

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considera(m)-se infraestrutura(s) de mobilidade urbana:
o conjunto de leis, decretos e resoluções federal, estadual e municipais que definem a base legal dos direitos e responsabilidades do poder público e do operador dos serviços na prestação dos serviços.
o conjunto de serviços de transporte que conectam os municípios entre si, como serviços rodoviários regulares e fretados de ônibus, hidrovias e ferrovias.
o conjunto de serviços de transporte classificados em relação à natureza pública ou privada destes.
agências reguladoras e da concessão dos serviços.
o conjunto de equipamentos e instalações, instrumentos de controle, fiscalização e arrecadação de taxas e tarifas e difusão de informações.
De acordo com a Lei Federal nº 12.587/2012, o conjunto dos modos e serviços de transporte público e privado utilizado para o deslocamento de pessoas e cargas nas cidades integrantes da Política Nacional de Mobilidade Urbana é:
Mobilidade urbana.
Acessibilidade.
Transporte urbano.
Pontos para embarque e desembarque de passageiros e cargas.
Urbanidade.
A Lei n° 12.587, de 3 de janeiro de 2012 em seu Capítulo II, que trata das diretrizes para a regulação dos serviços de transporte público coletivo, estabelece no Art. 8º, As Diretrizes da Política Tarifária do Serviço de Transporte público coletivo. Em relação a estas diretrizes, assinale a alternativa correta.
Gestão democrática e controle social do planejamento e avaliação da Política Nacional de Mobilidade Urbana
Integração física, tarifária e operacional dos diferentes modos e das redes de transporte público e privado nas cidades
Justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso dos diferentes modos e serviços
Promoção do desenvolvimento sustentável com a mitigação dos custos ambientais e socioeconômicos dos deslocamentos de pessoas e cargas nas cidades
A Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, em seu Artigo 10, define um conjunto de diretrizes que estão relacionadas à contratação dos serviços de transporte público coletivo. Dentre as diretrizes citadas, assinale a alternativa que não pertence ao conjunto.
Fixação de metas de qualidade e desempenho a serem atingidas e seus instrumentos de controle e avaliação
Definição dos incentivos e das penalidades aplicáveis vinculadas à consecução ou não das metas
Alocação dos riscos econômicos e financeiros apenas para os contratados ficando o poder concedente sem ônus por eventuais perdas
Estabelecimento das condições e meios para a prestação de informações operacionais, contábeis e financeiras ao poder concedente
Um dos itens do artigo 21 informa que, o planejamento, a gestão e a avaliação dos sistemas de mobilidade deverão contemplar
a identificação clara e transparente dos objetivos de curto, médio e longo prazo.
quem deverá planejar, executar e avaliar a política de mobilidade urbana.
quem não poderá participar do planejamento, da fiscalização e da avaliação da política local de mobilidade urbana.
como estimular a eficácia e a eficiência dos serviços de transporte público coletivo.
quando e como combater o transporte ilegal de passageiros.
A contratação dos serviços de transporte público coletivo será precedida de licitação e deverá observar diretrizes estabelecidas pela Lei n° 12.587/2012. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma dessas diretrizes.
Fixação de metas de qualidade e desempenho a serem atingidas e seus instrumentos de controle e avaliação
Acesso desigual aos transportes públicos
Estabelecimento de patamares máximos de qualidade
Proibição de fontes alternativas ou complementares
A respeito da Política Nacional de Mobilidade Urbana (estabelecida pela Lei n° 12.587/2012), assinale a alternativa que apresenta corretamente um de seus objetivos.
A Política Nacional de Mobilidade Urbana é um instrumento da política de desenvolvimento urbano, que objetiva a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas, orientada por algumas diretrizes, entre elas:
I - Priorização de projetos de transporte público coletivo estruturadores do território e indutores do desenvolvimento urbano integrado.
II - Prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e do transporte individual motorizado sobre o transporte público coletivo.
III - Integração entre os modos e os serviços de transporte urbano.
IV - Mitigação dos custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos de pessoas e cargas na cidade.
V - Garantia de sustentabilidade econômica das redes de transporte individual de passageiros, de modo a preservar a continuidade, a universalidade e a modicidade tarifária do serviço de transporte público coletivo.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, III e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
A Lei que dispõe sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana define como infraestrutura de mobilidade urbana, EXCETO:
Sinalização viária e de trânsito.
Terminais, estações e demais conexões.
Vias públicas, excluídas as metroferrovias.
Pontos para embarque e desembarque de passageiros e cargas.
De acordo com a Lei Federal nº 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana, assinale, a seguir, uma definição correta.
Transporte público coletivo: serviço público de transporte de passageiros acessível a toda a população sem previsão de pagamento individual, com itinerários fixado pelo poder público.
Transporte público coletivo: serviço público de transporte de passageiros acessível a toda a população mediante pagamento individualizado, com itinerários e preços fixados pelo poder público.
Transporte público individual: serviço remunerado de transporte de passageiros aberto ao público, por intermédio de veículos de aluguel, para a realização de viagens individualizadas, com preços fixados pelo poder público.
Transporte público individual: serviço remunerado de transporte de passageiros aberto ao público, por intermédio de veículos de aluguel, para a realização de viagens individualizadas, com tabela-base de preços fixados pelo poder público, reajustada anualmente.
A Política Nacional de Mobilidade Urbana possui como um de seus objetivos proporcionar melhoria nas condições urbanas da população no que se refere à acessibilidade e à mobilidade. Sobre o transporte público coletivo, assinale a alternativa correta.
As tarifas de remuneração de prestação de serviço de transporte público coletivo são fixadas pelo poder público em lei própria.
Todo o valor da tarifa de transporte público deve ser cobrado ao usuário, não havendo pagamento por parte do poder público, a fim de não onerar os cofres públicos.
O preço público cobrado do usuário pelo uso do transporte público coletivo denomina-se tarifa de remuneração de prestação de serviço de transporte público coletivo, e não deve sofrer alterações no prazo mínimo de três anos.
Os reajustes das tarifas de remuneração da prestação do serviço devem observar a periodicidade mínima estabelecida pelo poder público delegante no edital e no contrato administrativo e, ainda, incluir a transferência de parcela dos ganhos de eficiência e produtividade das empresas aos usuários.
No início de 2012, foi promulgada a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), por meio da Lei nº. 12.587, a qual traz uma série de diretrizes orientadoras para o planejamento, a implementação e o acompanhamento da política de mobilidade nas áreas urbanas. É uma diretriz da PNMU
a integração das cidades gêmeas localizadas na faixa de fronteira com outros países sobre a linha divisória internacional.
a promoção do acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais.
a consolidação da gestão democrática como instrumento e a garantia da construção contínua do aprimoramento da mobilidade urbana.
a integração com a política de desenvolvimento urbano tecnológico e respectivas políticas setoriais de habitação, incentivo à agropecuária, telecomunicação e saneamento básico.
Sobre a Lei de 12.587 de 2012 o Sistema Nacional de Mobilidade Urbana é o conjunto organizado e coordenado dos modos de ______________, de _____________ e de ___________________ que garante os deslocamentos de pessoas e cargas no território do município. Os termos corretamente preenchidos são:
Transporte, passageiro e cargas.
Serviço, público e privado.
Transporte, serviço e infraestrutura.
Terminais, estações e demais conexões.
Coletivo, individual e não motorizado.
A Lei nº 12.587/2012, Política Nacional de Mobilidade Urbana, estabelece diretrizes para regulação dos serviços de transporte público coletivo, incluindo a outorga do direito à exploração de serviços de táxi.
De acordo com essa Lei, qual percentual das vagas de outorga de exploração de serviço de táxi deverá ser reservado para condutores com deficiência?
De acordo com o artigo 4o , inciso II, condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano denomina-se
transporte urbano.
transporte rural.
mobilidade urbana.
mobilidade rural.
transporte coletivo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente o enunciado.
Em municípios acima de habitantes e em todos os demais obrigados, na forma da lei, à elaboração do plano diretor, deverá ser elaborado o Plano de Mobilidade Urbana, Integrado e compatível com os respectivos planos diretores.
12.000 (doze mil)
20.000 (vinte mil)
25.000 (vinte e cinco mil)
30.000 (trinta mil)
35.000 (trinta e cinco mil)
São direitos dos usuários do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana, EXCETO:
participar do planejamento, da fiscalização e da avaliação da política local de mobilidade urbana.
avaliar e fiscalizar os serviços e monitorar desempenhos, garantindo a consecução das metas de universalização e de qualidade.
ser informado nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, de forma gratuita e acessível, sobre itinerários, horários, tarifas dos serviços e modos de interação com outros modais.
ter ambiente seguro e acessível para a utilização do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.