

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale o imposto que incide sobre a prestação de serviço:
CSLL.
IPVA.
ISSQN.
ITR.
Sobre o imposto municipal sobre serviços de qualquer natureza, é correto afirmar, com base na legislação e jurisprudência tributárias nacionais, que
suas alíquotas são estabelecidas pelo Senado Federal para observância por todos os municípios.
não é passível de cobrança nas hipóteses em que os serviços sejam prestados conjuntamente à entrega de mercadoria.
não se aplica às receitas auferidas pelas instituições financeiras, as quais atuam como meras intermediárias.
incide sobre os serviços de locação de veículos automotores, ainda que prestados em mais de um município.
embora sua cobrança se baseie em lista taxativa de serviços, tal lista admite interpretação extensiva.
Analise as afirmativas abaixo a respeito dos Impostos dos Municípios previstos na Constituição Federal de 1988.
1. O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) poderá ser progressivo em razão do valor do imóvel.
2. O Imposto sobre Transmissão “inter vivos”, a qualquer título, por Ato Oneroso, de Bens Imóveis (ITBI) compete ao Município da situação do bem.
3. O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) terá as suas alíquotas máximas e mínimas fixadas por lei complementar.
4. O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) não poderá ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) possui um regulamento geral, nos moldes da Lei Complementar nº 116/2003. Em relação às noções básicas de ISSQN, assinale a afirmativa correta.
Contribuinte é o tomador do serviço.
A alíquota máxima do imposto é de 8%.
A base de cálculo do imposto é o preço do serviço.
Nos serviços de administração de consórcios, o consorciado é o contribuinte.
Em relação ao Imposto Sobre Serviços (ISS), assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O ISS é um tributo de competência ___________.
federal
estadual
municipal
nula
De acordo com a Lei Complementar nº 116/2003 (ISSQN), assinale a alternativa CORRETA.
A base de cálculo do imposto é o preço médio de mercado.
A incidência do imposto depende da denominação dada ao serviço prestado.
Contribuinte é o tomador do serviço.
O imposto incide também sobre o serviço proveniente do exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do País.
A Lei 116 de 2003, que dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, define que o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa da própria Lei, ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador. Sobre o assunto, é CORRETO dizer que o imposto incidirá sobre:
As exportações de serviços para o exterior do País.
A prestação de serviços em relação de emprego, dos trabalhadores avulsos, dos diretores e membros de conselho consultivo ou de conselho fiscal de sociedades e fundações, bem como dos sócios-gerentes e dos gerentes-delegados.
O valor intermediado no mercado de títulos e valores mobiliários,
o valor dos depósitos bancários, o principal, juros e acréscimos moratórios relativos a operações de crédito realizadas por instituições financeiras.
O serviço proveniente do exterior do País ou cuja prestação se tenha iniciado no exterior do País.
A empresa de transporte Papa Léguas, domiciliada em Marabá (PA), presta serviço de transporte regular de pessoas entre os diversos bairros daquele município, bem como, eventualmente, transporta pessoas e bens para Parauapebas (PA) e Curionópolis (PA). Logo, pode-se afirmar que a empresa
realiza o fato gerador de dois impostos, o ISSQN e o ICMS e deve recolher o ICMS mensalmente decorrente do serviço de transporte intermunicipal.
realiza o fato gerador de dois impostos, o ISSQN e o ICMS e deve recolher o ICMS somente em relação aos meses em que prestar o serviço de transporte intermunicipal.
realiza o fato gerador apenas do ICMS e deve cumprir com sua obrigação tributária principal relativa ao ICMS somente em relação aos meses em que prestar o serviço de transporte intermunicipal.
nos meses que prestar serviços de transporte intramunicipal e intermunicipal, poderá optar entre as tributações do ISSQN ou do ICMS. Caso contrário, haverá o denominada bitributação, que é vedada pela ordem jurídica nacional.
a empresa transportadora é contribuinte apenas do ISSQN.
Em síntese, a fiscalização tributária pode ser considerada como o processo que averigua as irregularidades das obrigações tributárias. Nessa temática, é CORRETO afirmar que o responsável por fiscalizar e cobrar tributos dos municípios, tais como o ISS (Imposto Sobre Serviços), será do fisco:
Federal.
Estadual.
Estadual e Distrital.
Federal, Estadual e Distrital.
Municipal.
Analise as afirmativas abaixo:
-
I- Considera-se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar serviços, de modo permanente ou temporário.
II- Contribuinte é o prestador do serviço.
III- O ISS incide sobre a prestação de serviços em relação de emprego, dos trabalhadores avulsos, dos diretores e membros de conselho consultivo.
IV- Sobre o valor intermediado no mercado de títulos e valores mobiliários não incide ISS.
-
Assinale a alternativa que indica apenas a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):
II.
I e II.
III.
I, II e IV.
III e IV.
O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa à Lei Complementar 116/2003, ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador. Sobre o ISSQN, analise as assertivas abaixo:
I. O serviço considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador, exceto nas hipóteses previstas nos itens I ao XXII, do art. 3º da Lei Complementar 116/2003.
II. A alíquota mínima de incidência é de 2% (dois por cento) e a alíquota máxima de incidência é de 5% (cinco por cento).
III. Incide sobre as exportações de serviços para o exterior do País.
IV. São tributáveis os serviços desenvolvidos no Brasil, cujo resultado aqui se verifique, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior.
V. Contribuinte é o prestador do serviço.
Analisadas as assertivas é correto afirmar que
todas as assertivas estão corretas.
apenas a assertiva III está incorreta.
apenas a assertiva I está incorreta.
apenas a assertiva II está incorreta.
José, contribuinte do ISS (Imposto Sobre Serviços), foi notificado pelo Fisco Municipal de Auto de Infração e Imposição de Multa, como sendo devedor de determinada quantia devida a título do imposto, sobre prestação de serviço que José entende não ter realizado.
Diante da situação hipotética, José poderá
promover ação declaratória de inexistência de relação jurídico-tributária no prazo de 5 anos.
promover ação de repetição de indébito após ter pago o valor a fim de evitar a execução fiscal.
impetrar mandado de segurança, mediante prova contábil de que não realizou a prestação.
consignar o valor exigido, a fim de discutir o débito.
promover ação para o fim de anular o Auto de Infração e Imposição de Multa.
A entrega de declaração pelo contribuinte reconhecendo débito de ISSQn constitui o crédito tributário
dispensado qualquer outro procedimento a ser deflagrado pelo fisco.
havendo instauração de procedimento administrativo fiscal.
mediante notificação prévia do sujeito passivo pela autoridade fiscal.
após lançamento expresso do crédito declarado e não pago.
A respeito da redução da carga tributária do imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN), de acordo com a Lei Complementar n.º 116/2003 e suas respectivas alterações, é possível
conceder isenção do ISSQN para todos os tipos de serviços prestados no município.
estabelecer a alíquota de ISSQN de dois por cento para todos os tipos de serviços.
conceder redução de base de cálculo do ISSQN para todos os tipos de serviços, de modo que resulte em uma alíquota indireta de dois por cento.
conceder crédito presumido ou outorgado para todos os tipos de serviços, de modo que resulte em uma alíquota indireta de dois por cento.
O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa, ainda que esses não se constituam como atividade preponderante do prestador. Quanto ao local onde o imposto será devido, é correto afirmar que:
Quando se tratar de serviços de instalação dos andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas, o imposto será devido no local de domicílio do prestador.
Quando se tratar de serviços de escoramento, contenção de encostas e congêneres o imposto será devido no local do domicílio do prestador.
O serviço considera-se prestado, e o imposto, devido sempre no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador.
Na execução dos serviços de diversão, lazer, entretenimento e congêneres, o imposto é devido no local da execução dos serviços.
Quando se tratar de serviços de armazenamento, depósito, carga, descarga, arrumação e guarda de bem, o imposto é devido no domicílio do prestador.
Para efeitos de cobrança do imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN), no caso de serviços de construção civil por empreitada, o imposto é devido no local do estabelecimento do prestador.
Certo
Errado
Assinale a alternativa INCORRETA. Com relação ao Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza:
A incidência do imposto não depende da denominação dada ao serviço prestado.
Os serviços prestados por pessoas físicas ou jurídicas estabelecidas ou domiciliadas no Município de Crato serão devidos a este Município, mesmo que prestados em outras municipalidades.
Considera-se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar serviços, de modo permanente ou temporário, e que configure unidade econômica ou profissional, sendo irrelevante para caracterizá-lo as denominações de sede, filial, agência, posto de atendimento, sucursal, escritório de representação ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas.
O contribuinte do imposto é o prestador do serviço: a)pessoa jurídica constituída na forma empresária individual, sociedade empresária, sociedade simples ou autarquia municipal; b)pessoa física ou profissional autônomo de qualquer natureza.
Considera-se ocorrido o fato gerador e devido o imposto no Município em cujo território haja extensão de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutores de qualquer natureza, objetos de locação, sublocação, arrendamento, direito de passagem ou permissão de uso, compartilhado ou não.
A respeito do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), de competência dos municípios e do Distrito Federal, analise as proposições abaixo.
I. Incide sobre serviço proveniente do exterior do país, mas não sobre a prestação que se tenha iniciado no exterior do país.
II. Não incide sobre as exportações de serviços para o exterior do país, mas incide nos casos em que os serviços são desenvolvidos no Brasil, cujo resultado aqui se verifique, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior.
III. Os municípios e o Distrito Federal, mediante lei, poderão atribuir de modo expresso a responsabilidade pelo crédito tributário a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigação, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a este em caráter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigação, inclusive no que se refere à multa e acréscimos legais.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Julgue as afirmativas abaixo, considerando a temática Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Caso a denominação dada ao serviço prestado não esteja prevista no rol da lei regulamentadora, não há incidência do ISSQN.
( ) O sujeito passivo da obrigação tributária relativa ao pagamento do ISSQN é denominado contribuinte quando for o próprio prestador do serviço.
( ) A base de cálculo do ISSQN é o preço arbitrado pelo município, mediante pesquisa de mercado.
( ) A cada município compete estabelecer as alíquotas mínima e máxima do ISSQN.
( ) Aos municípios é permitido atribuir responsabilidade a terceira pessoa que esteja vinculada ao fato gerador pelo crédito tributário referente ao ISSQN.
Marque a alternativa que apresente a sequência CORRETA, de cima para baixo:
V – F – F – F – V.
F – V – F – F – V.
F – F – V – V – F.
F – V – F – V – V.
F – V – V – F – V.
Determinada pessoa jurídica deve ISS referente ao mês de maio dos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017. No dia 20 de maio de 2016, houve fiscalização no estabelecimento fiscal da empresa e ela foi autuada por todos os débitos então existentes, conforme lavratura de auto de infração. Dada a data da fiscalização, o débito de 2017 não foi incluído na autuação.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
Caso todos os créditos sejam constituídos e inscritos em dívida ativa tributária até 2020, será possível cobrar da pessoa jurídica a totalidade da dívida.
A fiscalização tributária retirou a possibilidade de denúncia espontânea do débito de 2017 pela pessoa jurídica.
O lançamento do débito de 2017 deve ser procedido de ofício pela fazenda pública.
O prazo decadencial da dívida referente aos anos de 2015 e 2016 iniciou-se, respectivamente, em 1.º de janeiro de 2016 e em 1.º de janeiro de 2017.
Após a autuação da pessoa jurídica, o fisco tem cinco anos para a cobrança da dívida, prazo esse que não pode ser suspenso ou interrompido.