

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
“Atividade ou conjunto de atividades destinadas a obter determinada utilidade, intelectual ou material, de interesse da Administração.”. De acordo com a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que estabelece normas gerais de Licitações e Contratos Administrativos, a definição apresentada correlaciona-se a:
Compra.
Serviço.
Obra.
Serviços e fornecimentos contínuos.
Contratação por tarefa.
O Termo de Referência (TR) e o Projeto Básico (PB) são peças técnicas fundamentais que definem o objeto da licitação. No que concerne às definições e distinções entre esses instrumentos na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, assinale a alternativa correta.
O Termo de Referência é utilizado para a contratação de bens e serviços comuns, contendo parâmetros de fiscalização, enquanto o Projeto Básico é exigido para obras e serviços de engenharia.
A elaboração do Projeto Básico é necessária apenas para licitações na modalidade concorrência, ficando o pregão dispensado de qualquer descrição técnica detalhada sobre as características do objeto.
O Termo de Referência dispensa a indicação de prazos de entrega e critérios de aceitação do objeto, uma vez que tais informações são de natureza estritamente contratual e estranhas à preparação.
O Projeto Básico deve ser elaborado exclusivamente após a conclusão definitiva do certame licitatório, servindo apenas como guia para o preenchimento das planilhas de medição por parte da empresa.
A manutenção do equilíbrio econômico-financeiro visa preservar a viabilidade da execução contratual diante de oscilações de custos. Analise as afirmativas a seguir:
I.O reajuste de preços é a atualização do valor do contrato em decorrência da variação inflacionária, baseada em índices de preços definidos no instrumento convocatório.
II.A repactuação é aplicada a serviços contínuos com dedicação exclusiva de mão de obra, visando adequar o contrato às variações dos custos trabalhistas da categoria.
III.A revisão contratual para manutenção do equilíbrio exige a ocorrência de fatos imprevisíveis ou de consequências incalculáveis que onerem excessivamente a execução.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
Segundo a Lei no 14.133/2021, o anteprojeto, peça técnica com todos os subsídios necessários à elaboração do projeto básico, deve conter, entre outros, os seguintes elementos:
(i) condições de solidez, de segurança e de durabilidade; (ii) prazo de execução; (iii) parâmetros de adequação ao interesse público, de economia na utilização, de impacto ambiental e de acessibilidade; (iv) levantamento topográfico e cadastral e (v) pareceres de sondagem
(i) avaliação da viabilidade técnica e econômica da contratação; (ii) alinhamento com o planejamento da administração; (iii) requisitos da contratação; (iv) levantamento de mercado; (v) justificativas para parcelamento ou não do objeto; (vi) contratações correlatas e (vii) descrição de possíveis impactos ambientais e respectivas medidas de mitigação
i) levantamentos topográficos e cadastrais, sondagens e ensaios geotécnicos, ensaios e análises laboratoriais, estudos socioambientais; (ii) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas; (iii) definição de métodos construtivos, de instalações provisórias e de condições organizacionais para a obra; (iv) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra e (v) orçamento detalhado do custo global
(i) conjunto de elementos necessários e suficientes à execução completa da obra; (ii) especificação técnica de materiais e equipamentos e (iii) identificação de serviços, de materiais e de equipamentos a serem incorporados à obra
A Lei nº 14.133/2021 instituiu novo regime jurídico para as licitações e contratos administrativos, estabelecendo princípios, procedimentos e instrumentos voltados à seleção da proposta mais vantajosa e à promoção do desenvolvimento nacional sustentável. Considerando as disposições dessa lei:
a inexigibilidade de licitação decorre exclusivamente de situações emergenciais ou de calamidade pública.
o julgamento das propostas pode adotar critérios objetivos e subjetivos, a critério da autoridade competente.
o diálogo competitivo é modalidade aplicável quando a Administração não consegue definir previamente as soluções técnicas para atender às suas necessidades.
o critério de menor preço é vedado para a contratação de obras e serviços de engenharia.
A Lei nº 14.133/2021, introduziu diversas inovações em relação ao regime de licitações e contratações públicas, entre as quais o denominado Estudo Técnico Preliminar, o qual
é obrigatório quando se trate de contratação de obras na modalidade concorrência, e facultativo nas demais modalidades, podendo ser substituído por projeto básico ou executivo.
se caracteriza como um dos instrumentos auxiliares à licitação, assim como o credenciamento e a manifestação de interesse, podendo ser utilizado em contratações simultâneas ou recorrentes
é exigível apenas na licitação sob a modalidade Diálogo Competitivo, devendo conter a descrição e detalhamento da solução técnica idealizada para o escopo da contratação.
constitui documento obrigatório a ser apresentado pelos licitantes na fase de habilitação, que deve ser acompanhado dos atestados de qualificação técnica correspondentes.
se insere na fase preparatória do processo licitatório, caracterizada pelo planejamento, e contempla a descrição da necessidade da contratação e a caracterização do interesse público envolvido.
Dentre as atribuições do cargo de farmacêutico, está a de atuar em atividades administrativas, de planejamento, licitação, contratos e outras de interesse da Secretaria de Estado da Saúde, quando relacionadas às atribuições da função. Por este motivo, é fundamental que o farmacêutico domine a Lei de Licitações e Contratos Administrativos, que traz uma série de definições e conceituações. Diante disso, de acordo com a referida Lei, julgue verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
( ) Concurso: modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance.
( ) Ata de registro de preços: documento vinculativo e obrigacional, com característica de compromisso para futura contratação, no qual são registrados o objeto, os preços, os fornecedores, os órgãos participantes e as condições a serem praticadas, conforme as disposições contidas no edital da licitação, no aviso ou instrumento de contratação direta e nas propostas apresentadas.
( ) Agente de contratação: conjunto de agentes públicos indicados pela Administração, em caráter permanente ou especial, com a função de receber, examinar e julgar documentos relativos às licitações e aos procedimentos auxiliares.
( ) Superfaturamento: dano provocado ao patrimônio da Administração, caracterizado, entre outras situações, por a) medição de quantidades superiores às efetivamente executadas ou fornecidas; b) deficiência na execução de obras e de serviços de engenharia que resulte em diminuição da sua qualidade, vida útil ou segurança; c) alterações no orçamento de obras e de serviços de engenharia que causem desequilíbrio econômico-financeiro do contrato em favor do contratado; d) outras alterações de cláusulas financeiras que gerem recebimentos contratuais antecipados, distorção do cronograma físico-financeiro, prorrogação injustificada do prazo contratual com custos adicionais para a Administração ou reajuste irregular de preços.
V, F, V, F.
V, V, V, F.
F, F, V, V.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
Nos termos da Lei nº 14.133/2021, o projeto básico constitui o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou o serviço objeto da licitação. Sobre o projeto básico, assinale a alternativa INCORRETA.
Deve ser elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, assegurando a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento.
Deve conter soluções técnicas suficientemente detalhadas, de modo a evitar reformulações posteriores que comprometam a qualidade, o preço e o prazo inicialmente definidos.
Inclui a identificação dos serviços, materiais e equipamentos a serem empregados, com suas especificações, considerando os riscos e perigos identificáveis.
É obrigatório o orçamento detalhado do custo global da obra em todos os regimes de execução previstos na legislação.
A nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, Lei nº 14.133/2021, por meio de seu artigo 6º, traz uma série de definições que serão basilares ao longo de toda a Lei, bem como serão importantes para o dia a dia do servidor público. Sobre as referidas definições, julgue verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
(__) Licitante: pessoa física ou jurídica, ou consórcio de pessoas jurídicas, que participa ou manifesta a intenção de participar de processo licitatório, sendo-lhe equiparável, para os fins desta Lei, o fornecedor ou o prestador de serviço que, em atendimento à solicitação da Administração, oferece proposta.
(__) Bens e serviços comuns: aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade podem ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais de mercado.
(__) Contratação por tarefa: regime de contratação em que, além do fornecimento do objeto, o contratado responsabiliza-se por sua operação, manutenção ou ambas, por tempo determinado.
(__) Pregão: modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance.
F, V, F, V.
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
De acordo com a Lei n.º 14.133/2021, todo serviço de engenharia que tem por objeto ações, objetivamente padronizáveis em termos de desempenho e qualidade, de manutenção, de adequação e de adaptação de bens móveis e imóveis, com preservação das características originais dos bens, é considerado serviço:
técnico especializado
contratado por escopo
comum de engenharia
especializado de engenharia
Na fase interna (preparatória) das licitações, a definição técnica e precisa do que a Administração deseja adquirir é indispensável para o sucesso do certame. Para a contratação de bens e serviços, a Lei nº 14.133/2021 define um documento técnico fundamental. Sobre esse documento e seus requisitos, assinale a alternativa correta.
O Termo de Referência é um documento de elaboração exclusiva para a contratação de obras de engenharia de grande vulto, sendo expressamente dispensado e considerado ilegal quando aplicado na aquisição de bens e na contratação de prestação de serviços comuns.
O Termo de Referência é o documento necessário para a contratação de bens e serviços, devendo conter a definição do objeto, a fundamentação da contratação, a descrição da solução, os requisitos da contratação e os modelos de execução e de gestão do contrato.
O Anteprojeto atua como um documento que substitui de forma integral o edital de licitação nas compras governamentais, configurando-se como o único instrumento técnico publicado para a convocação, a análise de propostas e a seleção objetiva dos fornecedores interessados no certame.
O Termo de Referência deve ser elaborado exclusivamente pelo fornecedor que se sagrar vencedor da licitação, logo após a assinatura do contrato administrativo, possuindo a finalidade estrita de justificar as despesas e detalhar a execução física da obra ou serviço.
O Termo de Referência possui a finalidade exclusiva e restrita de demonstrar a adequação orçamentária da despesa, sendo terminantemente vedada a inclusão de especificações descritivas, requisitos técnicos ou parâmetros de seleção do fornecedor, para evitar o direcionamento do certame.
O termo de referência para a contratação de serviços pode ser genérico quando o valor for inferior a R$ 50.000.
Certo
Errado
A Lei de Licitações e Contratos Administrativos define Estudo Técnico Preliminar como:
Conjunto de elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, com o detalhamento das soluções previstas no projeto básico, a identificação de serviços, de materiais e de equipamentos a serem incorporados à obra, bem como suas especificações técnicas, de acordo com as normas técnicas pertinentes.
Contrato cujo objeto é a prestação de serviços, que pode incluir a realização de obras e o fornecimento de bens, com o objetivo de proporcionar economia ao contratante, na forma de redução de despesas correntes, remunerado o contratado com base em percentual da economia gerada.
Documento constitutivo da primeira etapa do planejamento de uma contratação que caracteriza o interesse público envolvido e a sua melhor solução e dá base ao anteprojeto, ao termo de referência ou ao projeto básico a serem elaborados caso se conclua pela viabilidade da contratação.
Bens, insumos, serviços e obras necessários para atividade de pesquisa científica e tecnológica, desenvolvimento de tecnologia ou inovação tecnológica, discriminados em projeto de pesquisa.
Processo administrativo de chamamento público no qual a Administração Pública convoca interessados em prestar serviços ou fornecer bens para que, preenchidos os requisitos necessários, se credenciem no Órgão ou na entidade para executar o objeto quando convocados.
De acordo com a Lei nº 14.133/2021, a atividade ou conjunto de atividades destinadas a obter determinada utilidade, intelectual ou material, de interesse da Administração é denominada:
estudo técnico.
obra.
bem.
contratação.
serviço.
A Lei nº 14.133/2021 classifica os serviços conforme sua natureza e forma de execução. Entre eles, há uma definição clara de serviços que impõem ao contratado o dever de realizar a prestação de um serviço específico em período predeterminado, podendo ser prorrogado, desde que justificadamente, pelo prazo necessário à conclusão do objeto.
O serviço referido no enunciado corresponde a
serviços contínuos.
serviços comuns de engenharia.
serviços não contínuos ou contratados por escopo.
serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual.
serviços com dedicação exclusiva de mão de obra.
O sistema de registro de preços deve ser obrigatoriamente precedido de licitação na modalidade pregão, não sendo admitido o uso da modalidade concorrência para essa finalidade.
Certo
Errado
A Lei nº 14.133/2021 apresenta conceitos utilizados para a aplicação de suas normas gerais de licitação e contratação. Considerando as definições previstas nessa Lei, analise as assertivas a seguir.
I. Órgão é a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração Pública.
II. Entidade é a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica.
III. Autoridade é o agente público dotado de poder de decisão.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas I.
Apenas II e III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Pode-se afirmar que bens e serviços __________________ são aqueles que, por sua alta heterogeneidade ou complexidade, não podem ser descritos na forma dos ditos bens e serviços comuns, sendo exigida justificativa prévia do contratante.
De acordo com a vigente legislação de licitações e contratos, preenche CORRETAMENTE a lacuna:
extraordinários.
especiais.
esporádicos.
dominiais.
São serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual, conforme a Lei Federal 14.133 de 2021, nova Lei de Licitações, aqueles realizados em trabalhos relativos a:
I- Patrocínio ou defesa de causas judiciais e administrativas.
II- Pareceres, perícias e avaliações em geral.
III- Restauração de obras de arte e de bens de valor histórico.
IV- Fiscalização, supervisão e gerenciamento de obras e serviços.
Analisados os serviços apresentados, estão CORRETOS apenas:
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
Todos estão corretos.
A Lei federal n.º 14133, de 1 de abril de 2021, estabelece as modalidades de licitação adotadas no âmbito da Administração Pública. Considerando o regime instituído pela referida lei, assinale a alternativa CORRETA sobre a modalidade pregão.
Modalidade aplicável para os serviços técnicos especializados de natureza intelectual de pequeno porte estimado.
Modalidade destinada à contratação de bens e serviços comuns, observados os critérios e procedimentos previstos em lei.
Modalidade prevista para alienação de bens imóveis avaliados em valor superior ao limite legal específico.
Modalidade indicada para contratação integrada de obras de engenharia de grande porte com critérios subjetivos.
Modalidade utilizada para concessão de uso de bens públicos com cláusulas de remuneração variável obrigatória.