fluência verbal, coalisão e introversão tendem a correlacionar-se com flexibilidade, parcerias e maturidade do grupo.
Traços de dominação, convencionalismo e autoritarismo tendem a correlacionar-se com qualidade produtividade e eficácia do grupo.
Traços como sociabilidade, autoconfiança e independência tendem a estar relacionados com produtividade, moral e coesão do grupo.
Traços como autoconfiança, clareza e independência tendem a estar negativamente relacionados com produtividade, moral e participação do grupo.
Traços como autoritarismo, dominação e não convencionismo são variáveis independentes correlacionadas com tomada de decisão, conservadorismo e poder no grupo.
A tarefa essencial da gestão de pessoas, influenciada pela escola de relações humanas, é criar condições e oportunidades para que as pessoas possam atingir da melhor forma seus objetivos pessoais, dirigindo os próprios esforços em direção aos objetivos da organização.
Certo
Errado
É correto afirmar que a comunicação humana depende:
Do som bem articulado; das palavras chaves; dos significados estruturados.
Da disciplina do emissor; do canal adequado; da diminuição dos ruídos externos.
Das experiências em comum entre colegas; da instrução do receptor; do estado psicológico do emissor.
Da significação diferenciada dos símbolos entre as pessoas; da forma representativa das imagens; do som bem articulado.
Da experiência em comum entre receptor e transmissor; da significação em comum dos símbolos e da atenção à mensagem.
Por meio da internet, foram criadas as redes sociais, que estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Por isso, as organizações estão dando mais ênfase ao mundo tecnológico, passando a utilizar as redes sociais como ferramenta de trabalho. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o conceito de rede social.
É uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, ligadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivo comuns.
É uma estratégia do marketing digital, que pode ser opcionalmente utilizada no mercado, possibilitando uma percepção do consumidor sobre os produtos ou os serviços.
Trata-se de uma estrutura composta apenas por pessoas, ligadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivo comuns.
É uma estrutura social composta por pessoas e empresas, sendo que as empresas podem ignorar o papel das redes sociais para fortalecer a própria marca no mercado.
Define-se como uma estratégia para melhor atender às expectativas do cliente, com o propósito de influenciá-lo nas próprias escolhas de compra.
O processo de comunicação entre os membros de uma organização ocorre por meio de redes formais e informais de comunicação.
A análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente alguns fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Teoria da Burocracia.
As alternativas a seguir apresentam aspectos da abordagem múltipla, à exceção de uma. Assinale‐a.
Apresenta tanto uma organização formal quanto uma informal.
Oferece recompensas materiais e sociais.
Mostra os diferentes enfoques da organização.
Permite uma visão integral da empresa.
Aceita os diferentes níveis e a diversidade das organizações.
São exemplos de meios de comunicação, EXCETO:
oral.
escrita.
linguagem corporal.
impressões assertivas.
Sobre as Teorias das Organizações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os fatores que Herzberg chamou de higiênicos criam as condições básicas e necessárias para que o indivíduo possa trabalhar.
( ) A Teoria Geral dos Sistemas impossibilita a visualização da organização como um sistema sociotécnico estruturado.
( ) A Teoria Y é fundamentada na integração e as pessoas não são por natureza passivas nem resistentes a necessidades organizacionais.
( ) McGregor classificou as necessidades em três categorias: realização, afiliação e poder.
Assinale a sequência correta.
As relações humanas devem ser gerenciadas por meio de técnicas comportamentais que levem as pessoas ao autoconhecimento como fonte de motivação para o trabalho.
Segundo Pierre Levy, o grau de interatividade de uma mídia ou dispositivo de comunicação pode ser medido por diferentes eixos, como personalização, reciprocidade e virtualidade.
A equipe de enfermagem é composta pelas pessoas que permanecem a maior parte do tempo com pacientes e seus familiares, mantendo um convívio cotidiano com a dor, o sofrimento, os medos e as angústias de cada um, sendo uma realidade dura e de difícil manejo e que, muitas vezes, pode interferir na vida particular e na relação do grupo. Leia as sentenças abaixo sobre situações de conflito e processos de comunicação, e assinale a alternativa incorreta:
A comunicação é um processo multidisciplinar e abrangente. Gera influências, harmoniza interesses.
