

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de, EXCETO:
Notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei.
Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino.
Estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas.
Promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas.
Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.
Leia o trecho, a seguir, da notícia publicada pelo R7 em 16/08/2019 e responda à próxima questão.
Quando a zoeira entra como ferramenta na sala de aula
Meme já faz parte da cultura jovem e é uma forma de expressão que pode ser usada pelos professores na produção de conteúdo

-
Conteúdo de física trabalhado no meme. Reprodução/Física ao Extremo.
Um sucesso nas redes sociais e muito presente nos celulares de crianças e adolescentes, os memes também podem ser usados em sala de aula. Pode parecer estranho, mas a “zoeira” é uma expressão cultural e, sim, pode ser um recurso para os professores.
Fotos, vídeos curtos, piadas, frases engraçadas escritas em letras garrafais são compartilhadas aos montes na internet. Humor, crítica política ou dos costumes estão presentes nessa nova cultura digital dos jovens. “Muitas vezes tratamos como irrelevante, mas é uma linguagem usada para comunicar uma ideia ou posicionamento, para provocar e até namorar”, diz Douglas Calixto, jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.
Ao compartilhar um meme, o estudante está expressando aquilo que pensa seja em forma de deboche ou de piada. É uma forma de comunicação que pode ser usada em sala de aula tanto para análise crítica do conteúdo ou mesmo incentivando os alunos na criação dos memes.
“Muitos memes carregam mensagens sexistas, racistas e de violência simbólica, que devem ser discutidas pelos professores com os alunos na escola”, observa Calixto. É possível ensinar a rir sem ofender um determinado grupo, por exemplo. “A capacidade de interpretar, de avaliar o que está por trás da piada é uma habilidade importante a ser desenvolvida pelos estudantes”, completa o professor da Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo), Claudemir Edson Viana.”
(Fonte: https://noticias.r7.com/educacao/quando-a-zoeira-entra-como-ferramenta-na-sala-de-aula-16082019. Acesso em 18 de agosto de 2019.)
Acerca das demais informações contidas na íntegra da notícia, julgue os itens com V (quando a afirmação for verdadeira) ou F (quando a afirmação for falsa), em seguida, assinale a alternativa correta:
( ) Produzir memes em sala de aula é uma atividade prática que promove autonomia das crianças e adolescentes.
( ) A utilização de memes não consegue promover discussões sociais na escola.
( ) “Dentro de um projeto pedagógico, é possível usar referências de história ou física, por exemplo, para criar um meme”, observa Calixto.
V – F – F.
V – F – V.
F – V – V.
V – V – V.
Sobre a finalidade que rege o ensino na Aeronáutica, o artigo primeiro da Lei nº 12.464/2011 esclarece:
“O ensino na Aeronáutica tem como finalidade proporcionar ao seu pessoal militar, da ativa e da reserva, e a civis, na paz e na guerra, a necessária qualificação para o exercício dos cargos e para o desempenho das funções previstas na estrutura organizacional do Comando da Aeronáutica, para o cumprimento de sua destinação constitucional”. (BRASIL, 2011).
Sobre a organização e o funcionamento do sistema de ensino da Aeronáutica (SISTENS), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) Na Aeronáutica o ensino será desenvolvido em fases compreendidas como preparação, formação e pós-formação.
( ) A qualificação no SISTENS será obtida apenas pela comprovação da frequência às aulas e pela consequente diplomação e certificação.
( ) Integram o Sistema de ensino da Aeronáutica: o Órgão Central do Sistema; as organizações de ensino; e outras organizações da Aeronáutica que também desenvolvam atividades de ensino, de pesquisa, de extensão ou de apoio ao ensino.
( ) O SISTENS promoverá a valorização do pessoal ligado às atividades de ensino, assegurando o aperfeiçoamento profissional continuado, bem como períodos reservados a estudos, à pesquisa, a planejamento e à avaliação, incluídos na carga de trabalho.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Segundo Gohn (2006), é muito importante atentar para o papel dos agentes mediadores no processo da educação não formal, pois eles são fundamentais na:
aprendizagem da socialização que se opera na família e nos bairros
ação que se desenvolve em ambientes espontâneos segundo pertencimentos herdados
marcação de referenciais no ato da aprendizagem
subordinação às estruturas burocráticas e negação das culturas dos grupos comunitários
De acordo com a Resolução CNE / CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001, a qual instituiu Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, há critérios para se considerar um professor capacitado para atuar em classes comuns com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Essa consideração engloba aqueles professores que comprovem que, em sua formação de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos sobre educação especial adequados ao desenvolvimento de competências e valores. Isso possibilita
enrijecer a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento, de modo que os estudantes com necessidades especiais se adéquem ao processo.
avaliar esporadicamente a eficácia do processo educativo para o atendimento de necessidades educacionais especiais.
atuar de forma individualizada, sem parceria com professores especializados em educação especial.
perceber as necessidades educacionais especiais dos alunos e valorizar a educação inclusiva.
A Constituição Federal de 1988 reconheceu a educação como um direito social e fundamental, concebendo-a como um direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão acionar o poder público para exigi-lo. Dessa forma, inaugura-se no judiciário uma nova relação com a educação, podendo esse intervir nas questões educacionais relativas à proteção dos direitos constitucionais. Destaque abaixo os direitos que, ao não serem efetivados na rede pública, podem ser recorridos por meio judicial:
I- Merenda escolar de qualidade.
II- Falta de professor.
III- Transporte escolar para todas as etapas da educação básica.
IV- Atendimento ao aluno com deficiência.
Assinale a alternativa correta:
Apenas os direitos I, III e IV estão corretos.
Apenas os direitos II e III estão corretos.
Apenas os direitos I, II e IV estão corretos.
Apenas os direitos III e IV estão corretos.
Apenas os direitos I, II e III estão corretos.
A lei que aborda a história da África e a Cultura Afro-brasileira alterou a LDB, destacando a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Propõe, ainda, novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira. Esta é a lei
nº 10.693.
nº 10.639.
nº 10.649.
nº 10.669.
nº 10.659.
Sobre a resolução CNE/CP nº 01/04 de 17.06.2004 podemos afirmar que:
estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional.
determina diretrizes curriculares para a educação da infância.
A resolução institui diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
determina o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Durante a aula, um aluno agrediu outro. Como forma de correção, a professora deixou o agressor de castigo no pátio para servir de exemplo para os outros alunos. Segundo o ECA, a professora agiu:
Corretamente, pois está educando o aluno;
Incorretamente, pois não é sua função tomar conta dos alunos.
Corretamente, pois assim os demais alunos não cometerão o mesmo ato;
Incorretamente, pois não está velando pela dignidade do aluno;
De acordo com a Lei 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é INCORRETO afirmar:
A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata essa Lei, assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Cabe a escola assegurar a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes em relação à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer e a profissionalização.
A Síndrome de Down é a mais frequente entre as anomalias genéticas que causam a Deficiência Intelectual. A aluna Renata, do 1º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Joaquim Xavier, é portadora da Síndrome de Down e apresenta as seguintes características, EXCETO:
Hipotonia global e dismorfias.
Limitações ligadas à linguagem, leitura e escrita.
Olhos oblíquos e rosto arredondado.
Comunicação somente através de gestos.
A Lei n.º 8.069/1990, em seu artigo 123, enfatiza a garantia do direito à educação enquanto condição fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, inclusive em situações de cumprimento de medidas sócio-educativas, ao destacar que,
durante o período de internação, serão promovidas atividades pedagógicas, conforme a disponibilidade de profissionais habilitados.
somente após o período de internação, inclusive provisória, serão desenvolvidas atividades pedagógicas junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
durante o período de internação, inclusive provisória, serão obrigatórias atividades pedagógicas.
durante o período de internação, inclusive provisória, serão obrigatórias avaliações sistemáticas de aprendizagem.
Segundo a BNCC, as __________________ expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
competências
habilidades
atitudes
razões
necessidades
A Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009, definiu tecnicamente vários termos aplicados nas diretrizes operacionais do atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
Assinale a definição que não atende plenamente ao especificado nessas diretrizes.
Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.
Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras.
Plano do AEE: documento no qual consta a identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, com a definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas.
Recursos de acessibilidade na educação: aqueles que asseguram condições físicas de mobilidade aos alunos com deficiências motoras.
Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, para o ingresso dos estudantes surdos nas escolas _______________, a educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras – desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na Língua de Sinais. O ensino da Língua Portuguesa como _______________ língua na modalidade _______________ para estudantes surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os _______________ da escola.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente o excerto.
comuns … segunda … escrita … demais estudantes
comuns … primeira … escrita … demais estudantes
comuns … segunda … oral … alunos surdos
especiais … primeira … oral … demais estudantes
especiais … segunda … escrita … alunos surdos
De acordo com o Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, parágrafo 1º , considera-se público-alvo da educação especial as pessoas com
deficiência, dislexia, discalculia, disortografia, dismusia e altas habilidades ou superdotação.
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
transtornos funcionais específicos, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
transtornos funcionais específicos, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos do espectro do autismo.
transtornos funcionais específicos, transtornos globais do desenvolvimento e deficiência física.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no título III (do direito à educação e do dever de educar) aponta que o atendimento ao educando, no ensino fundamental público deve ser realizado:
Segundo a capacidade de cada um.
Mediante a garantia de progressiva extensão da obrigatoriedade.
Por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
Por padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidades mínimas.
De acordo com essa política, a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à
criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.
instituição de centros de apoio pedagógico e centros educacionais especiais.
necessidade de fundar grupos ou associações de pessoas com deficiência.
constituição de associações de pais e centros de referência nas áreas de deficiência.
oferta de salas de recursos multifuncionais e centros de apoio educacional especializados.
Leia as afirmativas a seguir:
I. À luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a avaliação não é parte integrante do processo educacional.
II. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analise as perguntas abaixo:
Assinale a alternativa que contêm, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima.
Conselho Nacional de Educação – indígena, africana e europeia.
Instituto Nacional de Educação – indígena, inglesa e europeia.
Instituto Nacional de Pesquisa e Estatística – italiana, inglesa e europeia.
Ministério da Educação e Cultura – africana, oriental e indígena.
Instituto de Desenvolvimento da Educação Básica – inglesa, europeia e oriental.