

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Classificar frequentemente um jovem de delinquente, pré-delinquente ou menor em conflito com a lei é conduta que potencializa o desenvolvimento de pautas permanentes de comportamento indesejado.
Certo
Errado
A gravidez precoce é um fenômeno com implicações complexas para adolescentes e suas famílias, abrangendo aspectos físicos, emocionais, sociais e educacionais. Entender os fatores de risco, as consequências e as estratégias de prevenção é essencial para cuidadores e educadores, pois estes podem desempenhar um papel fundamental na orientação e no suporte a jovens em situação de vulnerabilidade. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
I. A gravidez na adolescência ocorre principalmente devido ao desconhecimento dos métodos contraceptivos, sendo a principal causa o acesso limitado a informações sobre saúde reprodutiva.
II. A gravidez precoce pode estar associada a complicações de saúde mais graves tanto para a mãe adolescente quanto para o bebê, incluindo maior risco de parto prematuro e complicações obstétricas.
III. Adolescentes grávidas, em geral, têm maior probabilidade de interromper a escolaridade, o que impacta diretamente suas oportunidades de trabalho e renda futura.
IV. Políticas públicas voltadas para a educação sexual em escolas têm pouco impacto na prevenção da gravidez precoce, pois a decisão de iniciar a vida sexual é influenciada principalmente pelo contexto familiar.
Estão corretas as afirmativas:
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
Assinale a alternativa incorreta.
As políticas públicas voltadas ao atendimento dos direitos da criança na primeira infância serão elaboradas e executadas de forma a:
atender ao interesse superior da criança e à sua condição de sujeito de direitos e de cidadã.
descentralizar as ações entre os entes da Federação.
respeitar a individualidade e os ritmos de desenvolvimento das crianças e valorizar a diversidade da infância brasileira, assim como as diferenças entre as crianças em seus contextos sociais e culturais.
aumentar as desigualdades no acesso aos bens e serviços que atendam aos direitos da criança na primeira infância, priorizando o investimento público na promoção da justiça social, da equidade e da inclusão sem discriminação da criança.
promover a formação da cultura de proteção e promoção da criança, com apoio dos meios de comunicação social.
Em relação à criança e ao adolescente, sabe-se que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar a efetivação dos direitos a esse segmento, considerando:
A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei nº 8.742/1993, que define as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos.
Criança a pessoa até dez anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e vinte anos de idade
Que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, resguardadas as questões privadas em torno de valores familiarespessoais.
Que é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta.
Marque a alternativa que preencha corretamente a lacuna abaixo:
“Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada _______ meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta”.
01 (um).
06 (seis).
03 (três).
02 (dois).
O Estatuto da Criança e do Adolescente destaca que é responsabilidade da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar a prioridade absoluta da efetivação dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.
Nesse sentido, é correto afirmar que a prioridade corresponde a:
destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
promover a integração com os órgãos do Poder Judiciário, do Ministério Público e das entidades não governamentais que atuam na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
promover estudos e pesquisas, de estatísticas e de outras informações relevantes às consequências e à frequência das formas de violência contra a criança e o adolescente para a sistematização de dados nacionalmente unificados.
realizar campanhas educativas direcionadas ao público e a difusão dos instrumentos de proteção aos direitos humanos das crianças e dos adolescentes, incluídos os canais de denúncia existentes.
celebrar convênios e protocolos promoção de parceria entre órgãos governamentais com o propósito de implementar programas de erradicação da violência.
O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) é um conjunto de princípios, regras e critérios que orientam a execução das medidas socioeducativas no Brasil, destinadas a adolescentes em conflito com a lei. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. O SINASE estabelece que as medidas socioeducativas devem priorizar o caráter pedagógico, visando à reintegração social e ao desenvolvimento pessoal dos adolescentes em conflito com a lei.
II. Uma das diretrizes do SINASE é garantir que os adolescentes tenham acesso à educação, saúde e profissionalização durante o cumprimento das medidas socioeducativas.
III. O SINASE orienta que as medidas socioeducativas sejam aplicadas de forma isolada, sem a necessidade de articulação com outros serviços de proteção social.
IV. O SINASE enfatiza a importância da participação da família no processo de atendimento socioeducativo, reconhecendo seu papel no apoio e reintegração do adolescente.
Está correto o que se afirma apenas em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
De acordo com as “Orientações Técnicas – Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes”, compreende-se por estudo de caso:
Estratégia importante, particularmente nos primeiros contatos com a família e seus membros, que permite avaliar a expectativa da família quanto à reintegração familiar e elaborar conjuntamente o Plano de Atendimento.
Importante recurso para conhecer o contexto e a dinâmica familiar e identificar demandas, necessidades, vulnerabilidades e riscos. Referenciada no princípio do respeito à privacidade, a visita possibilita uma aproximação com a família e a construção de um vínculo de confiança, necessário para o desenvolvimento do trabalho.
Possibilita a reflexão sobre as relações familiares e responsabilidades da família na garantia dos direitos de seus membros e sobre os aspectos concernentes ao acolhimento.
Reflexão coletiva que deve partir das informações disponíveis sobre a família e incluir resultados das intervenções realizadas. Na medida do possível deve ser realizado com a participação dos profissionais do serviço de acolhimento, da equipe de supervisão do órgão gestor, da Justiça da Infância e da Juventude e de outros serviços da rede que acompanhem a família.
Espaço importante para trocas de experiências, reflexões e discussão com as famílias, incluindo a participação de crianças e adolescentes acolhidos.
Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, no que tange do Direito à Vida e à Saúde, assinale a alternativa correta.
Garantido apenas à criança o direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais privadas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que considerem apenas o nascimento, secundarizando o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições mínimas de existência.
A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Fundamentado na Lei Nº 12.594/2012, compete aos municípios:
criar e manter programas de atendimento para a execução das medidas socioeducativas em meio aberto.
garantir defesa técnica do adolescente a quem se atribua prática de ato infracional.
cofinanciar, com os demais entes federados, a execução de programas e ações destinados ao atendimento inicial de adolescente apreendido para apuração de ato infracional, bem como aqueles destinados a adolescente a quem foi aplicada medida socioeducativa privativa de liberdade.
criar, desenvolver e manter programas para a execução das medidas socioeducativas de semiliberdade e internação.
Nenhuma criança ou adolescente menor de dezesseis anos poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhado dos pais ou dos responsáveis, sem expressa autorização judicial.
De acordo com o artigo 83 § 1o (a) da Lei no 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), a autorização não será exigida quando tratar-se de comarca contígua à da residência da criança ou do adolescente menor de dezesseis anos, se na mesma unidade da Federação, ou
inserida no cadastro de passageiros especiais.
em translado de viagem ao exterior.
incluída na mesma região metropolitana.
mediante permissão permanente dos pais.
nos limites fronteiriços do país.
O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária amplia o conceito de família expressa tanto no Estatuto da Criança e do Adolescente: “entende-se como família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes”., como o descrito na Constituição Federal de 1988: “entende-se como entidade familiar a comunidade formada por qualquer um dos pais e seus descendentes”.
Sobre o entendimento de família descrito pelo O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, marque a alternativa INCORRETA.
A definição legal não supre a necessidade de se compreender a complexidade e riqueza dos vínculos familiares e comunitários que podem ser mobilizados nas diversas frentes de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Para tal, torna-se necessária uma definição mais ampla de “família”
Entende ser necessário desmistificar a idealização de uma dada estrutura familiar como sendo a “natural”, abrindo-se caminho para o reconhecimento da diversidade das organizações familiares no contexto histórico, social e cultura
A definição de família deve ser definida pela existência de vínculos de filiação legal, de origem natural ou adotiva, independentemente do tipo de arranjo familiar onde esta relação de parentalidade e filiação estiver inserida
Não é possível conceber um modelo ideal de família, devendo-se ultrapassar a ênfase na estrutura familiar para enfatizar a capacidade da família de, em uma diversidade de arranjos, exercer a função de proteção e socialização de suas crianças e adolescentes
A família pode ser pensada como um grupo de pessoas que são unidas por laços de consanguinidade, de aliança e de afinidade. Esses laços são constituídos por representações, práticas e relações que implicam obrigações mútuas. Por sua vez, estas obrigações são organizadas de acordo com a faixa etária, as relações de geração e de gênero, que definem o status da pessoa dentro do sistema de relações familiares.
A Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais organiza o Suas por níveis de complexidade. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA quanto à Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
I – Serviço de Acolhimento Institucional e o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
II – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
III – Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).
IV – Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.
Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Somente a afirmativa I está correta.
Todas as afirmativas estão corretas.
De acordo com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), assinale a alternativa INCORRETA.
Compete aos Estados criar, desenvolver e manter programas para a execução das medidas socioeducativas de semiliberdade e internação.
Os Municípios inscreverão seus programas e alterações, bem como as entidades de atendimento executoras, no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Os Estados e o Distrito Federal inscreverão seus programas de atendimento e alterações no Conselho Estadual ou Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente, conforme o caso.
Compete aos Municípios criar e manter programas de atendimento para a execução das medidas socioeducativas em meio aberto.
Compete aos municípios, aos Estados e à União estabelecer diretrizes sobre a organização e funcionamento das unidades e programas de atendimento e as normas de referência destinadas ao cumprimento das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade.
A Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Com base na referida lei, julgue os itens a seguir:
I. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata a Lei nº 8.069, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
II. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
III. A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Com base no julgamento dos itens anteriores, assinale a alternativa que apresenta todos os itens corretos:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas
I, II e III.
Desde a entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente, as ações voltadas a esta população, no âmbito do Poder Judiciário brasileiro, são norteadas pelo princípio do melhor interesse da criança. Apesar dos avanços nos marcos legais, materializados pela legislação em vigor, as contradições se mostram persistentes.
Entre as afirmativas abaixo, assinale a que expressa a mais evidente das contradições existentes na adesão ao princípio do super interesse.
A adesão ao princípio do melhor interesse não se aplica às crianças e adolescentes das famílias das classes afluentes, pois estas são capazes de suprir suas necessidades materiais e afetivas.
A adesão ao princípio do melhor interesse da criança conflita com o interesse dos educadores, limitando a autonomia das instituições de ensino em aplicar medidas para disciplinar os estudantes.
A adesão ao princípio do melhor interesse da criança aumentou a dependência das famílias pobres em relação ao Estado.
A adesão ao “princípio do superior interesse” não resultou, necessariamente, em avanços nas condições de vida das crianças e adolescentes, sobretudo, diante da consolidação do sistema neoliberal e seus impactos nas políticas sociais.
A adesão ao princípio do melhor interesse da criança impôs limites ao poder familiar que comprometem o equilíbrio das famílias.
Sobre a medida socioeducativa – advertência, é CORRETO afirmar que
consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais.
será adotada sempre que se afigurar a medida mais adequada para o fim de acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente.
consistirá em admoestação verbal, que será reduzida a termo e assinada.
pode ser determinada desde o início, ou como forma de transição para o meio aberto, possibilitada a realização de atividades externas, independentemente de autorização judicial.
constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
É dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios atuar de forma articulada para coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante em crianças e adolescentes. Entre as ações previstas no artigo 70-A (III) do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estão a formação continuada e a capacitação dos profissionais de saúde, educação e assistência social e dos demais agentes, para o desenvolvimento das competências necessárias à identificação de evidências, ao diagnóstico e ao enfrentamento de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente, bem como de competências para sua
responsabilização.
atenuação.
reparação.
prevenção.
penalização.
O CRAS é a unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial.
Certo
Errado
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, Resolução CNAS nº 109/2009. São Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, exceto:
Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI;
Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;
Serviço Especializado em Abordagem Social;
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos(as) e suas Famílias;
Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua;