

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A nutricionista Joana recebe em seu consultório uma paciente encaminhada pelo médico, com diagnóstico de anemia ferropriva. Considerando esse caso, leia as orientações abaixo:
I No almoço, consuma carnes vermelhas e sucos ricos em vitamina C, já que esta melhora a absorção do ferro da carne.
II Evite o uso de antiácidos estomacais, que podem reduzir a biodisponibilidade do ferro da dieta, uma vez que a acidez gástrica intensifica a solubilidade do ferro.
III Evite o consumo de chá preto nas refeições ricas em ferro, pois alguns compostos polifenólicos podem reduzir a absorção do ferro.
IV Consuma alimentos ricos em vitamina C, que promove a formação de ferro férrico, mais facilmente absorvido.
Em relação ao caso exposto, estão corretas as orientações
II e IV.
II e III.
I e III.
I e IV.
O Sr. José tem 87 anos e recebeu diagnóstico de anemia perniciosa. Hoje, ele veio à consulta com o nutricionista para receber orientações de como melhorar sua alimentação considerando seu diagnóstico. A nutricionista explica que a anemia do Sr. José ocorre muito em idosos, porque entre eles é comum
a atrofia gástrica, e solicita que o Sr. José consuma mais ovos, peixes, leite e derivados.
a atrofia gástrica, e solicita que o Sr. José consuma mais carnes, vísceras e vitamina C.
o aumento do fator intrínseco, e solicita que o Sr. José consuma mais ovos, peixes, leite e derivados.
o aumento do fator intrínseco, e solicita que o Sr. José consuma mais carnes, vísceras e vitamina C.
Dentre os fatores de risco de anemia ferropriva na criança, pode-se destacar:
maior número de irmãos acima de 5 anos de idade.
gênero feminino.
aleitamento materno predominante antes dos 4 meses de vida.
menor idade materna.
consumo de alimentos complementares fortificados.
Anemia consiste na redução dos eritrócitos ou no teor de hemoglobina. Sabe-se que existem diversos tipos de anemias. Visto isso relacione a segunda coluna com a primeira.
(1) Anemia hemolítica
(2) Anemia aplásica
(3) Anemia megaloblástica
(4) Anemia falciforme
(5) Anemia ferropriva
( ) Anemia normocrômica e normocítica de causa idiopática e com manifestações de petéquias, equimoses, hemorragias retinianas, palidez da pele e mucosas
( ) Anemia hipocrômica e microcítica com sinais de disfagia, estomatite angular, unhas coiloníqueas, glossite e diminuição do apetite.
( ) Anemia de causa auto imune e defeito nas próprias hemácias que faz-se necessário transplante de medula óssea.
( ) Anemia autossômica hereditária e anemia hemolítica crônica com manifestações de crise de infarto, crise hemolítica, insuficiência cardíaca e anormalidade óssea.
( ) Redução na síntese de DNA com sintomas de síncope, cefaleia, irritação e esquecimento.
23541
25143
25413
52143
52413
A anemia é uma síndrome que causa fraqueza orgânica, fadiga, palidez e descoloração da mucosa. O melhor parâmetro para avaliar, laboratorialmente, a reserva de ferro no organismo é:
Hemoglobina
Ferritina
Tranferrina
Hematócrito
Reticulócitos
A anemia, ainda nos dias de hoje, é apontada como a maior carência nutricional mundial e afeta diversas faixas etárias. O grupo mais vulnerável inclui crianças de seis meses a três anos, gestantes e escolares, pois estes se encontram em fase de crescimento e desenvolvimento acelerados. Em escolares, a anemia é particularmente prejudicial, pois crianças anêmicas apresentam sonolência e prestam menos atenção às aulas. Como consequência, pode ocorrer absenteísmo e baixo rendimento escolar. Para o diagnóstico da anemia em crianças de 5 a 11 anos, o nível da hemoglobina deve estar inferior a
12,0g/dL.
08,5g/dL.
06,0g/dl.
11,5g/dL.
A anemia por deficiência de ferro é considerada um grave problema de saúde pública devido às altas prevalências e estreita relação com o desenvolvimento das crianças. No tratamento da anemia, deve-se considerar que:
taninos e fitatos são potentes facilitadores da absorção do ferro não-heme.
a absorção intestinal do ferro heme encontrado nas carnes é de 80% a 90%.
entre 2% e 10% do ferro não-heme contido nos ovos e leguminosas são absorvidos pelo organismo.
cálcio, vitamina A e vitamina C diminuem a biodisponibilidade do ferro heme.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de anemia que é causado pela deficiência de vitamina B12.
Anemia ferropriva.
Anemia perniciosa.
Anemia falciforme.
Anemia aplástica.
Anemia hemolítica.
Para obtenção do diagnóstico da anemia ferropriva, na ausência de quadros infecciosos e/ou inflamatórios, qual o melhor exame laboratorial para determinar o balanço negativo de ferro?
