Questões de Concurso sobre Efeitos da extinção dos atos

 
 
Disciplina 1
Assunto 2
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
52 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No campo do Direito Administrativo, no capítulo referente à revogação do ato administrativo, assinale a alternativa correta quanto ao que a doutrina e jurisprudência tem entendido.


A

Opera-se a revogação do ato administrativo por ocasião do advento de nova legislação que impede a permanência da situação anteriormente consentida.


B

De acordo com a doutrina majoritária, para se processar a revogação do ato é imprescindível a presença do vício da legalidade.


C

Um ato de licença para exercer profissão regulamentada em lei, por exemplo, pode ser retirado do mundo jurídico, por razões de conveniência e oportunidade, notadamente através da revogação.


D

Os denominados meros atos administrativos, como pareceres, certidões e atestados, também são suscetíveis de revogação.


E

Como a revogação produz efeitos ex nunc, os efeitos produzidos pelo ato revogado devem ser inteiramente respeitados.

Um determinado ato administrativo é anulado pela Administração Pública.


Na hipótese, é correto afirmar que a anulação:


A

é irregular, porque a competência para anulação de atos administrativos é privativa do Poder Judiciário.


B

produz efeitos retroativos.


C

se deu, necessariamente, por razões de conveniência e oportunidade.


D

só pode ter incidido sobre ato vinculado, uma vez que atos discricionários não são passíveis de anulação.

Com relação à anulação e revogação dos atos administrativos, é correto afirmar que


A

a revogação somente poderá ser ordenada pela Administração, gerando efeitos ex tunc.


B

a anulação somente poderá ser ordenada pelo Poder Judiciário, gerando efeitos ex nunc.


C

a revogação poderá ser ordenada pela Administração, gerando efeitos ex tunc.


D

a anulação poderá ser ordenada pela Administração, gerando efeitos ex nunc.


E

a revogação somente poderá ser ordenada pela Administração, gerando efeitos ex nunc.

Referindo-se à anulação dos atos administrativos, é correto afirmar que:


A

opera efeitos ex nunc e não alcança os atos que geram direitos adquiridos e os que exauriram seus efeitos.


B

apenas os atos vinculados emitidos em desacordo com os preceitos legais serão invalidados pela própria Administração, com efeitos ex nunc.


C

o Poder Judiciário deverá anular os atos discricionários por motivo de conveniência e oportunidade.


D

o desfazimento do ato que apresente vício quanto aos motivos produz efeitos retroativos à data em que foi emitido.

Considerando as afirmações abaixo, assinale a alternativa CORRETA:


I. Como regra, no tocante ao exercício da competência discricionária, a revisão dos atos administrativos pelo Poder Judiciário está adstrita a seus elementos vinculados. Havendo litígio sobre a correta subsunção do caso concreto a um suposto conceito jurídico indeterminado, caberá ao Judiciário tão somente conferir se a Administração se manteve no espectro significativo de sua aplicação.

II. O âmbito do controle judicial dos atos administrativos, antigamente reconduzido à verificação de legalidade desses atos, executável, predominantemente, por meio do método silogístico, usado em função da estrutura da regra jurídica, amplia-se para o controle da constitucionalidade dos atos administrativos, que se operacionaliza também por intermédio de outros métodos impostos pela adoção da fonte atualmente hegemônica do Direito – os princípios, estruturalmente distintos das regras. Cabe ao Poder Judiciário, além da aferição da legalidade dos atos administrativos – de sua conformidade com as regras jurídicas -, o controle de juridicidade, isto é, a verificação de sua compatibilidade com os demais princípios da Administração Pública que se encontram positivados na Lei Fundamental.

III. Em razão da necessidade de se prestigiar a segurança jurídica, a anulação do ato administrativo opera, em regra, sob efeitos ex nunc.

IV. O Superior Tribunal de Justiça tem entendido que, em regra, não compete ao Poder Judiciário apreciar critérios de formulação e correção de provas de concursos. Com efeito, em respeito ao princípio da separação de poderes consagrado na Constituição Federal, é da banca examinadora desses certames a responsabilidade pelo seu exame.


A

Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.


B

Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.


C

Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.


D

Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

Segundo jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal, a Administração pode anular seus próprios atos, quando maculados por defeitos que os façam ilegais, com eficácia, em geral, ex tunc. Pode ainda revogá-los, atenta a pressupostos de conveniência ou oportunidade, sem prejuízo dos direitos adquiridos, com efeitos ex nunc.


C

Certo


E

Errado

Assinale a alternativa correta em relação ao ato administrativo.


A

Todo ato administrativo é autoexecutável.


B

A anulação do ato administrativo retira do mundo jurídico todos os seus efeitos desde a sua criação.


C

O ato administrativo, mesmo que conflite com princípios legais, terá eficácia em razão da presunção de legitimidade.


D

Apenas o Poder Judiciário poderá revogar um ato administrativo.


E

A administração pública jamais poderá revogar ou anular um ato administrativo, em decorrência do princípio da segurança jurídica.

Simão, comerciante estabelecido na capital do Estado, requereu, perante a autoridade competente, licença para funcionamento de um novo estabelecimento. Embora o interessado não preenchesse os requisitos fixados na normatização aplicável, a Administração, levada a erro por falha cometida por funcionário no procedimento correspondente, concedeu a licença. Posteriormente, constatado o equívoco, a Administração


A

somente poderá desfazer o ato judicialmente, em face da preclusão administrativa.


B

poderá revogar o ato, com base em razões de conveniência e oportunidade, sem prejuízo da apreciação judicial.


C

deverá anular o ato, não podendo a anulação operar efeito retroativo, salvo comprovada má-fé do beneficiário.


D

deverá revogar o ato, preservando os efeitos até então produzidos, desde que não haja prejuízo à Administração.


E

deverá anular o ato, produzindo a anulação efeitos retroativos à data em que foi emitido o ato eivado de vício não passível de convalidação.

Considere as seguintes assertivas:


I. A Administração pública ao revogar um ato administrativo assim o faz com efeitos ex tunc.

II. Mesmo anulado um ato administrativo, o princípio da boa-fé e a teoria da aparência resguardam os efeitos já produzidos em relação aos terceiros de boa-fé.

III. A Administração pública ao convalidar um ato administrativo assim o faz com efeitos ex nunc.


Está correto o que consta em



A

II, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I, apenas.


D

I, II e III.


E

III, apenas.

Luscar Amello, confeiteiro concursado da Companhia de Alimentação do Bom Prato, sociedade de economia mista, foi imotivadamente dispensado após 10 anos de dedicação ao emprego. O novo presidente da empresa, pretendendo realizar outro concurso público e admitir pessoas mais alinhadas com os seus projetos políticos, assinalou, quando da dispensa, que ela se operava em, função de cortes orçamentários.

Assinale a alternativa correta:


A

o ato pode ser revogado pelo Poder Judiciário, com efeito ex tunc, porque o empregado é detentor de estabilidade;


B

o ato pode ser revogado pelo próprio administrador público, porque o empregado é detentor de estabilidade;


C

o ato pode ser anulado pelo Poder Judiciário, porque o empregado é detentor de estabilidade;


D

o ato pode ser revogado pelo Poder Judiciário por se tratar de um ato discricionário;


E

o ato prescinde de motivação, mas deve ser anulado pelo administrador ou pelo Poder Judiciário quando verificada a ausência de correspondência entre os motivos espontaneamente apresentados para justificá-lo e a realidade constatada.

Analise as seguintes assertivas acerca do ato administrativo:


I. A anulação é o desfazimento do ato administrativo por razões de ilegalidade, podendo ser feita pela Administração Pública, com base no seu poder de autotutela, ou pelo Poder Judiciário.

II. A revogação é prerrogativa da Administração Pública para atender a motivos de conveniência e oportunidade.

III. A revogação opera sempre efeitos ex tunc.

IV. Tanto os atos discricionários quanto os atos vinculados podem ser objeto de revogação.

V. A revogação pressupõe a existência de um ato ilegal.


Estão corretas as assertivas:


A

I e II.


B

I e III.


C

II e V.


D

III e IV.


E

IV e V.

Quanto aos atos administrativos, pode-se dizer que


A

A convalidação pressupõe a nulidade do ato administrativo.


B

A revogação é forma de nulidade do ato administrativo.


C

A revogação do ato administrativo opera efeitos “ex tunc”.


D

A nulidade do ato administrativo opera efeitos “ex nunc”.


E

O ato administrativo pode ser anulado tanto pelo Judiciário quanto pela Administração Pública.

   
Gerar simulado