

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Tem direito à isenção do pagamento de contribuições à seguridade social a entidade com sede em país estrangeiro que remeta suas rendas, recursos e eventual superávit ao país de origem, desde que cumpridas suas obrigações em relação à execução de programas e projetos dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.
Certo
Errado
Produtor rural que exerça sua atividade em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, será isento de contribuição para a seguridade social.
Certo
Errado
O art. 28 da Lei nº 8.212/1991 dispõe sobre o salário de contribuição previdenciário, que corresponde
ao valor mais baixo que, legalmente, os empregados ou funcionários podem receber pelo trabalho desempenhado.
ao menor salário, convencionado, que determinada categoria profissional pode receber por sua jornada de trabalho.
ao valor básico utilizado para cálculo da renda mensal inicial dos benefícios de prestação continuada ou benefícios previdenciários.
ao valor a partir do qual, mediante a aplicação da alíquota fixada em lei, obtém-se o valor da contribuição dos segurados ou trabalhador avulso.
a toda parcela, bem ou vantagem fornecida pelo empregador sob a forma de alimentação, vestuário ou outras prestações que não sejam monetárias.
A contribuição destinada ao financiamento da seguridade social não incide sobre a aposentadoria concedida pelo RGPS. Todavia, o aposentado pelo RGPS que voltar a exercer atividade abrangida por esse regime será segurado obrigatório em relação a essa atividade, ficando sujeito a contribuições para fins de custeio da seguridade social.
Certo
Errado
As entidades beneficentes de assistência social podem prestar serviços nas áreas de assistência social, saúde ou educação, cabendo ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação a certificação das entidades das respectivas áreas.
Certo
Errado
Entidade de assistência social que mantenha diretor não estatutário com vínculo empregatício descumpre requisito necessário para fazer jus à isenção do pagamento das contribuições destinadas à seguridade social.
Certo
Errado
A Lei n.º 8.212/1991, que institui o plano de custeio da seguridade social, distingue as pessoas que são consideradas empresas daquelas que se equiparam a empresas. Entre as que se equiparam a empresa encontram-se as
fundações públicas.
cooperativas.
firmas individuais.
sociedades que assumam o risco de atividade econômica rural com fins lucrativos.
autarquias.
Objetivando-se uma maior inclusão previdenciária, foi instituída a possibilidade de redução da alíquota de contribuição do segurado microempreendedor individual e do segurado facultativo sem renda própria que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico, restando claro do texto legal que tal redução é aplicável mesmo que este último não pertença a família de baixa renda.
Com relação ao salário de contribuição, nos termos da Lei nº 8212/91, apresentam-se quatro situações:
I. para o empregado e trabalhador avulso: a remuneração auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer título, durante o mês, destinados a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa;
II. para o empregado doméstico: a remuneração registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social, observadas as normas a serem estabelecidas em regulamento para comprovação do vínculo empregatício e do valor da remuneração;
III. para o contribuinte individual: a remuneração auferida em uma ou mais empresas ou pelo exercício de sua atividade por conta própria, durante o mês, observado o limite máximo a que se refere o § 5º;
IV. para o segurado facultativo: o valor por ele declarado, observado o limite máximo fixado em Lei.
Quantas dessas situações são procedentes?
Somente I e III estão corretas.
Somente II e IV estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
Todas estão corretas.
Somente III e IV estão corretas.
A Previdência Social fixa, para alguns casos específicos, a imposição de se recolher uma contribuição adicional incidente sobre a remuneração. Assinale a afirmativa correta.
Tratando-se de empresas de arrendamento mercantil, cooperativas de crédito e empresas de seguros privados ou de capitalização, é devida a contribuição adicional de 1,0% (um por cento) incidente somente sobre a remuneração dos segurados empregados.
Tratando-se de caixas econômicas e sociedades de crédito, de financiamento ou de investimento, é devida a contribuição adicional de 2,0% (dois por cento) incidentes sobre a remuneração líquida dos segurados empregados e trabalhadores avulsos.
Tratando-se de sociedades de crédito imobiliário, sociedades corretoras e distribuidoras de títulos ou de valores imobiliários, é devida a contribuição adicional de 0,5% (meio por cento) incidente sobre a remuneração dos segurados empregados e contribuintes individuais.
Tratando-se de bancos comerciais, bancos de investimentos e bancos de desenvolvimento, é devida a contribuição adicional de 2,5% (dois e meio por cento), incidentes sobre a remuneração dos segurados empregados, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais.
Tratando-se de agentes autônomos de seguros privados ou de crédito e entidades de previdência privada abertas ou fechadas, é devida a contribuição adicional de 1,5% (um e meio por cento) incidente sobre a remuneração dos trabalhadores avulsos e contribuintes individuais.
Com relação ao salário de contribuição, na forma da Lei n. 8212/91, seguem quatro indicações:
I. para o empregado e trabalhador avulso: a remuneração auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer título, durante o mês, destinados a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, exceto no que se refere às gorjetas, aos ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa;
II. para o empregado doméstico: a remuneração registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social, observadas as normas a serem estabelecidas em regulamento para comprovação do vínculo empregatício e do valor da remuneração;
III. para o contribuinte individual: a remuneração auferida em uma ou mais empresas ou pelo exercício de sua atividade por conta própria, durante o mês, observado o limite máximo fixado em Lei;
IV. para o segurado facultativo: o valor por ele declarado, observado o limite máximo fixado em Lei.
Quais dessas indicações estão corretas?
Apenas a primeira e a terceira estão corretas.
Apenas a segunda e a quarta estão corretas.
Todas estão corretas.
Nenhuma delas está correta.
Apenas três delas estão corretas.
A contribuição da União é constituída de recursos adicionais, nos termos da Lei nº 8212/91, sendo fixada pelo seguinte instrumento legal:
Medida Provisória.
Lei Complementar.
Decreto Legislativo.
Portaria.
Lei Orçamentária Anual.
Analise com atenção as afirmações, todas provenientes do texto da Lei Federal nº 8.212/91, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social.
I. Não integram o salário-de-contribuição para os fins da Lei Federal nº 8.212/91, exclusivamente, todos os benefícios da previdência social, nos termos e limites legais.
II. Na arrecadação e no recolhimento das contribuições previdenciárias, a empresa é obrigada a arrecadar as contribuições dos segurados empregados e trabalhadores avulsos a seu serviço ou não, não podendo descontá-las de suas respectivas remunerações.
III. A empresa é obrigada a prestar à Secretaria da Receita Federal do Brasil todas as informações cadastrais, financeiras e contábeis de seu interesse, na forma por ela estabelecida, bem como os esclarecimentos necessários à fiscalização.
IV. É facultado aos órgãos competentes, antes de ajuizar a cobrança da dívida ativa de contribuição social, promover o protesto de título dado em garantia, que será recebido pro solvendo.
Estão corretos os incisos:
I e II.
II e III.
III e IV.
II e IV.
I e IV.
Os valores dos salários devidos, mas que somente serão pagos no mês subsequente, deverão ser contabilizados na conta Salários a Pagar.
A contribuição previdenciária por imposição do Governo Federal deve ser recolhida aos cofres públicos em conformidade com a legislação. As formas de contribuição dependem de alguns elementos constitutivos. Aponte a forma de contribuição previdenciária correta.
As empresas ou equiparados devem recolher 11% (onze por cento) sobre o total das remunerações pagas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhes prestam serviços. Também devem recolher 0,5% (risco leve), 1% (risco médio) ou 2% (risco grave) incidente sobre o total das remunerações pagas, decorrente dos riscos ambientais do trabalho.
As pessoas físicas devem recolher 20% (vinte por cento) sobre o total das receitas recebidas, devidas ou creditadas, a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhes prestam serviços. Também devem recolher 0,5 % (risco leve), 1% (risco médio) ou 1,5% (risco grave) incidente sobre o total das remunerações pagas, decorrente dos riscos ambientais do trabalho.
As empresas ou equiparados devem recolher 27,5% (vinte e sete e meio por cento) sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas, a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhes prestam serviços. Também devem recolher 2% (risco leve), 2,5% (risco médio) ou 3,5% (risco grave) incidentes sobre o total das remunerações pagas, decorrente dos riscos ambientais do trabalho.
Os empregados devem recolher 20% (vinte por cento) sobre o total das remunerações recebidas, a qualquer título, durante o mês. Também devem recolher 1% (risco leve) incidente sobre o total das remunerações pagas, decorrente dos riscos ambientais do trabalho.
As empresas ou equiparados devem recolher 20% (vinte por cento) sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas, a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhes prestam serviços. Também devem recolher 1% (risco leve), 2% (risco médio) ou 3% (risco grave) incidente(s) sobre o total das remunerações pagas, decorrente dos riscos ambientais do trabalho.
Leia o fragmento a seguir.
O estabelecimento da alíquota do RAT (antigo SAT) é realizado a partir da análise _____, uma vez que o enquadramento se dá por meio da avaliação do risco _____ da atividade econômica.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
restritiva – predominante
coletiva – de maior grau
coletiva – genérico
individual – predominante
individual – de maior grau
As empresas de desenvolvimento de software podem optar pela contribuição previdenciária com base na receita bruta.
Certo
Errado
Conforme previsão contida na Lei nº 8.212/91 que dispõe sobre a organização da Seguridade Social, as propostas orçamentárias anuais ou plurianuais da Seguridade Social serão elaboradas pela Comissão integrada por
três representantes: um da área de saúde, um da área da previdência social e um da área de assistência social.
três representantes: um dos trabalhadores, um dos empresários e um do governo federal.
três representantes: um da União, um dos Estados membros e um dos Municípios.
quatro representantes: um da União, um do Distrito Federal, um dos Estados-Membros e um dos Municípios.
quatro representantes: um dos Municípios, um dos trabalhadores, um dos empresários e um dos aposentados.