Questões de Concurso sobre Etapa de execução

 
 
Disciplina 1
Assunto 4
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
247 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com relação ao conceito e formalidades operacionais da despesa pública, considere as expressões a seguir:


I. Entende-se por Despesa Orçamentária Pública aquela executada por entidade pública e que depende de autorização legislativa para sua realização, por meio da Lei Orçamentária Anual ou de Créditos Adicionais, pertencendo ao exercício econômico da realização do gasto.

II. A Lei estabelece que a despesa orçamentária será efetivada mediante o cumprimento de três estágios: empenho, liquidação e pagamento.

III. A liquidação é o estágio da despesa que se caracteriza pela quitação do compromisso perante o fornecedor, mediante a entrega das importâncias monetárias concernentes ao fornecimento empenhado.

IV. O empenho é ordinário quando são exatos e previamente conhecidos os diversos valores das parcelas a pagar.

V. O cancelamento de Restos a Pagar não se confunde com o recebimento de recursos provenientes de despesas pagas em exercícios anteriores que devem ser reconhecidos como receita orçamentária.


Pela ordem de apresentação, a seqüência de expressões corretas (C) e incorretas (I) é a seguinte:


A

C, I, C, C, I


B

I, C, I, I, C


C

I, I, C, I, C


D

I, C, I, C, C


E

C, C, I, I, C

A verificação da legalidade dos atos de execução orçamentária será prévia, concomitante ou subsequente. Uma das formas de se exercer o controle prévio é por meio


A

do Balanço Patrimonial.


B

do Relatório Resumido da Execução Orçamentária.


C

do Relatório de Gestão Fiscal.


D

do Empenho da Despesa.


E

da Tomada de contas.

A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício. Na execução do orçamento, um item que provoca um aumento efetivo no Patrimônio Público é


A

a inscrição de dívida ativa.


B

o pagamento de despesa com pessoal.


C

o pagamento de restos a pagar.


D

a alienação de bens móveis.


E

a arrecadação de receita de serviços.

O grupo de contas denominado inscrição em restos a pagar integra a classe de controles da aprovação do planejamento e orçamento e registra o valor das despesas empenhadas e não pagas até o último dia do ano financeiro.


C
Certo

E
Errado

De acordo com o regime contábil adotado pela Contabilidade Pública no Brasil:


A

O recolhimento da receita ocorre somente com o lançamento, que permite a identificação do devedor.


B

O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.


C

As despesas compreendem os desembolsos, os compromissos e os encargos, quando imputados no resultado.


D

As receitas e as despesas extra-orçamentárias integram o resultado patrimonial do exercício.

Analise as afirmativas abaixo.

I - É permitido o empenho global de despesas contratuais e de outras sujeitas de parcelamento.

II - Liquidação é o estágio da despesa em que a autoridade competente efetua o pagamento ao credor.

III - Em casos especiais, pode ser dispensada a emissão de Nota do Empenho.

IV - Os empenhos relativos as despesas nãopagas são automaticamente anulados no final do exercício, ainda que referentes a compromissos no exterior.

V - É vedado o empenho de despesa, cujo montante não se possa determinar.

Assinale a opção correta.


A

Apenas uma afirmativa está certa.


B

Apenas duas afirmativas estão certas.


C

Apenas três afirmativas estão certas.


D

Apenas quatro afirmativas estão certas.


E

Todas as afirmativas estão certas.

Na assinatura de um contrato de seguro para cobertura de riscos que poderão afetar o patrimônio de um ente público no exercício subsequente, o empenho, a liquidação e o pagamento ocorrem antes do fato gerador na ótica do regime de competência, de acordo com a doutrina e a legislação contábeis.


C
Certo

E
Errado

No sistema orçamentário, o registro da anulação do empenho de uma despesa aumenta o saldo da conta crédito disponível da respectiva dotação de origem do empenho.


C
Certo

E
Errado

Considere as afirmativas a seguir.

I. Modalidade de Aplicação tem como objetivo demonstrar a agregação de elementos da despesa que apresentam a mesma característica quanto ao objeto de gasto.

II. Elemento de despesa tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de governo ou por outro ente da federação.

III. Liquidação é o estágio da despesa que consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

Está correto o que se afirma APENAS em


A

III.


B

I.


C

I e II.


D

II.


E

II e III.

A ordem de pagamento da despesa, que se constitui em despacho exarado por autoridade competente e determina que a despesa seja paga, deve ser realizada após a liquidação da despesa.


C
Certo

E
Errado

O procedimento para pagamento de uma despesa tem a seguinte ordem:


A

empenho, ordem de pagamento, liquidação e pagamento.


B

ordem de pagamento, liquidação, empenho e pagamento.


C

liquidação, ordem de pagamento, empenho e pagamento.


D

empenho, liquidação, ordem de pagamento e pagamento.


E

ordem de pagamento, empenho, liquidação e pagamento.

Se o empenho de uma despesa for considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício, mas, em momento posterior, o credor cumprir com sua obrigação, o pagamento será obrigatório e deverá correr à conta de despesas de exercícios anteriores.


C
Certo

E
Errado

A contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada à conta dos mesmos créditos e as dotações disponíveis.


C
Certo

E
Errado

Entende-se por liquidação da despesa


A

o efetivo pagamento do credor, por meio de cheque, depósito em conta, ordem de crédito, ou qualquer outro meio equivalente.


B

o recebimento do material ou serviço, com aposição de carimbo constatando a sua regularidade.


C

o exame da regularidade da despesa e a verificação da observação de vários elementos, tais como: a regularidade da licitação, contrato, empenho, documentação do credor, recepção do material ou prestação do serviço.


D

o despacho da autoridade competente determinando que a despesa seja paga.


E

a ação do servidor competente no ato do recebimento do material ou serviço, quando confere o que foi comprado com o que foi entregue, para liberar o pagamento.

A tendência é emitir o empenho já com o valor definido e para pagamento de uma só vez. No entanto, pode ocorrer a necessidade de empenhar contratos ou mesmo, fazer algumas previsões de gastos para pagamentos parcelados. A modalidade de empenho em que o montante da despesa é conhecido e o pagamento é parcelado é:


A

Estimativa.


B

Contábil do empenho.


C

Ordinário.


D

Global.


E

Misto.

A classe representa o conjunto de eventos de uma mesma natureza. De acordo com a tabela de eventos a classe 40 representa:


A

empenho de despesa;


B

dotação de despesas;


C

movimentação de créditos;


D

restos a pagar;


E

receita.

A Contabilidade Pública no Brasil é regida pelo regime contábil misto, que mescla o regime de caixa e o regime de competência para apuração dos resultados do exercício, sendo que, para as receitas públicas, é adotado o regime de caixa e, para as despesas públicas, é adotado o regime de competência. O estágio percorrido pelas despesas públicas, que confirma o regime de competência, é


A

Empenho


B

Lançamento


C

Licitação


D

Pagamento.


E

Recolhimento.

Sobre o empenho da despesa, considere


I. Empenho é o ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento.

II. Empenho equivale à Nota de empenho, da qual devem constar, dentre outros requisitos, o nome do credor e a importância da despesa.

III. É permitida a realização de despesa sem prévio empenho, desde que regularizada a situação dentro de trinta dias.

IV. É possível o empenho de despesa por conta de futuro crédito orçamentário.

V. O empenho de despesa cujo montante não se possa determinar é feito por estimativa.


Está correto o que se afirma APENAS em



A

I e III.



B

I e V.



C

II, IV e V.



D

III e IV.



E

IV e V.


Analise as seguintes afirmativas concernentes ao controle da execução orçamentária, conforme a Lei n. 4.320/64.

I. O controle da execução orçamentária compreende a legalidade dos atos de que resultem a arrecadação da receita ou a realização da despesa, o nascimento ou a extinção de direitos e obrigações, a fidelidade funcional dos agentes da administração, responsáveis por bens e valores públicos, e o cumprimento do programa de trabalho expresso pelo menos em termos monetários.

II. A verificação da legalidade dos atos de execução orçamentária deve ser prévia, concomitante e subseqüente, sendo que, além da prestação ou tomada de contas anual, quando instituída em lei, ou por fim de gestão, poderá haver, a qualquer tempo, levantamento, prestação ou tomada de contas de todos os responsáveis por bens ou valores públicos.

III. O controle da execução orçamentária pelo Poder Legislativo tem por objetivo verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego dos recursos públicos e o cumprimento da Lei de Orçamento, sendo que o Poder Executivo deve prestar contas anualmente ao Poder Legislativo no prazo estabelecido nas Constituições ou nas Leis Orgânicas dos Municípios.

A partir dessa análise, pode-se concluir que


A

apenas as afirmativas I e II estão corretas.


B

apenas as afirmativas II e III estão corretas.


C

apenas as afirmativas I e III estão corretas.


D

todas as afirmativas estão corretas

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado