

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Analise as afirmativas abaixo sobre o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN):
I. Considera-se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar serviços, de modo permanente ou temporário, e que configure unidade econômica ou profissional, sendo irrelevantes para caracterizá-lo as denominações de sede, filial, agência, posto de atendimento, sucursal, escritório de representação ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas.
II. O contribuinte do imposto é o contratante do serviço ou, como substituto tributário, o prestador do serviço.
III. No caso dos serviços de administração de consórcios, o tomador de serviço é o consorciado.
Assinale
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Um município, para instituir o imposto sobre serviços (ISS), deve
limitar-se à lista de serviços existente em lei complementar federal, não dependendo da edição de lei ordinária municipal.
editar lei ordinária municipal, podendo criar outros serviços que não estejam contemplados na lei complementar federal.
editar lei complementar municipal, não podendo criar outros serviços que não estejam contemplados na lei complementar federal.
observar a lei complementar federal e instituir o imposto por lei ordinária municipal, não podendo criar novos serviços.
editar lei ordinária municipal, podendo criar outros serviços que não estejam contemplados na lei complementar federal.
Se uma empresa do ramo de supermercados incorporar outra do mesmo ramo e ambas estiverem localizadas no mesmo município, o imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI) não incidirá na operação, em razão da localização das empresas.
Certo
Errado
O ISSQN incide sobre os serviços
de transporte interestadual e intermunicipal, por qualquer via, de pessoas, bens, mercadorias ou valores.
de prestação em relação de emprego, dos trabalhadores avulsos, dos diretores e membros de conselho consultivo ou de conselho fiscal de sociedades e fundações, bem como dos sócios-gerentes e dos gerentes-delegados.
de prestação onerosa de serviços de comunicação, por qualquer meio, inclusive a geração, a emissão, a recepção, a transmissão, a repetição e a ampliação de comunicação de qualquer natureza.
provenientes do exterior do país ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do país.
Com base no sistema tributário brasileiro, identifique quais das afirmativas abaixo estão corretas:
I. O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), é um tributo de competência dos Municípios e do Distrito Federal.
II. Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) é um tributo para apuração exclusiva no regime tributário do Lucro Real, sua alíquota é 15% do lucro apurado e 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20.000,00/mês
III. IPI, PIS e COFINS são tributos de competência Federal, com incidência apenas em produtos industrializados, cuja base de cálculo é o lucro apurado.
IV. O Simples Nacional é tributo de competência federal, com alíquota única de modo a simplificar a apuração.
Todas estão corretas
Apenas I e IV
Apenas II e III
Apenas I
Apenas I, II e IV
Os impostos municipais são de ordem do município e destinados a manutenção da administração pública local, serviços, investimentos e manutenções locais, sobre eles assinale a alternativa correta.
São destinados para escolas municipais, unidades de pronto atendimento, etc. São responsáveis por cerca de 30% (trinta por cento) da arrecadação total do país.
Imposto sobre serviços é um tributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos.
IPTU é o imposto de transmissão de bens imóveis intervivos, previsto na Constituição Federal, art. 156, inciso II.
ITBI é um tributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos.
ISS é o imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.
De acordo com a Lei Complementar nº 116/2003, o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar serviços, de modo permanente ou temporário, e que configure unidade econômica ou profissional, é denominado:
Domicílio
Registro Fiscal
Estabelecimento prestador.
Registro empresarial
As alíquotas mínimas e máximas do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza são, respectivamente,
2 e 6%.
3 e 7%.
3 e 5%.
2 e 5%.
João, residente no município de Mamanguape, prestou determinado serviço, devendo realizar o pagamento ISS. No lançamento por homologação, João alterou o valor do serviço para menos, para que o imposto fosse menor. Sobre a situação, assinale a alternativa que corresponde a atitude imediata a ser tomada:
A autoridade administrativa deverá interpor recurso de ofício.
O lançamento deverá ser revisto de ofício pela autoridade administrativa.
O lançamento só poderá ser alterado em virtude de impugnação do contribuinte.
Deverá ser ajuizado processo judicial para apurar o ocorrido.
O lançamento constitui o crédito tributário, portanto, não poderá mais ser alterado, tendo em vista o princípio da inalterabilidade do crédito tributário.
Analise as afirmativas a seguir referentes aos impostos municipais.
I. É tributável mediante ISSQn a locação de veículos automotores, eis que esse tributo municipal pode incidir tanto sobre obrigações de fazer quanto sobre obrigações de dar ou de entregar.
II. O imóvel pertencente a entidade sindical de trabalhadores, quando alugado a terceiros, deixa de ser imune ao IPTU, independentemente da destinação do valor dos aluguéis.
III. A incidência do IPTU sobre imóvel situado em área considerada pela lei local como urbanizável está condicionada à existência de sistema de esgotos sanitários e de rede de iluminação pública.
IV. É vedada a incidência de ISSQn sobre o valor dos serviços de assistência médica e congêneres, excluindo-se as refeições, os medicamentos e as diárias hospitalares.
Nesse contexto, pode-se afirmar:
Estão corretas as afirmativas I e III apenas.
Estão incorretas as afirmativas I e III apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão incorretas.
Sobre a competência constitucional para instituição de impostos pelos entes federados, assinale a alternativa correta.
O imposto sobre serviço de qualquer natureza e o imposto sobre propriedade predial e territorial urbana são de competência municipal.
O imposto sobre a renda e o imposto sobre transmissão causa mortis e doação são de competência da União.
O imposto sobre a circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação e imposto sobre transmissão “inter vivos” são de competência dos Estados.
O imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguros e o imposto sobre produtos industrializados são de competência comum da União e dos Estados.
De acordo com a Lei Complementar n° 116, de 31 de julho de 2003, considera-se o serviço prestado e o imposto devido no local
da prestação de serviço, exceto nas hipóteses previstas na lei complementar.
da prestação de serviço, exceto nas hipóteses previstas nas legislações de cada município.
do estabelecimento prestador, ou na falta do estabelecimento, no local da prestação de serviço, exceto nas hipóteses previstas na lei complementar.
do estabelecimento prestador, ou na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador, exceto nas hipóteses previstas na lei complementar.
do estabelecimento prestador, desde que coincida com o local do domicílio do prestador, exceto nas hipóteses previstas nas legislações de cada município.
O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da legislação relacionada, ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador. Sobre a incidência do referido imposto, assinale a alternativa correta.
Não incide sobre o serviço proveniente do exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do País.
Não incide sobre os serviços prestados mediante a utilização de bens e serviços públicos explorados economicamente mediante autorização, permissão ou concessão, com o pagamento de tarifa, preço ou pedágio pelo usuário final do serviço.
Não incide sobre o valor intermediado no mercado de títulos e valores mobiliários, o valor dos depósitos bancários, o principal, juros e acréscimos moratórios relativos a operações de crédito realizadas por instituições financeiras.
A incidência do imposto depende da denominação dada ao serviço prestado.
Com relação à incidência do ICMS e do ISSQN, assinale a opção correta.
Incide ICMS sobre a venda de bilhetes e demais produtos de loteria, bingos, cartões, pules ou cupons de apostas, sorteios e prêmios.
As operações de composição gráfica de impressos personalizados e sob encomenda, por envolverem o fornecimento de mercadorias, estão sujeitas à incidência de ICMS e não à do ISSQN.
As operações relativas ao licenciamento ou à cessão do direito de uso de software, seja ele padronizado ou elaborado por encomenda, devem sofrer a incidência do ISSQN, e não a do ICMS.
Incide ISS sobre as operações de venda de medicamentos de prateleira preparados por farmácias de manipulação.
As operações relativas ao licenciamento ou à cessão do direito de uso de software, caso ele seja padronizado — software de prateleira — deve sofrer a incidência do ICMS e não a do ISSQN.
Um dos principais impostos de competência dos Municípios é o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), o qual tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa à Lei Complementar nº 116/2003. Lei esta a que se submetem todos os municípios brasileiros e que estabelece, a respeito da alíquota do ISSQN:
Alíquota máxima de 5% e mínima de 0,5%.
Alíquota máxima de 5% e mínima de 1%.
Alíquota máxima de 5% e mínima de 2%.
Alíquota máxima de 7% e mínima de 1%.
Alíquota máxima de 7,5% e mínima de 2%.
Um contribuinte do município, que teve suas atividades marcadas pelo comércio de mercadorias em geral, onde a tributação era pelo lucro presumido, resolve a partir de 2021 apenas dedicar-se à prestação de serviços. Com isso, passará por algumas alterações tributárias, tais como:
Passará a ser contribuinte do ISS e deixará de tributar ICMS, COFINS e PIS.
Deixará de tributar PIS, COFINS, ISS, IRPJ e passará a tributar ISS.
Passará a tributar ISS e permanece a tributar IRPJ, CSLL, PIS e COFINS.
Deixará de tributar PIS, COFINS, Imposto de Renda passará a tributar ISS e CSLL.
Deixará de tributar COFINS, ISS, PIS e passará a tributar apenas IRPJ e CSLL.
Em conformidade com o Código Tributário Nacional, disposto pela Lei nº 5.172 de 1966, que, entre outros, trata do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, analise as proposições e responda:
I.A produção e consumo.
II.A circulação.
III.A importação.
IV.A distribuição.
O Imposto sobre operações relativas a combustíveis do País tem como fato gerador:
I, II, III e IV.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
Analise as atividades abaixo e assinale a opção que indica apenas atividades sobre as quais incide o ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza):
I. Serviço de locação de bens móveis.
II. Serviço de transporte interestadual.
III. Serviços advocatícios.
IV. Serviço de lavanderia.
Apenas I, III e IV estão corretas.
Apenas III e IV estão corretas.
Apenas a alternativa III está correta.
Todas as alternativas estão corretas.
Suponha que a empresa GHZ, sediada no município de Claros Montes, tenha prestado serviços de demolição no estabelecimento da empresa HJM sediada no município de Pinhões. O preço do serviço foi R$ 84.250,00. Não houve consumo de materiais fornecidos pelo prestador. A alíquota do ISSQN em ambos os municípios é a mesma, a taxa máxima permitida pela legislação vigente.
É CORRETO afirmar que o imposto é devido ao município de [X], cujo valor é [Y].
X = Pinhões | Y = R$ 1.685,00.
X = Pinhões | Y = R$ 4.212,50.
X = Claros Montes | Y = R$ 2.106,25.
X = Claros Montes | Y = R$ 4.212,50.
X = Claros Montes | Y = R$ 1.685,00.
O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza é devido:
sempre na sede do prestador do serviço.
na sede do prestador dos serviços quando se tratar de serviços de execução de limpeza.
no local da execução dos serviços de decoração.
sempre na sede do tomador do serviço.