Questões de Concurso sobre Conceito de Pregão

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
246 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Marque a alternativa CORRETA sobre modalidade de licitação do tipo Pregão para Administração Pública.


A

Modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor.


B

Processo administrativo de chamamento público em que a Administração Pública convoca interessados em prestar serviços ou fornecer bens para que, preenchidos os requisitos necessários, se credenciem no órgão ou na entidade para executar o objeto quando convocados.


C

Modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o de menor preço ou o de maior desconto


D

Modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis, ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance

A opção que reflete entendimento compatível com a Lei nº 14.133/2021 é:


A

o uso do pregão nas contratações de serviços comuns de engenharia não encontra amparo legal;


B

nas contratações de obras e serviços de engenharia, a definição do critério de aceitabilidade dos preços unitários e global, com fixação de preços máximos para ambos, é faculdade do gestor;


C

em licitações de obras e serviços de engenharia, inclusive no regime da contratação integrada, é imprescindível que a Administração elabore projeto básico adequado e atualizado, constituindo prática ilegal a revisão de projeto básico ou a elaboração de projeto executivo que transfigurem o objeto originalmente contratado em outro, de natureza e propósito diversos;


D

é dever do gestor exigir apresentação de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART referente a projeto, execução, supervisão e fiscalização de obras e serviços de engenharia, com indicação do responsável pela elaboração de plantas, orçamento-base, especificações técnicas, composições de custos unitários, cronograma físicofinanceiro e outras peças técnicas;


E

a definição precisa e suficiente do objeto licitado constitui regra indispensável da competição, até mesmo como pressuposto do postulado de igualdade entre os licitantes, do qual é subsidiário o princípio da publicidade, que envolve o conhecimento, pelos concorrentes potenciais das condições básicas da licitação; contudo, na hipótese particular da licitação para compra, a quantidade demandada poderá ser especificada a posteriori, em índices referenciais à proposta vencedora.

O pregão poderá adotar como critérios de julgamento o de menor preço, ou de técnica e preço, e o de maior desconto.


C

Certo


E

Errado

A Nova Lei de Licitações foi aprovada para modernizar e aprimorar os processos de contratação pública no Brasil, revogando a Lei nº 8.666/93, a Lei do Pregão (Lei nº 10.520/2002) e o Regime Diferenciado de Contratações (Lei nº 12.462/2011). A nova legislação foi desenvolvida para tornar os procedimentos mais transparentes, eficientes e alinhados com boas práticas internacionais. À luz de sua disciplina, julgue os itens a seguir.


I. A lei define o Pregão como modalidade de licitação obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns.

II. Não são abrangidas por esta Lei as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as suas subsidiárias, ressalvado quanto às disposições relativas aos crimes em licitações e contratos administrativos.

III. Um dos objetos contratuais regidos pela Lei nº 14.133/2021 são as concessões a terceiros de serviços públicos de competência exclusiva do Poder Público.


Está correto o que se afirma em:


A

I e III, apenas.


B

I, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I e II, apenas.


E

II, apenas.

De acordo com os pressupostos da Lei 8.666 de 1993 analise as afirmativas a seguir:


I - A licitação tem por objetivo garantir que o princípio constitucional da isonomia seja observado, que a proposta mais vantajosa para a Administração Pública seja escolhida e o desenvolvimento nacional sustentável seja promovido.

II - A Lei 8.666 veda expressamente a indicação de marca ou modelo para a aquisição de bens, pois esta prática restringe a competitividade do certame.

III - O pregão deve ser utilizado para aquisição de bens e serviços comuns, com padrões descritos de desempenho e qualidade podem ser descritos em edital de forma objetiva, utilizando as especificações usuais do mercado.


Está correto o que se afirma em:


A

Somente nas afirmativas I e II.


B

Somente nas afirmativas I e III.


C

Somente nas afirmativas II e III.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

Quanto ao pregão, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) O procedimento do pregão eletrônico segue as regras básicas do pregão comum, mas deixa de ocorrer a presença física do pregoeiro e dos participantes, tendo em vista que as comunicações são feitas por via eletrônica.

( ) Essa é uma modalidade aberta para todo o público, em que qualquer cidadão interessado pode acompanhar o processo licitatório em curso, os valores de cada lance efetuado, o vencedor e até a duração da disputa, aumentando assim a transparência e o controle social.

( ) A grande inovação do pregão dá-se pela inversão das fases de habilitação e análise das propostas.

( ) O pregão pode ser adotado para os mesmos tipos de compras e contratações realizadas por meio das modalidades concorrência, tomada de preços e convite.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.


A

V – F – V – F.


B

F – F – V – F.


C

V – V – F – V.


D

V – F – V – V.


E

V – V – V – V.

(Lei 14.133/2021) Trata-se de modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor:


A

Leilão


B

Concorrência


C

Pregão


D

Concurso


E

Diálogo Competitivo

Podemos afirmar a respeito da modalidade de licitação chamada pregão:


A

Pode haver exigência de garantia de proposta.


B

É assegurada a exigência de aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame.


C

Na fase preparatória do pregão, a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição.


D

O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 14 (quatorze) dias úteis.


E

A fase preparatória do pregão será iniciada com a convocação dos interessados.

Considerando a Lei n.o 10.520/2002, assinale a alternativa correta, a respeito da modalidade de licitação denominada pregão.


A

A modalidade de pregão somente é admitida para a aquisição, pela União, de bens comuns.


B

É vedada a realização de pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação.


C

A fase externa do pregão será iniciada com a publicação da aprovação do certame no Diário Oficial da União (D.O.U.).


D

É lícita a exigência de garantia de proposta apresentada em pregão.


E

O prazo de validade das propostas será de sessenta dias, se outro prazo não estiver fixado no edital.

Segundo a Lei 10.520/2002 a modalidade de licitação de pregão é destinada:


A

Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão;


B

Para aquisição de bens e serviços complexos, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão;


C

Para contratação de serviços de engenharia, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão;


D

Para contração através de concurso, poderá ser adotada a licitação na modalidade pregão;


E

Para aquisição e contratação de bens e serviços inservíveis, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão.

João Silva foi designado para gerir o departamento de compras de uma determinada instituição pública municipal, sendo comunicado veementemente de que as aquisições naquela entidade deveriam obedecer rigorosamente às normas e recomendações definidas na Lei nº 14.133/2021. Dessa forma, ao avaliar um pedido de compras enviado pela divisão de administração de materiais, João percebeu que o objeto a ser adquirido tem padrões de desempenho e qualidade que podem ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais de mercado. Nesse caso, a modalidade de licitação a ser utilizada, conforme preceitua a Lei nº 14.133/2021, é:


A

Pregão.


B

Diálogo competitivo.


C

Convite.


D

Melhor preço.


E

Leilão.

A modalidade de compra pública denominada pregão é utilizada para efetuar a aquisição de serviços e bens comuns de “qualquer que seja o valor estimado da contratação” em que as empresas dão seus lances em sessão pública, presencial ou eletrônica.


Sobre o pregão, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Será obrigatório, nos termos de regulamentos próprios da União, estados, Distrito Federal e municípios, a participação de bolsas de mercadorias no apoio técnico e operacional aos órgãos e entidades promotores da modalidade de pregão.

( ) Para o pregão, consideram-se bens e serviços comuns aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

( ) Declarado o vencedor do pregão, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias para apresentação das razões do recurso.

( ) A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará, entre outras regras, que o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 5 (cinco) dias úteis.


Assinale a sequência correta.


A

V F F V


B

F V F V


C

V F V F


D

F V V F

Hamilton, analisando a validade de certos atos administrativos, deve se manifestar sobre legalidade e formas de extinção. Assinale a afirmativa que apresenta uma manifestação correta.


A

“Uma nomeação de candidato aprovado em concurso público, realizada fora do número de vagas.” Manifestação: revogação por ofensa ao interesse público.


B

“Um parecer jurídico, expedido por autoridade competente, cinco dias após a data determinada em lei.” Manifestação: declaração de caducidade por excesso de prazo.


C

“Um licenciamento de veículo, expedido pelo órgão de trânsito estadual, sem o atendimento a condições fáticas e jurídicas.” Manifestação: cassação do ato por ausência de motivação.


D

“Um decreto expedido por um Secretário Estadual, regulamentando uma lei aprovada na Assembleia Legislativa.” Manifestação: convalidação por vício de competência indelegável.


E

“Uma licitação para obra de construção do posto de saúde, realizada pela modalidade pregão, na égide da Lei nº 10.520/2002.” Manifestação: anulação por vício quanto à forma essencial.

Sobre a licitação denominada pregão, instituída pela Lei Federal nº 10.520/2002, assinale a alternativa INCORRETA:


A

O pregão poderá ser realizado por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.


B

O pregão pode ser adotado apenas para aquisição de serviços comuns.


C

Consideram-se bens e serviços comuns, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.


D

Na fase preparatória do pregão, a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição.

O pregão é uma modalidade de licitação obrigatória para gestão pública. Por meio dele são adquiridos


A

bens e serviços comuns.


B

patrimônios apreendidos.


C

trabalho técnico científico ou artístico.


D

obras e serviços de engenharia.

Analise as afirmativas, de acordo com a lei 10.520/200, e assinale a alternativa correspondente.


I- Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.

II- Será indispensável, nos termos de regulamentos próprios da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, a participação de bolsas de mercadorias no apoio técnico e operacional aos órgãos e entidades promotores da modalidade de pregão, utilizando se de recursos de tecnologia da informação.

III- As bolsas de mercadorias poderão estar organizadas sob a forma de sociedades civis com fins lucrativos e com a participação plural de corretoras que operem sistemas eletrônicos unificados de pregões.


A

Somente as afirmativas II e III estão corretas.


B

Somente as afirmativas I e III estão corretas.


C

Somente as afirmativas I e II estão corretas.


D

Somente a afirmativa I está correta.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

Assinale a alternativa correta sobre a modalidade de licitação denominada pregão.


A

O prazo de validade das propostas será de 30 (trinta) dias, se outro não estiver fixado no edital.


B

No pregão, exige-se aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame.


C

A definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que limitem a competição.


D

Não poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação.

Nos termos da legislação vigente, a modalidade licitatória denominada Pregão é destinada a:


A

escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores.


B

contratação de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual.


C

alienação de bens públicos móveis e imóveis.


D

aquisição de bens e serviços comuns, de especificações usuais no mercado.


E

aquisição de bens e serviços de engenharia, de natureza complexa.

No que tange ao pregão, julgue as assertivas a seguir:


I- O pregão foi criado para ser usado nas compras e alienações de bens e serviços comuns.

II- O critério de julgamento do pregão pode ser o menor preço ou maior lance ou oferta.

III- Em regra, o prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.


Conforme a legislação em vigor, está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s):


A

I


B

II


C

III


D

I,II e III

Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão; consideram-se bens e serviços comuns aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado