Questões de Concurso sobre Teoria das relações humanas

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
667 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Os ruídos da comunicação:


A

são os produtos físicos codificados pelo emissor.


B

são as mídias por onde a mensagem viaja.


C

são os sujeitos a quem a mensagem se dirige.


D

fazem a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem como pretendida inicialmente.


E

são compostos pelas barreiras à comunicação que distorcem a clareza da mensagem.

A comunicação é um processo relacional que deve ser realizado em dois sentidos. Disso compreende-se que se torna necessário encontrar um meio adequado para se expressar idéias e, ao mesmo tempo, ouvir ou captar por meio de gestos o que o outro compreendeu ou tem a dizer.


Nesse processo, a melhor situação se dá por meio de:


A

presença.


B

carta registrada.


C

correio eletrônico.


D

e-mail, desde que em sistema seguro.


E

telefone.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema Relações Humanas.


A

A remuneração recebida influencia decisivamente o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.


B

Nas organizações existem apenas grupos formais estruturados de acordo com o organograma definido e níveis de hierarquia previamente combinados.


C

O condicionamento humano é definido pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.


D

A interação humana no âmbito das organizações se dá exclusivamente com foco nos resultados a serem atingidos pela instituição.

Assinale a alternativa que apresenta uma das diferenças entre as teorias clássicas e as das relações humanas.


A

A estrutura das teorias das relações humanas era mecanicista e impessoal.


B

O comportamento na organização, segundo as teorias clássicas, era produto de sentimentos e atitudes.


C

O foco estudado nas teorias clássicas foi o trabalho e as necessidades econômicas dos trabalhadores.


D

A ênfase na segurança pessoal e nas necessidades sociais dos trabalhadores para o alcance das metas organizacionais foi analisada nas teorias clássicas da administração.


E

Empregados felizes, que buscavam produzir mais, foram resultados obtidos nas teorias clássicas da administração.

A identificação e o reconhecimento das próprias emoções são ações primordiais para que o líder de grupo consiga reconhecer as emoções dos outros membros do grupo e possa apresentar uma proposta de comportamento mais adequada para resolver situações de conflito.


C
Certo

E
Errado

Na associação grupo / liderança, considerando a perspectiva do grupo como instrumento de mudança que aparece como fonte de influência sobre seus membros, temos a interação do líder como membro do grupo, onde podem surgir as lideranças situacionais. Nesse sentido, o líder pode mudar de papel e atuar como mediador, abrindo o espaço necessário para outras lideranças aflorarem. Trazendo à baila o segmento de texto de Wagner Siqueira:


“(...) é preciso desenvolver nos quadros gerenciais a competência educativa, pedagógica, consultorial e de aconselhamento, de tal forma que os subordinados encontrem no gerente uma referência, a matriz do seu processo de aprendizado e um interlocutor adequado para o estabelecimento dos compromissos que devem ser comuns aos colaboradores e à organização. (...)”


Assim, o líder, quando necessário, deve empenhar esforços para mudança de comportamento, que podem encontrar apoio ou resistência do grupo sobre os seus membros.


Dos princípios a seguir, citado por Chiavenato, assinale a opção que retrata o grupo como instrumento de mudança.


A

Para que o grupo seja usado eficazmente como instrumento de mudança, as pessoas precisam ter sentimento intenso de pertencimento ao grupo.


B

O grupo será tão mais atraente para seus membros quanto maior for a influência destes sobre o grupo e menor a influência do grupo sobre os eles.


C

Nas tentativas de mudar atitudes, valores ou comportamento, quanto mais relevantes esses forem para atrair o grupo, tanto menor será a influência do grupo.


D

Quanto maior for o prestígio de um membro do grupo aos olhos de outros membros, tanto maior será a influência do grupo sobre ele.


E

Os esforços para mudar o indivíduo ou partes de um grupo que tenham por objetivo desviá-los das normas do grupo encontrarão baixa resistência.

Sobre as dinâmicas de grupos, a única alternativa correta é:


A

As dinâmicas de grupos são uteis para motivar a individualidade entre as pessoas


B

Sobre dinâmicas de grupo, foi realizado uma pesquisa que afirma a sua ineficácia quanto a motivação de pessoas.


C

As dinâmicas de grupos se mostram um importante elemento para se trabalhar a motivação entre as pessoas e suas relações interpessoais.


D

As dinâmicas de grupos não são aconselháveis para pessoas idosas


E

A aplicabilidade das dinâmicas de grupo em sua maioria provoca a desunião de grupos.

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.


Existem diversas barreiras ao sucesso da comunicação. Entre as mais comuns estão a sobrecarga ou a complexidade das mensagens; mecanismos de distorção, como _______, que pode decorrer da diferença na velocidade com que uma pessoa fala e a outra escuta ou ______, a inexistência de uma mensagem clara e concisa, por exemplo; e mecanismos psicológicos de distorção, como ______, isto é, um processo psicológico pelo qual um indivíduo justifica comportamento e pensamento que são inconscientemente avaliados como injustificados e ______, ou seja, a falta de reconhecimento do significado de uma mensagem.



A

a racionalização / a negação / a avaliação precipitada / a perspectiva intrapessoal


B

a comunicação interpessoal / a falta de atenção / a negação / a racionalização


C

a perspectiva interpessoal / a comunicação lateral / a falta de vocabulário comum / o feedback


D

a falta de atenção / a falta de vocabulário comum / a racionalização / a negação


E

a comunicação lateral / a comunicação diagonal / o feedback / a sinopse

Relacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


A. Equipe.

B. Grupo.

C. Pessoal.

D. Sociedade.

E. Turma


( ) Organização dinâmica de indivíduos autoconscientes e que compartilham objetivos comuns e são, assim, capazes de ação conjugada.

( ) Certo número de pessoas que se revezam com outras.

( ) Grupo de pessoas organizado para um serviço determinado; pessoal.

( ) Conjunto das pessoas que trabalham num serviço ou num estabelecimento.

( ) Conjunto de pessoas que têm os mesmos sentimentos, representações e juízos de valor e apresentam os mesmos tipos de comportamento.



A

E – A – D – C – B.


B

D – E – A – C – B.


C

B – E – C – D – A.


D

A – C – B – E – D.


E

C – B – E – A – D.

Refere-se em particular aos princípios ou regras que o indivíduo emprega pra decidir o que é certo ou errado. É perspectiva moral ideal que proporciona princípios abstratos para orientar a vida social do indivíduo. Fornece diretrizes para determinar como conflitos em interesses humanos devem ser resolvidos e como otimizar benefícios mútuos de pessoas que vivem em grupos. Orienta o profissional de negócios quando formula estratégias empresariais e soluciona questões éticas específicas.


O texto acima trata de


A

Teleologia.


B

Filosofia moral.


C

Deontologia.


D

Ética da virtude.


E

Utilitarismo.

Pedro é responsável pelo gerenciamento de uma equipe. Há um clima harmonioso, de admiração e confiança entre a chefia e os membros dogrupo. Os resultados dotrabalho estão dentro dos objetivos traçados. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens, a seguir, em relação ao papel da liderança nas relações humanas no trabalho.

I. O relacionamento descrito entre Pedro e seus subordinados tem influência menor nos resultados do trabalho; o fator decisivo é a competência individual dos membros.

II. Pedro provavelmente tem uma forma mais flexível e espontânea de lidar com as pessoas do grupo. Essa forma de agir, fatalmente, levará à perda do controle do comportamento do grupo.

III. O processo de liderança da chefia de Pedro poderia ser aperfeiçoado, para a obtenção de resultados de trabalho cada vez mais satisfatórios, dirigindo-se para a valorização dos esforços da equipe.

IV.A atenção dada pela chefia às preocupações dos membros da equipe, em relação ao trabalho, proporciona satisfação e produtividade, de maneira a maximizar a satisfação para atingir a produtividade.

Dentre as afirmativas apresentadas, estão corretas somente


A

I e II.


B

I e III.


C

II e IV.


D

III e IV.


E

II e III.

A veiculação de uma mesma mensagem por canais diferentes, seja interpessoal, seja de massa, estabelece percepções e processamentos diferentes por parte das pessoas que recebem a mensagem.


C
Certo

E
Errado

Com a Teoria das Relações Humanas, o conceito de liderança se amplia e assume certa complexidade, mas sempre englobando duas condições inseparáveis no líder: a influência e a proeminência. Com base nesta premissa, liderança é


A

a autoridade pessoal exercida sobre um determinado grupo de pessoas e dirigida, através do processo da comunicação humana, à consecução de um ou diversos objetivos específicos.


B

a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida, através do processo da comunicação humana, à consecução de um ou diversos objetivos específicos.


C

um sistema interpessoal de influências, atuando na situação e orientado para a consecução de um ou diversos objetivos específicos.


D

um processo interpessoal que se consolida na situação e se dirige, através do processo da comunicação humana, à consecução de um ou diversos objetivos específicos.


E

um comportamento interpessoal que varia de acordo com a situação, se dirigindo, através do processo da comunicação humana, à consecução de um ou diversos objetivos específicos.

Os grupos informais, alianças não estruturadas formalmente pela organização, agem em interesse próprio e, por vezes, são mais fortes que os grupos formais.

C
Certo

E
Errado

Um gerente que garante a difusão igual a diversas audiências consegue a comunicação, haja vista que ocorre a transferência de informações.


C
Certo

E
Errado

A escola de Relações Humanas tem como sua principal origem a Experiência de Hawthorne que revelou um fracasso nas tentativas de relacionar as condições físicas de trabalho com a produtividade. Todavia, os resultados da Experiência de Hawthorne trouxeram outros ensinamentos, entre os quais está o fato de que:


A

A produtividade dos trabalhadores é determinada em função de prêmios estabelecidos antecipadamente de acordo com o resultado individual dos trabalhadores.


B

A produtividade dos trabalhadores é determinada por padrões e comportamentos informais estabelecidos pelo grupo de trabalho.


C

A produtividade dos trabalhadores é determinada por metas numéricas estabelecidas pela alta gerência e repassada aos trabalhadores.


D

A produtividade dos trabalhadores é determinada por fatores formais estabelecidos pela "gerência científica" e controlados por padrões pré-estabelecidos.

A escola das relações humanas nasceu a partir das experiências de Elton Mayo. Tais experiências possibilitaram revelar, entre outros aspectos, a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos, o que possibilitou certas deduções acerca da organização informal. Para Mayo, a organização informal é aquela não formalmente constituída, na qual os indivíduos comercializam produtos e(ou) serviços sem a devida autorização legal.


C
Certo

E
Errado

Quando da execução de uma mesma tarefa, o trabalho realizado em equipe é diferente do trabalho realizado por um grupo de pessoas.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado