Questões de Concurso sobre Planejamento e estratégia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.600 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando que, a partir dos dados obtidos por meio de uma análise SWOT, uma organização pública tenha obtido as informações listadas nas opções abaixo, assinale a opção cuja informação constitui um exemplo de oportunidade.


A

Disposição de outras fundações privadas em realizar parcerias.


B

Prêmio distribuído aos empregados, no ano anterior, em função dos resultados obtidos.


C

Pequeno número de servidores para realizar o atendimento ao cliente.


D

Falta de capacitação dos servidores responsáveis pela análise das solicitações de compras.


E

Grande disponibilidade orçamentária para gastos.

Devido à grande competitividade dos mercados atuais, o Conselho Profissional X (CFX), para potencializar as próprias chances de sucesso, precisará demonstrar flexibilidade, criatividade e inovação. Assim, o CFX procurou outras organizações em seu ambiente de atuação, de modo a compartilhar recursos e know how para desenvolver melhor as respectivas atividades, crescer e alcançar, junto com os parceiros, objetivos em comum. Nessa situação hipotética, é correto afirmar que o CFX e seus parceiros realizaram um(a)

A
pacto por serviços.

B
aliança estratégica.

C
pacto operacional.

D
acordo planejado.

E
aliança técnica.

Determinada empresa de calçados está enfrentando dificuldades financeiras devido à concorrência estrangeira no mercado de calçados de qualidade inferior e de preços baixos. Os produtos dessa empresa são de alta qualidade e, consequentemente, os respectivos preços são mais altos, se comparados com os importados.

Diante disso, um profissional com curso superior em administração e especialização em estratégias corporativas foi contratado pela empresa para apresentar ações que possam reinseri-la no mercado, em melhores condições para competir com as empresas internacionais do ramo.

Nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta quanto às ações de gestão de estratégica de custo a serem implantadas pelo profissional contratado, para que a empresa de calçados possa diminuir os preços dos seus produtos sem perder a qualidade, que é um ponto alto dos seus calçados.


A

Desenvolver formas de avaliar, acompanhar e gerenciar a evolução dos custos dos produtos ao longo da cadeia de valor, buscando a sua redução contínua.


B

Incrementar formas diferenciadas do produto para atrair a atenção do cliente, agregando valor ao produto.


C

Focar exclusivamente nos direcionadores estruturais da cadeia produtiva (força de trabalho, eficiência do layout, gestão da qualidade total e configuração do produto).


D

Focar exclusivamente nos direcionadores de execução da cadeia produtiva (escala de produção, tamanho do investimento, tecnologia e complexidade).


E

Modificar a cadeia produtiva, de modo a incorporar produtos de segunda linha e menor custo, que poderiam ser proporcionais aos preços baixos de venda.

O planejamento produz um resultado imediato: o plano. O plano é o produto do planejamento e constitui o evento intermediário entre os processos de elaboração e de implementação do planejamento. Todos os planos têm um propósito comum: a previsão, a programação e a coordenação de uma sequência lógica de eventos, os quais deverão conduzir ao alcance dos objetivos que os comandam. O plano é um curso predeterminado de ação sobre um período específico que representa uma resposta a uma antecipação ao tempo no sentido de alcançar um objetivo formulado.


CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

Com base no texto acima e nos seus conhecimentos acerca dos planos administrativos, julgue os itens a seguir.

I - Regulamentos ou normas são planos relacionados com métodos.

II - Programas ou programações são planos relacionados com dinheiro.

III - Orçamentos são planos relacionados com tempo.

IV - Procedimentos são planos relacionados com comportamentos.

A quantidade de itens certos é igual a


A

0.


B

1.


C

2.


D

3.


E

4.

Leia os trechos a seguir


Primeira afirmativa:


A literatura sobre estratégia é muito ampla, há uma corrente que defende que há três tipos: estabilidade, crescimento e redução de despesas. Com base nesta corrente de pensamento estratégico, pode-se afirmar que a estratégia de crescimento é também chamada de comportamento prospectivo.


Segunda afirmativa:


O crescimento pode ser alcançado por meio de diferentes outras estratégias, como: compra de concorrentes, fornecedores ou distribuidores, ingresso em outros ramos de negócios (às vezes por meio de compras de empresas) e estabelecimento de parcerias com empresas de ramos de negócios complementares.


A respeito dessas duas afirmativas, é correto afirmar que:


A

somente a primeira afirmativa está correta.


B

somente a segunda afirmativa está correta.


C

as duas afirmativas estão incorretas.


D

as duas afirmativas estão corretas e a segunda explica a primeira.


E

as duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não explica a primeira.

Leia o trecho a seguir e marque a opção correta.


I. A cultura organizacional pode desenvolver disfunções que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa.

II. Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento individual, que fazem o papel de degenerações sociais.

III. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização.

IV. Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais, resistência generalizada à necessidade de mudança interna, dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios e tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes são exemplos de disfunções da cultura.


A

Somente a afirmativa IV está correta.


B

As afirmativas I e II estão corretas.


C

As afirmativas II e III estão corretas.


D

As afirmativas II e IV estão corretas.


E

As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Qual tipo de estratégia, com atitude defensiva, deve ser adotado quando a empresa está enfrentando ou espera encontrar dificuldades?

A
Estratégia de sobrevivência

B
Estratégia de crescimento

C
Estratégia de manutenção

D
Estratégia de desenvolvimento

Assinale a alternativa que apresenta o conceito de planejamento.


A

Ponto de partida para decidir os impactos das responsabilidades sociais da organização.


B

Diz respeito a decisões futuras que serão tomadas para manter a organização eficiente e eficaz.


C

Diz respeito ao impacto das decisões futuras no presente da organização.


D

Diz respeito aos objetivos tangíveis e intangíveis alcançados e a alcançar pela organização.


E

Ponto de partida para qualquer ação de parte da gerência voltada para resultados.

O relatório de auditoria apresenta


A

o resultado da apuração social dos processos.


B

a avaliação do desempenho operacional e mercadológico ambiental.


C

o nível de conhecimento tácito de uma equipe de trabalho.


D

o resultado do exame realizado nos procedimentos organizacionais.

Analise a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Na figura constam:

I. O ambiente externo das organizações que se divide em dois níveis.

II. O ambiente indireto ou ambiente geral e o ambiente direto, operacional ou específico.

III. O ambiente geral que é definido como o ambiente em que se encontram as variáveis que fazem parte da organização.

As variáveis ambientais, caracterizadas pela estrutura socioeconômica da população, pelas condições de vida de cada segmento populacional, pelo estilo de vida de cada segmento (tendências) e por seus sistema de valores, entre outros, são denominadas


A

variáveis tecnológicas.


B

variáveis políticas.


C

variáveis socioculturais legais.


D

variáveis demográficas.


E

variáveis econômicas.

Entre as técnicas utilizadas para o planejamento estratégico, a matriz SWOT consegue identificar, de maneira eficiente, as variáveis internas e externas. Com base nisso, é correto afirmar que as informações sobre os fatores externos recebem o nome de

A
forças e oportunidades.

B
forças e fraquezas.

C
fraquezas e ameaças.

D
fraquezas e oportunidades.

E
ameaças e oportunidades.

Segundo Marinho et al. (2010), os novos paradigmas gerenciais requerem funções:


A

Centralizadas.


B

Pouco participativas.


C

Dependentes.


D

Integradas.


E

Setoriais.

A tabela abaixo lista em sua primeira coluna os três níveis de planejamento organizacional: Estratégico, Operacional e Tático. Em sua segunda coluna estão elencadas seis características associadas a esses três diferentes níveis.


Nível de

Planejamento

Características

1. Estratégico

I. Planejamento de longo prazo.

II. Envolve cada tarefa ou atividade

isoladamente e preocupa-se com o

alcance de metas específicas.

2. Operacional

III. Tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a

empresa como um todo.

IV. Cria condições para a adequada

realização dos trabalhos diários da

organização.

3. Tático

V. Busca a conformação de planos

concretos, dentro das unidades da

organização, preocupando-se em

atingir os objetivos da unidade.

VI. Macro-orientado, abarca a organização como um todo.



A alternativa que apresenta a correspondência correta entre cada um dos níveis e suas características é:


A

1-II e V; 2-I e VI; 3-III e IV.


B

1-I e II; 2-III e V; 3-IV e VI.


C

1-III e VI; 2-I e V; 3-II e IV.


D

1-I e VI; 2-II e IV; 3-III e V.


E

1-III e V; 2-II e VI; 3-I e IV.

A estratégia que se refere a explorar um mercado novo com um novo produto é denominada

A
penetração de mercado.

B
desenvolvimento de mercado.

C
desenvolvimento de produto.

D
diversificação.

E
estabilidade.

A Administração Estratégica (AE), quando avalia o comportamento das variáveis externas da organização, realiza o que conhece como Análise Ambiental (AA). Uma das questões importantes da AA é a avaliação da turbulência das variáveis. Os principais fatores determinantes do grau de turbulência são:

I – quantidade de eventos prováveis.

II – concentração dos eventos e a relevância do seu impacto.

III – os efeitos de potencialização, que podem surgir pelo efeito sinérgico ou cumulativo provocado pela conjunção ou concomitância de dois ou mais eventos.

As alternativas corretas são:


A
somente I e II.

B
somente I e III.

C
somente II e III.

D
I, II e III.

E
somente II.

Segundo Idalberto Chiavenato: “[...] O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. [...] determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. [...] começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível.”. Assim, o planejamento se refere ao conjunto de ações a serem adotadas para atingir os objetivos almejados, sendo, portanto, importante ferramenta de gestão das organizações no curto, médio e longo prazos. O planejamento abrange três níveis na organização, cujas ações precisam ocorrer de forma articulada: os níveis estratégico, tático e operacional.


Com relação a esses níveis do Planejamento Organizacional, é correto afirmar:


A

O nível tático compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, tomando decisões quanto às questões de médio prazo, tais como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral.


B

O planejamento operacional direciona seus esforços para setores específicos que apresentam grandes impactos na organização, como a tomada de decisões quanto às questões de longo prazo. As decisões desse nível são revistas a todo o momento, conforme necessário.


C

O planejamento, no nível estratégico, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre os níveis tático e operacional.


D

O planejamento, no nível estratégico, dada a sua natureza e grau de importância na organização, representa um impacto mais amplo e profundo, com conteúdo mais genérico, sintético e abrangente, sendo responsável pela tomada de decisões de longo prazo e macro-orientadas.


E

O planejamento, no nível tático, apresenta maior grau de incerteza para as tomadas de decisões, que são realizadas no médio prazo. As decisões nesse nível são mais facilmente revistas, quando necessário, por terem menor abrangência que as estratégias.

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de controle de desempenho da organização que procura integrar vários indicadores de controle em quatro dimensões. Um indicador que mede o clima organizacional deve fazer parte da seguinte dimensão:

A
perspectiva financeira.

B
perspectiva de processos internos.

C
perspectiva organizacional.

D
perspectiva de aprendizado e crescimento.

E
perspectiva de clientes.

Com relação aos conceitos de ideia e oportunidade, assinale a afirmativa correta.


A

Ideia e oportunidade são praticamente a mesma coisa; toda boa ideia é sempre uma oportunidade de negócios.


B

Transformar uma ideia em oportunidade é verificar se essa ideia está baseada em um produto ou serviço que atende necessidades de potenciais compradores e tem viabilidade econômica.


C

Toda oportunidade para ser aproveitada requer uma grande quantidade de recursos financeiros.


D

As pessoas criativas são aquelas com maior potencial para se tornar empreendedores pois são as que tem boas ideias.


E

Atualmente somente oportunidades criadas a partir de ideias elaboradas e complexas têm poder para gerar retorno econômico significativo.

Assinale o mais correto conceito de supervisão.


A

É a função administrativa por meio da qual se verifica se o que foi estabelecido ou determinado foi cumprido (sem entrar especificamente no mérito se deu ou não bons resultados).


B

É a função administrativa por meio da qual se procura verificar e analisar se o determinado ou o estabelecido atingiu os objetivos esperados.


C

É a função administrativa que consiste, basicamente, em motivar e orientar pessoas a desenvolver suas atividades dentro de determinadas normas, julgadas as melhores, para alcançar os objetivos do local de trabalho e/ou da pessoa jurídica em que se trabalha.


D

É a função administrativa que visa a dispor adequadamente os diferentes elementos (materiais, humanos, processos etc.) que compõem (ou possam vir a compor) a organização, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, eficácia e efetividade.


E

É a função administrativa que visa a ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos por meio da qual se estabelece, dentro do local de trabalho, um conjunto de medidas, que tem por objetivo harmonizar recursos e processos.

Leia os trechos a seguir.


Primeira afirmativa:


O planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – trata-se de um conjunto de grandes decisões tomadas pelo grupo diretivo. Os planos táticos se dão normalmente no nível gerencial e geralmente consistem em operacionalizar as grandes decisões estratégicas. Já os planos operacionais representam a materialização das decisões estratégicas e táticas. Assim, comprar uma nova empresa, definir uma nova linha de produtos ou a nova estrutura organizacional, e decidir se vai comprar de um fornecedor ou de outro, bem como a política de preços da empresa, são consideradas decisões que compreendem o planejamento estratégico e os planos tático e operacional, respectivamente.


Segunda afirmativa:


Tais decisões caracterizam-se por ter influência no longo prazo e por impactar a organização como um todo; por impactar no médio prazo e sua extensão reduzir-se a um conjunto de áreas ou setores da organização; e por ter impacto, em teoria, no curto prazo e sua extensão afetar área ou setor específico, respectivamente.


A respeito dessas duas afirmativas, é correto afirmar que:


A

somente a primeira afirmativa está correta.


B

somente a segunda afirmativa está correta.


C

as duas afirmativas estão incorretas.


D

as duas afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.


E

as duas afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.

   
Gerar simulado