As situações de conflitos normalmente são criadas por motivos que envolvem divergências de opiniões e idéias, disputas, momentos de descontentamentos, sofrimento, inseguranças, interesses com focos diferentes, desapontamentos. Não devem ser consideradas no processo de gestão por se tratar de um problema de personalidade dos funcionários.
Desenvolver a competência da comunicação deve ser um objetivo básico dos gestores de organizações e pessoas de forma geral.
O processo de comunicação está sujeito a ruídos e interferências, que distorcem a mensagem ou impedem a transmissão e recepção eficazes da informação.
Nas relações humanas, a comunicação interpessoal é imprescindível. Dessa forma, considere as afirmativas a seguir.
I. Na comunicação, a técnica do ruído auxilia a compreensão da mensagem enviada.
II. A crítica construtiva, normalmente, fornece informações objetivas em relação ao comportamento profissional.
III. Nas relações humanas, o sentimento de empatia tende a contribuir para um bom relacionamento.
IV. O conflito pode ser considerado um fator positivo para a organização, por estimular a inovação e a criatividade.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
A comunicação é o processo social que se caracteriza pela transmissão, recebimento e troca de informações entre pessoas, pessoas e grupos, ou grupos com grupos. A função básica da comunicação é enviar uma mensagem que seja o mais corretamente compreendido pelo ouvinte. Para que a comunicação ocorra, são necessários:
Emissor e Receptor.
Emissor e Mensagem transmitida.
Emissor, Mensagem transmitida e Receptor
Mensagem e Receptor.
Em relação aos fatores que influenciam a eficácia da comunicação nas organizações apresentados na coluna 1 e seus respectivos exemplos de ocorrência apresentados na coluna 2, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Canais formais de comunicação.
2. Estrutura de autoridade.
3. Especialização do trabalho.
4. Propriedade da informação.
( ) Membros do mesmo grupo de trabalho provavelmente compartilham do mesmo jargão e estilos pessoais.
( ) Um trabalhador de linha de montagem quase sempre comunicará problemas a um supervisor, e não ao gerente da fábrica.
( ) Um chefe de departamento pode ter um modo particularmente eficaz de lidar com os conflitos entre subordinados.
( ) A conversa entre o presidente de uma empresa e um funcionário de escritório pode ser caracterizada por uma polidez e uma formalidade um tanto tensas.
4 – 3 – 2 – 1.
1 – 2 – 3 – 4.
2 – 4 – 1 – 3.
3 – 1 – 4 – 2.
4 – 2 – 3 – 1.
Com relação à comunicação interpessoal, existem três aspectos que devem ser considerados na percepção social, que são o percebedor, o percebido e a situação. Avaliando esses aspectos, o que influencia a percepção social?
Os estereótipos, que são as distorções na percepção de um todo do processo.
As generalizações, que ocasionam uma impressão individual favorável ou desfavorável.
A projeção, como um mecanismo de ataque.
A defesa perceptual, fonte de acerto ou dissonância cognitiva.
As especializações e o processo de impressão individual.
As relações humanas no ambiente de trabalho requerem estratégias especiais entre os membros para que um clima harmonioso prevaleça. Dentre os procedimentos corretos para manter um ambiente corporativo saudável não se inclui o de:
ser solidário a ponto de defender e apoiar a postura do colega, em qualquer circunstância, mesmo decorrente de deslizes.
aceitar o conceito de que na empresa há papéis diferenciados, cada um fazendo sua parte, contribuindo para o coletivo.
controlar suas emoções e evitar impulsos que possam causar desconforto entre os demais.
passar adiante seus conhecimentos buscando construir o coletivo da profissão.
As tarefas e as atividades das equipes de trabalho são elementos importantes para a escolha e composição das unidades e departamentos das organizações para que os resultados finais tenham valor reconhecido.
Assinale a alternativa que não apresenta parte ou passagem compatível no processo de comunicação.
A mensagem enviada pelo emissor.
A decodificação da mensagem pelo receptor.
Uma só direção da mensagem.
Ruídos no processo.
Codificação da mensagem.
A eficácia do texto é resultado da habilidade do emissor em
separar dados de informações.
utilizar a informática de forma racional.
produzir uma comunicação que alcance seu objetivo.
traduzir corretamente os recursos do manual administrativo.