Ferro sérico.
Hematócrito.
Hemoglobina.
Ferritina sérica.
Proteína ligadora de retinol.
São manifestações clínicas na anemia, EXCETO:
Aumento da absorção de vitamina A.
Redução da acidez gástrica.
Bloqueio na absorção de ferro.
Diminuição da capacidade de trabalho.
O paciente do sexo masculino que é diagnosticado com anemia, entre outros indícios, apresenta o hematócrito em torno de:
35%
39%
40%
42%
A anemia ferropriva representa, provavelmente, o problema nutricional mais importante da população brasileira, com severas consequências econômicas e nutricionais. Para aumentar a utilização biológica do ferro, recomenda-se o consumo concomitante de alimentos ricos em
zinco.
vitamina C.
cálcio.
vitamina A.
ácido fólico.
A anemia perniciosa é uma anemia macrocítica megaloblástica, causada pela deficiência de:
Vitamina B6.
Riboflavina.
Ácido ascórbico.
Vitamina B12.
A anemia é um dos principais problemas de saúde pública em escala mundial. Clinicamente, o nutricionista é responsável por fazer a avaliação nutricional do estado de ferro e de outros nutrientes envolvidos, considerando sua importância durante todo o ciclo da vida.
Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A alimentação adequada, com presença de alimentos ricos em ferro, é eficiente tanto para a prevenção, quanto para o tratamento da deficiência de ferro no organismo.
O nível de ingestão máxima tolerável (UL) de ferro para os homens adultos é menor do que para as mulheres no período pré-menopausa, uma vez que para se determinar a necessidade média estimada (EAR) foram utilizados no modelo fatorial para homens, as perdas basais relativas ao peso corporal e, para mulheres, além das perdas basais, as perdas menstruais.
Deficiência de vitamina B12 é a causa da anemia perniciosa, manifestada pela diminuição do volume corpuscular médio (VCM) sanguíneo, o qual é determinado pela divisão da quantidade de células vermelhas no sangue pelo hematócrito.
Cerca de 50% do conteúdo de ferro do leite humano é absorvido, o que compensa a sua baixa concentração. Entretanto, a biodisponibilidade pode diminuir em até 80% quando outros alimentos passam a ser ingeridos pelo lactente.
As doenças resultantes da carência nutricional de niacina, retinol e acido ascórbico são respectivamente:
Beribéri, Anemia perniciosa, Pelagra.
Pelagra, Beribéri, Escorbuto.
Pelagra, Cegueira noturna, Escorbuto.
Xeroftalmia, Cegueira noturna e Pelagra.
A anemia ferropriva representa a forma mais grave de deficiência de ferro e ocorre quando a concentração de hemoglobina (Hb) é reduzida devido à falta deste mineral. A anemia é classificada como problema de saúde pública grave se sua prevalência for:
> a 40%
Entre 5% e 19,9%
Entre 20% e 39,9%
Entre 30% e 39,9%
A anemia macrocítica está relacionada com a deficiência de:
vitamina A e ferro
vitamina B12 e ácido fólico
vitamina B12 e ferro
vitamina A e ácido fólico
Considere o texto: A conduta nutricional para o tratamento da anemia ferropriva é uma dieta hiperférrica. A absorção do ferro pelo organismo vai depender do tipo de ferro presente na dieta, portanto, ao ingerir alimentos que contenham ferro, é importante conhecer os fatores que possam estimular ou diminuir a sua absorção. Assinale a alternativa CORRETA.
As proteínas do leite, albumina e proteínas da soja aumentam a absorção do ferro.
O ferro heme tem uma absorção de 20 a 30% e não sofre interferência direta de outros alimentos ou do suco gástrico.
O oxalato, substância encontrada no chocolate, na beterraba, no espinafre, em feijões, nozes, figo e no amendoim, interfere na biodisponibilidade do ferro.
Na dieta, deve-se evitar o excesso de cereais integrais, principalmente os farelos, pois são ricos em taninos e inibem a absorção de ferro.
A anemia por deficiência de ferro caracteriza-se pela produção de eritrócitos microcíticos e por um nível menor de hemoglobina circulante. Para melhorar a absorção do ferro, no tratamento nutricional da anemia ferropriva, são condutas alimentares a serem adotadas junto às grandes refeições:
I – incluir uma fonte de vitamina C;
II – evitar a ingestão de chá e café;
III – incentivar o consumo de alimentos ricos em cálcio.
É(São) conduta(s) adequada(s)
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A anemia é uma das principais alterações no paciente em hemodiálise. A causa principal é
dietas ricas em carboidratos e gorduras.
síntese deficiente da eritropoetina.
a severa restrição da dieta.
o uso de anti-hipertensivos inibidores da ECA.
elevados níveis de PTH.