Questões de Concurso sobre Avaliação formativa

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
942 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre a avaliação formativa, assinale a alternativa correta quanto a suas características básicas.


A

Processual, contínua, integrada às propostas curriculares.


B

Processual, integrada às experiências de vida dos alunos.


C

Circunstancial, descontínua, integrada às propostas curriculares.


D

Circunstancial, totalizante e integrada às experiências de vida dos alunos.

A avaliação _______________ tem por finalidade segundo Hoffmann (2018) promover o desenvolvimento máximo possível de todas as crianças a partir de desafios intelectuais permanentes e de relações afetivas e de cooperação entre todos os elementos da ação educativa:


A

Classificatória.


B

Somatória.


C

Mediadora.


D

Excludente.


E

Nenhuma das alternativas anteriores.

Ano: 2022
Prova: AMEOSC - Prefeitura - Professor - Área: Educação Infantil - 2022

A avaliação formativa tem o objetivo de, por um conjunto de práticas e métodos, analisar de forma profunda e individualizada o estágio de aprendizado de um aluno. Essas avaliações não funcionam como os métodos tradicionais, que visam testar, normalmente, apenas a capacidade de memorização e reprodução do conhecimento.


Disponível em:https://blog.academia.com.br/avaliacao-formativa-e-somativa/


Assinale a alternativa que NÃO representa uma característica da avaliação formativa:


A

É uma avaliação que não é taxativa no que diz respeito ao erro. Entende-se que falhas fazem parte do ciclo de aprendizagem.


B

Visa informar e verificar como os estudantes estão em determinado período, de maneira pontual.


C

Não é pontual, ou seja, não foca em algo específico, é feita de forma contínua.


D

Analisa o processo como um todo, não só um ponto estático, tendo modelo de feedback contínuo.

Sobre a avaliação formativa, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Permite conhecer mais profundamente como o aluno aprende ao longo do processo de ensino e aprendizagem de maneira a que tanto o professor quanto o aluno possam responder às necessidades que se impõem na prática pedagógica.

II. Supõe etapas distintas, que envolvem, por exemplo, uma avaliação inicial, de maneira a se ter claro o ponto de partida da aprendizagem e, igualmente, do ensino.

III. Visa uma formação integral e tem como sujeitos o aluno, mas também os professores e o grupo mais amplo de alunos (a turma).

IV. É descritiva e interpretativa, não objetivando a sanção ou a quantificação.


A

Todas estão corretas.


B

Todas estão incorretas.


C

Apenas I está correta.


D

Apenas I e II estão corretas.


E

Apenas III e IV estão corretas.

A concepção de avaliação formativa e contínua, seguida pelo Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel para o ensino fundamental - anos iniciais (2020), pode ser identificada nas alternativas a seguir, EXCETO:


A

No ensino de Artes, a avaliação processual ocorre durante a realização de um trabalho artístico entre aluno-professor-conhecimento artístico com o contexto histórico, social e cultural; por intermédio de reflexões e questionamentos dirigidos ao aluno, na conclusão de um trabalho.


B

No componente curricular Ciências, a avaliação é permanente e diagnóstica, e deve contribuir para a apropriação das relações entre fatores bióticos e abióticos que compõem o planeta e o Universo, a ação do ser humano com eles, isto é, as relações entre homem-homem e homem-natureza.


C

No componente curricular Matemática, a avaliação deve ser seletiva, formal e pontual, para que a aprendizagem dos conceitos matemáticos, seus nexos conceituais e ações mentais possam ser mensurados pelos instrumentos avaliativos.


D

No componente curricular História, a avaliação contínua deve considerar as atividades com as fontes, pois é por meio delas que é possível notar o desenvolvimento do pensamento histórico do aluno.


E

Na Educação Física, a avaliação crítico-superadora dá ênfase para a reflexão e o fazer coletivo, podendo contemplar as dimensões formais e informais para analisar o processo educativo do aluno.

Em relação à concepção de avaliação formativa, na perspectiva que compreende “ensinar, aprender e avaliar como processo único” (LUÍS, S. M. B. De que avaliação precisamos em arte e educação física? In: SILVA; HOFFMANN; ESTEBAN. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo), é correto afirmar que


A

possui uma função corretiva.


