

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma das formas de avaliar um treinamento é a avaliação de aprendizagem, que se caracteriza por:
verificar o que foi assimilado pelos participantes na situação de treinamento, comparativamente aos conhecimentos que possuíam antes do treinamento.
compreender como os treinandos reagiram ao conteúdo, ao instrutor e às condições em que o treinamento foi realizado.
efetuar uma comparação entre os períodos pré e pós-treinamento, levando-se em conta metas organizacionais, tais como: aumento da eficiência, otimização da qualidade, redução do absenteísmo etc.
analisar os efeitos do treinamento sobre crenças e valores dos indivíduos, buscando-se identificar mudanças no perfil cultural individual e, consequentemente, na cultura organizacional.
comprovar a mudança de comportamento das pessoas treinadas no local de trabalho, como, por exemplo, se estão colocando em prática um novo método de trabalho abordado durante o treinamento.
Entre as metodologias comumente aplicadas para avaliação de desempenho existe a Avaliação Participativa por Objetivos − APPO e a Avaliação 360° ou circular, que consideram, respectivamente,
processo participativo de escolha de indicadores e metas que serão utilizados na mensuração do resultado; registro dos aspectos excepcionalmente positivos e negativos do avaliado.
escolha binária entre objetivos (metas) estabelecidas pelo avaliador; autoavaliação, avaliação da equipe e da chefia.
estabelecimento consensual de objetivos entre gerentes e subordinados; recebimento de feedbacks (retornos) das pessoas com quem o avaliado se relaciona.
fixação de objetivos, indicadores e metas pela própria equipe avaliada; escolha forçada de respostas constantes de formulário que indica soluções para problemas potenciais.
procedimentos intuitivos para a escolha dos objetivos da organização; entrevistas com os gerentes, visando identificar os fatores que afetam o desempenho dos subordinados.
A avaliação de desempenho objetiva identificar as falhas e os erros ocorridos durante os processos, a fim de comparar o padrão final e o padrão inicialmente estabelecido para os resultados gerais.
Certo
Errado
O quadro apresenta um exemplo simplificado de um dos métodos de avaliação de desempenho nas organizações.
Fatores de Avaliação do Desempenho | Fraco | Sofrível | Regular | Bom | Ótimo |
Conhecimento do trabalho | Pouco ( ) | Algum ( ) | Médio ( ) | Grande ( ) | Profundo ( ) |
Pontualidade | Nenhuma ( ) | Pouca ( ) | Regular ( ) | Bastante ( ) | Extrema ( ) |
Assiduidade | Nenhuma ( ) | Pouca ( ) | Regular ( ) | Bastante ( ) | Extrema ( ) |
Fonte: Adaptado de CHIAVENATO, 2010.
Qual a denominação desse método?
Índices críticos.
Escolha forçada.
Escalas gráficas.
Pesquisa de campo
Comparação de pares.
Na gestão de desempenho de forma geral, os indicadores não são simplesmente números, ou seja, são atribuições de valor a objetivos, acontecimentos ou situações, de acordo com regras, a que possam ser aplicados critérios de avaliação. Dessa forma, os indicadores servem para
I. mensurar o resultado e gerir o desempenho.
II. facilitar o planejamento e o controle do desempenho.
III. contribuir para melhoria contínua dos processos organizacionais.
IV. compreensão errônea e perda de confiança.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
I – II – IV.
III.
I – II – III.
II – III.
I – II – III – IV.
O desempenho que é medido por intermédio de dados coletados por meio de perguntas relacionadas ao comportamento do funcionário, que avalia dimensões como iniciativa e liderança refere-se a
medições subjetivas
medições de resultados
medições da experiência
administração por objetivos
Considerando-se as bases motivacionais da liderança, que focalizam não as formas como as decisões são tomadas mas o tipo de recompensa que o líder oferece, é correto afirmar que o modelo transacional se caracteriza por apresentar um líder
inspirador.
revolucionário.
renovador.
transformador.
negociador.
A motivação é a força que estimula as pessoas a agir. Assinale a alternativa verdadeira em relação a motivação nas organizações.
Nas organizações os gestores possuem todos os recursos e meios disponíveis para motivar seus funcionários.
A motivação é uma variável intrínseca, ou seja, depende de cada funcionário, assim ninguém motiva ninguém.
O Chefe Imediato consegue motivar todos os seus funcionários, independente das necessidades de cada um.
A motivação não é consequência de necessidades não satisfeitas de um funcionário
A hierarquia de necessidades de Maslow estabelece que todos os funcionários conseguem satisfazer suas necessidades de autorrealização.
A Avaliação de Desempenho constitui um dos meios para desenvolver as pessoas (recursos humanos) em uma organização, por oportunizar:
I. A definição do grau de contribuição de cada funcionário para a organização.
II. O crescimento automático do funcionário na carreira.
III. A identificação da forma como os programas de treinamento têm contribuído para a melhoria do desempenho dos funcionários.
IV. O autoconhecimento e o autodesenvolvimento dos funcionários.
V. A identificação dos funcionários que possuem qualificação superior à requerida para o cargo.
VI. A contratação de funcionários com perfil alinhado às competências dos cargos da empresa.
Considerando as afirmações apresentadas, assinale a opção que contém afirmações FALSAS:
II e VI.
II e IV.
III e V.
V e IV.
I e III.
A avaliação de desempenho nas organizações possui duas vertentes: técnico/operacional e desenvolvimento/aprendizagem. Um dos métodos de avaliação utilizados pela avaliação de desempenho, com foco no desenvolvimento e aprendizagem, é:
o Checklist
a Escala Gráfica.
a Avaliação por Resultados.
a Avaliação 360 graus.
os Incidentes críticos.
Haja vista que, atualmente, se reconhece que as tecnologias de gestão de desempenho e de competências são similares, porquanto pressupõem o alinhamento entre comportamentos individuais e objetivos e resultados organizacionais, assinale a opção correta, a respeito da avaliação de desempenho.
O feedback gerencial e a revisão dos planos de trabalho devem ser executados ao final dos ciclos avaliativos, quando há evidências suficientes sobre os desempenhos individuais e coletivos, pois, se forem executados durante os ciclos, resultarão em erros de leniência, severidade e tendência central.
Se as avaliações de desempenho focalizam os comportamentos necessários à consecução de objetivos e resultados individuais e organizacionais, então é correto afirmar que resultados inapropriados se devem ou a fatores relativos às tarefas ou a características dos próprios trabalhadores.
Embora assentadas em pressupostos similares, a gestão do desempenho e a gestão de competências se distinguem no seguinte: aquela avalia os empregados a partir dos resultados de seus trabalhos; esta considera os conhecimentos, as habilidades e as atitudes individuais necessários ao trabalho.
Gerir o desempenho humano no trabalho implica a adoção tanto de práticas de monitoramento de comportamentos e resultados, tais como as técnicas de incidentes críticos e de autorregistros, quanto de avaliação, como, por exemplo, os métodos de escala gráfica, de observação comportamental e de padrão misto.
Resultados de avaliações que indiquem deficiências de desempenho decorrentes das características dos trabalhadores devem ser tratados a partir de planos de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.
Com base na teoria de motivação de David McClelland, numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando o tipo de necessidade com o comportamento característico.
(1) Necessidade de realização
(2) Necessidade de filiação
(3) Necessidade de poder
( ) Tentativa de influenciar outras pessoas.
( ) Valorização das relações humanas.
( ) Valorização do sucesso.
( ) Busca de posições que tenham poder.
( ) Ambição elevada.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, da segunda coluna, de cima para baixo, é
1 – 2 – 1 – 2 – 1.
1 – 3 – 2 – 1 – 2.
3 – 2 – 1 – 3 – 1.
2 – 1 – 3 – 2 – 3.
3 – 2 – 2 – 3 – 1.