B

recusa a intenção dominante do avaliador.


C

caracteriza-se pela interpretação subjetiva e pela não intervenção.


D

prescinde de um exercício de metacognição.


E

tem sua formatividade determinada pelo instrumento avaliativo adotado.

Na Educação Infantil, o processo avaliativo deverá ser contextualizado e considerar o tempo da criança para desenvolver a sua aprendizagem, com um olhar atento e sensível ao que ela consegue realizar com autonomia e também, com a mediação do adulto. Assinale a alternativa que corresponde às propostas corretas de trabalho avaliativo.


A

1-Entrevista Inicial com a Família; 2-Portfólio; 3- Relatório Individual de Desenvolvimento.


B

1-Entrevista Final com a Família; 2-Portfólio; 3- Relatório Individual de Desenvolvimento.


C

1-Entrevista Inicial com a Família; 2-Portfólio; 3- Relatório coletivo de Desenvolvimento.


D

1-Entrevista Final com a Família; 2-Portfólio; 3- Relatório Coletivo de Desenvolvimento.

Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho abaixo:


A avaliação __________ refere-se à atenção e ocupação permanente do professor com a apropriação efetiva do conhecimento por parte do aluno, com a interação aluno-objeto e conhecimento-realidade. Trata-se, portanto, de uma postura, um compromisso durante todo o processo de ensino-aprendizagem. (HOFFMANN, 2019)


A

de desempenho por competências


B

por autoavaliação de desempenho


C

por desempenho por metas e resultados


D

por escala gráfica


E

processual

A melhor maneira de garantir uma boa avaliação começa com mudanças nas visões dos próprios educadores. O que muitos professores confundem é o uso das ferramentas avaliativas (provas) com a gestão da aprendizagem dos alunos. Os exames são formalidades que, sozinhos, não fornecem diagnósticos concretos. Um processo de ensino tem início, meio e fim. Sendo assim, o educador não deve simplesmente usar provas para avaliar sem fazer o acompanhamento de cada aluno, verificando se o aprendizado está ou não acontecendo. Para auxiliar nesse processo é adotado 4 tipos de avaliação interna, importantes para garantir da avaliação da aprendizagem. Considerando as informações apresentadas a avaliação e seus benefícios, avalie as afirmações, considerando o termo e o conceito na ordem sequencial crescente.


Termos:

1. Avaliação Diagnóstica.

2. Avaliação Formativa.

3. Avaliação Somativa.

4. Avaliação Comparativa.


Conceitos:

( ) Essa avaliação pode ser aplicada com estudos de caso, lista de exercícios, seminários, auto avaliação, e qualquer abordagem que ajude a entender o perfil de cada aluno e de que forma ele se sente mais confortável aprendendo.

( ) Essa avaliação vai entender o aproveitamento de um aluno, comparando um período com outro. E esse tempo a ser avaliado e comparado pode ser definido pelos profissionais da educação. Pode ser aplicada com: resumos de conteúdo, testes rápidos, para os períodos curtos, relatórios,

( ) Essa avaliação irá examinar o desempenho dos alunos como um todo, entendendo se ele realmente tem domínio do conteúdo ou não. Esse tipo de avaliação pode ser aplicado com: exames de múltipla escolha, exames que pedem respostas dissertativas, entre outros que, foquem no conteúdo das disciplinas.

( ) Essa avaliação é aquela que busca analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo. A partir desse tipo de avaliação, é possível identificar os pontos fortes e fracos de cada estudante, gerando dados que servirão de base para as futuras decisões pedagógicas da instituição. Ela pode ser aplicada com: provas escritas, provas orais, avaliação online e simulados.


Marque a sequência correta:


A

2 – 3 – 4 – 1.


B

1 – 4 – 3 – 2.


C

4 – 2 – 1 – 3.


D

2 – 4 – 3 – 1.

A avaliação formativa tem como pressuposto básico a continuidade do processo de aprendizagem e a intervenção pedagógica desafiadora. De acordo com Jussara Hoffmann (2014), para que essa perspectiva avaliativa se efetive é fundamental:


A

a postura mediadora do professor, que encoraja a (re)organização do saber


B

a precisão na contagem de erros e acertos nos diferentes instrumentos de avaliação


C

o abandono das notas e o emprego exclusivo de conceitos, a fim de evitar a classificação de estudantes


D

a aplicação de testes não apenas no final, mas ao longo do processo, para que os resultados sejam constatados

“Para uma prática de avaliação na escola, o ideal, para o acompanhamento da aprendizagem do educando, seria uma prática de ‘avaliação processual’. [...] Processual quer dizer contínua, permanente, todos os dias e todas as horas. Esse seria o ideal para a nossa prática diária de trabalho escolar.” (LUCKESI, 2021).


Ao realizar sua reflexão, o autor se refere à avaliação:


A

Classificatória.


B

Formativa.


C

Quantitativa.


D

Somativa.

Sobre Avaliação Diagnóstica e Avaliação Formativa, associe as colunas relacionando os tipos de avaliação com os respectivos objetivos.


Tipos de avaliação


(1) Avaliação Diagnóstica

(2) Avaliação Formativa



Objetivos


( ) Fornece informações sobre a aprendizagem dos estudantes, o que permite aos professores decidir sobre quais intervenções e redirecionamentos são necessários, tendo em vista os objetivos de aprendizagem definidos anteriormente.

( ) Permite ao professor identificar os conhecimentos prévios dos estudantes, quais habilidades precisam ser desenvolvidas e quais propostas didáticas são mais adequadas às necessidades de aprendizagem da turma.

( ) Contempla aspectos qualitativos da avaliação, utilizando diferentes métodos para acompanhar, de maneira mais individualizada, o processo de aprendizagem dos estudantes.

( ) Com esses dados o professor pode elaborar seu planejamento anual e trimestral e desdobrá-lo no desenvolvimento de atividades com os estudantes durante as aulas.


A sequência correta dessa classificação é:


A

(1); (2); (1); (2).


B

(2); (1); (1); (2).


C

(2); (1); (2); (1).


D

(1); (2); (2); (1).

Os processos avaliativos fazem parte do dia a dia de sala de aula, e são fundamentais para que o professor possa medir a evolução dos alunos e compreender suas dificuldades. Ao entender o nível de aprendizado dos alunos, é possível ajustar o plano de ensino à realidade deles, tornando a construção do conhecimento mais dinâmica e efetiva. (...)

https://www.studos.com.br/gestao-escolar/conheca-os-4-tipos-de-avaliacao-escolar/


Analise os elementos que compõem as assertivas:


I."Depois que os conteúdos são ensinados em sala de aula, esta avaliação é aplicada em forma de exercícios e atividades. Através deles o aluno faz a retomada dos conteúdos, assimila o que aprendeu e consegue expor quais pontos não foram compreendidos. Assim, ao mesmo tempo em que valem nota, estas avaliações também ensinam o aluno".

II."Esta avaliação é a mais conhecida no dia a dia escolar. Ela é aquela avaliação que quantifica, que atribui uma nota aos estudantes".


Os elementos que compõem as assertivas identificam, respectivamente, as Avaliações:


A

Comparativa, Formativa.


B

Formativa, Somativa.


C

Somativa, Comparativa.


D

Diagnóstica, Formativa.

Os processos de avaliação formativa foram concebidos inicialmente para permitir ajustamentos sucessivos durante o desenvolvimento e a experimentação de um novo curriculum, manual ou método de ensino. Posteriormente, aplicaram a avaliação formativa à avaliação de alunos, com o objetivo de orientá-los a realização de seu trabalho, ajudando-os a localizar dificuldades e a progredir na aprendizagem. Ao vivenciar práticas avaliativas situadas nos pressupostos da avaliação formativa, o futuro professor analisará suas diferentes facetas e, provavelmente, no seu futuro profissional, atuará de acordo com um paradigma que não se inscreva em princípios da racionalidade técnica. Assim, a avaliação formativa se coloca sempre como uma possibilidade e nunca como um receituário a ser seguido. Algumas características da avaliação formativa lhe são constituintes, EXCETO:


A

Diferentemente da avaliação somativa, que pode se referir tanto a norma quanto a critério, a formativa leva sempre em conta em que ponto o estudante se encontra e seu processo de aprendizagem, no que se refere a conteúdos e habilidades.


B

A avaliação formativa trata das atividades pedagógicas em desenvolvimento e os ajustes instrucionais focalizam as necessidades dos estudantes. Assim, é o caso de considerar os resultados de uma prova agora com vistas a tentar novas abordagens em outro momento.


C

Os resultados obtidos em uma prova podem ser usados para propósitos formativos ou somativos, pois não é a natureza da prova que recebe o rótulo de formativo ou somativo, mas o uso que se faz de seus resultados. Se o propósito da prova X é oferecer a professores e estudantes evidências necessárias para que se façam ajustes, ela se insere no processo de avaliação formativa.


D

Por definição, é baseada em critérios e, ao mesmo tempo, toma como referência o estudante. Isso significa que a análise do progresso considera aspectos como: o esforço desprendido, o contexto particular do trabalho e o progresso alcançado ao longo do tempo. Consequentemente, o julgamento da produção e o feedback que será oferecido levarão em conta o estudante e não apenas os critérios de avaliação.

Os principais instrumentos de avaliação formativa são as atividades de:


I. resposta construída.

II. autoavaliação.

III. múltipla escolha.

IV. estudos de caso.

Estão CORRETAS apenas:


A

I, II e III.


B

II e IV.


C

I e III.


D

III e IV.


E

I e II.

A educação escolar constitui o processo formativo por excelência, na qual a maioria da população proveniente das classes populares tem acesso ao saber sistematizado. Deve-se constituir uma escola que desenvolva, de forma plena, o conhecimento científico e a prática democrática entre os sujeitos escolares.


Esse papel social da escola está associado a que dimensão?


A

Atraso nas ações pedagógicas.


B

Hierarquização de práticas escolares.


C

Ausência de organização institucional.


D

Desvinculação de concepções educativas.


E

Desenvolvimento de práticas participativas.

Qual é o tipo de avaliação que tem por objetivo acompanhar a evolução da aquisição de conhecimento do estudante, ao mesmo tempo em que fornece subsídios para o professor compreender o quão eficiente está sendo seu processo de ensino?


A

Avaliação formativa


B

Avaliação somativa


C

Avaliação meritocrática


D

Avaliação segregadora


E

Avaliação classificatória

É desejável que a avaliação tenha caráter contínuo e processual, considerando-se a participação do estudante nas atividades desenvolvidas, a evolução na trajetória escolar e na formação das competências. Os métodos de avaliação devem ser alinhados com as estratégias de ensino, os objetivos e os resultados a serem alcançados. Seja qual for o método ou sistema de avaliação, considere que o momento de avaliação é também um momento de aprendizado. Requer coerência, respeito, ética e estética.


Nesse contexto, "o quando avaliar" está relacionado da seguinte forma:


Início do processo: verificar os conhecimentos prévios - Função ___________.

Durante o processo: acompanhar a aprendizagem e redirecionar o planejamento - Função ___________.

Final do processo: decisão acerca da progressão/certificação do estudante) - Função __________.


Assinale a alternativa que completa CORRETA e respectivamente essas lacunas:


A

Diagnóstica, Somativa, Formativa


B

Somativa, Formativa, Diagnóstica


C

Somativa, Diagnóstica, Formativa


D

Diagnóstica, Formativa, Somativa

Sobre a avaliação formativa, Perrenoud (1999) afirma que:


I. Ela se constrói em uma lógica cooperativa.

II. Está baseada na hipótese de que o aluno quer aprender e faz tudo o que pode para esse fim.

III. Prioriza informações quantitativas do processo de aprendizagem dos alunos em detrimento das informações qualitativas.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas III.


C

Apenas I e II.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

Perrenoud (1999, p.143) define a avaliação formativa como


A

"ajustamentos não sucessivos durante o desenvolvimento e a experimentação do curriculum".


B

"um dos componentes de um dispositivo de individualização dos percursos de formação e de diferenciação das intervenções e dos enquadramentos pedagógicos".


C

"construção da autonomia por parte do estudante, na medida em que lhe é solicitado um papel passivo em seu processo de aprender".


D

"uma prática avaliativa concebida como algo distinto do processo de aprendizagem".

   
Gerar simulado